21 de maio de 2014

O Enigma das Estrelas por F. T. Farah

Autora: F. T. Farah
Editora: Geração
ISBN: 9788581301747
Ano: 2014
Páginas: 160
Classificação:
Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador. Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho. No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre. Prepare-se para desvendar o enigma das estrelas. Mas tome cuidado. Alguém pode estar observando seus passos.

Oi pessoal, como podem perceber essa resenha é sobre o livro O Enigma das estrelas. O livro conta a história de Morro do Ferro, uma cidade que foi amaldiçoada por um padre; que foi queimado vivo por ter sido encontrado mantendo relações sexuais com uma mulher, atrás do altar da igreja da cidade (PS: Sim, é um livro infantil!). Mas o foco da história em si, são nos personagens Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vincentinho, que vão acampar logo no morro onde existem muitas lendas sobre extraterrestres, demônios e etc.

O livro começa nos mostrando a relação de amizade dos cinco jovens. Logo de cara, nos é apresentado um romance entre dois deles: Jonas e Carola. Os dois sempre se gostaram, mas nunca confessaram um para o outro e esperavam o momento certo. Fiquei meio surpreso de conter esse tipo de relação se tratando de um livro infantil. Encontramos em Jonas um ciúmes forte e em Carola um nível de amor muito elevado para idade dela. Além de existir passagens de beijos entre os dois, sendo que a faixa etária deles é entre 11 e 12 anos.

Os cinco amigos, só se veem nas férias de Julho, porque moram em cidades diferentes, e seus pais, todas as férias se encontram na cidade Morro do Ferro. Esse ano não poderia ser diferente; chega Julho e todos vão se reencontrar. Seus super inteligentes pais, logo resolvem que vão mandar as crianças para acampar sozinhas no Morro amaldiçoado, onde todo morador daquela área confessa ter visto muitas luzes estranhas no céu e coisas inexplicáveis. Palmas para esses pais né?
Conforme as coisas vão acontecendo, vemos situações bizarras (mas como o tema principal do livro é bizarro, nada impressiona muito) e tem coisas que incomodam, como a infantilidade dos personagens na questão do medo durante o acampamento, e a irresponsabilidade dos pais.

O livro consegue criar realmente um enigma, que faz com que o leitor fique curioso para conhecer mais detalhes do que realmente se passa na cidade. Muitas vezes, nós leitores, paramos e pensamos: será que existem mesmo? E no livro não é diferente.
Por meio de sonhos, os jovens sentem que alguma coisa ruim acontecerá nesse acampamento. Carmem sonhou com todos seus amigos sendo engolidos por uma cobra, enquanto Carola com o padre que amaldiçoou a cidade.

O que eu mais gostei nesse livro foi da objetividade do autor, ele mostrou rápido ao que veio, sem muitas enrolações e coisas desnecessárias. Tudo o que encontramos nesse primeiro volume deixa o leitor curioso para as continuações, mesmo sendo infantil a história e os diálogos, consegue aguçar a curiosidade para saber como a história termina. Até a próxima, abraços.

16 comentários

  1. Oi, Diego
    Gostei muito da sua resenha. Quando lançou esse livro, não estava muito a fim de ler, mas lendo várias resenhas, confesso que fiquei curiosa, então resolvi dar uma chance. Espero ler em breve.

    ResponderExcluir
  2. Adoro temas de fantasia, pois os autores demonstram um auto grau de imaginação. Dá pra você ter um gostinho e muitas das vezes, você consegue viajar na leitura deles. E este livro me faz pensar nisso. Vou amar poder viajar nessas páginas e conhecer esses garotos. Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Queria ler o livro,mas lendo sua resenha o autor parece que errou na idade dos personagens.
    Mas mesmo assim, gostaria de ler.

    ResponderExcluir
  4. Apesar de ser uma leitura rápida e despretensiosa, não sei se investiria nela no momento por conta da questão do gênero... Tenho preferido livros com menos ficção e mais realidade.

    ResponderExcluir
  5. Eu ja havia visto outras resenhas sobre o livro, e me interessei por ele. Sua resenha esta otima por sinal, das melhores que vi sobre o livro.

    ResponderExcluir
  6. Diego!
    Como falei anteriormente, amo ficção.
    Ganhei esse livro estou com ele aqui para leitura, vou tentar colocar mais acima da pilha para leitura, porque gostei demais, obrigada.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esquece depois de nos dizer o que achou do livro ;)

      Excluir
  7. Esse livro parece interessante, mas meio louco, que tipo de país deixariam os filhos acamparam de noite em um lugar desconhecido e com coisas inexplicáveis acontecendo?
    Mas eu acho que leria só pra comprovar que o livro não é muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia Jéssica, e depois comente aqui sua opinião =)

      Excluir
  8. São poucos os que conseguem ser simples e práticos e ainda manter a genialidade.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Adorei! Se fosse somente pela sinopse, acho que não ficaria empolgada, mas adorei sua resenha e gostei do modo como o autor conduziu a história. Sem muitas enrolações e coisas desnecessárias.

    ResponderExcluir
  10. Ja li algumas resenhas sobre esse livro, algumas positivas, outras nao. Tbem questionei muitas vezes como esses pais podem ter deixado os filhos acamparem, sobre o motivo da maldição do padre, mas depois, parando pra pensar, é um livro, é ficção. Percy Jackson tambem se apaixona, Percy Jackson tambem tinha 12 anos fazendo coisas que não condiz a idade. Sei la, livro é livro, de coisas reais, basta a vida, nao é ? PArabens pela resenha.

    ResponderExcluir
  11. Quero muitoooooooooooooo ler esse, principalmente por ser fã do gênero \o/
    Depois porque essa história simplesmente me chamou muito a atenção e acho que me envolveria bastante, mesmo que tenha alguns pontos negativos, essa seria uma leitura muito boa =)

    ResponderExcluir
  12. Um livro um tanto quanto peculiar, com essa fórmula incomum: ovnis + pecados da igreja + criança... Mas nunca se sabe, pode acabar sendo muito interessante! Fiquei curiosa sobre ele e se ganhar uma promoção dele vou ler de mente aberta, eu juro hahaha

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥