22 de novembro de 2014

Para Onde Ela Foi por Gayle Forman

Se eu ficar - Livro II

Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788581635675
Ano: 2014
Páginas: 240

Classificação: 

Meu primeiro impulso não é agarrá-la nem beijá-la. Eu só quero tocar sua bochecha, ainda corada pela apresentação desta noite. Eu quero atravessar o espaço que nos separa, medido em passos não em milhas, não em continentes, não em anos , e acariciar seu rosto com um dedo calejado. Mas eu não posso tocá-la. Esse é um privilégio que me foi tirado. Com a mesma força dramática de Se Eu Ficar, agora pela voz de Adam, Para Onde Ela Foi expõe o desalento da perda, a promessa da esperança e a chama do amor que renasce.

Pense em um livro que te decepcionou muito e que quando saiu a continuação você decidiu ler apenas por dois motivos.: 
1. Você não consegue ficar com uma história incompleta 
2. Você queria dar uma chance do autor(a) se redimir com você. 

Pois é... foi por esses dois motivos acima que eu decidi ler Para onde ela foi, a continuação do livro Se eu ficar que recebeu uma adaptação para os cinemas este ano. Acho que não preciso dizer que não estava empolgada com a leitura deste livro, pois esperava mais do mesmo que me tirou do sério no primeiro livro: Mia pensando em coisas idiotas ao invés de se ater aos reais problemas da vida dela. 

Eis que eu sou surpreendida pela autora quando ela decide colocar a narração desta segunda parte da história a cargo de Adam! Neste momento eu levantei as mãos para o céu, pois Adam é muito mais objetivo do que Mia, o que faz com que a leitura flua muitoooo melhor e não tenha tanta enrolação com milhares de flashbacks como acontecia no primeiro livro. 

Depois de 3 anos, Adam conseguiu virar um astro de rock, porém falta algo na vida dele: Mia. 
Após o acidente, eles se mantiveram juntos durante um tempo, mas quando Mia recebeu a carta de aceitação para estudar em uma das mais conceituadas escolas de música dos EUA, ela se mudou para Nova York e deixou Adam para trás sem dizer adeus. Nem pelo telefone! Depois ainda dizem que os homens é que são insensíveis...
Quando Adam esta em Nova York à trabalho, se preparando para começar a nova turnê, ele se depara com um panfleto avisando sobre uma apresentação de Mia em um teatro próximo de onde ele esta, e, claro, ele se dirige para lá. A intenção dele era apenas ouvir a música feita pela mulher que ele amou tanto no passado (e ainda ama) sem incomoda-la, mas ao término da apresentação Mia o convida ao camarim e todas as lembranças do passado vem à tona. 

Mia também esta de partida para o início de uma turnê, já que ela também conseguiu se tornar uma musicista clássica de prestígio, porém, antes que a noite acabe ela o guiará por um tour de despedida por Nova York, onde eles irão colocar em pratos limpos tudo o que sentem um pelo outro e o que realmente aconteceu para que Mia tomasse uma decisão tão repentina de abandonar Adam. 

Resta saber se Adam irá aceitar as justificativas de Mia...

Quanto a diagramação, ela segue a mesma linha do primeiro livro com várias notas musicais desenhadas nas páginas e com letras no tamanho certo para não incomodar na leitura. O livro não é grosso, por isso eu consegui finaliza-lo em apenas 2 dias (mas se você estiver com tempo, consegue ler tudo em 1). Muito diferente do primeiro livro que foi um parto pra mim...

Quanto a capa não há o que dizer... ela fala por si mesma... é lindíssima. 
No final do livro você ainda será contemplado com o primeiro capítulo do próximo lançamento da autora: Apenas um Dia

Resumindo: Este livro é infinitamente melhor do que o Se eu ficar, mas existe um abismo de diferença entre um e outro!! A autora Gayle Forman escreve muito melhor quando pensa como um homem. Quando a narrativa foi feita por Mia (Se eu ficar) ela foi confusa e cheia de melodrama. Com a narrativa de Adam nós temos uma verdadeira história com uma linha cronológica mais clara, objetiva e que faz o leitor se envolver na história. 

Como eu disse, um dos motivos de ler este livro era dar a chance da autora se redimir comigo. Pois bem... ela conseguiu. 

10 comentários

  1. Lembro-me que lia comentários bem diversos sobre a trama do primeiro livro. E assim que foi lançado(pela quantidade de divulgação), tive vontade de ler. Mas pelas resenhas ( as não tão positivas ) desisti de adquiri-lo.
    Bem...se a história do segundo livro é mais fluída,gostaria de ler.
    Mas será que é preciso ler o primeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Você precisa ler o primeiro para entender o que se passa no segundo livro. =(

      Excluir
  2. Não entendi muito bem porque não li o primeiro livro rs. Estava até pensando em ler, mas fiquei meio decepcionada com tudo que me falaram! Mas que bom que o segundo livro te surpreendeu!
    Conheci seu blog através do sorteio no Primeiro Livro, estou seguindo!

    Beijos,
    www.destemidagarota.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda Giovanna! Espero que você goste de nos acompanhar. =)

      Excluir
  3. eu não li Se eu Ficar, apenas assisti o filme. não sei quão fiel um foi ao outro, mas estou mega empolgada para ler esta continuação.
    de todas as resenhas que eu li, a opinião foi unanime: este segundo é muito melhor do que o primeiro, e isso me deixa mais curiosa ainda!! ;~~
    preciso ler ele logo e descobrir porque a Mia foi tão insensível assim com o pobre Adam ♥ ;~~

    ResponderExcluir
  4. Já disse muito as colegas, que tenho aqui apenas o primeiro livro, falta ta me o 2°, mas nem o li ainda.
    Gosto da forma em que eles se expressam pela música, o romance é bem fofo e nada de coisa extravagante, não gostei muito da Mia, muito cheia de mimimi, gostei do 2 por que foi narrado pelo Adam, talvez seja melhor que o primeiro, o livro está aqui, só me falta tempo e livros na lista da leitura para fora para eu ler.
    Que bom que ficou melhor o segundo livro, também achei essa capa linda.
    Beijos Natália, ThayQ.

    ResponderExcluir
  5. eu tava em duvida se leria o primeiro livro, mas gostei mais da história da continuação. to precisando ler algo na visão de um personagem masculino.
    assim que der vou começar a ler o primeiro. fiquei ansiosa pra ler esse, mas tem q ler o outro né D:

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  6. Ainda não li nenhum dos livros. E nem vou ler. Assisti o filme e fiquei entediada.

    ResponderExcluir
  7. Engraçado você falar que a autora foi melhor pensando como homem, e da forma como você falou, é mais ou menos como o mundo real, afinal as mulheres são mesmo mais dramáticas, coisa e tal, e os homens tendem a ser mais diretos e racionais.
    Eu ainda não li este volume, mas quero ler e saber como a história continuou.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Não li o primeiro livro e não sinto vontade de ler, essa continuação também não me cativou, apesar de ter uma história melhor...fico feliz de não ter começado Se Eu Ficar, assim não ficaria tentado a ler esse.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥