15 de dezembro de 2014

Das Páginas... Para as Telas: Trilogia Jogos Vorazes

Olá pessoal, tudo bem?
Então, obviamente a coluna desse mês tinha que ser sobre o filme mais aguardado do ano né?
Todos sabemos que "Jogos Vorazes", após "Harry Potter" e "Crepúsculo", é a adaptação mais bem sucedida da história. Então vou aproveitar essa coluna, não apenas para falar de "A Esperança", mas sim falar um pouco de todas as adaptações já lançadas dessa série sensacional.
Os três livros já foram resenhados aqui no blog pela Laisy e você pode conferir clicando nos links a seguir: Jogos Vorazes, Em Chamas, A Esperança.


A coisa mais certa a se falar sobre todas as adaptações já lançadas é que, "Jogos Vorazes" com toda a certeza do mundo, é a saga mais fiel aos seus livros de origem. Todos os fãs, até os mais alucinados, ficaram satisfeitos após assistir os dois primeiros filmes da trilogia.

Um dos grandes trunfos do filme, foi ter em seu elenco a maior queridinha de Hollywood de hoje em dia, Jennifer Lawrence. E contando também com o talento de outros ótimos atores como:  Josh Hutcherson (Peeta), Liam Hemsworth (Gale), Woody Harrelson (Haymitch), Elizabeth Banks (Effie), Stanley Tucci (Ceaser) e Donald Sutherland (Presidente Snow).

                            

O primeiro filme da saga, eu assisti no cinema, sem ter lido o livro. Entrei na sala do cinema que estava vazia, eu era a única pessoa no cinema e pensei: Uau, esse filme deve ser uma grande bosta

Sentei lá na frente, e quando o filme acabou eu levantei, olhei para trás e vi a sala lotada. Tinham fãs com camisetas de fã clube e fiquei bem surpreso, afinal nunca tinha ouvido falar dessa história. Ao sair do cinema fui imediatamente no submarino, e comprei a trilogia.

Obviamente devorei os livros. Suzanne Collins escreveu um reflexo do nosso passado, adaptando a um futuro talvez não muito distante, nos fazendo refletir a todo instante. "Jogos Vorazes" é a saga teen mais crítica que já li. Fugindo de vários clichês a série me conquistou; aqui não vemos o foco no triângulo amoroso, e sim na luta pela sobrevivência de Katniss e seus amados.
E o primeiro filme respeita muito bem isso, com poucos cortes brutais e com mudanças aceitáveis, a série conquistou milhões de telespectadores no mundo todo, se tornando uma grande surpresa para o estúdio da Lionsgate, com sua bilheteria sendo absurdamente grande no seu primeiro final de semana em cartaz nos EUA.

Como toda adaptação tem suas pequenas falhas, eu me incomodei com algumas no primeiro filme: O Peeta nas páginas, acaba perdendo a perna devido ao ferimento nela, e o mesmo não acontece no filme; A morte da Clove (do distrito 2) no filme foi diferente, tornaram menos brutal; E por último os bestantes do final da arena, no livro eles têm as feições dos tributos já mortos, enquanto nas telas nada é comentado. Mas nenhuma dessas mudanças fizeram o filme ficar pior. Ótima adaptação do primeiro livro.


O segundo livro, tinha tudo para ser mais problemático. Era o melhor livro da saga (pelo menos para mim), cheio de tensão e drama; com certeza o livro que mais contava com cenas de tirar o fôlego do leitor. O livro é tão viciante que acabei de lê-lo durante minhas aulas rs. A adaptação desse livro poderia ter cometido milhões de erros, não somente pelas cenas de ação, mais sim pela importância dos novos personagens secundários que iam aparecer, e que são de extrema importância para a conclusão da saga, como: Johanna, Finnick, Beetee e Plutchard Heavensbee. Além do crescimento do personagem de Gale, que a partir desse segundo volume, se torna a favor de uma revolução e desiste de fugir com Katniss.

                                    
                                   

Nessa parte da trilogia, é onde vemos que Jennifer Lawrence é uma brilhante atriz e que foi a escolha perfeita para ser Katniss. Sua personagem agora está psicologicamente abalada, e muito confusa. Enquanto em "Jogos Vorazes" vemos uma personagem forte lutando para sobreviver, em "Em Chamas" já encontramos uma Katniss com problemas pós-arena, desequilibrada e com muito mais medo de seu futuro.

O filme para mim foi QUASE perfeito, tudo foi muito bem feito, e bem arquitetado. Só não foi perfeito pela omissão de uma cena que já introduzia a existência do distrito 13, mas fora isso o filme não possui erros e amadurece MUITO a história. O diretor Francis Lawrence fez um ótimo trabalho. É o meu filme/livro preferido.


E finalmente chegamos ao atual filme da saga, "A Esperança - Parte I". Quem já leu o livro, sabe que é um livro extremamente trágico e complexo, sua primeira parte não é cheia de ação e sim cheia de conflitos psicológicos. Vemos uma Katnis totalmente quebrada, um Finnick totalmente abalado enquanto Peeta, Anie e Johanna estão presos na capital, provavelmente passando por terríveis torturas. TUDO o que acontece nessa parte da trama, tanto no filme quanto no livro, é para acabar ainda mais com o psicológico de Katniss. Snow está mais ousado que nunca e quer ganhar essa revolução que está tomando conta de Panem.

É um capítulo brutal, muito mais delicado e chocante. Eu costumo brincar com meus amigos que nesse livro, Suzanne Collins pega nossos corações, trucida, rasga, bate, joga no chão, pisa, cospe e depois ainda te chama de otário. E para o filme conseguir passar tudo o que o livro passa, um trabalho tem que ser MUITO BEM FEITO, tem que ser muito atencioso, detalhado, e principalmente sútil.
Um acerto genial nesse longa, foi trazer a brilhante Juliane Moore para ser a presidenta no distrito 13, Alma Coin. Ela é uma atriz excepcional e não decepciona.


Então vamos lá, começaremos uma séria discussão agora. Comparando com os filmes anteriores esse é definitivamente o menos fiel. Mas isso não quer dizer que o filme foi completamente infiel; eu e Laisy tivemos algumas discussões sobre a adaptação: ela não aprovou e eu aprovei. 

Ela reclamou muito que tiveram diversas cenas inventadas, e mudaram alguns detalhes de outras cenas. Enquanto que aceitei todas as mudanças porque ao meu ver o filme ficou melhor dessa maneira.
O que me agradou bastante foi que o longa mostrou ataques rebeldes contra a capital, como as cenas do distrito 7 (que os rebeldes atacam os pacificadores) e a do distrito 5 (onde explodem a hidrelétrica). Achei o filme perfeito na dosagem de emoção, pois toda a tensão e todo o drama que sentimos nas páginas, conseguimos sentir vendo o filme.
Sim, o ritmo cai em relação aos dois antecessores, mas temos que entender que isso também ocorre no livro, e que isto é apenas uma preparação para tudo o que está por vir no capítulo final.

Se pararmos para botar livro e filme lado-a-lado, veremos que eles seguem as mesmas linhas, cometendo algumas mudanças. Direi agora o que me incomodou:
1) Senti falta da equipe de preparação dela, a cena que Katniss encontra eles sendo prisioneiros do distrito 13 era muito importante para mostrar que ela não devia confiar 100% em Coin.
2) A cena que Gale diz que Coin liberou eles para caçar foi completamente inútil, isso poderia ter sido muito bem incluso nas exigências de Katniss para ser o Tordo, não teve a miníma necessidade dessa mudança.
3) Quando Katniss volta ao distrito 12 e Pollux (da equipe de filmagem que a acompanha) pede para ela cantar para os tordos. No livro a passagem é muito bonita com a música "Hanging Tree" e os tordos cantando de volta, enquanto nas telas foi usado de plano de fundo para mostrar como Katniss ajudou a incendiar a revolução nos distritos.
4) Essa que vou falar agora, foi a que mais me deixou put#! Quando o Finnick vai dar seu depoimento contra a capital, dizendo que Snow obrigava ele a vender seu corpo para os habitantes da capital, nas páginas essa parte é tão chocante que impressiona todos e até a Katniss, enquanto nas telas apenas serviu de pando de fundo para o resgate de Peeta. Ou seja, não deram a mínima importância para esses relatos. Essa parte eu não gostei nem um pouco.


E óbvio que o filme também teve as mudanças que foram boas né? Afinal, uma das roteristas desse filme foi a grande Suzanne Collins. Vamos ver abaixo as mudanças que eu gostei bastante:
1) Presença da Effie. Nas páginas, ela só é encontrada bem no finalzinho do livro. Enquanto o longa nos deu o prazer de sua presença desde o início. Effie nos fez rir em várias cenas, é uma excelente personagem, intepretada por uma excelente atriz.
2) Gostei demais que o filme não alivou cenas de guerra do filme, quando Katniss visita o 12 pela primeira vez, é muito cruel. Algo que não encontramos em um nível tão elevado nos antecessores.
3) Nessa adaptação foi possível acompanhar a cena de resgate do Peeta, e dos outros vitoriosos. Muito bem feita, nos passando tensão a cada segundo, até quando o 13 perde contato com os soldados e ficamos angustiados sem notícias. Enquanto no livro a Katniss está chapada numa cama de hospital (o que ela faz praticamente o livro todo).
4) A cena que encerra o filme é genial. O Peeta surtando, extremamente magro. E a nossa Katniss machucada após ter sido esganada pelo mesmo, observando o rapaz. Palmas!

Vou citar uma coisa aqui que na verdade não foi uma mudança, por isso não enumerei. Mas com certeza é algo notório, Jennifer Lawrence evoluiu demais sua personagem, e fez um trabalho memorável.


A trilha sonora desse filme, foi parte de uma das responsabilidade dessa jovem acima. Lorde, participou das escolhas para o filme. E se compararmos com os filmes anteriores, percebemos que houve um grande mudança. Nesse capítulo as músicas são épicas, estilo de grandes filmes de Peter Jackson (Senhor dos Anéis). Então, como vemos, não só o diretor Francis Lawrence evoluiu os longas, como a trilha e os efeitos especiais seguiram essa evolução.

Vamos agora as curiosdades:
1- Os filmes que compõe a saga Jogos Vorazes, foram os mais caros da história da Lionsgate.
2- Antes da Jennifer Lawrence ser escolhida, Emma Roberts (American Horror Story), Chloe Grace Moretz (Se eu ficar) e Abigail Breslin (Uma prova de amor) foram cotadas para viver o papel de Katniss.
3- Para o papel de Peeta, nomes como Alex Pettyfer (Eu sou número quatro) e Evan Peters (American Horror Story) foram cotados antes de escolherem o Josh.
4- Para interpretar o Gale, Robbie Allman foi cotado e depois conheceram o Liam e fecharam com ele.
5- Julianne Moore confessou que seus filhos são apaixonados pela série, e ajudaram na hora dela aceitar o papel de Alma Coin.
6- Por causa de Interestellar estar em cartaz ao mesmo tempo que "A Esperança", esse será o único filme que não será exibido em IMAX, o que pode vir a refletir na bilheteria, já que os ingressos mais caros não serão vendidos.
7- Em apenas três dias em cartaz, esse último filme lançado levou 1,1 milhão de pessoas aos cinemas, lotando todas as salas e sessões.
8- Foi a maior estreia de um filme estrangeiro em território nacional em número de salas que vão exibir o filme, superando todos os outros filmes de peso como: Harry Potter e Crepúsculo.
9- Philip Seymour Hoffman, que interpreta Plutarch Heavensbee, morreu tragicamente uma semana antes do final das filmagens. Levando em consideração, que a maioria de suas cenas para os dois filmes finais estavam gravadas, o personagem não foi substituído, mas finalizado com uma combinação de reescrituras, truques de câmera e efeitos especiais digitais.
10- Em apenas seu primeiro final de semana em cartaz nos EUA o filme arrecadou 123 milhões de dólares. Sendo o maior sucesso do ano.

Então galera, ficamos por aqui com essa mega coluna de "Jogos Vorazes". Espero que tenham gostado, e comentem o que vocês acharam dos filmes, do post, dos livros, de tudo...! Abraços.

Vamos encerrar ouvindo duas músicas importantes nesse último filme.

A primeira é da Lorde que é a "Yellow Flicker Beat" que você pode conferir abaixo:


E a segunda é da Jennifer Lawrence cantando "Hanging Tree".


6 comentários

  1. Achei linda a Lorde, a trilha sonora é bem bonita, apesar de não fazer meu estilo de música favorita. O elenco é lindo, mas gente... não consigo gostar da atriz, da Jennifer. Eu simplesmente não me dei bem com o filme, apesar de não ter lido os 3 livros. O filme tem edição super maneira e bem feito, mas não consigo gostar sabe? Me sinto deslocada, todo mundo ama e menos eu... Os moços do elenco são lindos. Vou tentar, qualquer dia eu pego e vou tentar ler, sério. Mas bem mais pra frente.
    Abraços Diego,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Infelismente não posso comentar sobre os livros e o filme,pois não os li e nem assisti.
    Mas lendo a resenha pude ter uma ideia sobre a trama.
    Já comecei a ver o primeiro filme e parei nos primeiros minutos. Não queiram me esganar!!!!!
    Mas não curti .

    ResponderExcluir
  3. Gente, mas vejo tanta coisa sobre o filme, tanto amor por parte de todos, que não consigo acreditar que eu não goste. Assisti apenas ao 2° filme na escola,
    e sem saber de nada, acho que foi por isso que peguei raiva do filme. Também não gostei da Jennifer como Katniss D:', agora me diz. Tô com sérios problemas não é?
    Vou ter que assistir ao primeiro, tentar entender algo. O elenco é bem legal até, vários atores importantes ( e fofos). A voz da Lorde ficou bem bonita e ainda
    escolhida para o filme, não curti o da voz da Jennifer.
    Abraços Diego,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Diego, infelizmente ainda não li os livros desta série, e só vi o primeiro filme que gostei muito. Quero ver se agora consigo comprar os livros para ler.
    Bjs, rose

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com medo de ler spoilers do Esperança parte 1 e não li o post até o final. Já me disseram que mudaram muita coisa por isso decidi que não iria gastar meu dinheiro assistindo no cinema e esperar aparecer em boa qualidade na internet para depois assistir, enquanto isso vou me segurando para não ler os spoilers (sim, já li a trilogia inteira, mas ainda assim... rs) Mas gostei da parte que li do post, bem escrito e organizado. Parabéns Diego!

    ResponderExcluir
  6. Olá Diego,
    adorei o post, ainda não vi os filmes, nem li os livros, então gostei de todas as informações e das curiosidades diversas (apesar de ter rolado alguns spoilers no post). Amei a música da Lorde <3
    Abraços

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥