20 de março de 2015

A Teoria de Tudo por Jane Hawking

Autor: Jane Hawking 
Editora: Única
ISBN: 
9788567028514
Ano: 2014
Páginas: 448
Classificação: 

A Teoria de Tudo - A história de Stephen Hawking é contada pela luz da genialidade e do amor que não vê obstáculos. Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen. Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único. Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida. O livro que inspirou o emocionante filme A Teoria de Tudo.


Todos sabemos que este foi um dos livros mais falados nesse início de ano né? A Teoria de Tudo estava preste a estrear nos cinemas, e havia sido indicado a cinco categorias do Oscar 2015: Melhor ator (Eddie Redmayne), Melhor filme, Melhor atriz (Felicity Jones), Melhor trilha sonora e Melhor roteiro adaptado. Logo, minha curiosidade nessa obra era gigantesca.

Este livro tinha tudo para ser maravilhoso, afinal quem não estaria curioso para ler sobre a vida de um dos cientistas mais importantes da nossa história? Mesmo para aqueles que não tem aptidão com a física e assuntos do gênero, este livro poderia se mostrar interessante, pelo fato de mostrar o romance que Stephen Hawking viveu com a mulher que lhe deu três filhos. 
Só que infelizmente, achei esta obra muito superestimada. Me incomodei com diversas características deste livro. A narração é entediante e extremamente detalhista. Jane contou por umas 200 páginas coisas sobre a vida dela, onde estudava, o que iria fazer pela Europa e mais coisas inúteis, que não contribuem em nada na construção desse romance. Eu estava esperando um foco maior no Stephen o no relacionamento deles. Lembrando que isso citado é sobre as primeiras 200 páginas.
Mais para a metade do livro, aí consegui o que eu queria, ver o dia-a-dia do casal. Entender os personagens e comecei a admirar a Jane, e como ela doou sua vida para uma pessoa que, segundo os médicos, teria um expectativa de vida pequena. O livro contêm passagens muito bonitas, com momentos de romance bem arquitetado. Mas realmente fiquei bem chateado por que me senti lendo um diário. 
O que fez este livro ter ganho uma avaliação "boa", foi me fazer entender a mente de Jane. Seus relatos durante o desenvolvimento da doença de Stephen, são muito sinceros e bonitos de se ler. Ela realmente abdicou de ter uma vida para ela, para cuidar do marido e dos filhos. Uma coisa que jamais devemos dizer sobre Jane Hawking é que ela é egoísta. O que essa mulher fez foi admirável, e tenho certeza que pouquíssimas pessoas fariam igual. É muito válido lembrar, que ela se casou já sabendo das condições médicas de seu marido. 
E quando ela se separa de Stephen, conseguimos entender o porque, e até conseguimos encorajá-la a seguir seu caminho. Ela foi infeliz com Stephen? Não, não foi! Percebemos claramente que, eles mesmo após a separação, se amavam e tinham entendido que a história deles junto já havia acabado. Essa linda história de amor já estava marcada na vida de cada um, e com o laço de seus três filhos eles continuariam com o contato e a amizade. 
A Teoria de Tudo é um livro que nos dá muitas lições: de amor, amizade e compreensão. Fico feliz de ter lido esta obra, mesmo achando que poderia ter sido um pouco mais resumida e objetiva. 
O filme é uma obra prima a parte, que em breve vocês irão acompanhar na coluna "Das Páginas... Para as Telas".

6 comentários

  1. A autora do nosso blog também solicitou esse livro, e esta achando a mesma coisa que você!!
    Eu adorei a resenha e logo logo terá a resenha do livro A teoria de tudo!!
    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito boa sua postagem. Gostei pra valer. Eu estou querendo assistir o filme já faz algum tempo, mas não sabia que ele era derivado de um livro. Graças a você agora sei, e irei buscar ler o livro também. Belo post e belo trabalho no blog.
    Parabéns!
    Abraços!

    obrasdeumjovemescritor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, Diego.
    Uma pena que o livro não foi completamente da forma que você gostaria. Eu até tenho interesse em ler a obra, mas não sei se leria por agora. Quem sabe futuramente. Até porque essa pequena enrolação, no momento, iria me irritar profundamente.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de março. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  4. Estou querendo ler o livro e ver o filme, já que acho que vou gostar deles. O Stephen tem uma história incrível que vale a pena ser conhecida. Quero fazer isso o quanto antes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Assisti ao filme, mas gostaria de ter lido o livro primeiro.
    Acho que ainda vou fazer isso, mas será que devo pular as 200 primeiras páginas?
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei a resenha..... Confesso que estou doida para ler esse livro... Parece ser muito interessante.... Voou tentar adquirir o livro o mais rápido possível... Tenho certeza que tirarei grandes lições dele....

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥