A sombria cidade de Ember nunca viu a luz do sol.Iluminada apenas por grandes holofotes espalhados pelas ruas e praças, a cidade passa por um grande problema: as luzes agora começam a falhar, o estoque de lâmpadas está se esgotando de maneira espantosa, e Ember está próxima da escuridão eterna. E pior: a cidade não tem saída, e todos que um dia tentaram escapar de lá não encontraram senão o fracasso e mais escuridão. Enquanto os adultos se assustam com a ideia de viver no breu absoluto, as crianças estão preocupadas com algo muito diferente: os trabalhos que precisarão fazer. Pois em Ember, toda criança, ao completar 12 anos, é designada para servir à cidade em alguma função. Lina Mayfleet quer desesperadamente ser mensageira. Os mensageiros passam seus dias correndo de um lado para o outro levando e trazendo recados. Mas, ao fazer 12 anos, ela é sorteada para ser operária das Canalizações, o que significa passar o dia trancada nos túneis subterrâneos da cidade. Doon Harrow é designado para trabalhar como mensageiro, embora preferisse um emprego nas Canalizações. É lá que se encontra o defeituoso gerador que fornece energia para a luz da cidade, e Doon tem algumas ideias para consertá-lo. Então, ele propõe a Lina uma troca de funções. No dia-a-dia do trabalho, os dois começam a perceber coisas misteriosas acontecendo: Lina envia mensagens estranhas e Doon encontra túneis proibidos no subterrâneo. Quando Lina descobre por acaso os fragmentos de um antigo manuscrito que parece conter instruções para solucionar o problema dos apagões da cidade, ela e Doon se embrenham na difícil tarefa de tentar decifrar a enigmática mensagem. Será que ainda há lâmpadas no estoque, como acredita Doon? Será que a mensagem indica o caminho para uma cidade desconhecida, como espera Lina? Os dois precisarão de muita coragem e habilidade para matar a charada e encontrar uma saída - antes que as luzes de Ember se apaguem para sempre!
Bem, a sinopse já conta muita coisa da história, mas o que posso acrescentar é que o livro é muito bem amarrado. Você vai ficando impressionado, à medida que vai se desenrolando a história, de como seria um mundo repleto de escuridão e onde não houvessem lanternas portáteis, velas, fósforos, entre outras coisas.
O mais legal é tentar entender por quê a cidade vive na escuridão e decifrar a mensagem que, supostamente, poderia levar para uma saída da cidade.
A mensagem encontra-se sem alguns pedaços, logo, é um quebra cabeça.
De quebra, no final você ainda ganha uma mensagem pra pensar: como seria o mundo se tivéssemos a oportunidade de apagar tudo que fizemos até hoje.
Ah! Sim!
Existe um gancho para um segundo livro! Na verdade, através de uma pesquisa que fiz, esse é o primeiro livro de uma série composta por 4 livros no total.
O primeiro é este, lançado nos EUA em 2003; o segundo é The People os Sparks (2004); em seguida temos The Prophet of Yonwood (2006) e finalizando com The Diamond of Darkhold (2008).
Porém, apenas o primeiro foi publicado no Brasil.
Nossa... me chamou muita atenção esse livro.
ResponderExcluirParece ser muito interessante... Gostei!
A sinopse realmente já diz muito né. rs
Beijoos, flor!!!
Meus livros, meu mundo.
Uau! Viver ser uma luzinha sequer??????
ResponderExcluirNão! Não que eu tenha medo... Mas né?! oO
E que sinopse gigante! =P
haha!
bjs
http://www.etecetera-e-tals.com/
Parace interessante, fiquei curiosa a respeito, não conhecia o livro... vou procurar mais pra frente, depois que minha lista der uma diminuida.
ResponderExcluirEsse livro parece ser incrível e diferente.
ResponderExcluirConfesso que adorei a sinopse, e realmente me despertou desejo de ler.
Espero conseguir um deses logo mais.
Beijos da Lua =*
www.tyciahadiresenhas.blogspot.com
Realmente a sinopse já diz muita coisa mas nada como ler a história toda, kkkk, mas Deus me livre ficar sem uma luzinha, e obrigada pela resenha.
ResponderExcluirBuis
Cacau
Gostei da história do livro, mas eles bem que podiam ter caprichado mais na capa deixou muito a desejar... =/
ResponderExcluirJá li esse livro e o recomendo.
ResponderExcluirMostra que apesar de todos serem contra devemos seguir nossos sonhos. Não devemos deixar de fazer algo simplesmente porque alguém diz que não devemos fazer ou que não dará certo.
A mensagem é bem mais profunda. Não devemos ter medo de ir ao encontro da luz.
Leiam com o coração e a mente bem abertos e absorvam essa lição.
Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!1
Uau... Sinistro não!? rsrsrs
ResponderExcluirMas vou admitir que fiquei muito curiosa com a história do livro. Bem diferente, misteriosa... Gostei. :)
Beijo grande
Pri
Baú de Histórias
Caramba a história promete! Bem diferente, amei a resenha, bem sincera e, confesso que fiquei muito curiosa em ler esse livro.
ResponderExcluirBeijos.
Nossa gostei da resenha e gostaria muito de ler este livro.. não o conhecia.. adorei a dica ^^
ResponderExcluirbeijos
http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
Humm curti.. tem mistério, e também tem mensagem pra refletir..
ResponderExcluirA sinopse já me fez querer ler..
A trama parece bem interessante, mas não me deu vontade de ler.
ResponderExcluirBjoo.
Nome de seguidora: Gladys Freitas.
Já quero =)
ResponderExcluirA sinopse me deixou muito interessada no livro; já vai pra minha lista do Skoob.
Acho interessante o blog, pq na maioria só colocam resenha de livros que são modinha..
ResponderExcluirgeralmente os lançamentos..
É bom conhecer livros que já tem um tempinho..que foram lançados.
Obrigada Amanda! Ter você sempre aqui comentando no blog é muito importante e especial para nós! :)
ResponderExcluirUm beijo!
Acho que já vi um filme parecido com esse livro.
ResponderExcluirA história é bem interessante.
Luiza Helena Vieira
Obsession Valley
http://obsessionvalley.blogspot.com
nossa , q emocionante , nunca tinha visto um livro com esse assunto , muito interessante , vo procurar ele para ler .. otima resnha , parabens ...
ResponderExcluirainda não tinha ouvido falar desse livro, mas já gostei da sinopse, e gostei mais ainda quando você afirmou que a história é bem amarrada! vou procurar mais informações, quem sabe compro!
ResponderExcluirbeijos, meninas! - Rascunhos e Borrões
Esse livro é maravilhoso, tem até um filme baseado no mesmo, pena que não consegui a continuação em pt...
ResponderExcluirNossa, nunca tinha ouvido falar desse livro mas achei tão diferente e interessante! vou procurar saber mais :)
ResponderExcluirbeijos,
Letícia - umceudeletras.blogspot.com
Gostei muito desse livro, mas achei a capa dele muito sem graça...
ResponderExcluirGente, que livro pra atiçar a curiosidade.
ResponderExcluirAdoro esse mistérios que sempre envolvem algo a mais em uma cidade, ou uma sociedade. Isso de ir buscar a fundo a solução das coisas e ter sempre algo a mais escondido dos habitantes é tão emocionante! *-*
Adorei o livro até saber que se trata do primeiro de uma série. Voltarei a me interessar quando estiver completa.
ResponderExcluirO nome já chama bem atenção mas axei a capa muito feinha!!Gostei muito da historia axei bem diferente mas é uma série então prefiro que esteja completa pq sou muito ansiosa prefiro ler seguido rsrs ótima resenha *-*
ResponderExcluirAssisti o filme.Nossa já pensou viver numa cidade assim onde ao completar 12 anos você vai descobrir qual vai ser sua função na cidade,mas gostei das partes com mistério e da tentativa de sair da cidade para encontrar uma saída antes que fique tudo na mais absoluta escuridão
ResponderExcluirIdeia criativa, eu mesmo nunca pensei em algo parecido. Uma cidade que vive na escuridão, com os personagens passando boa parte do livro tentando descobrir o porquê. Parece uma metáfora, com uma mensagem positiva no fim.
ResponderExcluirEmbora eu tenha um palpite em relação ao que acontece no fim, não deixaria de ler o livro se tivesse a oportunidade.
Gosto muito de distopias. Não sabia da existência dessa, mas pela sinopse e resenha, já imagino o que esperar. Até agora só lançaram o primeiro volume no Brasil?!?! Espero que elas lancem os próximo volumes também, e não demore muito, pois os fã dessa série merecem respeito.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
a resenha esta bem feita , mais naum gosto muito desse tipo de literatura, naum me chamou atenção
ResponderExcluir