21 de julho de 2014

A Mão Misteriosa por Agatha Christie

Autora: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
ISBN: 8520911684
Páginas: 168
Ano: 1977
Classificação: 
A pacata cidadezinha de Lymstock começa a ter sua tranqüilidade destruída pela ação de um assassino calculista, que permanece entre os habitantes do local. Em meio a tudo isso, só os olhos de Miss Marple, em mais uma intrigante aventura, não se enganam.






Vou ser sincera. Como uma fã incondicional de Agatha Christie, eu fiquei bem decepcionada com essa história. Na verdade, nem parece uma história dela... eu explico. 

Tudo começa quando um casal de irmãos - Jerry e Joana - se mudam para a pacata cidade de Lymstock para que Jerry possa se recuperar de um ferimento causado pela queda do avião que ele pilotava. 
Mal eles chegam na cidade, recebem uma carta anônima afirmando que eles não são irmãos. Eles não dão a mínima importância ao assunto, mas descobrem que não foram os primeiros a receberem esse tipo de carta. 
Até ai, todos acreditam ser uma brincadeira de mal gosto, mas até que ponto as acusações das cartas sãio uma mentira?

Eis a questão...
Quando uma respeitável senhora, aparentemente, comete suicídio depois de receber mais uma dessas cartas anônimas, e a empregada dela é encontrada morta com uma punhalada na cabeça, o caso passa a ser tratado pela polícia como homicídio e não mais uma brincadeira. 
Quem esta mandando estas cartas?  O que ela tinha contra as vítimas? As acusações nas cartas eram verdadeiras? 

Bem... por quê esse livro não se parece com uma história da Agatha? 
Primeiro porque se vocês olharem na capa do livro, diz que é uma história de Miss Marple. Porém, quem narra a história é Jerry e a Miss Marple só vai aparecer lá no final do livro. Mas é no final mesmo!
Segundo, porque a formatação deste livro não é comum. Como Jerry narra os acontecimentos, temos capítulos curtos (como se fossem cenas de um filme) dentro de um mesmo capítulo. Nos outros livros da dama do crime, nós temos como fio codutor a Miss Marple ou Hercule Poirot, com capítulos bem delimitados e mais extensos.

O final é previsível, e se você estiver bem atento aos detalhes vai conseguir descobrir o assassíno sem muita dificuldade. Se não conseguir o assassíno, com certeza chegará pelo menos ao motivo do crime. 
Lembre-se: Onde há fumaça... há fogo!





12 comentários

  1. Serio que você não gostou desse livro ? Achei a história dele muito interessante, talvez seja por causa dos assassinatos. Ainda não li ele, mas coloquei na minha lista de desejados no skoob.
    Criei meu blog ontem, será que poderia dar uma olhadinha e me dizer o que achou do primeiro post que é uma resenha de um dos livros de Dan Brown, Inferno. Iria ficar grata se você desse uma olhadinha.
    Blog Sopa de Letrinhas
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. Apesar de parecer uma história previsível,gostaria muito de ler.
    Gosto de livros investigativos.

    ResponderExcluir
  3. Oiee
    Eu nunca li nada da Agatha Christie mas é uma pena que esse livro não seja do seu agrado.É difícil mesmo você acompanhar um autor e em algum momento ele comete um grande deslize como esse,eu ia falar que agora era questão de apenas esperar o próximo livro mas procurei no google e ela já morreu,a bastante tempo aliás :0
    Os livros dela são antigos mas vou tentar achar algum deles na biblioteca da minha escola para ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li nenhum livro da Agatha Christie, mas pretendo ler. Só que não irei começar por esse livro. É muito ruim quando um livro nos decepciona, principalmente quando somos fãs do autor.

    ResponderExcluir
  5. Acreditam que ainda não li nenhum livro da autora? Uma vergonha não é rsrsrs
    Gostei bastante do enredo mas confesso que fiquei um pouco triste com a leve critica de que não parecia ela escrevendo. Queria saber qual outro livro dela é uma boa leitura para que eu conheça o trabalho dela?

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada da autora, mas não tenho muito interesse, sei lá, só que os livros dela nunca chamaram minha atenção .

    ResponderExcluir
  7. Oi Natália,

    Tambem sou mega fã de Agatha. Esse que você leu, é um livro antigo, tipo de sebo, ou é relançamento?
    Eu nunca consegui descobrir um assassino dela e se você disse que neste estava facil, é de se estranhar mesmo.
    Sempre preferi as investigações de Poroit.

    ResponderExcluir
  8. Uma pena o livro ter decepcionado né =( Ainda mais se tratando de Agatha C.
    Mas acho que só li um ou dois livros dela até hoje... pretendo ler mais, é claro. E talvez até goste desse, gosto é bem complicado kkkk

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada dela, mas tenho um box com 3 livros na minha estante, que um dia lerei com certeza. Mas não curti o fato de não parecer a escrita dela nesse livro, porque pelo que sei a leitura dela flui e você consegue acompanhar os mistérios muito bem.

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Li pouquíssimos livros da Agatha Christie e não gostei muito não. E as sinopses das outras obras dela também não me causaram interesse. Então é muito provável (muito!) que eu não venha a ler A Mão Misteriosa.

    ResponderExcluir
  11. Puts, história fraca...realmente decepciona.
    Mas enfim...nem tudo pode ser perfeito, não?

    ResponderExcluir
  12. Adorei sua sinceridade pra falar sobre o livro acho que por isso que gosto tanto deste blog pois acredito ser fossse pra ver so coisas positivas nnn seria legal o blog . O livro tempontos negativos wue eu sinceramente nnn achei que iria encontra

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥