23 de dezembro de 2012

Midnight Sun - A versão de Edward para Crepúsculo

Então gente...
Depois de postar resenhas de quase todos os livros da escritora Stephenie Meyers, eu aproveito para contar um pouco sobre o livro Midnight Sun, que contará a história de Crepúsculo pelo olhar de Edward.
Muitas pessoas que leram a série ficaram achando que faltava saber o que se passava na cabeça de Edward, e atendo aos pedidos desses fãs, a escritora decidiu reescrever seu maior sucesso com a narração do vampiro.

Só que o mundo é uma caixinha de surpresas, e numa bela manhã de sol, a escritora percebe que doze dos capítulos de seu novo livro haviam vazado na internet.
Depois de publicar um depoimento em seu site pessoal, a escritora afirmou que o livro esta suspenso, por enquanto, e não tem data de lançamento.
Você pode conferir o texto na íntegra aqui, ou ler abaixo a tradução que a Laisy fez.

"Como alguns de vocês podem ter ouvido, meu rascunho parcial de Midnight Sun foi ilegalmente postado na internet e desde então tem sido distribuído de forma viral sem o meu conhecimento ou permissão ou o conhecimento ou a permissão do meu editor.

Eu tenho uma boa idéia de como o vazamento aconteceu porque haviam muito poucas cópias de Midnight Sun que saíram de minha posse e cada uma era única. Devido a pequenas mudanças que fiz no manuscrito em momentos diferentes, posso dizer quando cada um saiu de minha posse e a quem foi dado. O manuscrito que foi distribuído ilegalmente na internet foi dado à pessoas de confiança para um bom propósito. Eu não tenho nenhum comentário além do que, eu acredito que não houve intenção maliciosa com a distribuição inicial.

Eu não queria que meus leitores experimentassem Midnight Sun antes que fosse concluído, editado e publicado. Eu acho que é importante para todo mundo entender que o que aconteceu foi uma enorme violação dos meus direitos como autora, para não falar de mim como um ser humano. Como a autora da saga Crepúsculo, eu controlo os direitos de autor e cabe ao proprietário dos direitos autorais decidir quando os livros devem ser tornados públicos, o que é o mesmo para os músicos e cineastas. Só porque alguém compra um livro ou filme ou música, ou recebe um download da Internet, não significa que eles possuem o direito de reproduzir e distribuí-lo. Infelizmente, com a Internet, é fácil para as pessoas obterem e compartilharem itens que não lhes pertencem legalmente. Não importa como isso é feito, ainda é desonesto. Esta foi uma experiência muito perturbadora para mim, mas espero pelo menos deixar meus fãs com uma melhor compreensão dos direitos autorais e da importância do controle artístico.

Então, onde é que isto deixa Midnight Sun? Meu primeiro sentimento foi de que não havia nenhuma maneira de continuar. Escrever não é como matemática, em matemática, dois mais dois é sempre igual a quatro, não importa o seu humor. Com a escrita, a maneira como você se sente muda tudo. Se eu tentasse escrever Midnight Sun agora, no meu atual estado de espírito, James provavelmente venceria e todos os Cullens morreriam, o que não se encaixa muito bem com a história original. Em qualquer caso, eu me sinto muito triste com o que aconteceu para continuar trabalhando em Midnight Sun, e por isso será suspenso indefinidamente.

Eu aconselho meus fãs a não lerem esta versão de Midnight Sun. Foi apenas um rascunho incompleto; a escrita é confusa e imperfeita e cheia de erros. Mas como eu comento sobre esta violação sem dirigir mais pessoas a procurar a postagem ilegal? Levei um tempo para decidir como e se eu poderia responder. Mas para acabar com a confusão, eu decidi tornar o rascunho disponível aqui (no final deste post). Desta maneira, meus leitores não têm que sentir que têm que fazer um sacrifício para permanecerem honestos. Espero que este fragmento dê a vocês uma visão mais aprofundada da cabeça de Edward e acrescente uma nova dimensão à história de Crepúsculo. Isso é o que me inspirou a escrevê-lo em primeiro lugar.

Eu realmente quero ter um momento e agradecer aos maravilhosos fãs que têm sido tão favoráveis ​​a mim ao longo dos últimos três anos. Eu não posso começar a dizer o quanto cada um de vocês significa para mim. Eu só espero que esta nota pare toda a confusão e especulação online para que o universo de Crepúsculo possa tornar-se novamente a fuga feliz que costumava ser. Após este ano incrivelmente ocupado, agora estou focando em passar mais tempo com minha família e trabalhar em alguns outros projetos.

- Stephenie


Depois disso, a própria autora disponibilizou os doze capítulos já produzidos em seu site que vocês podem conferir aqui.  Lá, quase no final da página, tem o link que lhe redirecionará para os capítulos liberados por ela.

Como "I don`t speak english very well"... eu não consegui fazer a resenha deste "pedaço" de livro. Sorry!
=/

Quem souber inglês, fique à vontade para desbravar um pouco da mente de Edward...


17 comentários

  1. Meninas tenho esses doze capitulos traduzidos,
    se tiverem interese pode me pedir por e mail ka.robsten@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Natalia! Não tenho certeza quanto a isso, mas esses capítulos já vazaram há uns três anos e motivaram a Stephenie a desistir de continuar com "Midnight Sun". Eu já os li, inclusive, e achei-os bem interessantes na época ^^
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. é mt chato isso de ter vazado. ela deve ter ficado super chatiada

    ResponderExcluir
  4. ÉH =S Esta cada dia mais difícil esconder "algo"..rsrs A ideia é ótima acho que a historia na visão do Edward deve ser bem diferente, fiquei super curiosa, vou pegar meu namorado que fala inglês e vou fazer ele traduzir pra mim rsrsrsrs...Bjus

    ResponderExcluir
  5. Deve ser terrível para uma escritora de sucesso ver seus rascunhos divulgados, uma violação dos seus direitos, da confiança que tem nas pessoas... porque esses originais devem ter sido dirigidos a bem poucos e exclusivos. O que o povo não faz pra ficar famoso, pra ganhar um extra! Que sacanagem!
    Está certa em divulgar nota recriminando e aconselhando seus leitores, palmas pra ela!

    ResponderExcluir
  6. Eu tive a oportunidade de ler antes de ter toda essa polêmica de ter vazado na net e tals...
    Sinceramente, gostei mtuuu mais da versão do Edward do que da Bella xDD

    BOAS FESTAS!!

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Interessante o post com o livro Midnight Sun, que tem essa novidade de contar a saga pelo olhar de Edward.Nossa viram como a internet tem esse lado de apropriação ilegal? Com certeza hackearam o computador dela,por isso alguns escritores ainda preferem aquela máquina de escrever.

    ResponderExcluir
  8. Ai ai, será que em algum momento Edward pensou "Como a Bela é chata, inssossa e lerda"?? Espero que sim.
    Mas com certeza mega curiosa pra ler esse livro, afinal não é qualquer vampiro que brilha lindamente e ainda toca piano...

    Bye da Pah
    www.livrosestrelas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Bem eu li o comecinho faz tempo mas é a mesma coisa do livro crepúsculo então não gostei muito

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Já tinha ouvido falar nisso, que babado!!!! Mas deve ser bem legal a historia!!!

    ResponderExcluir
  11. li a ums 2 anos atras nem lembro mais como e mais lembro que achei legal ;)

    ResponderExcluir
  12. Puxa, muito chato isso ter acontecido. Sou fã de Crepúsculo e adoraria ler a visão do Edward. Espero que ela retome o projeto.

    ResponderExcluir
  13. Essa parada de vazar conteúdo não autorizado na net é complicado. Mas tomar um pouco mais de precaução em relação à isso é importante. Afinal, escrever alguns capítulos e sair distribuindo para "pessoas de confiança" dá nisso.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Faz um bom tempo que eu vi esses capítulos, mas eu achei muito chato da parte dela não ter continuado e publicado o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Muito chato ter vazado, agora como saberemos o que ele andou pensando no resto do livro? haha. :\

    ResponderExcluir
  16. Eu tbm li, mas não curti muito. Acho que foi a idéia de ter vazado e tals.

    Enfim, eu penso que a Stephenie poderia ter colocado o que Edward pensava no final de cada livro escrito. Algo como um capítulo extra. Teria sido mais interessante.

    Mas acho que até tiou um pouco da minha curiosidade.

    ;)

    ResponderExcluir
  17. Li faz tanto tempo...agora que estava dando umas fuçadas achei aqui....será que ela lança isso em livro algum dia?....

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥