30 de setembro de 2015

A Garota no Trem por Paula Hawkins

Autora: Paula Hawkins
Editora: Record
ISBN: 
9788501104656
Ano: 2015 

Páginas: 378
Classificação: 
  

A Garota no Trem - Um dos maiores fenômenos editoriais dos últimos tempos, o thriller psicológico The Girl on the train, de Paula Hawkins, surpreendeu até mesmo seus editores e a própria autora, nascida e criada no Zimbábue, que vive em Londres desde os 17 anos: em menos de um mês, o livro – que vem sendo comparado pela crítica a uma mistura de Garota exemplar e Janela indiscreta – ultrapassou a impressionante marca de 500 mil exemplares vendidos e alcançou o primeiro lugar nas listas de mais vendidos em todos os países em que foi publicado (Reino Unido, Irlanda, EUA e Canadá) desde seu lançamento em janeiro. A trama, que gira em torno do desaparecimento de uma jovem mulher, com três narradoras femininas duvidosas, conquistou fãs como o mestre do mistério Stephen King, que publicou em sua conta do Twitter que o “excelente suspense” o manteve acordado a noite inteira: “a narradora alcoólatra é mortalmente perfeita”.
O livro segue uma linha de recentes sucessos literários de uma nova geração de autoras que vem redefinindo as convenções do gênero policial, com personagens femininos complexos que fogem do estereótipo de vítimas ou megeras, e tramas que criam suspense a partir de evoluções psicológicas sutis e dinâmicas ardilosas do casamento e relacionamentos. Com os direitos vendidos para 37 países e uma adaptação para o cinema em andamento pela Dreamworks, o romance será publicado no Brasil pela Editora Record em junho, com o título A garota no trem.
"A Garota no Trem" para quem não lembra, marcou presença aqui no blog antes mesmo de ser lançado no Brasil. A nossa coluna "Perdidas Aposta" fez uma postagem comentando que esse livro, era a nossa aposta do momento. E com grande satisfação digo, que estávamos corretos. O livro estourou no mundo todo, e a editora Record não perdeu tempo e logo publicou essa história maravilhosa, para felicidade geral na nação, rs. Confira o post clicando aqui. 

Eu devo confessar, que uma das coisas que mais me chamou atenção nesse livro foi o comentário: "Se você gostou de Garota Exemplar, vai devorar esse thriller psicológico", tal comentário se encontra logo na capa do livro. E como eu amo muito a história de "Garota Exemplar", eu tinha uma certa obrigação de ler esse livro o mais rápido possível. 
A narração do lirvro é em primeira pessoa, onde três personagens (Rachel, Anna e Megan) nos contam seu dia-a-dia, sem nenhuma ordem cronológica. Vou apresentar um pouco de cada uma, para vocês sentirem o quão movimentada é essa obra. Graças a esses personagens, o livro é o que é. 

Rachel: Alcoólatra, desempregada, divorciada, infértil, vive de favor na casa de uma amiga. E em meio a tanta desgraça em sua vida, ela se conforta apenas idealizando uma vida perfeita de um casal, que ela observa todo dia de manhã, quando passa de trem em frente a casa deles.  Para Rachel, o amor dos dois é puro, sincero e verdadeiro. E tudo que ela mais queria, era estar vivendo esse amor ao lado de seu ex companheiro Tom (atual marido de Anna).
- Megan: Uma mulher complicada, vivendo uma fase meio difícil. Talvez nunca tenha superado a morte de seu irmão. Casada com Scott, ela vive uma relação de muito afeto e amor com seu marido. Mas talvez falte um pouco de tesão pelo lado dela, o que justifica as atitudes da personagem. Egoísta e um pouco prepotente. Impulsiva e marcante.
- Anna: Quando penso nesse personagem, eu só consigo pensar na palavra medo e insegurança. E que muitas vezes, você pensa que ela pode estar exagerando nas suas atitudes, mas nesse tipo de história, todo cuidado é pouco. 

Paula Hawkins em 50 páginas, já consegue criar um universo tão arrebatador que encanta os leitores facilmente. O que chama atenção nessa obra, é com certeza sua visão nua e crua da realidade, humanizando seus personagens de uma forma tão completa, que nenhum dele chega a ser apenas superficial. Logo nas primeiras páginas, já somos banhados em dramas e mais dramas.
Sabem o melhor disso tudo? Nada do que eu falei é spoiler, por que o livro começa com os nossos personagens já tentando sobreviver o pós desastres em suas vidas, o que torna todos tão profundos e com tantas particularidades e desejos únicos. O perfeitinho não existe nesse livro, aqui encontramos sentimentos como egoísmo e inveja. Ou seja, palmas para a autora que em pouquíssimas páginas, já conseguiu criar um ambiente perfeito para um thriller de primeira. 
E conforme o livro vai andando, você vira as páginas numa velocidade incrível. A trama vai te envolvendo, te consumindo, até você começar a criar suas próprias teorias, e começar a duvidar de todos os personagens. Além de tudo o livro ainda consegue ser surpreendente, ou seja, o livro é perfeito. Não consigo citar algo que tenha me incomodado, "A Garota no Trem" é o melhor livro que eu li esse ano. 


18 comentários

  1. Olá, Diego. O que chamou bastante a minha atenção nesse livro foi também a recomendação: "Se você gostou de Garota Exemplar, vai devorar esse thriller psicológico", apesar de não ter lido nenhum dos livros, já vi os ótimos comentários que os rondam. A Garota no Trem então ficou no topo da minha lista de desejados, outro aspecto principal para este fato deve-se à personagens bem complicados de lidar-se em uma leitura. Ansioso!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Diego
    A autora realmente conseguiu te prender hein! Estou doida para ler este livro.
    Gosto quando os personagens não sao perfeitinhos, e sim mais reais, como deve ser. Ponto para autora. Nao vejo a hora de ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. tenho só visto elogios a esse livro, adorei a definição que o livro é uma mistura de janela indiscreta e garota exemplar, como eu gostei dos dois acho que vai ser mais um livro na minha lista. parece ser o tipo de livro que vc tem q ler com calma pq vc se envolve com os dramas dos personagens que começa a sofrer com/por eles

    ResponderExcluir
  4. Se recebeu elogios até mesmo de Stephen King,com toda certeza essa história é arrebatadora.
    Como sou vidrada em livros e filmes de suspense,esse livro já está entre os desejados.
    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
  5. Oi Diego!
    Tudo bem?
    Quando eu vi o pessoal recebendo o livro não dei tanta bola pra ele. Mas ultimamente tem se falado tanto dele por causa da adaptação, pelos atores que podem viver os personagens. Eu ainda não li Garota exemplar, nem vi o filme. Pela sua resenha estou vendo que eu deveria ter dado uma atenção ao livro. Eu gosto de vez em quando ler um livro que não seja perfeitinho, como falaste e esse parece ser ótimo. Espero ter a oportunidade de lê-lo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. eu havia lido uma resenha sobre este livro e eu gostei bastante dele.
    amo esses livros q mexem com nosso psicológico, nos faz criar estratégias e estratégias para descobrir o que vai acontecer e, no fim, não acontece bulufas de nada do q a gente imaginava. haha
    sem contar q é super interessante "ver" como as pessoas agem em suas vidas depois de uma catástrofe. tenho certeza que muitos leitores irão refletir.

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Adoro thriller pisicologico e esse parece ser dos bons. Porque são cheios de misterios e suspense, sem falar que tento descobrir quem é o assassino e na maioria das vezes erro kkkk.
    Gostei de saber que já começa cheio de dramas e que a historia vai consumindo o leitor, assim a leitura flui com rapidez.

    ResponderExcluir
  8. Esse livro está sendo bastante comentado não é mesmo? Eu nunca li nada assim, mas sei que vou amar a história depois de ler sua resenha, que é só elogios.
    Amei saber que é um texto bem construído e também original, fascinante, que mexe muito com o leitor, e esse suspense deve ser ótimo ainda mais tudo se revelando a cada página. Fiquei super curiosa por esse livro e adicionei em minha lista de desejados.
    Abçs Diego!!

    ResponderExcluir
  9. Acho que esse livro vale a pena dar uma conferida por mais que eu não seja uma fã dos gêneros thriller e realmente curto mais romance e gênero de fantasia, mas esse livro me chamou atenção e com a sua resenha ele com certeza vai pra minha lista de desejados, afinal livro bom não pode faltar nela kkk

    ResponderExcluir
  10. Eu vi uma vídeo resenha desse livro e me apaixonei, mas ainda não tive a oportunidade de ler! Adorei a história, o fato de serem 3 narradoras em primeira pessoa, tudo que mais gosto de ser o rei do suspense amou acho que é meio impossível eu não amar!

    ResponderExcluir
  11. Oi Diego, estou mais do que de olho neste livro e pelo que tenho acompanhado pelas resenhas que estão saindo, tenho muitos motivos para isso. Espero ler em breve.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Oi Diego,
    Gostei de saber que não tem aquele personagem perfeitinho ^^, aliás, achei os personagens bem reais e isso é muuuito bom. Só tenho medo de lê-lo no momento por ter lido muitos comentários super positivos desse livro.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  13. Eita diego!
    Fico feliz em saber que o livro é bom mesmo, só não gostei de estarem fazendo comparações, porque cada livro é único e mesmo com mote parecido, cada um é um.
    Quero muito poder ler.
    “A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás; mas só pode ser vivida, olhando-se para frente.”(Soren Kierkegaard)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Faz um tempo que vi esse livro e fiquei bem interessada também pela relação com Garota Exemplar e depois quando fui lendo a resenha fiquei ainda mais interessada gostei muito como o autor aproxima a historia do leitor e como a trama e envolvente me deixando muito curiosa !!

    ResponderExcluir
  15. Nossa. Eu não li ainda Garota Exemplar, mas ele está na minha lista. Só que acho que vou passar esse na frente porque me ganhou só de saber que nada é perfeitinho ou superficial, e que a autora consegue criar dramas e mais dramas em poucas páginas. Parece ser muito interessante e envolvente, então já quero. Adorei a resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá, Diego.
    As protagonistas parecem ser bem delineadas e bem trabalhadas, o que é ótimo. Além disso, adoro livros com uma visão mais crua.
    Adoro quando os livros nos faz criar várias teorias. Melhor ainda: adoro quando eu erro. rs
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  17. Cara, eu to PIRANDO pra ler esse livro! Já faz um certo tempo que eu estava interessado por ele, e cada resenha que vejo do livro, minha vontade de querer lê-lo só cresce! Só pelo fato de que o livro é debatido com Garota Exemplar, eu me sinto na necessidade de lê-lo. Sem falar que a história aparenta ser incrível! Ouvi falar que os direitos do livro para fazer um filme já foram vendidos, e que o Chris Evans e o Jared Leto podem estar no elenco, TIPO? ? ? ? ? MEU DEUS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, existe essa possibilidade de ter Chris Evans e Jared Leto atuando juntos...tipo...melhor impossível. Na verdade tem como melhorar: Emily Blunt como protagonista e Jennifer Lawrence como a Megan........podemos pirar?

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥