19 de abril de 2016

500 Motivos para se Apaixonar pelo Filme "500 Dias com Ela"

Quem me conhece pelo menos um pouquinho sabe o quanto eu sou completamente apaixonada pelo filme "500 Dias com Ela" ou "500 Days of Summer" em inglês. Sou tão, mas tão apaixonada, que assisto pelo menos uma vez no mês e pode-se dizer que algumas frases já praticamente falo junto com os personagens (sim, eu sou louca). E sempre que me perguntam o porquê da minha paixão por esse filme maravilhoso, pontuo milhões de motivos (por que sim, eles existem). Um dos principais é que digo que este é um filme muito real. Que retrata exatamente o que acontece com a maioria dos casais da vida real, com acontecimentos reais e sem aquela coisa que a maioria dos filmes tem - O Felizes para Sempre.


Com isso, vou listar aqui alguns motivos pelo qual amo "500 Dias com Ela" (claro que 500 motivos foi só uma metáfora rs) e espero convencer a quem ainda não conhece do quão incrível este filme é.

O Filme já começa com a seguinte frase:

"Este filme é ficção. Qualquer semelhança com pessoas vivas ou mortas é mera coincidência. Principalmente com você, Jenny Beckman. 
Vadia.

Daí você já pensa: Como não amar este filme? Rs...

Então vamos lá...

Logo em seguida somos apresentados ao casal da trama. Tom e Summer. Tom, um cara que cresceu achando que nunca seria feliz de verdade até que encontrasse a sua predestinada. E o mais legal, é que fica claro que esta crença foi da exposição precoce a música pop britânica e a má interpretação do filme "A Primeira Noite de um Homem". Já Summer, não acredita em nada disso. Desde o término do casamento de seus pais só adorava duas coisas: seus cabelos e como conseguia cortá-los facilmente e não sentir nada. Assim que Tom conhece Summer tem certeza que é ela quem ele estava procurando. Mas já somos avisados de antemão que esta é a historia de um rapaz que conhece uma moça, e que não é uma historia de amor.


O filme já começa com o término deles e o mais legal de tantas coisas que o filme tem: ele vai alternando entre os 500 dias de convivência entre o Tom e a Summer. Dias mais próximos do 500 que são os dias mais tristes e os primeiros dias que são os bons, afinal foi quando tudo começou. E é possível ir acompanhando em diferentes momentos do tempo como tudo começou, desenrolou e terminou. E calma! O fato de eu estar falando que eles terminaram não é spoiler, esse detalhe já nos é apresentado nos primeiros minutos do filme. Toda a graça dele é ver o que aconteceu já que eles pareciam ser o casal perfeito (apesar das diferenças) como tantos outros que vemos na vida real e que não entendemos quando termina. 


O filme levanta um grande questionamento: Summer foi ou não foi uma "vaca" com Tom? Para mim e para a grande maioria não, ela não foi, pois desde o inicio ela deixa bem claro para o Tom que ela não quer nada sério e inclusive pergunta à ele se isso não o incomoda, pois a maioria dos caras surta quando ouvem isso e ele diz que tudo bem. Ou seja, se ela deixou claro para ele que não queria nada além de uma amizade colorida, não é culpa dela que ele tivesse se apaixonado perdidamente por ela. É como aquela frase de "O Pequeno Príncipe: você te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Será mesmo? Você não é obrigado a ficar com alguém que não a faz mais feliz só porque cativou aquela pessoa, e é esse um dos maiores questionamentos do filme. 


"500 Dias com Ela" mostra o relacionamento de duas pessoas que mesmo que parecessem ser perfeitos um para o outro, não necessariamente foram feitos para ficar juntos. Ela gostava dele? Sim, e muito, mas teve um momento em que ela não queria mais e acontece. Sim! Por mais que doa, isso acontece e cabe a nós, apenas aceitar. E no caso da personagem Summer, muitos dizem que ela não prestava por largar um cara que a amava tanto. Será mesmo que ela não presta por causa disso? Em uma das milhares de frases do filme que gosto muito, Tom a questiona justamente sobre isso: 

Tom: Como vou saber que não vai acordar de manhã e pensar diferente?
Summer: eu não posso fazer promessas. Ninguém pode.

Além disso, existe uma parte que todos que assistem adoram e que é unânime, que é a parte "Expectativa x Realidade". Nesta parte do filme, de um lado da tela mostra o que Tom espera que aconteça naquele momento e logo ao lado, a realidade que é bem diferente juntamente com a sua frustração. E quem nunca? Quem nunca passou por isso de esperar que acontecesse algo e no final, acabou acontecendo outra completamente diferente e de uma maneira ruim? Pois é! Por isso eu curto tanto este filme.


Além de Tom e Summer também tem a Rachel, a irmã mais nova de Tom que é tao madura que chega a ser uma graça. É ela quem faz o Tom ver ao longo do filme como ele pode estar redondamente iludido com relação a Summer. E a maioria das melhores frases do filme sem dúvida são todas dela.

Por fim, quando me perguntam o porquê da minha paixão pelo filme "500 Dias com Ela", além desses muitos detalhes que citei, existem milhões de outros que passaria o dia aqui falando e no final faria um post imenso, mas prefiro que vocês descubram e se deliciem assistindo a este filme, com uma história extremamente real, e que serve para que tiremos várias lições de vida. Sim, minha gente! Lições de vida e de relacionamento. Acreditem em mim!


Com isso, finalizo esse post com os quotes que mais gosto no filme. Tem muuuuitos outros! É que se deixar, cito o filme inteiro aqui. Rs...

Para quem já assistiu, divide aqui comigo o que você achou. Para quem ainda não conhece, por favor, apenas assista e se emocione e volte aqui para me dizer o que você achou.

Rachel: Não é porque uma garota bonita gosta das mesmas porcarias bizarras que você que isso a torna a sua alma gêmea.

Tom: o que eu devo fazer?
Rachel: perguntar pra ela.
Tom: pra quê ficar cutucando? Se rotularmos isso será como o beijo da morte, é como dizer eu te amo.
Rachel: você tem que perguntar para ela. Ta na cara. E se ficar com medo vai receber uma resposta que não quer que vai acabar com todas as ilusões do quanto foram legais dos últimos meses. Isso é fácil Tom. Não seja covarde.

Tom: o que ta rolando aqui com a gente?
Summer: sei la. O que importa? To feliz. Você não ta feliz?
Tom: to.

Tom: não esqueça. Todas as vezes que pensar em alguém por muitas e muitas vezes tem que procurar os primeiros sinais de perigo. 

Amigo do Tom: Vc tem namorado?
Summer: Não!
Amigo do Tom: Porque não?
Summer: Porque eu não quero!
Amigo do Tom: Qual é! Eu não acredito nisso!
Summer: Não acredita que uma mulher goste de ser livre e independente?
Amigo do Tom: você é lésbica?
Summer: não, eu não sou lésbica. Eu só não fico a vontade sendo namorada de alguém. Na verdade eu não fico a vontade em ser nada de ninguém. Eu gosto de ficar sozinha. Relacionamentos são uma fria, e as pessoas acabam se machucando. Quem precisa disso? Somos jovens e moramos em uma das cidades mais bonitas do mundo. A gente tem que se divertir enquanto pode e deixar a coisas sérias pra depois.
Tom: ta, mas o que acontece se você se apaixonar?
Summer: você não acredita nisso né?
Tom: é amor, não é papai noel.
Summer: o que significa essa palavra? Eu já tive alguns relacionamentos e eu acho que eu nunca amei. E muitos casamentos terminam em divórcio hoje em dia. Não existe essa coisa de amor, é uma fantasia.
Tom: acho que ta enganada.
Summer: ta legal. Então o que é que eu não to vendo?
Tom: vai saber quando sentir.

Rachel: olha Tom, eu sei que você acha que ela era especial, mas eu não acho. Eu acho que ta só lembrando das coisas boas. E da próxima vez que olhar pra trás, eu acho que devia olhar direito.

Summer: Eu só acordei um dia e eu soube [...] O que nunca tive certeza com você. [...] 

Quando Tom questiona se de fato existe amor...
Summer: Você não estava errado Tom. Só não era sobre mim que você estava certo.

Rachel: Tem muitos outros peixes no mar...

Se Tom aprendeu alguma coisa, foi que não se atribui um grande significado cósmico a um simples evento na Terra. Coincidência. É tudo o que qualquer coisa é. Nada mais que coincidência. Tom finalmente aprendeu que não existe milagres. Não existe essa coisa de destino. Nada é para ser.

12 comentários

  1. Esse é um dos filmes, que todo mundo já assistiu e amou e até hoje, eu nunca assisti. Mas depois do seu post eu vou dar um jeito de ver esse filme logo.
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiimmmm! Veja sim Gabriela, o quanto antes! E depois volte aqui para me dizer o que achou, ta bom? =)

      Bjinho

      Excluir
  2. Esse filme é uma lindeza! hahahaha, deu até vontade assistir novamente ♥
    Tom é muito fofo, fico com muita dó, porém, realidade é realidade haha
    Adorei! To seguindo!

    www.generoproibido.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Quem ñ ama o Tom né?! Mas o mais legal do filme é essa coisa real mesmo. Por mais que vc ame muito uma pessoa, ela ñ necessariamente terá que retribuir. Acontece.

      Que bom que gostou. =)

      Bjinho

      Excluir
  3. OMG, achei que só era eu que já tinha visto esse filmes várias e várias vezes, e todas as vezes que vejo é impossível como não encaixar isso na realidade, eu adoro esse filme pelo mesmo motivo que você, acho que o filme retrata bem a diferença entre a idealização que criamos em alguém e a verdadeira realidade que nos assombra e que ao mesmo tempo é necessária pra enxergar as coisas como elas realmente são e aprendermos com isso, por que afinal, isso é vida! Adorei o post.

    Jéssica Patrício - pitadadecinemaeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que outras pessoas compartilham do mesmo sentimento que eu. *-*

      Que bom que gostou!!!

      Super beijo!

      Excluir
  4. Ah nossa eu SUPER entendo a Summer, também tenho essa filosofia sobre amor e se apaixonar, a maioria das pessoas não entendem, acham que só porque tem um garoto afim de mim tenho a obrigação de amar e casar com ele. Não é bem assim ne? Ninguem é obrigado a nada, acho que esse filme esclarece muitas coisas sobre isso

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Miiah. Adorei saber sua opinião também. =)

      Super beijo

      Excluir
  5. Que post maravilhoso!!! Sim, dá muita vontade de chegar nas pessoas e falar "assistam esse filme". É muito real, dá pra se identificar demais. A expectativa, os relacionamentos caminhando lentamente pro fim, mas, logo em seguida, um novo começo. Não gosto quando chamam a Summer de vadia (sim, já usaram essa palavra). Ela tinha absolutamente todo o direito de mudar de opinião. Amor não é prender alguém contra a vontade e ela não queria mais ficar com ele.
    Esse filme e toda a sua estrutura é ótima. Adorei o que você escreveu.
    Bjs

    http://noveplanetas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own obrigada! Fico muitíssimo feliz em saber que curtiu o post. E que bom saber que vc concorda comigo. Sentia que precisava fazer um post a respeito. Rs...

      Super beijo!

      Excluir
  6. Eu adoro esse filme, é muito fofo
    O final é meio...nhee.. mas eu gostei

    Beijokas da Mylloka :*
    http://myllokasecret.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥