15 de agosto de 2014

Profundezas por Tricia Rayburn

Livro III

Autora: Tricia Rayburn
Editora: Verus
ISBN: 9788576862222
Ano: 2013
Páginas: 336
Classificação: 
Um ano depois dos acontecimentos que mataram sua irmã e transformaram Vanessa em sereia, ela tenta desesperadamente manter sua família unida e retomar a vida 'normal'. Mas, não importa quantas vezes mergulhe ou quanta água salgada beba, Vanessa se sente cada vez mais fraca. Ela não tem ideia de como viver na condição de sereia e não quer mais ter que lidar com sua recém-descoberta identidade. É tudo assustador demais. De volta a Winter Harbor para passar o verão, as lembranças do ex-namorado, Simon, estão em toda parte. Vanessa o ama e faria tudo para que o relacionamento desse certo. Mas como pode pedir que ele a aceite de volta, se ela é uma criatura que só trará mais problemas a ele? E como Simon poderá amá-la quando descobrir a terrível verdade - que, para permanecer viva, Vanessa precisa satisfazer seus desejos de sereia, não importando quem saia machucado?

Você pode ler a resenha de Sereia e Encanto.

Atenção: Se você não leu os dois primeiros livros, esta resenha pode conter spoilers.

Em Profundezas, temos o tão aguardado desfecho desta história incrível e posso dizer que não me decepcionei.

Como pudemos acompanhar no primeiro livro da série, Vanessa descobre da forma mais dolorosa ser uma sereia. Isso por quê ela vê sua vida dar um giro de cento e oitenta graus literalmente da noite para o dia, com a morte repentina e prematura de sua irmã mais velha, além de ter que presenciar acontecimentos aparentemente inexplicáveis e várias mortes em Winter Harbor... Cidade onde sempre passou o verão com sua família. Após descobrir a causa de tudo e conseguir solucionar parte dos problemas, Vanessa tenta seguir em frente, mas percebe que não será tão fácil assim. Em Encanto, ela decide tomar uma medida drástica e termina com seu grande amor, Simon, pois não consegue viver com a incerteza de saber se ele está com ela por que realmente a ama ou se é por que é uma sereia e ele não consegue resistir ao seu encanto. Ela tenta se redescobrir a cada dia, mas infelizmente percebe que os problemas que achou ter resolvido ainda persistem de alguma forma.

Já em Profundezas, temos Vanessa voltando à Winter Harbor... Tendo que vender sua casa do lago - casa que possui as lembranças de toda a sua vida, inclusive com sua irmã - pois sendo uma sereia precisa na verdade estar perto do mar. Desta forma, ela e seus pais que estão fazendo de tudo para ajudá-la nesta fase tão difícil vendem a casa e conseguem uma de frente para o mar como Vanessa precisa. Porém, se os problemas dela se resumissem a somente isto, tudo seria mais fácil, mas é claro que as coisas são muito mais complicadas. Com o coração na mão e sem saber o que dizer à Simon, grande amor de sua vida, mas que por opção de Vanessa estão separados, ela tentará mais uma vez reconquistá-lo, pois percebeu que sua vida não faz o mínimo sentido sem ele ao seu lado, mas não tem certeza se depois do que fez com ele, ele pensa a mesma coisa. Além disso, Vanessa começa a perceber que seu corpo tem lhe exigido cada vez mais, mesmo estando no mar todos os dias e bebendo litros e mais litros de água salgada. A cada dia que passa ela se sente mais e mais cansada e as vezes sua pele chega a ficar enrugada como se tivesse envelhecido anos em apenas alguns minutos, mas ela não tem ideia do que possa estar acontecendo. Como se já não bastasse tudo isso, quando ela, Simon, Caleb - irmão de Simon - e Paige acham que finalmente viverão um verão em paz em Winter Harbor, mortes começam a acontecer novamente... E o pior, nas mesmas datas das últimas mortes que ocorreram por lá. Mas isso não é tudo: desta vez, as vítimas são todas mulheres, e não homens como da última vez. Mas é impossível que as sereias que eles conseguiram matar tivessem voltado e estivessem se vingando, certo? Mesmo que Vanessa tenha se certificado que elas morreram mesmo? E se não são elas, quem estaria matando novamente em Winter Harbor e por quê? Mais uma vez eles terão que desvendar quem está por trás de tantas mortes e tentar resolver o quanto antes.

Profundezas conseguiu fechar com chave de ouro essa trilogia que acho simplesmente sensacional. Quem leu a resenha de Sereia, sabe que foi através dele que tive o primeiro contato com este tipo de história que envolvesse sereias e tenho que dizer que tive muita sorte que tenha sido justamente com ele. Da trilogia, Sereia sem sombra de dúvidas é o melhor livro e faz com que você queria desesperadamente ler os outros livros para saber o que vai acontecer dali pra frente, além de ter ação e muita emoção do início ao fim, literalmente.

Pode-se dizer que Profundezas manteve o mesmo nível dos outros livros, mas não recebeu nota máxima como os outros por eu ter achado que faltou algo para que ele fosse sensacional como os dois primeiros. Porém, ele não deixa de ser muito bom e fez com que eu tivesse uma sensação boa ao terminá-lo... A sensação de que eu li uma série verdadeiramente boa.

O livro continua sendo contado em primeira pessoa por Vanessa; mais uma vez a diagramação e a revisão estavam impecáveis; as folhas são amareladas e o tamanho da letra é super agradável para a leitura.

Nunca é legal quando a série que tanto gostamos termina, mas já que infelizmente este momento tem que chegar, que fiquemos com uma sensação de que lemos algo verdadeiramente bom, e com esta série foi assim.

  

12 comentários

  1. Como ainda não li os dois primeiros volumes, mas pretendo, li apenas os três últimos parágrafos dessa resenha. Pelo que deu pra perceber, o livro é bom, mas ficou aquela sensaçãozinha de que faltou algo. Uma pena! Mas, pelo menos, não decepcionou. A autora soube fechar bem a trilogia e isso é o que importa. Agora é partir para novas aventuras.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Olá Laisy!
    Não li os livros ainda.
    Lendo sua resenha,fiquei bastante curiosa em lê-los.
    E o bom é que à série não é tão longa. O que sempre me deixa desestimulada.
    Sem contar que é um livro de fantasia bem diferente .

    ResponderExcluir
  3. Laisy!
    Essa série é uma das mais desejadas por mim, principalmente porque adoro os seres fantásticos.
    Saber mais sobre As sereias ´interessante e pelo que vejo, a autora tem um forma própria de abordar o assunto.
    http://www.mulher-atual.com/

    ResponderExcluir
  4. Bom... agora que a série terminou de ser lançada, posso comprar rsrsrs
    Não gosto de comprar livros em que a continuação ainda vai ser lançada e temos que ficar esperando!
    Achei as capas dos livros maravilhosas e por isso sempre tive vontade de tê-los! Andei lendo algumas resenhas dos livros e isso fez com que eu quisesse ainda mais.
    Porém, ainda não tinha lido nenhuma do terceiro livro da trilogia. Fiquei feliz que tenha sido uma boa leitura e isso me animou mais. Pretendo ler em breve. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  5. Não conheço a série, e nunca havia parado para ler nada a respeito, mas confesso que sua resenha me animou. Sereia parece ser um bom livro, fiquei curioso a respeito das mortes, ainda mais sendo primeiro apenas de homens e agora apenas de mulheres, os homens são justificáveis devido a mitologia que envolve o canto das sereias, mas não consigo entender a razão de mulheres também morrerem, seria o caso de existirem tritões em Winter Harbor?
    Acho que vou descobrir apenas se ler os livros né?


    http://dialeticaproposital.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Laisy, não li a sua resenha porque tenho vontade de acompanhar a série e não queria ter muitos spoilers :/ Espero que valha a pena esses livros. beijo

    ResponderExcluir
  7. Pulei a resenha =( pois ainda quero ler a série, eu não sabia que já tinha lançado o terceiro e último volume, parece que a série é muito boa.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  8. Acabei lendo apenas o primeiro volume desta série, e é bom saber que ela termina de uma forma boa.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia a série, mas ja me apaixonei. Adoro livros que envolve fantasia ou seres não humanos. Sereias ja nos fascina desde crianças nao é?
    Melhor ainda sabendo que um livro termina uma trilogia de uma forma satisfatória. É ruim quando esperamos três livros e o final ainda nos deixa com muitas pontas soltas.

    ResponderExcluir
  10. Acho muito interessante essa serie, apesar de nós ter tido a oportunidade de ler ainda, vi muitos elogios, e essas capas são maravilhosas...

    ResponderExcluir
  11. Tricia Rayburn fez o livro sereia que ainda nao li !
    Mas confesso que estou muuuito curiosa apos
    ler esta resenha

    ResponderExcluir
  12. Eu não li nenhum livro, Laisy, mas adoro histórias que envolvem sereias e fiquei intrigada para saber essa descoberta dela, como foi e o que aconteceu.
    Parece um ótimo livro

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥