Autor: Alexandre Alves
Editora: Fundação Biblioteca Nacional
ISBN: 9788591281411
Ano: 2012
Páginas: 147
Classificação:
A Terra & as coisas envereda e abrange situações do cotidiano desde azeitonas, cachorros, escadas e fotografias, até terminologias usadas em nossa língua portuguesa como falácias, prosopopeias e proparoxítonas, num contexto metafórico com o intuito de nos remeter à realidade. O conjunto da obra dá mostras da sua diversidade e o objetivo é a provocação do pensamento, do imaginário,e ao mesmo tempo, permitir ao leitor uma pequena escapada das suas rotineiras preocupações diárias.
Esse é o segundo livro de Alexandre Alves, e assim como o primeiro - Coisas da Terra - este traz uma seleção de contos e crônicas sobre assuntos do nosso cotidiano.
Ao contrário da primeira publicação, onde o tom que imperava era o humor, nesta percebemos o amadurecimento da escrita do autor, porém, o que mais chamava a atenção, que era justamente as "sacadas" ao estilo Veríssimo, presentes no primeiro livro, são deixadas de lado na maior parte deste exemplar.
Devo destacar contos muito bons, quando o autor resolve divagar sobre nossa língua portuguesa, passando pelo alfabeto até o pingo do "i". Aliás, alguém sabe por que botamos pingo no i? Eu descobri neste livro...
Outro conto muito bom é quando ele resolve visitar um restaurante chique de São Paulo e pede uma mesa próximo a janela para apreciar a vista. Ao se sentar, ele se depara com o Rio Tiête (quem não conhece, é um rio tomado pela poluição que fica bem no meio da cidade de São Paulo) e começa a lembrar de um restaurante no meio de Goiás, com chão de terra batida e uma vista maravilhosa... uma bela crônica.
A capa deste livro também me agradou muito mais que a do primeiro livro, mas acaba sendo incoerente com o conteúdo: a capa alegre esta no livro mais sério; a capa séria esta no livro que tem mais pitadas de humor.
A capa deste livro também me agradou muito mais que a do primeiro livro, mas acaba sendo incoerente com o conteúdo: a capa alegre esta no livro mais sério; a capa séria esta no livro que tem mais pitadas de humor.
No final do livro, temos um conto que nos remete ao terceiro livro que o autor afirmou, em Entrevista Concedida ao Perdidas na Biblioteca, que deverá lançar em 2013 - Entre Vidas.
Enfim... a intensão, pelo que pude perceber, era fazer com que o leitor parasse para refletir sobre as coisas que nos cercam, de modo mais crítico. Porém, ao meu ver, as crônicas cumprem esse papel utilizando o humor e boas tiradas, e acho que isso ficou faltando um pouco neste livro. Por isso, a nota 3.
Enfim... a intensão, pelo que pude perceber, era fazer com que o leitor parasse para refletir sobre as coisas que nos cercam, de modo mais crítico. Porém, ao meu ver, as crônicas cumprem esse papel utilizando o humor e boas tiradas, e acho que isso ficou faltando um pouco neste livro. Por isso, a nota 3.
Nem pensar em compra ;p
ResponderExcluirParabéns ao blog pela divulgação de liros nacionais e também para o Autor Alexandre Alves Um livro que tem algo para acrescentar à nossa cultura,uma leitura diferente na forma de usar contos e crônicas sobre assuntos do nosso cotidiano.
ResponderExcluirE a parte em que o autor divaga sobre a língua portuguesa, passando pelo alfabeto até o pingo do "i" deve ser interessante e o humor completa para tornar uma boa dica de leitura.
Agora fiquei curiosa para saber porque colocamos pingo no "i". Nunca tinha parado para pensar nisso. O livro parece bem interessante, diferente.
ResponderExcluirEu quero saber o porquê do pingo do i..
ResponderExcluirgostei da resennha.. \0/
A capa é linda, mas não sei se leria já que o livro é de crônicas e contos ;/
ResponderExcluirbeeeijo!
é um livro da capa legal, talvez bem reflexivo e tals, me faria gostar um pouco
ResponderExcluirmas nao sei se leria sabe
Eu gostei da capa!
ResponderExcluirFiquei super curiosa sobre o pinto no "i".
Não gosto muito de livros de contos mas esse do Alexandre me deixou com vontade de ler...A capa é linda amei!!Bjus
ResponderExcluirNão sei se leria esse tipo de livro porque não faz meu estilo... Mas, quem sabe né!? A capa é fofa! *-*
ResponderExcluirEu gostei da capa.. Mas, a história não chamou a minha atenção..
ResponderExcluirGosto de livros de contos e crônicas, pois a leitura é geralmente mais rápida, leve e divertida. Uma pena que esse segundo volume não foi tão bom quanto o primeiro.
ResponderExcluirSeguidor: DomDom Almeida
@_Dom_Dom
Não sou muito fã de crônicas e contos, não é muito do meu agrado. Talvez eu leria se o tivesse já, mas não compraria.
ResponderExcluirFiquei curiosa sobre a história do pingo no i, mas não fiquei com vontade de ler todo o resto do livro.
ResponderExcluir;)
Parece ser uma boa ideia, mas sei lá se leria...gosto mais de histórias com muita história...
ResponderExcluirAS ideia para a história do livro parece ser boa.
ResponderExcluirMas não sei se eu leria.
beijos
ótima resenha, quero ler esse livro.
ResponderExcluirÉ sempre bom ler livros nacionais. Gostei do livro, faz tempo que não leio crônicas.
ResponderExcluirGosto muito de ler crônicas e contos!
ResponderExcluirPreciso ler esse livro...
Adorei a proposta deste livro e seus comentários me deixaram encantada com ele. Não pensei que fosse tão interessante assim. Gostaria muito de ler este livro e me deliciar com os contos nele. Beijos.
ResponderExcluirA principio não fiquei muito interessada, mas sua resenha me deixou curiosa!!!
ResponderExcluirbeijos
Livros de contos são assim mesmo, alguns contos bons e outros ruins, espero que os bons tenham conseguido suprimir os ruins. Gosto deste tipo de livro pra ler nos intervalos de outros mais intensos ou seja um golinho de cada vez. Gostei!
ResponderExcluirNao gosto muito de ler crônicas mas talvez eu possa abrir uma exceção...
ResponderExcluirConfesso que me interessei pela capa e só então pelo livro em si! hahahaha Quem nunca? Adoro contos/crônicas e com certeza ele entrou para minha wishlist!
ResponderExcluirConfesso que me interessei primeiro pela capa do livro e só então pela resenha! hahahah Quem nunca?? Adoro contos/crônicas e com certeza este livro entrou para minha wishlist apesar de não conhecer o autor.
ResponderExcluirInclui na minha lista de leitura desse ano.
ResponderExcluirJoão Franco // BLACK ★ STAR
http://theblogblackstar.blogspot.com/
Achei a capa uma fofura *-*
ResponderExcluirCrônicas são sempre muito lindas e cativantes. Parabéns pela resenha!!
Tá aí uma pergunta que nunca passou pela minha cabeça: porque colocamos o pingo no "i"
ResponderExcluirO.o
Agora tenho que comprar o livro só para saber aushauhsau fiquei bem curiosa!
Diferente de você, eu não curtir a capa achei estranha e sem qualquer atrativo.
Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW
Agora eu tô muito curiosa com o pingo do 'i', vou tentar ler , novos livros brasileiros pra minha vida kkk tô precisando!!!!
ResponderExcluirCrônicas são textos que chamam muito minha atenção, mas faz tempo que não leio nada do gênero realmente bom. Talvez por isso a resenha me cativou, o livro parece muito bom. Só que preferiria ler o primeiro, porque curto toques de humor, deixam a leitura mais leve.
ResponderExcluirAbraços, Mallú Ferreira
semclichesporfavor.blogspot.com
Pingo do ' i ' kkk! heis o mistério :p
ResponderExcluirNão é meu estilo favorito de leitura, mas adorei a capa! *-*
ResponderExcluirBeijos ;*
http://girlbeinggeek.blogspot.com.br/
Um livro que nos dá o que pensar, nos faz refletir sobre nossa vida, adorei ler...
ResponderExcluirAdorei a capa, gosto muito de crônicas e já li muitos livros nacionais nesse ritmo, então seria um livro que me agradaria.
ResponderExcluirBeijos da Lua!
tyciahadiresenhas.blogspot.com
Gostei da história e da capa.
ResponderExcluirNao sou muito fãn de contos, o motivo nao sei, entao no momento eu passo esse livro.
ResponderExcluirAprecio um bom conto e uma boa crônica. Tem gente que já nasce dominando esses gêneros, incrível. Quando encontro alguém com esse talento não largo mais. A capa é fofa, espero que o conteúdo seja tão encantador quanto ela.
ResponderExcluirGoste da sua resenha, mais acho que não é um livro que var me agrada, mais essa coisa de refletir sobre as coisas que nos cercam, de um modo mais crítico, me chamou atenção pois me identifiquei nisso, porque eu sempre presto muita atenção nos pequenos de talis da vida, que muitos não prestam.
ResponderExcluir