4 de agosto de 2013

Azar o Seu! por Carol Sabar


Autora: Carol Sabar
ISBN: 9788564850361
Editora: Jangada
Ano: 2013
Páginas: 368
Classificação:      
Bia está parada num engarrafamento no Rio de Janeiro, pensando em sua vida azarada. Sem emprego, atolada em dívidas, ela não imagina que está prestes a viver a grande coincidência da sua vida. O motorista do carro ao lado está buzinando, tentando se comunicar com ela, como se fosse um velho conhecido... E ele é! Mas Bia não o reconhece. E como poderia? Ele é um homem, não mais o garoto de dez anos atrás. Está mais encorpado, cortou o cabelo, livrou-se do aparelho nos dentes e das espinhas do rosto, está tão diferente, tão lindo... O motorista sai do carro, mas não tem tempo de se explicar, pois começa um violento tiroteio e eles têm que se jogar lado a lado no asfalto. Certa de que está prestes a morrer, Bia entra em desespero e se prepara para dizer suas últimas palavras, na esperança de que o suposto desconhecido deitado ao seu lado possa levar um recado a Guga, seu amor da adolescência, sem perceber que é ele próprio que está ali, ouvindo a inesperada declaração de amor! Os dois escapam juntos do tiroteio e, a partir daí, começam a se envolver, dia após dia... Guga, sem coragem de assumir sua verdadeira identidade. Bia, fascinada por ele e feliz consigo mesma por finalmente estar se apaixonando por alguém que não é Guga... Azar o seu! vai além de uma comédia romântica. É uma reflexão sobre a importância da amizade verdadeira, do perdão e do autoconhecimento, que nos resgata o poder de decidir sem medo e de reverter escolhas que nos impedem de ser felizes.

Bia se considera uma garota azarada. Afinal, se encontra desempregada, endividada, carente e mal-amada já que nem um namorado ela tem. Pelo fato de ter perdido o emprego depois de armarem para ela, Bia se vê obrigada a voltar a morar com seu pai em Juiz de Fora e a deixar seu apartamento no Rio de Janeiro. Não que ela não amasse o pai, pelo contrário. Ele era o melhor pai do mundo, mas não deixava de estar desempregada e endividada. Com isso, ao voltar a morar com ele, Bia se oferece para trabalhar para ele em sua Floricultura, chamada Quatro Estações.

Certo dia, voltando de um funeral de Angra dos Reis para Juiz de Fora, Bia observa que há um cara lindo de morrer num carro ao lado do seu, parado na Linha Vermelha no Rio de Janeiro e o melhor... Acenando para ela. Ele parece reconhecê-la, mas para ela, ela nunca o viu na vida e o acha só mais um cara convencido e que se acha demais. Quando ele sai do carro para ir falar com ela, eis que um tiroteio começa e ambos são obrigados a se jogarem no chão para se protegerem dos tiros. Num ato de desespero e achando que vai morrer, Bia começa a delirar e a achar que o cara que está ali com ela pode, de alguma forma, avisar ao seu grande amor, Guga, seu amor de infância e único amor, além de ser irmão da sua ex-melhor amiga, que ela sempre o amou e que não suportaria morrer sem saber que ele está bem em algum lugar. O que ela não imagina é que o cara ali deitado no chão com ela é o próprio Guga que ela não vê há mais de dez anos, depois que o mesmo viajou para Londres e que ela não reconheceu por já estar um homem e completamente diferente.

Após terminar o tiroteio e ambos conseguirem sair ilesos, Guga não tem coragem de dizer para ela quem ele é na verdade, e ela, por sua vez, sente uma estranha atração por ele, afinal ele lhe parece muito familiar, mas não sabe o por quê. Com o tempo, ambos vão se envolvendo. Bia, acreditando que a sua maré de azar finalmente vai chegar ao fim assim como acredita que finalmente vai esquecer o seu grande amor, Guga. E Guga, tentando encontrar palavras para revelar toda a verdade. Como será que vai terminar toda essa história, depois de tanta coincidência envolvida?

Azar o Seu! é um livro incrivelmente encantador, leve e divertidíssimo. Carol Sabar conseguiu, com louvor, escrever uma história completa que nos envolve de tal forma que é praticamente impossível parar de ler. Ao mesmo tempo em que nos divertimos e rimos horrores com a Bia, já que o livro é contado por ela e ela por sua vez é uma personagem engraçadíssima, conseguimos também refletir sobre tudo o que ela passa e está vivendo. Afinal, não é impossível que alguém passe pelo que ela está passando. Seria perfeitamente aplicável à vida real, e é este detalhe que torna o livro apaixonante.

Não sou uma leitora assídua de Chick Lit's, mas definitivamente a Carol me encantou com sua escrita leve e incrivelmente divertida e com vários ensinamentos ao mesmo tempo. Com certeza terei que ler seu outro livro: Como (Quase) Namorei Robert Pattinson. Carol Sabar definitivamente é uma grande escritora e com muito talento. Não posso deixar de citar também sobre o belíssimo trabalho que a Jangada fez com o livro, assim como o seu capricho. Afinal, a capa é encantadora e tudo a ver com a história, e a diagramação está impecável.

Azar o Seu! é muito mais do que recomendado. Se você gosta de uma história leve, divertida, que te faz suspirar querendo um Guga só para você, além de fazer você sonhar e querer profundamente que existisse na sua vida uma amiga como a que a Bia tem (vocês saberão de quem estou falando quando lerem... rs), este é o livro mais do que certo. Como bem disse o blog Just Livros na parte de trás do livro: "Azar o seu se não ler este livro encantador!".

Um beijo!

48 comentários

  1. Esse é um dos livros mais desejados por mim no momento. Já li Como Quase Namorei Robert Pattison e adorei, amo chick-lit, esse parece ser maravilhoso. Além de que a capa é linda, quero ler logo!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro! Primeiro, porque não leio muitos livros nacionais e esse me chamou super atenção. Adoro chick-lits!

    Um beijo, Karine Braschi.
    Geek de Batom. (@geekdebatom)

    ResponderExcluir
  3. Confesso que não sou muito fã desse gênero(trauma por causa do primeiro chick lit que eu li). Mas ultimamente eu resolvi me arriscar a ler alguns e até que estou gostando um pouquinho. "Azar o seu!" vai para minha lista, quem sabe este não será o livro que irá "curar de vez meu trauma" com chick lit's?!
    Bela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ai que história fofa quero ler parece ser um otimo chick-lit(parece que as autoras nacionais tão ficando boas em escrever livros assim)e ainda a história se passa no nosso país o que deixa a gente mais próxima ainda dos personagens

    ResponderExcluir
  5. Super quero os livros da Carol!!!#
    A cada resenha fico mais curiosa!!! Quero muito saber como o Guga revela quem ele é, sem contar q deve ser bem divertido acompanhar a história dos dois....

    ResponderExcluir
  6. Já li o primeiro livro da Carol e simplesmente amei! Virou um dos meus favoritos (: Quando soube que ela lançaria Azar o Seu!, claro que fiquei morrendo de vontade de conferir seu novo livro. Só vejo elogios sobre ele e com certeza será a minha próxima compra ;)

    Beijos,
    salaodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Sou doida pra ler algo da Carol mas ainda não tive a oportunidade são meio carinhos os livros da jangada né =/
    Amei a resenha e adoro Chick Lits então a minha curiosidade só aumentou!!
    Livros que me fazem sonhar e dar muitas gargalhadas me ganham de primeira!!
    A capa é linda demais!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Adoro comédia-romântica!!! *¬* E não sabia que esse livro poderia sertão bom! Fiquei super curiosa! A única coisa que não gostei muito foi a imensa semelhança com o livro O Segredo de Emma Currigan, da Sophie Kinsella, porque da mesma forma que numa situação que a Bia acha que vai morrer e conta um segredo dela para um desconhecido... no livro da Sophie a Emma acha que vai morrer numa turbulência do avião e conta vários segredos para o desconhecido ao lado dela.
    Apesar disso, acho que a história merece ser lida! Pela sua empolgação, é o tipo de livro que rende ótimas risadas! :D

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gosto bastante de chick-lits e acho que iria gostar muito de Azar o seu! Parece ser uma leitura bastante agradável, com cenas engraçadíssimas, além de ser de uma autora nacional.
    Já está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  10. Achei muito fofa a capa desse livro.
    Não leio muito chick-lits, mas esse estou com muita vontade, parece ser ótimo, além de divertido.
    Está na minha listinha :)

    ResponderExcluir
  11. Acho essa estoria super engraçada e estou louca pra ler o livro hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho essa enorme vontade de ler o livro da Carol, desde o primeiro e agora esse. Esse toque de humor que ela tem na obra, pra você ter uma ideia eu fiquei aqui rindo só de ler a resenha e ver a situação extremamente maluca que ela se meteu! E ainda no meio de um tiroteio! Rsrsrs, a editora como sempre fez um trabalho lindo de capa, não posso dizer quanto a diagramação, mas a capa ficou divina. Enfim, estou bem curiosa.

    ResponderExcluir
  13. Eu confesso que adoro chick lit, eu ganhei esse livro no top do mês passado, estou doida para ele chegar!
    Adorei o desenrolar da história, mas porque Guga não fala logo que é ele... Nossa super curiosa. A maneira como eles se reencontraram, eu tive que rir, apesar de infelizmente tiroteios acontecerem!

    Beijinhos
    www.estilogeek.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. eu tbm amooo chick lit, e amei esse livro, achei uma delícia de se ler!
    amei sua resenha

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  15. Oi Laisy... o amor da adolescência, um que a gente nunca esquece. Guga deve ter seus motivos para não revelar sua identidade, mas poxa, a menina estava ali se declarando pra ele, devia ter-lhe dado logo um beijo de cara, apesar de toda tensão.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  16. Quero muito esse livro! Faz um tempinho que desejo Como Quase Namorei Robert Pattison e Azar o seu também já entrou na minha listinha. É muito gratificante ver autoras nacionais fazendo sucesso.

    ResponderExcluir
  17. Achei esse livro até que bem interessante e parece ser mesmo muito bom, engraçadinho e fofo. Só que não sei se rola a leitura pra mim. Se pudesse ler devia gostar, mas sei lá, fiquei naquele clima de não perco nada se não ler :S
    Me contento com resenhas.
    Mas uma coisa tenho de admitir: a história parece ser muito bem feita e conduzida, para o gênero parece contentar totalmente, muito bom.

    ResponderExcluir
  18. Adoro Chick Lit's e Carol Sabar é uma escritora que quero conhecer.
    Bia não pode se considerar azarada se reencontra o amor de sua vida quando pensa que vai morrer :) Ela parece meio maluquinha e a narrativa deve ser bem divertida mesmo.

    ResponderExcluir
  19. Eu amo chick-lit, me encaixo no que você falou, adoro histórias leves e engraçadas, ainda mais com um romance que parece ser tão fofo.

    beijos

    ResponderExcluir
  20. Eu já queria ler algo da autora desde o lançamento do outro livro dela, que desejo DEMAIS. Vi que todos estão favoritando este também, o que me faz pensar que a autora será uma das minhas queridinhas. Mal posso esperar para ler :)

    ResponderExcluir
  21. Muito show a ideia de encontrar o velho amor depois de muitos anos, esses romances feitos para as adolescentes, sempre são encantadores.

    ResponderExcluir
  22. AMEI.... Me encantei nesse livro posso dizer que estou louca pra ler ele, amo romances esse já esta em minha lista. =)

    ResponderExcluir
  23. Olá, Lay! Você e suas resenhas que sempre me fazem desejar um livro com louvor, né? Vou te mandar as contas dos cartões de crédito se não parar de me fazer querer comprar mais livros, hahaha. Estou brincando, mas realmente, adoro suas críticas a respeito das histórias. Estou querendo "Azar o Seu" desde o lançamento, e até agora não pude comprá-lo (assim como Perdida, da Carina Rissi, que já havia comentado com você). Adoro chick-lits, e é ótimo perceber que há várias autoras nacionais que escrevem de uma forma deliciosa e envolvente! Tenho certeza que vou me divertir e me apaixonar muito, junto com a Bia e o Guga. Aliás, "Como (Quase) Namorei Robert Pattinson" é mais um dos que já estão em minha lista de desejados. Beijocas!

    ResponderExcluir
  24. Eu simplesmente adooooro Chick Lit's, amei a resenha! Aumentou mais ainda a minha vontade de ler esse livro =)

    ResponderExcluir
  25. 5 estrelinhas, querer um Guga só pra mim, leitura leve, humm com certeza eu quero lerr!Gente adoro livro assim que te faz suspirar. Aiinn.

    ResponderExcluir
  26. nossa, adoro esse tipo de literatura! adoro essas "coincidências" do destino! parabéns pela resenha e esse livro deve ser muito bom!

    ResponderExcluir
  27. amo chick-lits, esse livro parece ser fofo, fiquei com muita vontade de ler *-*
    adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  28. Li os 2 primeiros capitulos e quero muuuuito ler,adoro o gênero e achei a proposta do livro encantadora,quando tiver mais baratinho eu compro hahah

    ResponderExcluir
  29. Li os 2 primeiros capitulos e adorei! Quero muito ler achei a proposta do livro ENCANTADORA!so resta baixar o preço rsrs

    ResponderExcluir
  30. Nossa, me apaixonei pelo o livro! Livros nacionais ultimamente estão tudo de bom. Parabéns pela resenha, me fez criar cada vez mais expectativas para lê-lo.

    ResponderExcluir
  31. Adorei sua resenha!!! Já li algumas falando sobre esse livro. Mas a sua está muito boa e eu não tinha muito conhecimento sobre o livro e você explicou tudo sem dar spoilers, parabéns!!!
    A personagem principal parece ser encantadora e a situação entre ela e o Guga é muito engraçada... Me fez ficar com mais vontade de ler.

    Bjs
    http://pensandoemlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Essa resenha simplesmente fez eu me apaixonar pelo livro! Não sou muito fã de chick lit's, mas este até que parece me interessar. Devo pegar pra ler logo, espero não me decepcionar. Ótima resenha!
    Beijos :)

    http://poucosutil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Adorei a capa do livro... *-*
    ja quero ler demais... adorei a sinopse, parece ser um livro divertidissimo! e eu adoro livros assim...

    ResponderExcluir
  34. Amo a capa desse livro! :)
    Quero muito,meu gênero favorito
    valmedrado16.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Eu li os primeiros capitulos na livraria mas acabei não comprando, mas amei eles, achei o lviro muito divertido e bem escrito, fora que a capa é muito fofa, pretendo le lo, beijos.

    ResponderExcluir
  36. Eu sou suspeita para falar desse livro porque a narrativa é maravilhosa, leve e divertida. A Bia e o Guga são um casal de protagonistas engraçados e fofos.
    A Carol Sabar escreve de uma forma atrativa e não consegui parar enquanto não terminei a leitura.
    Beijos
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Muito bom ver nossos autores fazendo bonito! Eu ainda não li este livro, mas sempre leio resenhas positivas dele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  38. Amo chick-lits e esse é um dos mais desejados pra mim. Já li como quase namorei Robert Pattinson e amei.
    Necessito desse livro *-*
    Adorei a resenha <3

    Beijocas
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Ola Laisy!! Tudo bem??
    Parece ser um livro bem leve e engraçado e acho q eu ate leria ele um dia. Uma boa leitura pra ler depois de um livro mais " forte".Adorei sua resenha, quero ler em breve.

    ResponderExcluir
  40. Parece bem divertido e bem gostoso de ler. Bom para um dia de chuva, embaixo das cobertas. Delícia de leitura. Valeu pela resenha. \0/

    ResponderExcluir
  41. Oi! Tudo bem?
    Amo livros nacionais desse gênero, cada dia se superando mais! Realmente incrível!
    Quem não gostaria de uma amizade igual à da Bia né? rsrsrsrs A Carol (minha chará), pelo visto, escreve muito bem. Impossível ler a resenha e não ver como você ficou encantada com o livro e com ela. Isso é maravilhoso *-*
    Só atiçou ainda mais minha curiosidade!
    Beijos

    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Já tinha visto outras resenhas do livro, com mais esta estou super ansiosa para poder lê-lo, parece bem divertido e leve, parabéns pela resenha !
    Bjs

    ResponderExcluir
  43. Livro divertidissímo, lembra muito o livro fiquei com seu número, essas comédias são muito relaxantes como leitura de final de semana!! *-*

    ResponderExcluir
  44. Já li muitas resenhas positivas dessa trama.
    Estou bem curiosa, =D

    ResponderExcluir
  45. Nunca li nem livro da autora mas gostei da historia, ainda não li nenhum Chick Lit's de autor brasileiro, já faz um tempinho que não leio nada do gênero e com certeza esse me parece uma ótima opção para voltar a ler.

    ResponderExcluir
  46. Gosto muito desse tipo de leitura, me fazem rir é são muitos rápido de ler; ainda não li nada da Carol e sua resenha me deixou bem curiosa todo mundo fala muito bem dos livros dela e eu queria começar por essa história que gostei bastante.
    Achei a capa uma graça.

    ResponderExcluir
  47. Nao conhecia a autora, porem achei o enredo que ela desenvolveu muito bem! Adorei os personagens, espero poder ler!


    xx

    ResponderExcluir
  48. Normalmente esse estilo de livro não me chama muita a atenção. Mas esse realmente chamou. Adorei os personagens e a história parece ser interessante, consegue ser "fácil", sem ser fútil... Adorei! Quero ler!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥