27 de fevereiro de 2014

12 Anos de Escravidão por Solomon Northup

Autor: Solomon Northup
Editora: Seoman
ISBN: 9788598903682
Ano: 2014
Páginas: 232
Classificação: 
Filme vencedor do 71º Globo de Ouro e indicado para o Oscar 2014 em 24 categorias, é adaptação de livro que será publicado este trimestre pela Seoman. 12 Anos de Escravidão é um livro de memórias angustiantes sobre um dos períodos mais sombrios da história norte-americana. Ele relata como Solomon Northup, nascido um homem livre em Nova York, foi atraído para Washington, D.C., em 1841, com a promessa de um emprego, e então drogado, espancado e vendido como escravo. Ele passou os doze anos seguintes de sua vida em cativeiro, trabalhando, na maior parte do tempo, em uma plantação de algodão em Louisiana. Após seu resgate, Northup escreveu este registro excepcionalmente vívido e detalhado da vida escrava. Tornou-se um sucesso imediato e, hoje, é reconhecido por sua visão incomum e eloquência, como um dos poucos retratos realmente fiéis da escravidão americana, redigido por alguémtão culto quanto Solomon Northup — uma pessoa que viveu sua vida sob a óptica de uma dupla perspectiva: ter sido tanto um homem livre como um escravo. Nas telinhas do Cinema, Solomon Northup será interpretado pelo ator Chiwetel Ejiofor e Brad Pitt interpretará o abolicionista canadense que ajudou Solomon a reconquistar sua liberdade, além de ser o produtor do filme. Um relato surpreendente de um importante período, que conta em detalhes históricos, os perigos, os horrores e humanidade da vida de um grande número de escravos. Uma peça inestimável da História: as memórias de Solomon Northup.

Este não é um livro de romance.
Portanto, se você espera um relato fiel, que fará com que você pense e analise como foi possível durante tantos anos um grupo de seres humanos sujeitarem outros seres humanos as barbáries que todos nós já sabemos que ocorreram na época da escravidão; eis o seu livro!

Nestas páginas, acompanhamos a trágica trajetória de Solomon, que fora contratado como violinista por uma dupla de supostos artistas circenses e que se viu raptado, retirado de sua terra, de seus familiares e de sua identidade por seus algozes. 

A narrativa assemelha-se a uma longa carta, onde Solomon conta sua história como se se dirigisse diretamente a você. E apesar de no começo você estranhar um pouco a forma como ele escreve, logo pega o ritmo e a leitura flui. Precisamos lembrar que ele viveu no século XVIII, logo, é normal que o "português" dele seja um pouco mais rebuscado. Eu confesso que tive que procurar no dicionário uma ou duas palavras que ele utilizou em sua narrativa, como, por exemplo, epíteto. 
Você sabe o que é isso? Eu sei...

Como Solomon era um "escravo" letrado, ele não se satisfaz apenas em contar sua história, mas também nos contempla com diversas análises sobre a sua real condição, e de seus companheiros de senzala, bem como pensam os "senhores" escravocratas pelos quais ele passou ao longo desses doze anos. Como ele mesmo descreve, alguns senhores não eram de todo mal... apenas achavam que o que faziam era o certo por terem nascido e crescido naquele sistema que lhe embutia essa falsa ideia como verdadeira. 

Enquanto ele descreve os locais por onde passou, ou serviços que lhe foram impostos por seus senhores e todos os tormentos a que foi sujeitado, ele também conta a história de outros escravos que passaram a ser seus companheiros, e os flagelos que se abateu sobre cada um deles. Mas o que mais chama a atenção, é a forma como ele consegue fazer com que você se transporte para a condição de escravo, quando ele descreve exatamente como um escravo se sentia nesses dias nebulosos que nunca poderão ser apagados da história. 

"O escravo teme ser flagrado atrasando-se, ao longo do dia; ele teme aproximar-se da casa da cadarção, com sua cesta cheia de algodão, à noite; quando se deita, ele teme não despertar a tempo, na manhã seguinte. Assim é a verdadeira, fidedigna e nada exagerada descrição da vida cotidiana de um escravo..." - pag 120 

Se você tem o receio de que por se tratar de um livro que aborda a escravidão, terá muitas passagens que abordam a tortura pela qual eles passavam, eu acredito que o filme seja muito pior. Eu ainda não assisti o filme, mas uma coisa é você ter o relato de que uma negra foi chicoteada até ter sua pele em carne vida porque a "sinhá" tinha ciúmes dela com o senhor das terras. 
Outra bem diferente é você ver isso, como deve acontecer no filme...

Então, da mesma forma que o livro se aprofunda mais no relato da vida dos escravos do sul dos EUA, ele também é mais leve quando são abordadas as partes de tortura. Afinal, você descreveria com riqueza de detalhes as torturas a que foi submetido se estivesse contando a sua história a alguém? Não. Você contaria como o senhor que lhe comprou era bom ou ruim... por onde você passou no tempo que esteve na condição de escravo e que trabalhos executava, mas não como sua carne foi arrancada de suas costas pelo acoite do capataz. 

"Não tenho comentários a tecer sobre o tema da Escravidão. Quem ler este livro pode formar suas próprias opiniões acerca desta "instituição peculiar". O que isto possa significar em outros Estados, confesso não saber; o que isto é na região do Rio Vermelho, esta fielmente descrito nestas páginas. Isto não é ficção, tampouco exageração. Se falhei em algum ponto, terá sido, principalmente por ter sido pouco enfático ao descrever para o leitor os aspectos mais ligeiros e alegres da vida cotidiana numa senzala." - pag 229

Esta é um biografia, e como ela se passa no mundo real, nem sempre a justiça é feita. Portanto, não se assuste com as injustiças que você irá encontrar nestas páginas. Elas são apenas um reflexo da realidade... e nem sempre a vida é justa.  

Se você se interessou por essa história, e ficou curioso com a adaptação dela para os cinemas, aqui vai o trailer do filme.  




14 comentários

  1. Eu gostei muito da premissa!!
    Só acho que vou passar bastante nervoso durante a leitura devido as situações que Solomon teve que passar!!
    Mas acho valida a leitura sim mas tenho que lê-lo em um momento que eu esteja bem se não vou ficar ainda pior rsrsrsrs
    Achei a narrativa bem interessante e pretendo com certeza conhecer melhor essa historia!!
    Depois te conto ;)
    A capa é muito linda né!!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Quero assistir ao filme, mas prefiro primeiro ler ao livro. Essa é primeira resenha que eu leio e imagino como deve ser forte o relato, mas concordo que ver é ainda pior.
    Está na minha lista de desejados e não quero demorar muito pra ler esse livro.

    ResponderExcluir
  3. Apesar de não ter lido nada do gênero ,gostei muito da história,da capa ,espero que adaptação do filme seja tão boa quanto o livro,vi várias resenhas positivas quero muito ler,já estar na minha lista de favorito!
    Beijinsss!

    ResponderExcluir
  4. Acho esses livros um relato que todos deviam ler, para aprender e ensinar, aos nossos filhos e que vierem depois deles o quanto já fomos uma espécie ruim e que devemos plantar boas ações para que isso nunca mais se repita, seja com cor, sexo ou religião. Adoro livros desta temática, mas confesso que me entristece um bocado lê-los

    ResponderExcluir
  5. Assisti o filme, e posso dizer que essa cena que você falou é muito forte mesmo. Saí do cinema me sentindo muito mal mesmo. O filme é ótimo, mas não é para mim. Fiquei com muita vontade de ler esse livro, mesmo sendo uma espécie de biografia. Espero ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Eu estava vendo ontem a lista com os filmes em cartaz e li a sinopse de 12 anos de escravidão e fiquei louca pra assistir. Gosto de história, e conhecer mais sobre uma época de descaso e desumanidade contados por uma pessoa que realmente vivenciou aquilo parece-me interessante. Sei que vou ficar com raiva da humanidade em vários momentos, e que o livro vai mexer com o meu emocional, mas eu quero lê-lo mesmo assim.
    Já tinha visto o livro, mas só agora lendo a sua resenha me toquei que o filme era baseado nele.

    ResponderExcluir
  7. Achei bem interessante, deve ser um livro mesmo muito emocionante por tratar desse assunto e acho que quem ler deve estar preparado para as injustiças que vamos encontrar ao longo dessa estória, como você mesma comentou, pois é algo que realmente acontecia naquela época!
    Eu gosto bastante de ler livros com esse tipo de escrita, é sempre bom conhecermos novas palavras, também não conhecia o significado de epíteto rsrs
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu não gosto muito de livros assim mas esse parece bem interessante ...

    ResponderExcluir
  9. O livro parece interessanteas não faz muito o meu tipo de leitura. ..

    ResponderExcluir
  10. Desde que soube do lançamento deste livro fiquei interessada em ler. Acredito que a história deva ser, de certa forma, emocionante e assustadora. Quando eu tinha mais ou menos 14 anos li um livro de Ana Maria Machado que se chamava "Do outro mundo". Nesse livro a autora escreve de uma forma "leve" sobre a escravidão. E no final, nas considerações finais, ela explica que pediram a ela que escrevesse uma história de terror, por isso tratou sobre escravidão. Nunca esqueci dessa frase.
    Acredito que o livro "12 anos de escravidão" deva ser impactante, por ser escrito por alguém que passou por isso. Estou me preparando cuidadosamente para a leitura.

    ResponderExcluir
  11. Meu professor de história me recomendou esse livro , e o filme também! Deve ser muito emocionante , por ser uma história verdadeira.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  12. Nossa, eu quero muito ler esse livro, gosto de toda historia que mostra o que os negros passaram sabe, toda essa época de escravidão, eu realmente gosto de saber o que eles tiveram que passar, pois é por causa dele que temos lugar nesse mundo. Depois eu quero muito ver ao filme.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Com a chegada do Oscar, fiquei muito curioso pra assistir o filme e obviamente ler 12 anos de escravidão.
    Eu particularmente gostei da premissa do livro e adoro obras deste gênero.
    Biografias sempre buscam dar relatos fieis dos determinados fatos ocorridos, e o livro parece ter uma carga história maravilhosa.
    Acho que vale a pena dar uma chance à leitura e com toda certeza já esta na wish list *---*

    Beijoos,
    Lauro.

    ResponderExcluir
  14. A primeira vez que vi o livro em um post sobre lançamentos tive a impressão que o livro não seria legal, e que a leitura não seria muito agradável. Mas ao ler as primeiras resenhas sobre o livro percebi que ele tem um potencial incrível, e que não se pode deixar uma leitura destas passar em branco!

    Bjs,

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥