5 de setembro de 2013

Marley & Eu: A vida e o amor ao lado do pior cão do mundo por Jonh Grogan

Autor: Jonh Grogan
Editora: Ediouro
ISBN: 9788599170847
Ano: 2006
Páginas: 304
Classificação
John e Jenny eram jovens, apaixonados e estavam começando a sua vida juntos, sem grandes preocupações, até ao momento em que levaram para casa Marley, "um bola de pêlo amarelo em forma de cachorro", que, rapidamente, se transformou num labrador enorme e encorpado de 43 quilos.Era um cão como não havia outro nas redondezas: arrombava portas, esgadanhava paredes, babava nas visitas, comia roupa do varal alheio e abocanhava tudo a que pudesse. De nada lhe valeram os tranquilizantes receitados pelo veterinário, nem a "escola de boas maneiras", de onde, aliás, foi expulso. Mas, acima de tudo, Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional. Imperdível.

Quem nunca teve um cachorro não sabe o que esta perdendo.
Um cão não é só uma coisinha fofinha que enche você de carinho sempre que você chega em casa; ele também ensina muitas outras coisas.
Ele nos ensina a ser responsáveis quando somos crianças; nos ensina a amar incondicionalmente; nos ensina a perdoar as maiores travessuras, pois no fundo, sabemos que aquele sapato roído ou o sofá destruído não foi de propósito; que as coisas realmente importantes estão contidas nos pequenos momentos.
Marley ensinou tudo isso a Jonh e Jenny.

Um cachorro não precisa de mansões e carros do ano para ser feliz; basta um graveto. Um cachorro não se importa se você é rico ou pobre; se você é branco ou negro. Se você lhe der o seu coração, ele lhe dará o dele. Um cachorro é capaz de amar uma pessoa sem querer nada em troca; é o amor mais sincero e altruísta que eu conheço. Um cachorro é muitas vezes mais leal do que aquele que você considera ser seu melhor amigo. Essas são só algumas das lições contidas neste livro.

Lendo este livro, é impossível você (que tem um cachorro ou já teve) não se identificar, pois a situações vividas pelo casal são exatamente as mesmas que nós passamos quando estamos criando um filhote. E quando Marley cresce, você já não precisa mais se identificar com Jonh ou Jenny, pois você já se sentirá como parte da família.
Marley é cativante, pois apesar de não ser um "anjo de cachorro", ele é inegavelmente fiel a Jonh e sua família. Um ponto alto do livro são as histórias envolvendo a "tentativa" de treinamento de Marley (totalmente frustada. Óbvio!) e as "tentativas" de passear em família (também frustadas) são hilárias.
Me peguei várias vezes com aquele sorriso no canto da boca, rindo do que estava lendo ou me lembrando que o meu cachorro agiria igualzinho a Marley naquela determinada situação.

Quando Marley começou a ficar velho (e com isso vieram os problemas de saúde comuns a esta idade), eu chorei muitoooo. E enquanto eu tentava secar os olhos para continuar a leitura, meu cachorro olhava para a minha cara se perguntando: "Mãe? Por que você tá chorando?"
Pois é... prepare-se para derramar rios de lágrimas...
Mas vou falar uma coisa pra vocês... cada página deste livro vale à pena. Assim como cada lágrima...

18 comentários

  1. Esse foi o ÚNICO livro que eu chorei enquanto estava lendo. E olha que quando li ele pela primeira vez (já li umas três vezes rs) eu nunca tinha tido um cachorro. É muito lindo e emocionante mesmo <3

    ResponderExcluir
  2. Que resenha linda!
    Quem nunca teve um cachorro não sabe mesmo o que está perdendo, me identifiquei muito com esse livro, as situações com meus peludinhos aqui, me emocionei e chorei demais.
    E sim, vale a pena cada página lida :)

    ResponderExcluir
  3. Não li o livro, só chorei com o filme. Hoje tenho um labrador de 4 meses preto por culpa do filme. Atendi aos pedidos dos meus filhos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro é lindo, se você chorou no filme, chora muito mais lendo!

    Concordo com tudo que você disse e como recentemente perdi uma das minhas cachorras, lembrei logo desse livro.

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  5. Eu vi o filme Marley e Eu e chorei muito. Imagino que a leitura do livro seja bem mais impactante.
    O carinho dos cachorros e a sua lealdade são impressionantes. Não tem outro amigo melhor.

    ResponderExcluir
  6. o filme é muito bom, não li o livro ainda...

    ResponderExcluir
  7. Oooooown gente >.<, minha cachorra morreu ano passado e foi uma coisa realmente triste, foi de uma hora pra outra, ninguém esperava e a coitadinha só tinha 1 ano, infelizmente as coisas realmente não funcionam do jeito que desejamos! Sinto muita falta dela e acredito que se lesse esse livro ia ficar desidratada de tanto chorar, lembrar de quando ela era a filhote linda que destruia minha sandálias todas, depois de quando ela cresceu e começamos a passear pela cidade toda juntas, de como ela deitava no meu pé e permanecia lá pelo tempo que podia. De como ela era carinhosa e foi a melhor e mais fiel amiga que eu já tive, mesmo quando eu errava ela estava lá comigo, porque não importava o que eu fizesse ela me amava. Mesmo já tendo se passado quase um ano desde que ela morreu eu realmente não superei, não sei se ler esse livro seria uma boa opção, quem sabe mais pra frente, beeeem mais pra frente ...

    ResponderExcluir
  8. Amooo esse livro!!
    Toda vez que eu o leio eu choro,toda vez que assisto ao filme eu choro.
    Não posso ler ou assistir nada que tenha algum animal que eu choro pois sei que vai ser bem triste.

    ResponderExcluir
  9. Só assisti ao filme, impossível não se debulhar em lágrimas, tenho que tomar vergonha na cara e comprar o livro .

    ResponderExcluir
  10. Já vi o filme mas nunca li o livro e morro de vontade de lê-lo!!
    Acho que como vc vou me emocionar muito!!Tenho a sensação que é um livro que tem muito a ensinar e gosto disso!!
    Resenha linda ♥
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Quem nunca chorou nesse livro... Marley e incrível, é um cachorro que todo mundo já quis ter.

    O filme também é legal e eu choroo muito. kkkk

    Amo animais.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Já vi o filme várias vezes e é um dos meus favoritos, amo cachorros e o Marley é bem fiel mesmo. Mas não sei por que não tenho tanta vontade de ler o livro assim. Muita gente chora com o livro, deve ser bem tocante mesmo

    ResponderExcluir
  13. Li esse livro já faz um tempão. E assisti o filme também. Gostei de ambos. Como faz muito tempo que li, confesso que não lembro muito bem de todos os detalhes, lembro apenas que achei o livro legal, mas não chegou a fazer parte dos melhores que já li. Apesar de ter algumas partes bem emocionantes.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  14. Eu tenho o livro e ainda não criei coragem para ler. Acredita que vi o filme só recentemente? Chorei horrores e fiquei pesando quando meu cachorro ficar velho tambem e tiver que deixar ele partir, é doloroso pensar nisso. Tenho que ter uma preparação, pois o livro deve emocionar mais que o filme.

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho o livro mas ainda não o li, sabia? Infelizmente =/
    Mas eu quero muito ler em breve, pois sei o quão emocionante é.
    O filme me fez chorar feito um bebê e olha que choro em filmes, mas este conseguiu. KKK Imagina o livro?

    ResponderExcluir
  16. Como não amar esse livro? Também tenho um cachorro e chorei horrores com a história de Marley.

    ResponderExcluir
  17. Esse livro é um dos meus favoritos, sempre!

    Amo demias, li várias vezes...E sempre choro no fim. Choro de soluçar q nem uma maluca no onibus..>E rio até chorar. É um ótimo livr.

    Só fiquei com raiva da adaptação, mas né. Nem tudo pode ser perfeito

    ResponderExcluir
  18. O cachorro Labrador, do filme Marley e eu, morreu quando/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥