15 de abril de 2014

Das páginas... Para as telas: A Menina que Roubava Livros

Olá leitores do Perdidas, enfim chegamos a segunda postagem da coluna, e a adaptação escolhida foi A Menina que Roubava Livros. A resenha completa do livro, você pode conferir clicando aqui.
Livro escrito por Markus Zusak, teve seus direitos comprados pela FOX 2000 em 2006, mas só em 2013 que deram prosseguimento ao projeto. E somente em 2014 o filme chegou as telas de nosso país. 


Em termos de adaptação devo dizer que é aceitável. Logo nos momentos inciais do filme, podemos perceber que o longa permanece fiel ao livro, como no modo em que a menina rouba o seu primeiro livro, o modo que ela chega na casa dos Hubermanns, e seu imediato afeto por Hans. 
O filme começa com a apresentação da nossa ilustre narradora, a Morte. Desde esse momento eu estava esperando aparições da morte durante o longa todo, por que uma das coisas que mais gostei no livro foram as citações da Morte. Ela muitas vezes deixava a história divertida por ser irônica e sarcástica. Ou seja, um dos pontos que achei negativo no filme foi a falta dessa narradora, porque com certeza uma das características mais marcantes da obra é a narradora ser a Morte. E no filme ela só se apresenta e depois se despede.
O que achei legal também, foi que mantiveram todo o afeiçoamento entre Hans e sua nova filha Liesel. O livro é cheio de momentos que demonstram esse afeto e no filme também encontramos tais momentos, como os da leitura da noite quando Liesel não consegue dormir, por ser atormentada por pesadelos e até mesmo por seu enorme interesse em aprender a ler e escrever. 
Sua amizade com Rudy, começou de forma diferente. No longa ele é um menino muito simpático que desde que a menina chega na cidade, ele tenta se aproximar chamando-a para brincar. Já nas páginas ele é muito mais metido e um tanto que brincalhão, tanto que seu primeiro ato de amizade por Liesel é acertá-la com uma bola de neve no rosto. Devo confessar que sou mais fã do Rudy do livro. Uma característica que permaneceu a mesma do menino, foi sua insistência. Já que em ambos, ele não desiste de pedir beijos a menina.  A cena do Rudy, se pintando de preto e correndo, achando que era Jesse Owens foi ótima. 


Outro personagem importantíssimo que também tinha presença obrigatória na adaptação era: Max. Uma das coias que mais gostei no filme, foi a forma que demonstraram o crescimento da amizade entre Max e Liesel. O longa conseguiu passar o afeto que um sentia pelo outro, enquanto ele permanecia escondido no porão da casa. Deixando muitas pessoas na sala do cinema emocionados com as cenas de sofrimento de Max, e como isso mexia com Liesel, tanto que a menina pegava seus livros emprestados ou roubados e lia perto de Max, na esperança que ele melhorasse. Obvio que no livro a emoção era maior, mas isso foi obra da maestria de Markus. 


Falar das cenas finais sem dar spoiler é algo bem complicado, mas posso falar que foi uma das coisas que gostei e não gostei. No livro a carga emocional é tão elevada e a forma que a Morte vai levando seus personagens é tão brilhante (a forma que as mortes são narradas) que no filme foi dada tão pouca importância para certas mortes que não quero citar aqui. Enquanto uma outra morte achei que foi dada a devida importância, tanto que nessa hora ouvi muitas pessoas chorando na sala do cinema. AVISO:
SPOILER;SPOILER;SPOILER;SPOILER;SPOILER;SPOILER;SPOILER;SPOILER;SPOILER;SPOILER;SPOILER;SPOILER;SPOILER;SPOILER;SPOILER;SPOILER;SPOILER;SPOILER;SPOILER;
Essa morte é a de Rudy Steiner, gostei bastante da cena de Liesel sofrendo por Rudy, até pedindo um beijo para ele. E até chega a dar um beijo nele. Mesmo não sendo exatamente igual o do livro, eu consegui entender que a intenção da cena era emocionar, e devo dizer que conseguiu. 
O filme foi dirigido por Brian Percival, estreou aqui no Brasil no dia 31 de Janeiro de 2014 e em seu primeiro dia em cartaz vendeu quase seis mil ingressos, e no final arrecadou 1,5 milhões de ingressos.
O Filme foi indicado ao Oscar de melhor trilha sonora original, só que não levou a estatueta.
Uma das alterações realizadas, um tanto que interessante, é o título do livro roubado da fogueira por Liesel de "Dar de ombros" para "O homem invisível".
Então ficamos por aqui com nossa segunda postagem da coluna, espero que tenho curtido. Por favor comentem tudo o que vocês acharem. 


16 comentários

  1. Oi, Diego
    Ainda não assisti o filme, somente li o livro. O livro é muito bom, a narração da morte é excelente. Estou muito ansiosa para ver o filme.

    ResponderExcluir
  2. Oiee
    Eu só li o livro por enquanto, ainda não assisti ao filme. Gostei muito da coluna, perfeita. Fiquei super ansiosa pra ver o filme.

    ResponderExcluir
  3. Adorei seus comentários sobre o filme.Talvez eu assista só depois que ler o livro, que espero ser em breve!
    Mas pelo que vejo o livro parece ser muito mais emocionante. ;-)

    ResponderExcluir
  4. Não li o spoiler .
    Mas estou louca para ver o filme, mas primeiro preciso ler o livro, esse filme talvez seja uns dos mais fiéis ao livro né, pq tem uns que não tem nada a ver uma coisa com a outra .

    ResponderExcluir
  5. Eu já li o livro e assisti o filme. Com certeza gostei bem mais do livro, mas eu também gostei bastante do filme. Achei ele bem fiel ao livro. Mas também acho que no filme, a forma que a morte vai levando as pessoas foi meio deixado de lado, mas gostei do filme mesmo assim.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Diego, eu ainda não vi o filme e nem li o livro. O filme eu não fui ver pois justamente quero ler o livro antes.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Quero muito assistir o filme, mas ando completamente sem tempo e sem dinheiro, haha, cinema é tão caro. =( Enfim, não sei se vou conseguir assisti-lo no cinema, vou ter que baixar um piratinha, haha.

    ResponderExcluir
  8. Assisti o filme e gostei, entretanto, como faz muito tempo que li o livro, não me recordo dos detalhes, mas acho que eles captaram a essência da história.
    "A Menina Que Roubava Livros" é nada menos que apaixonante e comovente :)

    http://carolinaribeirobr.blogspot.com.br/?view=classic

    ResponderExcluir
  9. Olá Diego!! Tive a oportunidade de recentemente ver o filme e realmente amei, mas achei super bacana conferir tua opinião, chorei muito e em breve pretendo reler o livro!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Diego, eu não fui assistir ao filme, apesar do convite do maridão, pois não li o livro ainda, e em especial este filme, eu quero ler o livro antes,
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  11. A Menina Que Roubava Livros, para mim, é um caso à parte. É u dos meus 3 e únicos livros favoritos e, como é esperado de alguém que ama um livro, eu esperava que a representação do mesmo como filme fosse perfeita. Fui muito exigente e não gostei do resultado. Ocultaram muitas coisas, inventaram outras , fora que as características de alguns personagens não batiam com as descritas no livro, nas quais fizeram surgir os personagens na minha imaginação. Fiquei triste com o filme e sempre recomendo o livro antes de ver o filme, pois o livro irá te passar os sentimentos certos que você precisa ter para não só "gostar do filme", mas sim, apreciar a história.
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  12. Olá Diego,
    Bom, eu ainda não vi o filme e nem li o livro, mas são duas coisas que queria muito. HAHA
    Como não ligo para spoiler, li tudo. E uau! Nossa, cada vez que leio algo sobre fico com mais vontade de comprar o livro e ver o filme.
    Enfim, vou aguardar até eu conseguir ler/assistir a menina que roubava livros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu chorei tanto no livro que fiquei com vergonha de ir no cinema ver o filme, e chorar igual a um bebê AUSHAUSHSAUHAS Não tive tempo de ir no cinema assistir ao filme, mas prometo assistir em breve, já que "A menina que roubava livros" é o meu livro favorito, e estou ansiosíssima para o filme.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  14. No geral, eu gostei bastante do filme. Não vi nenhum grave pecado em relação a adaptação e tudo o que havia de importante no livro foi bem retratado no filme, ao meu ver.
    Como eu li o livro há muito tempo e não o reli antes de ir ver o filme, não sei se mudou muita coisa, mas os pontos importantes estavam todos ali e eu gostei bastante do final. Ficou emotivo e eu vi várias pessoas sairem da sala do cinema com os olhos marejados e outras até chorando, eu mesma fui uma dessas.
    é um bom filme e uma adaptação fiel.

    ResponderExcluir
  15. Ainda não li o livro, mas sempre vejo muita gente elogiando o livro e o filme e tenho muita curiosidade de ler/assistir. O enredo é bem interessante e gostei de saber que a adaptação se mantem fiel ao livro. Espero ler em breve! :)

    ResponderExcluir
  16. Não sei se o filme tá tão fiel...sei lá, essa menina não me lembra a Liesel que eu imaginei.
    Enfim, de qualquer forma eu vou ver o filme que está sendo elogiado em tudo quanto é lugar. rs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥