15 de julho de 2015

Das Páginas... Para as Telas: Insurgente

Que saudades né gente? Demorou, mas finalmente "Das Páginas...Para as Telas" está de volta. E para um retorno marcante, escolhemos uma adaptação polêmica. Isso mesmo, a escolhida da vez é "Insurgente", o filme que mais dividiu opiniões entre os fãs dessa trilogia. Para quem não leu ainda, eu mesmo fiz uma coluna sobre o primeiro filme "Divergente, onde você pode ler clicando aqui. 


Devido as dificuldades de conseguir realizar uma gravação, cada dia fui adiando e adiando para tentar fazer algo em boa qualidade técnica para vocês. Mas quando eu finalmente gravei o vídeo, a luz ficou ruim, o áudio ficou com alguns ruídos e não deu muito certo. Gravar sozinho apenas com um celular, não é um das melhores opções, e para não atrasar cada vez mais essa coluna, para pôr tudo em dia, resolvemos fazer algumas no modelo antigo, por escrito! Garanto que darei o meu melhor...

Vamos começar, relembrando o que eu já disse na coluna de "Divergente". Eu estava MUITO preocupado com o que eles iriam fazer com esse filme, já que aquele final foi uma completa bagunça, milhões de cenas inventadas, e cenas de extrema importância apagadas. Eu peço que me desculpem, mas vocês não irão encontrar mais do que um elogio para essa adaptação. E esse único elogio vai para a Shailene Woodley (Tris), que na cena mais esperada do filme (pelo menos por mim), mandou muito !! Depois entro em detalhes...

Eu não consigo nem organizar as reclamações que tenho que fazer, minha cabeça está gritando tudo que aconteceu de errado. Por mim, eu jogaria esse roteiro no lixo e começaria tudo do zero! Sim, eu faria isso, por que o nível de fidelidade aqui foi 0,000000001%! Sabe todo aquele dinheiro que eles ganharam com o primeiro filme? Então, investiram em efeitos especiais, e trouxeram atores de grande nome, apenas para investir em Marketing!!!! Por que no filme, a Naomi Watts (Evelyn, mãe de Tobias), ficou tão "nova" fisicamente que ficou parecendo ser irmã do Quatro, e não mãe. Outra grande atriz foi Octavia Spencer, que deu vida ao personagem de Johanna (Líder da Amizade).
Vamos dar um paradinha nas reclamações e vamos conhecer as novas caras desse filme:


                                                          Naomi Watts                           Octavia Spencer 

Voltando para a análise "livro x filme", eu vou começar comentando que temos um grande problema já envolvendo o cabelo da Tris. Em algumas cenas ela aparece com a cor original (castanho/ruivo/loiro/indefinido?), e em outras cenas, ela aparece com o cabelo da Ana Maria Braga. Cara, qual a dificuldade de manter a característica (física) do personagem? Esse fato causou estranhamento em muitos telespectadores. E deve ter sido causado pela falta de cuidado com a fotografia do filme. Que eu achei uma bagunça! 
Outro fator de extrema importância que foi alterado, foi a mudança na personalidade da nossa protagonista (Tris). Enquanto nas páginas, após o trauma de ter matado um de seus melhores amigos (Will), Tris não conseguia mais pegar numa arma que tinha ataque de pânico. Para o filme, os produtores resolveram ignorar essa parte, e botaram a mulé atirando pra tudo que é canto, porque devem ter pensado: Quanto mais ação melhor né? NÃAAAAAAAAAAAO! Essa errônea escolha de terem ignorado esse fato, quebra a construção da personagem e sua evolução dentro do filme. Eles quebraram um ótimo arco dramático e seguiram na filosofia do tiro, porrada e bomba! Tris ficou rasa, e sem profundidade nessa sequência. Tudo com o que Verônica Roth se preocupou em semear na construção dessa personagem, o filme fez questão de quebrar. O que me causa um MEDO gigantesco para o futuro dela, e para o fim da história.


Como no final do primeiro filme, os roteiristas resolveram ignorar, também, a existência daquele disco com o backup do programa da Janine de controlar as pessoas. Eles tiveram que pensar em outra forma de mostrar a briga do Peter com a Tris. Foi até que legal o modo que fizeram na narrativa, mas a direção da cena foi cômica! Me senti jogando vídeo game! O movimento da câmera surpreende o telespectador, de tão tosco que é. Já que já entrei nesse assunto da direção, vou terminar esse tópico falando que NEM ISSO SALVOU O FILME!

Eu não consigo citar em números exatos quantas cenas eu estava ansioso pra ver. E que nenhuma delas foi bem feita e executada, a não ser a cena do soro da verdade que por exclusiva culpa da Shailene, foi muito boa. Foi emocionante e impactante! Só que como tudo na vida tem sempre que vir acompanhado de algo ruim, a sequência dessa cena foi a coisa mais ridícula desse longa. Quando a Cristina vai "confrontar" a amiga pela morte do Will, ela apenas para na frente dela, encara e SAI! E SAI! ISSO É TUDO QUE TEM NO FILME SOBRE A RELAÇÃO DAS DUAS AMIGAS! O que eu disse antes, se confirma cada vez mais, os roteiristas pouco se importaram com a carga emocional da história e dos personagens e criou um filme só com cenas de ação. Talvez a mudança na direção tenha afetado nisso tudo, pois o primeiro filme, mesmo com todas as mudanças, conseguiu ser bom e muito coerente. Insurgente foi fraco em todos os aspectos! Minha decepção chega a ser maior que de Percy Jackson. 

Em "Divergente" a fidelidade estava presente na maior parte. Em "Insurgente", acho que a fidelidade só foi encontrada nos nomes dos personagens. Características foram mudadas, situações foram mudadas, o arco principal desse filme foi completamente inventado. Quando um longa é baseado num livro, e eles iniciam o projeto em torno de algo inventado, não podíamos esperar muita coisa né. Em quanto o livro foca, na sobrevivência deles, e nas alianças com os sem facção, com o objetivo de derrubar a erudição. O filme focou na abertura de uma caixa, que ninguém sabia o que ela abrigava, só se sabia que ela era aberta com Divergentes...e  por ironia do destino era justamente Tris a Divergente que conseguiria esse fato. Por mais que tenham mantido a aliança com os sem facção, o foco inteiro estava naquela maldita caixa inventada.  


Insatisfeitos em mudar o enredo principal do filme, os roteiristas ainda vem e mudam todas as melhores cenas do livro. O Eric não deveria ter morrido daquele jeito, na verdade ali a Tris ia lutar com ele enfiaria uma faca nele. Era uma cena de gratificação pra Tris e para nós fãs, que com certeza íamos vibrar muito no cinema. E cadê aquela guerra final na sede da Erudição? Cadê toda aquela tensão e brigas, cadê? Alguém me explica o que fizeram com esse filme? Cara..... Cara.... Por que fizeram a Evelyn matar a Jeanine e não a Tori? Existe muito mais sentido em ter deixado isso na mão da Tori, pela história do irmão dela (QUE FOI CITADA EM DIVERGENTE). A forma como filme fez, ficou de uma visão muito mais política, de brigas pelo poder do que problemas pessoais. FICOU RASO, FICOU FRACO, FICOU ESC%¨&*T@# ! Essa pequena mudança, que você vai dizer pra mim que não vai alterar em nada no futuro, VAI ALTERAR SIM! Eles simplesmente fazem você esquecer da existência desse irmão da Tori, e atrapalha todo o desenrolar de "Convergente". Eu to muito P da vida. SABE POR QUE? A Verônica Roth, foi coprodutora desse filme, TUDO ISSO QUE EU TO RECLAMANDO, ela deixou acontecer... a história foi mutilada com a permissão dela. #chorandoeternamente !

Sinto pena da Natália, que assistiu esse filme comigo no cinema, e eu não conseguia ficar parado na minha cadeira. Eu xingava a cada cinco minutos, não só pela fidelidade, mas como eu disse, por erros escrotos na direção, na fotografia, no roteiro.... ou seja, em tudo. 
Outra coisa incrivelmente escro#$%ta nesse filme, foi o final que o vídeo é revelado e todos resolvem sair de mãos dadas, com uma música feliz/épica no fundo, com a fotografia solarizada. Eu ri muito na hora, eu gargalhei alto! De tão sem noção que foi aquilo. De tão aleatório e babaca....
Quando acabou o filme eu tava assim:


Triste né? Pois é... Vamos então as curiosidades:

1- O filme foi um grande sucesso em terra nacional, conseguindo dobrar sua bilheteria em comparação ao primeiro filme. Divergente arrecadou o total de 18 milhões de reais, enquanto Insurgente arrecadou 36 milhões. 
2- Essa foi a primeira sequência que Kate Winslet fez na sua carreira. 
3- A princípio Edward iria aparecer nesse filme, mas decidiram trazer o ator que faria Edward, no papel de Edgar. 
4- O filme foi filmado em Atlanta e não em Chicago (real cidade onde a trama se passa). 
5- Nos Estados Unidos, a bilheteria de Insurgente, foi inferior que de Divergente. 

Segue abaixo o Trailer do filme:

 

Book Trailer:


E por aqui encerramos essa edição da coluna mais hater que já fiz rs. Mas foi necessário! Comentem e me digam que o que vocês acharam!


7 comentários

  1. Diego!
    Como não li o livro, e também nem assisti o filme ainda... nem posso comentar direito, mas não me agrada quando uma adaptação foge muito a realidade do livro.
    “Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.”(Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  2. Oi Diego, não li a série ainda, e na verdade nem cheguei a ver os filmes, mas escutei mesmo muitas reclamações iguais a sua. Uma pena isso mesmo.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. É bem chato aguardar tanto por um filme e se decepcionar tanto,não é?!
    Não posso nem comentar muito,pois infelismente não li o livro. E é em momentos como esses que é bem melhor só ficar no livro mesmo. :/

    ResponderExcluir
  4. Hahahhaha nossa, que triste isso hein, você se decepcionou completamente com o filme, eu assisti e gostei, mas gostei porque não li nenhum dos livros, eu não sabia o que esperar dele, quero só ver quando ler o livro, isso aconteceu com Percy Jackson e o ladrão de raios, vi o filme, gostei muito, ai quando li o livro, nossaaaa nem comento rsrsrs.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  5. É pra falar vamos falar né ? Eu li todos os livros dessa trilogia e depois de ver o primeiro filme e joguei as mãos pro alto e disse " parei com isso e não vou mais assistir a continuação" e tanto que não assisti que depois que vi o primeiro filme porque eu não gostei em nada eu achei que foi mau feito e depois que li seu post tenho a certeza que não vou ver o segundo o que dira o terceiro porque eu não sei o que esses produtores tem na cabeça mas só pode ser titica de passarinho porque como eles fazem uma coisa dessa com o leitores não sei que desculpa arrumar e na verdade deveria ser obrigatório para todo direto que for adaptar um livro " Leia o livro antes seu DOIDO " e sabe o que me admira mais foi a escritora ter participado da produção e deixou essa merda rolar.

    ResponderExcluir
  6. Fiquei rindo da sua raiva e desespero, mas juro que entendo porque já passei por isso em outras situações. Tudo bem que não li a trilogia, mas como já vi muita gente falar essas mudanças malucas de erros monstros, fiquei desanimada de ver o segundo, já que vi e gostei do primeiro. Para quem não leu os livros até pode ser que goste, mas como eu sou chata mesmo e detesto essas loucuras sem explicações, iria me revoltar também. Tô contigo!

    ResponderExcluir
  7. E triste quando voce espera tanto o filme e ele te decepciona , ja aconteceu comigo e eu fique com muita raiva, mas fazer o que ne rsrsrsrs
    bjos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥