29 de junho de 2015

Pines por Blake Crouch

Autor: Blake Crouch
Editora: Planeta
ISBN: 9788542204933
Ano: 2015

Páginas: 344
Classificação: 
O agente secreto americano Ethan Burke chega à aparentemente pacata cidade de Wayward Pines, em Idaho, Estados Unidos, com a missão de descobrir o que ocorreu com dois de seus colegas, que sumiram sem deixar rastro. Mas, ao chegar, Burke se envolve em um violento acidente de carro e acorda, dias depois, em um hospital da cidade sem sua carteira, seu celular e a pasta que continha os papéis secretos que o levaram até a região. Sem nenhum documento que conforme sua identidade, o agente não convence os moradores da cidade de que é quem diz ser. Para piorar a situação, ele não consegue contatar sua mulher e filho. Rapidamente, Burke percebe que nem tudo é o que parece ser em Wayward Pines e que o cenário bucólico do lugar esconde algo sinistro.

Esse livro me surpreendeu de duas formas diferentes, de uma forma positiva e outra negativa. Nessa resenha vou tentar ao máximo explicar tudo direito, sem entregar nenhum spoiler. Quanto ao final da história vai ser um pouco difícil, mas vamos lá. 

Ethan Burke, é um agente secreto do Estados Unidos, que vai para Wayward Pines investigar o desaparecimento de dois agentes secretos. Ao chegar na cidade, Ethan sofre um acidente de carro, e acorda desorientado no meio da floresta, sem encontrar seu carro e seu companheiro na missão. E para piorar, ele havia esquecido alguns detalhes do dia anterior e sobre o que ele estaria fazendo naquela cidade. 

O agente começa então uma busca por respostas. Ele mesmo bem machucado, começa a circular por aquela misteriosa cidade, conversando com alguns moradores locais, tentando ver se alguém o reconhecia. Ethan ficou explorando até seu corpo não aguentar mais, e desmaiar, acordando somente numa cama de hospital. Neste hospital, ele conhece um psiquiatra que diz tentar ajuda-lo a recuperar sua memória, e a enfermeira que está responsável por seus cuidados, informa que seus documentos estão com o xerife da cidade. Aos poucos, o homem vai se lembrando de quem é, de onde está e do porquê de estar ali. 
Aos poucos Ethan começa a perceber que algo não está normal nessa cidade, o xerife não está com seus documentos, e ele nunca consegue entrar em contato com sua família e com seu superior. Nenhuma pessoa ali dentro lhe parece ser útil, até que aparece uma garçonete de um restaurante e lhe dá um endereço (dizendo ser dela), onde mais tarde Ethan encontra um corpo de um homem. O corpo estava em condições terríveis e até meio desfigurado. 
Como você pode perceber, o autor não poupa detalhes para intrigar o leitor. Você facilmente é jogado dentro da história e fica na ânsia de respostas junto com o protagonista. Um dos elementos que eu mais gostei, foi muitas vezes, ele intercalar o que estava acontecendo com o agente, e ao mesmo tempo com sua família em Chicago. Enquanto em Wayward Pines, para Ethan apenas tinha se passado 4 dias, para a família dele já tinha se passado 1 ano e meio. Com esses elementos, o autor consegue convencer o leitor, de perseguir firme e forte até o final dessa inteligente história. 
A narração é agradável, os personagens são obscuros e pouco convincentes, dando o elemento ideal de suspense em tudo que acontece nessa jornada. Não sabemos em quem confiar, e nem o que vai acontecer com Ethan, tudo é inesperado e imprevisível. 
Mas o que aparentava apenas ser mais um livro de investigação, de uma maneira um tanto brusca, vira para uma ficção científica macabra. Sério, do meio do livro para o final, eu comecei a ficar meio impaciente com o que estava lendo. O autor do nada começa a inserir coisas psicóticas no meio, (RISCO DE PEQUENO SPOILER, NADA MUITO FORTE) como a população aparentemente feliz e amiga, pode simplesmente matar macabramente outros moradores. E como do nada surgem "monstros" na história, que perseguem nosso agente superman... rs (sério, é bizarro como Ethan é drogado, espancado, atacado por esses monstros, e ainda assim ele fica de pé e se salva). Faltou coerência e realidade nesses fatos. 
O livro, até chegar perto do final, estava com cinco estrelas garantidas. Mas com o que eu citei acima, ele perdeu uma estrela e perdeu a outra quando eu terminei a leitura. EU NÃO ACREDITO QUE LI AQUILO. Toda a trajetória do personagem, toda a personalidade dele, não condiz com a situação que o livro terminou. Não posso falar o que aconteceu, senão vai acabar com toda a graça, mas sério... Não gostei nem um pouquinho. 

8 comentários

  1. Quando comecei a ler a resenha,fiquei super interessada na história(gosto de suspense).Mas essa mudanca na trama me pareceu estranha.

    Mas se eu tiver uma oportunidade.vou ler.

    ResponderExcluir
  2. Poxa, Diego!
    Devo dizer que a sinopse e a capa já não tinham chamado nada a minha atenção.
    Mas o decorrer da sua resenha só fez eu ter mais certeza de que devo correr desse livro.
    É incrível como um autor pode destruir um livro com o final ou perto dele.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  3. Faz um tempo que eu to interessada nesse livro, mais pela sua resenha a historia parece muito estranha.. mas acho que vou ler, vai que gosto...

    ResponderExcluir
  4. Olá, Diego.
    Eu adoro ficção científica e adoro livros policiais, então o problema que tirou um ponto não me incomodaria em nada. Pelo contrário, acho que até iria curtir. Mas fiquei curioso para saber o que te desagradou tanto no fim. Vou ter que ler a obra para saber.
    Também gostei muito da premissa. É um fator a mais que me chama para a leitura.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  5. Não é a primeira vez que vejo uma resenha falando que o final é muito "wtf". E o livro parece encaminhar para uma coisa, depois muda o rumo... sei não, não me agrada tanto assim aparentemente, mas pretendo dar uma conferida depois.

    ResponderExcluir
  6. Eu amooo, de verdade, amoo esse tipo de estória. Suspense com investigação e um protagonista fodao que descobre as coisas, haha.
    Realmente o autor não poupa detalhes para intrigar o leitor, inclusive a sua resenha já me deixou louca de curiosidade!
    Como assim de suspense o livro vira ficção científica macabra???? Ai meo deos, precisando ler esse livro logo, serio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leiaa, e depois vem aqui me dizer o que achou! Preciso debater sobre esse final...

      Excluir
    2. Hahaa... Claroo!
      Adorooo falar dos livros depois que leio!
      Me add no face...procura por Suzana Chiu
      Bjus

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥