11 de março de 2014

O Guia do Mochileiro das Galáxias: Não entre em Pânico por Douglas Adams

Livro I

Autor: Douglas Adams
Editora: Sextante
ISBN: 8575421042
Ano: 2004
Páginas: 208
Classificação: 
Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse. Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.


Ele é o livro mais cultuado entre os nerds; Tem um dia inteiro dedicado a ele: O Dia da Toalha; Já foi adaptado para os cinemas, e é considerado um dos livros de ficção científica mais inteligentes de todos os tempos. 
Não é pra menos. Com um humor inteligente, Douglas Adams consegue fazer com que conceitos, até então compreendidos apenas pelos acadêmicos da ciência, passem a ser discutidos pelos "meros mortais". 
E tudo isso começou com uma casa. 

Arthur Dent não é um espécime muito evoluído de humano. Na verdade, ele é bem comum. Mas, Arthur Dent esta para ter sua casa demolida devido a construção de um desvio; Desvio esse que ficou exposto em um canto bem remoto da prefeitura e no qual ele não foi informado, não protestou e portanto perdeu o prazo para recorrer da decisão. 
Enquanto Dent esta preocupado em salvar a sua casa, Ford Perfect, um alienígena que vive disfarçado há 15 anos na Terra, colhendo informações para a atualização do mais maravilhoso e completo livro já escrito na história do universo: O Guia do Mochileiro das Galáxias, percebe que a Terra esta prestes a ser destruída e decide salvar Dent da morte eminente. 
Quando naves espaciais da Frota de Construção Vogon chegam a Terra para destruí-la com o intuito de construir um desvio hiperespacial (percebam a ironia, é a mesma situação vivida por Dent), Ford e Dent pegam uma carona na nave minutos antes da destruição e assim, se salvam. 
Mas isso, é apenas o começo de uma grande aventura pelos confins do universo, conhecendo as espécies mais estranhas e passando pelas situações mais incríveis. 
Ainda bem que ele pode contar com O Guia do Mochileiro das Galáxias, uma hiper enciclopédia digital que contém todas as informações sobre qualquer coisa que ele queira e/ou precise saber. 

Apesar de Dent ser o personagem principal, é Marvin quem rouba todas as cenas do livro. Marvin é um robô maníaco depressivo, com uma cabeça enorme, que foi desenvolvido para ser o mais humano possível, porém, com um intelecto muito acima de qualquer forma de vida orgânica. Logo, ele vive "deprê", pois suas funções são constantemente sub-utilizadas. Pra ter ideia, ele é tão depressivo, que consegue fazer com que uma nave (todas as naves possuem uma inteligência artificial, portanto, é possível bater um papo com elas) cometa suicídio ao tentar conversar com ela!!! 

A história é muito louca! Confesso que acho difícil que Douglas Adams tenha escrito isso sóbrio, mas isso não altera o fato de que é genial!
Coisas como a resposta para as questões essenciais da vida, do universo e tudo mais ser o número 42, e o fato de uma toalha ser o objeto mais importante na vida de um mochileiro só dão mais charme a história (e fazem os seus neurônios entrarem em colapso). Eu estou tentando processar até agora a explicação do que é um gerador de improbabilidade infinita, que é o responsável pelo deslocamento das naves espaciais...

A leitura é rápida, apesar de todas as informações novas que são apresentadas para Dent e consequentemente para você, e quando o livro termina, você fica pensando: "Cara... esse livro é muito doido, mas eu preciso saber como essa história vai terminar."

Se você curte clássicos da ficção científica, ou ficou intrigado com o por quê do número 42 e da toalha, você terá que ler este livro para descobrir as respostas. Mas lembre-se: aconteça o que acontecer... Não entre em pânico!











16 comentários

  1. Perfeita resenha!
    Sempre tive curiosidade com O Guia do Mochileiro das Galáxias, vejo falar muito. Fiquei super curiosa com o número 42 e a toalha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois deste livro eu nunca mais olhei para uma toalha da mesma forma! Hahahahaha

      Excluir
  2. Eu adoro e finalmente vou ler o último esse mês, o único que eu não havia lido até então.
    Acho genial e muito louca, exatamente por isso é genial.
    A verdade é que não vai agradar a todo mundo, mas quem curtir, nunca mais esquecerá a importância de uma toalha.

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando você diz o último, quer dizer "Praticamente Inofensiva"? Eu vou ler agora o sexto livro desta série, que foi feito pelo Eion Colin - E tem mais coisa, lançado pela editora sextante. Em breve teremos a resenha de todos os livros dessa série.

      Excluir
  3. Eu sou muito suspeita para falar desse livro, aliás da série, porque li e tinha os 5 (emprestei e uff, nunca mais voltou) adoro acho que ele tem um humor na medida, faz piada com a poíticade maneira muito sagaz, e é muito rápida a leitura. Mas o filme é muito muito longe do livro!

    ResponderExcluir
  4. Oi natália, infelizmente não consigo me interessar por esta série.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  5. Faz tempo que estou querendo ler eu ia comprar a colecao no submarino (que está MT barato) , mas achei outro livro que queria ler mais e deixei esse pra próxima...

    ResponderExcluir
  6. Esse livro (a trilogia em si) eh mto bom. Adoro ele, meu predileto, estou no quarto livro da saga. Parabens pela resenha.

    ResponderExcluir
  7. Já vi muita gente falar muito bem desse livro e falaram pra eu ler mil vezes!! Mas o nome não me atrai :/

    ResponderExcluir
  8. Caramba! Eu não dava nada por esse livro até ler esta resenha. Nunca havia me interessado. Mas nem cheguei a ler e já estou rindo do robô deprê hahaha. E a toalha e o n° 42... Como assim? Como podem ser importantes? Vou colocar esse livro na lista de desejados. E será que algum dia ele entra no sorteio do top comentarista? ;)

    Beijooos
    comvistaparavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sempre tive vontade de ler esse livro , mas nunca li.. A maioria das pessoas realmente acha que é um livro meio maluco rs Tenho muita curiosidade quanto a ele!
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  10. Sempre tive vontade de ler esse livro , mas nunca li. A maioria das pessoas diz mesmo que ele é meio doido , mas é um dos clássicos de ficção cientifica, não é? Deve valer a pena ler rs
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  11. Sempre quis ler essa série, e sua resenha me instigou ainda mais Nat
    A série parece ter uma parte de comédia que conquista qualquer leitor. Os livros já estavam na minha wish list, e estou os desejando mais ainda *-----*

    ResponderExcluir
  12. Muitos amigos tentam me convencer a ler esse livro, mas ficção científica não é comigo. E por mais que seja infantojuvenil, não me imagino lendo. Mas acho que vou dar uma chance ao filme (nem sabia que tinha filme) e quem sabe se eu não gostar, não me interesse pelo livro?

    ResponderExcluir
  13. Uma série ótima e que merece destaque =)
    O gênero é difícil de agradar todo mundo, mas eu realmente curto. recomendo.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥