12 de novembro de 2014

Adeus, Aposentadoria por Gustavo Cerbasi

Autor: Gustavo Cerbasi
Editora: Sextante
ISBN: 9788543100975
Ano: 2014
Páginas: 160

Classificação: 
Esqueça tudo o que você já ouviu falar sobre aposentadoria. A ideia de parar de trabalhar e se sustentar com um auxílio mensal é um conceito ultrapassado para dar conta do padrão de vida que queremos ter. Bancos, empresas de previdência, fundos de pensão e o Ministério da Previdência Social recomendam que as pessoas poupem mais ao longo dos anos para chegarem com uma boa reserva à idade avançada. Mas será que apenas essa poupança resolve o problema? Quem já passou dos 60 anos lamenta não ter se esforçado mais no passado e sabe que, mesmo que tivesse dobrado seu esforço, ainda estaria longe de uma situação confortável. Como estamos vivendo mais, com mais qualidade, custo de vida mais alto e maior nível educacional e cultural, a renda de uma aposentadoria – pública ou privada – não é suficiente hoje. A velha fórmula deixou de funcionar. É preciso adotar um modelo realista para planejar o futuro. Reunindo pesquisas e reflexões sobre casos de fracasso e de sucesso, este livro propõe uma nova forma de enxergar o trabalho e de lidar com o dinheiro, oferecendo conselhos atualizados sobre a melhor maneira de se educar, de investir, de empreender e de gerenciar a carreira. Ao longo de mais de uma década, Gustavo Cerbasi vem se dedicando a estudar e trabalhar com educação financeira, orientando públicos de diversas idades e classes sociais. Em Adeus, aposentadoria, ele apresenta um plano para administrar sua riqueza que inclui dicas personalizadas de acordo com sua faixa etária. Além disso, faz uma análise das modalidades existentes de aposentadoria e aponta suas principais falhas. Sem dúvida, o desafio para conquistar uma vida futura mantendo o padrão atual e sem depender de ninguém é grande, mas é possível se começarmos a realizar esse projeto desde já.

Sabe aquele livro que você deveria deixar na sua cabeceira e carregar pelo resto da sua vida?
Não, eu não estou falando de "A Arte da Guerra", embora esse também seja um ótimo exemplo. Eu estou falando de "Adeus, Aposentadoria" do autor Gustavo Cerbasi.

Quantos anos você tem? Você já pensou na sua aposentadoria? Pois deveria... tipo... pra ontem!

"Você já leu ou ouviu alguma notícia positiva ou otimista quando o assunto é o futuro da aposentadoria? Nem eu. (...) Todos os estudos e todas as estatísticas atuais que se referem à aposentadoria se propõem a alardear um futuro de dificuldades e colapso do sistema previdenciário." - pag 16

Segundo uma pesquisa divulgada pelo IBGE em 2013, a população brasileira esta vivendo mais. Motivo para comemoração, certo? Para a medicina, sim. Para o sistema previdenciário, não.
A tendência é que em 2040 o número de idosos (ou seja, aposentados) supere o número de jovens (ou seja, trabalhadores), um problema que a Europa já vem enfrentando há alguns anos.
O que isso influencia na sua vida além do fato de ter mais tempo pra curtir os seus avós?
Simples. A conta do INSS de todos esses aposentados será paga por você.

Ao contrário do que a maioria acha, quando o INSS é descontado do seu salário, ele não esta sendo descontado para pagar a sua aposentadoria, mas sim a aposentadoria dos que já estão aposentados. A sua será paga pelo desconto dos seus filhos e netos. Ou seja, você paga a conta da geração anterior a sua e assim sucessivamente.

Não precisa ser um gênio da matemática pra perceber que em um futuro próximo os encargos do INSS no seu contra cheque serão altíssimos, a dívida dele para manter toda essa gente será ainda maior do que é hoje e o governo começará (na verdade já começou com o aumento do fator previdenciário...) a impor mais e mais dificuldades para você se aposentar cada vez mais tarde.

Resumindo: Se você for depender do INSS para garantir uma velhice tranquila, você esta ferrado! A grande verdade é que o INSS já está falido, só que ninguém teve coragem de anunciar isso oficialmente.

Hoje o Brasil vive um momento de crescimento econômico e com uma população ativa maior do que de inativos/aposentados e segundo economistas, nós deveríamos estar acumulando capital e investindo em políticas de melhoria de infra estrutura para garantir que as próximas gerações não sofram com restrições na renda e na qualidade de vida.
Parem e pensem: Você realmente acha que o Brasil esta fazendo isso? Se ele não fez até agora, você acha que vai acender uma lâmpada na cabeça de algum político do dia para a noite e ele vai começar a fazer isso a partir de amanhã? Não né?
Então é melhor você começar a cuidar da sua vida sem depender de ninguém (principalmente do governo...)

Ok Natália. Você já provou que eu estou ferrado e meu futuro será bem complicado. Mas o que eu posso fazer? 
As respostas para essa pergunta estão neste livro! (Levante as mãos pro céu e dê graças a Deus!)

O autor Gustavo Cerbasi te mostra passo-a-passo quais estratégias você deve adotar para tentar garantir a sua aposentadoria tranquila, e lhe dá várias opções que você poderá escolher de acordo com o seu perfil.
Comprar ações? Investir em imóveis para viver da renda deles? Juntar 1 milhão de reais na poupança? Abrir seu próprio negócio? Fazer um plano de previdência privada para complementar os rendimentos do INSS? As alternativas são muitas, mas não pense você que só o fato de abrir uma poupança e conseguir juntar 1 milhão serão o suficiente. E ele também explica por quê... afinal, existe um negócio chamado inflação. Conhece? Pois é... ela será a responsável por comer parte do seu investimento e como podemos perceber no cenário econômico atual, ela existe (apesar do governo negar) e esta muito forte...

O autor passa detalhadamente os pós e os contras de cada investimento ou estratégia que você decida tomar para garantir o seu futuro e indica outras leituras para caso você queira se aprofundar no assunto. Então, se você por exemplo, decidir investir em ações, ele lhe indica na parte em que fala de ações um livro especializado nesse assunto. Além disso, ele também lhe indica sites para que você possa calcular quanto teria que poupar por mês para conseguir 1 milhão em 30 anos na poupança, por exemplo, ou quanto falta para você se aposentar. E acredite em mim... essas dicas são bem úteis. Você vai precisar delas...

Outra coisa que ele explica é a idade certa para começar a se preocupar com a sua aposentadoria. Vai deixar para pensar nisso quando estiver faltando 10 anos para você se aposentar? Não!!!! Você precisa planejar agora! Eu tenho 27 anos e já estou atrasada, mas pelo menos agora que obtive o conhecimento posso tentar reverter o quadro. Se você já esta próximo de se aposentar, não se desespere... nem tudo esta perdido... ele também tem dicas para você! Então corre pra livraria e devore este livro!!!

Quando eu disse lá no início desta resenha que esse é um livro para a sua vida inteira e que deveria estar na sua cabeceira, você achou que eu estava exagerando, certo? E agora? Você ainda acha que é um exagero?


9 comentários

  1. uma vez um professor meu do ensino médio me falou exatamente isso: que vai chegar uma época em que o numero de aposentados será maior do que o de trabalhadores, e que virará um caos, igual na europa mesmo...
    acho que as pessoas deveriam se preocupar em, ao invés de pagar o INSS, fazer uma poupança, ou até optar por uma aposentadoria privada, porque depender do INSS não vai ser coisa boa mesmo.
    achei muito interessante este livro Nat, principalmente porque onde eu trabalho, mechemos bastante com aposentadoria. não conhecia ele, mas fiquei curiosa para conhecê-lo! *-*

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente não entendo muito dessas coisas de INSS, aposentadoria e tudo mais, mas com certeza as dicas e ajudas que o autor dá para as pessoas no livro é muito útil, e não sabia que a aposentadoria era paga pelos os que trabalham, bom saber disso. E se mais pra frente ninguém trabalhar e a mão de obra humana for substituída por tecnologia? o que já está acontecendo..
    Bem interessante o livro.
    Beijos Natália, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  3. Oi Natália, no momento não tenho interesse neste tipo de livro.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Esse livro com toda certeza é muito útil. Pensar em viver da melhor forma possível na velhice é um assunto sério e que o quanto mais rápido planejar isso melhor.

    ResponderExcluir
  5. até achei legal o intuito da leitura e realmente a gente pensar q pode depender do governo é tenso, mas n é meu tipo de leitura com certeza.

    ResponderExcluir
  6. Nunca parei para pensar nesse lance de aposentadoria, essa coisa toda de ter que bancar a outra geração. É preocupante. Se só pela resenha eu desisti definitivamente de depender do governo, imagina quando ler o livro?
    Achei exagero quando disse que deveríamos ter na cabeceira, pensei ''mas como?? eu só tenho dezoito anos'', mas no fim desejei ter aqui e agora. Nem li ainda, mas acho que estou na idade certa para começar a pensar nisso. Aliás, depois de ler isso tudo, não sei como eu vou parar de pensar. ahaha Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Não fiquei muito interessada neste livro não, não é meu tipo de leitura *-*

    ResponderExcluir
  8. Ai nem, gosto mesmo é de romance xoxo
    Daqui uns anos eu compro.
    Talvez.
    kkkk

    ResponderExcluir
  9. Puts, é complicado pensar no futuro e na aposentadoria...tipo, futuro é algo incerto. Esse livro realmente é muito bom no sentido de você ter um futuro estável para quando quiser parar de trabalhar mas ao mesmo tempo eu penso que não, afinal eu não sei nem se estarei vivo amanhã.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥