13 de outubro de 2014

Maze Runner por James Dashner

Livro I

Autor: James Dashner
Editora: V&R
ISBN: 
9788576832478
Ano: 2010
Páginas: 426

Classificação: 
  
Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho. Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito. 

Como vocês sabem, eu sempre fui um viciado em livros né? Ia na Saraiva e em outras livrarias só para ficar escolhendo minhas próximas leituras. Maze Runner sempre foi um livro que me intrigava, eu olhava para ele na estante e alguma coisa me dizia para não comprar, mas eu sabia que um dia  ia acabar me rendendo. Então, depois de muito lutar contra, comprei o livro... afinal ele ia virar filme e eu teria que ler de qualquer jeito. 

Comecei a ler o livro achando que encontraria um enredo infantil, jurava que era para crianças! Só que eu mais um vez, me enganei lindo. Maze Runner definitivamente não é um livro para crianças; ele é obscuro, perturbador, angustiante a um nível absurdo! Quanto mais eu lia, mais eu me envolvia nesse mundo criado por James Dashner. Absolutamente sensacional ! 

O livro nos conta a história de Thomas, como a sinopse acima já diz. Ele chega no labirinto e a única coisa que ele se lembra é seu nome, mais nada! E é recebido por outros jovens que aparentam ter a mesma faixa etária dele, entre 12 e 18 anos. 
Desde o início do livro, Dashner soube como envolver o leitor instantaneamente. Obviamente como qualquer pessoa normal, Thomaz procura respostas para o que está acontecendo com ele, e você mero leitor embarca junto com o personagem na luta pela descoberta de um milhão de questões levantadas em menos de 50 páginas. Só que aí entra o fator que faz o leitor quase arrancar os cabelos rs... Ninguém também sabe as respostas para as perguntas de Thomaz, afinal todos ali passaram pelo que ele está passando no momento, e a única coisa que entendemos no início é o modo como eles se organizam na clareira (nome dado ao local onde todos os jovens vivem). Ou seja, para tentar entender um pouco, você precisará ler as quase 500 páginas dessa obra, só que relaxem, o livro é tão movimentado e angustiante que você lê num piscar de olhos! 
Mesmo com todos os questionamentos iniciais, Thomaz é obrigado a viver na clareira e se adaptar ao modo de vida dos outros jovens que até então, teriam vivido ali durante dois anos sem nenhuma mudança. Na clareira, não chove, eles recebem suprimentos necessários para sobrevivência pela caixa (nome dado ao elevador que levou Thomaz a clareira) junto com um novo menino, sempre uma vez por mês. 
Na clareira, os jovens se organizam e delegam funções a todos, existe um conselho que vê e designa essas funções para cada um. Alby é o principal líder, foi um dos primeiros a chegar no labirinto e é o que está lá a mais tempo que todos. Newt, Gally, Caçarola e outros também compõe esse conselho e Newt e Gally se tornam personagens importantes para o desenrolar da trama. Uma coisa que ficou clara para Thomaz, era que o Labirinto era perigoso, que as portas se abrem toda manhã e fecham ao anoitecer, guardando perigos terríveis a noite! O principal perigo é o Verdugo, criatura que quando pica um jovem, faz ele passar pela "transformação" e tem visões de sua vida antes do labirinto. Só que essa transformação não é nem um pouco agradável.  
Como se não bastasse já a angustia por saber o que está acontecendo com todos aqueles jovens, Dashner parece brincar com nosso emocional e nosso fôlego durante o livro. A cada capítulo, página, surge uma coisa nova que faz a gente surtar cada vez mais! A crueldade do que esses jovens sofrem é absurda. Nessas 500 páginas acontecem tanta coisa! Ben, após passar pela transformação tenta matar Thomaz, dizendo ter visto ele na vida anterior e que aquilo tudo era culpa dele. Como se não bastasse Gally também acusa Thomaz, o que deixa o leitor cada vez mais desesperado para entender o que está se passando. E como um cheque-mate, a primeira menina chega na clareira, com um bilhete na mão dizendo que ela é a última a chegar PARA SEMPRE! E que o fim está próximo.... PQP DASHNER MERECE PALMAS! O CARA É SENSACIONAL EM TE DEIXAR TENSO ! 
Tem tantos outros acontecimentos no livro, que não posso falar  aqui... chega de spoilers mesmo que sejam irrelevantes, vão ler o livro e se aventurar nesse mundo fantástico e cruel! 
O desenrolar do livro é sensacional e o modo como as peças do quebra-cabeça vão se encaixando é muito interessante. O final deixa você mais fulo da vida ainda, porque você  percebe que nem metade das suas dúvidas serão respondidas nesse primeiro livro, me obrigando a comprar as continuações. Maze Runner é um dos melhores livros que eu já li na categoria. Tenso, bruto, cruel, intrigante, angustiante, genial, maravilhoso, curioso.... Enfim, eu OBRIGO vocês a lerem esse livro ! 

Ah lembrem-se.... Cruel é bom ;) 



11 comentários

  1. Epa,acho que tenho que ler esse livro de qualquer maneira. rs
    Não estava entre os meus mais desejados,mas pela resenha vi que é melhor do que eu imaginava.

    Vou ler! :)

    ResponderExcluir
  2. ei só para vc sentir a pressão eu não vi o filme, não li o livro e adorei o trailer kkkkkk!!
    http://mergulhado-em-historias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Ainda estou no dilema de ler antes ou ver o filme...
    A sua foi uma das primeiras críticas do livro que eu li, geralmente leio sobre o filme e da intensão de ler o livro.
    Tenho alguns probleminhas com obras que me deixam angustiada e meio descontrolada (Divergente e Jogos Vorazes quase me mataram...). Imagino que os sentimentos, aliados a uma curiosidade sem fim pelas respostas, criariam um ambiente parecido. Mas um fato comprovado é que verei/lerei algum dia. Não sei bem quando.
    Sua resenha, sem dúvidas, foi estimulante!

    The Queen’s Castle, Ana P. Maia ♛
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Sério que você achava infantil? Nem a capa não tem nada de infantil homem kkk eu to louca pra ler esse livro, não quero ver o filme antes de ler.

    ResponderExcluir
  5. Oi Diego, eu estava para ver no cinema e acabou que não deu certo ainda. O livro eu não li também, mas pelo enredo e pelo que já pude notar em resenhas que já li, vou gostar.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. So a capa desse livro já da arrepio.. a unica coisa que me impede de ter ele é o fato de ser uma serie e estar tentando acabar de adquirir as series que ainda estou acompanhando... mas tenho muita vontade por esse livro e com certeza irei compra-lo... pois sei que não verei o filme antes de ler... e tenho medo de spoiler...então tenho que correr pra ler.

    ResponderExcluir
  7. Só tive conhecimento dessa série a partir do segundo volume dela. Então corri pra conseguir esse primeiro e posso dizer que me apaixonei por essa trama do James. Concordo com tudo o que você falou aqui, Diego! É tudo muito tenso e intenso mesmo. Não vejo a hora de ler o "A Cura Mortal", pois já li os dois primeiros volumes da série.
    E essa frase "Cruel é bom", ainda é uma incognita pra mim.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Esse não é um gênero que eu leria normalmente,porem depois dessa perfeita rezenha, fiquei louca de vontade de iniciar essa leitura, só não sei bem se teria coragem. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Não sei.. todo mudo diz que é bom, mas esse eu quero ver o filme primeiro..

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei o livro, simples assim! O fato dele lhe dá um choque de adrenalina a cada final de capítulo que não permite que você pare até ter terminado ele inteirinho :3
    Ainda não li as continuações mas já tô correndo atrás disso o mais rápido possível! Esse livro se tornou o meu mais novo xodó, e tô o amando plenamente!!

    ResponderExcluir
  11. Todos os comentários que li acerca do livro são ótimos, estou muito interessada em lê-lo, A premissa é interessantíssima, Vi sobre o filme, mas eu prefiro ler primeiro e depois assistir, acho mais emocionante assim, rs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥