12 de novembro de 2013

Laços de Sangue por Richelle Mead

Livro I

Autora: Richelle Mead
Editora: Seguinte
ISBN: 9788565765152
Ano: 2013
Páginas: 440

Classificação: 
Sydney estava encrencada. Em sua última missão, ela tinha ajudado a dampira Rose Hathaway a escapar da prisão, e essa aliança foi considerada uma traição grave, já que vampiros e dampiros são criaturas terríveis e antinaturais, ameaças àqueles que os alquimistas devem proteger - os humanos. Com sua lealdade colocada em questão, Sydney se sente obrigada a voluntariar-se para uma tarefa nada agradável - ajudar a esconder Jill Dragomir, uma princesa vampira que está sendo perseguida por rebeldes que querem o poder. Caso ela seja capturada e assassinada, a rainha Lissa ficará sem nenhum parente vivo e, como manda a lei, terá de abdicar do trono - o que culminará numa guerra civil tão sangrenta no mundo dos vampiros que certamente afetará a humanidade. Assim, pelo bem dos humanos, Sydney aceita se disfarçar de estudante e passa a conviver diariamente com Jill e seu guardião Eddie, quando os três são matriculados como irmãos no último lugar em que qualquer um procuraria a realeza dos vampiros - a Escola Preparatória Amberwood, em Palm Springs, na Califórnia. Mas entre uma pizza e outra, entre um jogo de minigolfe e uma conversa sobre garotos, ela começa a ter a sensação de que talvez esses seres estranhos não sejam tão maus assim, principalmente Adrian, um vampiro muito próximo de Jill que desperta os sentimentos mais contraditórios - e proibidos - em Sydney...
O problema é que além de refletir sobre suas convicções e se preocupar com o seu coração, que anda acelerando mais do que deveria, a garota terá de encarar outros inconvenientes um pouco mais graves, como as tatuagens que viraram febre entre os alunos da escola e que parecem conferir poderes sobrenaturais a quem as usa. De que ingredientes elas eram feitas? Quem estaria por trás disso? Será que havia algum alquimista traidor entre eles? Caberá a Sydney resolver todos esses mistérios e garantir a paz entre os humanos antes que seja tarde demais.

Sydney é uma alquimista. Não, ela não fica tentando transformar tudo que é metal da face da Terra em ouro. Na verdade, o trabalho dos alquimistas é manter os humanos longe dos vampiros e dampiros (uma mistura de vampiros com humanos). Eles não são caçadores de vampiros no estilo Van Helsing. Estão mais para os MIB (Homens de Preto), já que eles sabem da existência desses seres antinaturais e escondem seus vestígios do resto da humanidade através da diplomacia e "mexendo" alguns pauzinhos, tais como, encobrindo brigas entre as duas raças de vampiros que existem (e que podem terminar com algum cadáver indesejado no meio de uma cidade cercada de humanos, por exemplo) com relatórios falsos da polícia e/ ou uma equipe de limpeza de cena de crime muito eficiente. Existem dois tipos de vampiros: os Monroi e os Strigoi.

Os Morois são vampiros "vivos". Eles se alimentam de sangue, mas parecem com os humanos, vivendo e morrendo como nós. Os Strigois, no entanto, são vampiros assassinos que nunca morrem, e que surgem quando um Moroi tira a vida de outro de propósito ao beber seu sangue, ou quando um Strigoi força uma vítima a beber seu sangue.
Pois bem...
A rainha dos Monrois sofreu um ataque, que a princípio foi orquestrado por rebeldes da sua própria raça, que não concordam com o governo dela. Ela saiu ilesa, mas a irmã dela - Jill - se feriu. Ela já esta bem, porém, como as leis dos Monrois indicam que para a rainha continuar no poder ela precisa ter parentes vivos, Jill precisa ser protegida, já que ela é a única parente da rainha.
Os Monrois pedem a ajuda dos alquimistas para esconder a jovem princesa Monroi até que eles descubram quem esta por trás dos ataques e consigam mudar as leis Monrois. Afinal, se a rainha não corre o risco de perder o trono com a morte de Jill, ninguém teria mais interesse em tentar mata-la, certo?

Os alquimistas decidem levar a princesa e um guardião dampiro para Palm Springs, um lugar bem ensolarado (Strigois odeiam sol) e colocar a princesa, seu guardião Eddie e Sydney em um colégio interno, ou seja, tecnicamente seguro. Lá, eles seriam todos irmãos, e caberia a Sydney manter o bem estar e segurança de Jill, além de levá-la para se alimentar regularmente. Essa é a oportunidade que Sydney esperava para voltar as graças com os alquimistas, mas ela não contava que seu alquimista superior seria a pessoa que ela mais odeia: Keith Darnell.
E acreditem em mim... ela tem um ótimo motivo para odiá-lo!

Quando eles chegam a "escola", Sydney percebe que existe algo de muito estranho acontecendo. Todos os alunos estão viciados em tatuagens. Mas não são tatuagens comuns... elas podem lhe deixar super forte... ou feliz... mas essas mudanças só acontecem durante um tempo. Ela fica muito intrigada, pois as tatuagens parecem seguir a mesma fórmula das tatuagens de lírios que os alquimistas utilizam e que lhe concedem uma proteção especial. Será que algum alquimista está envolvido nessas tatuagens misteriosas? Ela deve investigar melhor essa história? Seria uma oportunidade de agradar os alquimistas caso ela descubra alguma coisa interessante... mas ela não pode esquecer de proteger Jill.
É... pelo visto Sydney terá muito trabalho...

Esse livro é um spin off da série Academia de Vampiros, logo, se você é fã da série, provavelmente dará pulos de alegria, já que poderá rever seus personagens queridos. Se você nunca leu Academia do Vampiro - como eu - não se preocupe. Apesar de você perceber que existe alguma parte da história faltando, isso não interfere no entendimento da história, pois o enredo deste livro é após os acontecimentos de Academia de Vampiros.

A Sydney é uma menina muito certinha, mas com um coração enorme. Mesmo sendo alquimista, ela consegue se identificar com os vampiros e apesar de seu cérebro alquimista lhe dizer que é errado ser amiga de vampiros e se preocupar com o bem estar e felicidade deles, seu coração quer ver Jill feliz.
Ela tenta ajudar todos a sua volta, inclusive o vampiro Adrian Ivashkov. 
Adrian é um vampiro meio vagabundo, que só pensa em boêmia e mulheres. Ele é o ponto alto do livro! Se isso fosse um filme, eu diria que ele rouba todas as cenas!
Sydney tenta dar um jeito na vida desse sujeito, e apesar de ele não seguir as regras (o que para Sydney é quase um sacrilégio, já que ela foi criada com regras muito rígidas), uma amizade começa a florescer entre os dois. 

O enredo sobre o ataque que os Monrois sofreram não é muito desenvolvido neste livro, que foca mais na história da adaptação deles no novo lar e nas tatuagens. É um bom livro, mas acho que a autora se desviou do enredo principal e ficou enrolando os leitores com essa história das tatuagens. 

Afinal, alguém quer matar a princesa, não é?! Cadê esses caras?? Por que Sydney e Eddie estão preocupados com a vida amorosa de Jill e se ela esta sofrendo bullying no colégio, quando uma guerra entre vampiros pode estar próxima de acontecer??? 

A leitura flui com facilidade, e a diagramação está muito boa, sem contar que a capa é bem bonita, contendo altos relevos nas palavras. A editora caprichou no acabamento, e vale à pena conferir o resultado. Mas, não espere encontrar uma história arrebatadora, que fará com que você não consiga largar o livro. Diverte, mas eu esperava mais...
Se você é fã de Academia de Vampiros, provavelmente gostará muito do livro, pois tem a vantagem de estar revendo seus personagens queridos. Mas pra quem não leu esta série, o começo do livro pode ser um tanto monótomo. Mas calma... o final é legal, e consegue salvar o livro. 

Ficaram curiosos? Então confiram o book trailer da série! 




20 comentários

  1. Eu comprei a serie VA semana passada.
    estou louca para iniciar a leitura, e já sei que vou querer esse livro também! Até porque eu amo spin-offs!
    É triste saber que o livro não é tão bom assim.. mas um bom final sempre faz o livro valer a pena, não é?! haha

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  2. Olá! Tua resenha está ótima, mas não fiquei muito interessada no livro, acho que é por que estou saturada de vampiros, e também por que tu disse que esperava mais do livro. É ruim quando isso acontece né?! Mas então, esse vou deixar passar ^^

    Um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  3. O título do livro é legal, a capa eu não gostei tanto, mas a história não me despertou interesse. Não sei se leria. :/
    Histórias com vampiros nunca me deixam curiosas.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, adorei o blog, não conhecia. Muito fofinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own fofa vc Gabi! Fico feliz que tenha gostado do blog! Seja muito bem vinda! S2

      Bjinho

      Excluir
  5. Adorei a resenha, não conhecia o blog, achei muito fofinho!

    ResponderExcluir
  6. Eu sou tão curioso pra ler a série Bloodlines, quanto para ler Academia de Vampiros. Apesar de já ter visto o livro rodar várias vezes na blogosfera, a sua é a primeira resenha que eu leio sobre a obra.
    Ao ler sua resenha não me desanimei, e apesar de o livro não ser ótimo, acho a premissa bem legal, e quero ler para tirar minhas próprias conclusões *--*

    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Primeiro vou falar sobre essa capa. Achei super bonita. A editora mandou bem nesse quesito. Já em relação a trama, até que gostei, mas não sou muito fã de vampiros. O bem é que, pelo menos, mesmo sendo um spin-off de outra série, o leitor que não conhece a série "original", não vai se sentir perdido em relação à essa.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Oii!!
    Eu ainda não a academia de vampiros e mesmo assim pretendo ler primeiro para depois ler esse spin of, pela resenha já vi que vou me apaixonar por ambas as séries!!
    Apesar de todas as polemicas que envolvem os vampiros ainda ão meu personagens preferidos""
    Amei a capa!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Acho que sou a unica pessoa que ainda nao li nenhum livro dessa mulher! Espero poder ler logo!


    xx

    ResponderExcluir
  10. Sempre tive vontade de ler Academia de Vampiros, mas ainda não tive a oportunidade, e esse livro me chamou bastante a atenção também; gosto muito de livros envolvendo vampiros. E sua resenha me deixou super animada e concordo com você está capa é linda demais =)
    Beijocas ♥

    ResponderExcluir
  11. Adorei a sua resenha *----------*
    Já li muitas outras, e estão me deixando cada vez com mais vontade de ler o livro, rs.
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nossa sem folego com a Resenha, curiosa para ler :)

    ResponderExcluir
  13. Ainda não tinha lido resenha do livro, mas gostei. E também ainda não li Academia de Vampiros, acho que voltou a despertar minha vontade por leituras de vampiros.
    Desde de Crepúsculo que eu não simpatizei muito, dei uma afastada desse tipo de leitura, mas esse parece bom, Vou deixar na minha lista.

    ResponderExcluir
  14. Gostei da história, mas quero ler Academia de Vampiros primeiro. São muitos livros?

    ResponderExcluir
  15. Este livro está sendo muito falado nos blogs.Eu infelizmente ainda não li, aliás, nem a série AV li ainda. Mas é certeza que vou querer conhecer ambos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda estou no 5º livro mas estou apaixonada pela série, e olha que histórias de vampiro nem são as minhas favoritas, mas adorei todos os livros que li até agora. E depois de tantas resenhas que eu li de Laços de Sangue, estou louca pra ler esse livro também, mas quero acabar VA primeiro. Eu tenho certeza que vou adorar esse livro, porque adoro o Adrian *-*
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha de Laços de sangue....

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Tive a oportunidade de ler esse livro e me apaixonei pela escrita da autora, já estou com lírio dourado para ler e em breve faço isso.
    Com certeza a autora ganhou mais uma fãe em breve irei ler os outros livros dela!
    Beijinhos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  19. Tenho o livro mas acho que não vou ler por agora...
    quero ler primeiro Academia de Vampiro... sei lá, acho que vai ser melhor começar por essa essa série, assim começo essa depois já conhecendo alguns personagens.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥