18 de setembro de 2015

Produtividade Máxima por Tamara Schwambach Kano Myles

Autora: Tamara Schwambach Kano Myles
Editora: Sextante
ISBN-10: 8543101700
Ano: 2015 

Páginas: 192
Classificação: 


Muitas vezes chegamos ao fim do dia com a sensação frustrante de que não conquistamos nada significativo, de que deixamos de lado o que realmente importa. E pior: sem saber ao certo como gastamos nosso tempo. No entanto, algumas pessoas conseguem realizar tudo (ou quase tudo) o que desejam. Essa capacidade de organização não se deve a um talento inato, mas sim a uma habilidade que pode ser desenvolvida. Com seu sistema da Pirâmide da Produtividade Máxima, Tamara Myles vai ajudar você a assumir o controle da sua vida, de modo que cada tarefa, por mais simples que pareça, seja capaz de contribuir para a realização dos seus maiores objetivos. Você vai aprender técnicas testadas e comprovadas para lidar com as questões mais comuns do dia a dia. De um jeito prático e fácil, vai descobrir como executar suas atividades com maior eficiência, concentrando seus esforços naquelas que são mais significativas.

Eu admito! Sou uma procrastinadora!
Mas nem sempre eu fui assim. Quando morava com minha mãe, eu tinha mais tempo para me dedicar exclusivamente aos meus assuntos, logo, meu quarto era impecavelmente limpo e arrumado; Você não via papéis espalhados pelo quarto e tudo funcionava perfeitamente.
Ai eu casei. E a coisa desandou...

Eu passei a ser a responsável por guardar e separar a papelada da casa (contas, documentos, impostos, etc), e tive que pegar o meu tempo que antes era livre e passar a ir ao mercado, lavar e passar roupa e arrumar uma casa inteira! Meu mundo ficou muito maior do que meu quarto e meu tempo cada vez mais escasso.

Quando soube do lançamento deste livro, eu já estava em um nível de desorganização gigante.
Pra vocês terem noção, eu tinha contas de 2008 ainda em casa. (O certo é guardar apenas documentos e contas de até 5 anos retroativos)

Então, lá fui eu me jogar de cabeça na proposta do livro.


A autora começa nos convidando a entender o conceito da Pirâmide Maslow, onde só podemos avançar para o próximo nível quando satisfazemos a necessidade do nível inferior.
Isso é um conceito de psicologia, mas que ela se apropriou para ajudar as pessoas a se organizarem.


E como exatamente funcionaria isso? Fácil, basta substituir.
Necessidades fisiológicas = organização espacial
Necessidades de segurança = organização eletrônica
Necessidades Sociais = Gerenciamento de tempo
Necessidades de estima = Alinhamento entre necessidades e objetivos
Necessidade de autorrealização = Possibilidade

Depois que você entende que precisa passar por cada estágio do nível mais baixo ao mais alto, começamos os trabalhos. O ideal é ler o capítulo relacionado ao estágio em que você está (existe um teste dentro do livro para você saber onde está) e ir fazendo. Só lendo o próximo capítulo depois de terminar os trabalhos propostos no capítulo anterior.
Isso não é um livro interativo! Ela diz o que você pode fazer para melhorar e resolver seu problema de organização e dá algumas ideias, mas não tem uma tarefa que você precisa fazer especificamente.

Então, na questão da organização espacial, por exemplo, ela fala que pode ser mais fácil separar a pilha de papéis acumulados em 3 pilhas: reciclar (jogar fora), reter (precisa guardar, como documentos) e resolver (precisam da sua atenção).
Ao invés de tentar já ir separando tudo, separe em três pilhas e depois você parte para a separação do que estiver na pilha de reter. Entendeu?

Pra mim funcionou. Eu joguei muita...mas muitaaaaaaaaaa coisa fora.
A pilha de resolver ainda esta em andamento, mas quando fui dar atenção a pilha de reter, ela também ajudou.

Existem vários métodos de catalogar seus documentos, e ela fala de vários deles. Para mim, as pastas resolveram, mas tem gente que prefere arquivo, separar por pastas coloridas, ou fichários, etc.

Depois disso, vamos para a organização eletrônica, e gente...eu tinha muito email inútil. Eu agora uso filtros (ela que me deu a dica) e separei por marcadores os emails. Então agora eu sei exatamente quais são os emails do blog (comentários de vocês, sim, eu recebo por email e leio todos!), os das editoras, os do trabalho, os do meu marido...e tá tudo separadinho por cor! Quando quero checar o que vocês comentaram, por exemplo, basta agora ir numa aba específica do meu email e tá tudo lá!
#ohglória!

Meus arquivos passaram a ser divididos nas pastas corretamente no meu notebook, e não simplesmente jogar tudo na pasta download e ser feliz. Estão orgulhosos de mim?
=)

Já estamos no terceiro estágio galera!
Vamos para o gerenciamento de tempo. Eis aonde eu estou no momento, mas li o livro todo para poder comentar para vocês.
No gerenciamento de tempo, ela fala sobre como nos organizar. #óbvio
Você pode usar agendas de papel, aplicativos de celular...não importa! Mas tenha uma agenda!!! Se você é casada, sincronize sua agenda com a do seu marido e dos seus filhos! Papel na geladeira só funciona pra quem passa bastante tempo na cozinha, como uma mãe ou dona de casa. Quem trabalha fora e cozinha apenas para sobreviver (meu caso) não checa os malditos papeis.
Eu, por exemplo, escolhi o Google Agenda, pois odeio papel (Como assim? Livros são o quê???) e preciso das notificações que ele me manda 1h antes de cada evento para me lembrar. Então agora eu tô tentando entrar na disciplina de sempre fazer o que esta programado no Google e (o mais importante!!!) marcar todos os meus compromissos no Google!

O quarto e quinto estágio é mais para você se planejar do que se organizar. Quer fazer uma viagem para o exterior no ano que vem? O que você precisa fazer para que isso torne-se realidade?
A autora te dá aquele incentivo de passar a planejar os seus negócios e suas ações no presente para concretizar seus planos futuros, e assim, alcançar o quinto e último estágio que é a autorrealização.

E ai? Tá precisando de uma mãozinha também? É procrastinador como eu? Então deixa seus comentários ai embaixo e vamos trocar figurinhas. Quem sabe eu não consigo te dar uma luz no fim do túnel ou pelo menos te convencer de que você precisa deste livro! Hahahahaha
#procrastinadoresunidos


27 comentários

  1. Apesar de eu não ler livros nesse estilo, eu achei o livro bastante interessante. É um ótimo livro para quem está totalmente "perdido", e não sabe o que fazer. Adorei a premissa do livro!

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é uma ótima pedida para aqueles que tem problemas de organização, assim como você, né? kkkk Bem, sou uma garota solteira então acredito (apesar da minha mãe reclamar de vez em quando) que sou uma pessoa organizada. Odeio ver bagunça e gosto de planejar tudo para que dê certo. Mas adorei a proposta deste livro, pois existem realmente muuuuitas pessoas desorganizada principalmente agora que os dias estão cada vez menores.
    Que bom que ele te ajudou!!
    Abçs Nat!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara....mas eu era muitooooo organizada quando era solteira...
      =(
      A culpa é do meu marido! Esse bagunceiro!!! Hahahahahaha
      Eu fico tentando arrumar a minha bagunça e a dele e não dá certo!
      E eu concordo com você: os dias estão cada vez menores. Mas a verdade é que o tempo continua sendo o mesmo. Nós é que não estamos sabendo gerenciar nossas prioridades corretamente (essa eu tirei do livro!!!! Olha só como aprendi direitinho, viu?!) Hahahahaha

      Excluir
  3. Natália!
    Nem me fale, ultimamente ando com a "sensação frustrante de que não conquistamos nada significativo, de que deixamos de lado o que realmente importa".
    O pior é que como psicóloga já conhecia a pirâmide e como você, já passei dos dois primeiros estágios. Meu problema é no dia a dia mesmo, tenho a impressão de sempre estar 'apagando fogo' e não resolvendo nada de importante.
    Tenho de ler esse livro para ontem.
    “O pior dos problemas da gente é que ninguém tem nada com isso.”(Mario Quintana)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rudy...
      GOOGLE AGENDA É VIDA!!!!!
      Ele me avisa tudo por mensagem!!! 1 hora antes!!!!!
      (Anjos cantam em glória ao senhor!)

      Eu ainda continuo apagando incêndios como você, mas tenho conseguido manter meus compromissos na agenda e não sou mais pega desprevenida com aquele trabalho que esqueci do MBA ou a prova do curso de inglês. Tô caminhando...

      Excluir
  4. Olá, Natália.
    Geralmente eu tenho aversão a livros de autoajuda, fico desconfiado e não acredito que funcionem. Porém, como suas resenhas são sempre sinceras, vou acreditar. Se funcionou para você, pode funcionar para mim. Aliás, preciso mesmo me organizar.
    Vou ver se confiro esse livro. Adorei a dica!
    Obs.: Muito prático esse modo organizacional em pirâmide proposto.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara: eu me proponho a te ajudar!
      Você tem meu email. Vamos trocar figurinhas parceiro.

      Excluir
  5. Oi, Nátalia...
    Eu também desandei depois de casei.
    A autora parece ter trabalho de uma maneira muito eficaz o livro, e fiquei bem interessada nele.
    Acho que até essa resenha já foi um incentivo, imagina o livro..haha Adorei conhecer.
    #procastinadoresunidos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá vendo?! Casamento acaba com a organização pessoal da pessoas!!!! Kkkkkkk
      Cadê a Rudynalva para fazer um artigo científico para uma revista de psicologia sobre isso? Freud deve explicar essa parada...afinal, o cara explica tudo!!! Hahahahahaha

      Será que existe um grupo no facebook de #procastinadoresunidos? Hahahahaha

      Excluir
  6. Muito interessante o livro, principalmente para os desorganizados (risos). Ele deve ajudar a colocar a vida em dia, melhorar a organização e ajudar a aproveitar mais o tempo. Graças a Deus que sou organizada, não gosto de acumular coisas, os contas jogo fora até antes dos 5 anos kk. Não gosto de bagunça, não acho nada então deixo tudo no devido lugar. Mas como tenho filhos que não puxaram esse meu lado rsrsrs esse livro seria ideal pra eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os filhos nunca erdam as coisas boas da gente, né? Se nós somos organizados eles serão bagunceiros. Se somos calmos eles serão capetinhas...deve ser pra equilibrar a balança (ou para pagarmos nossos pecados! Hahahahaha)

      Excluir
  7. Nossa adorei esse livro, sou uma pessoa extremamente organizada em sentido de roupas, livros e essas coisa, mas meu notebook e meus papeis eu realmente não dou conta de organizar é mta coisa da faculdade, do serviço do meu pai, gostei bastante desse livro vou compra-lo quem sabe me ajuda nessas coisas que ainda tenho dificuldade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vem Samantha!!! #procastinadoresunidos
      Se precisar de ajuda, tamo ai! ;)

      Excluir
  8. Oi Natália,
    Esse é um livro que eu definitivamente preciso haha, mesmo não gostando de livros do gênero, acho que minha mãe ficaria feliz de me ver mudada, sou uma procrastinadora O.o e isso irrita minha diva hehe.
    #procrastinadoresunidos
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuuuu! Como é bom saber que não estou sozinha neste mundo!
      #procastinadoresunidos

      Excluir
  9. Eu confesso que não sou muito organizada. E quando me dá a louca,saio jogando fora papéis que depois fazem falta e continuo com alguns que já não precisam ficar guardados.

    A proposta do livro é interessante,mas sinceramente não me interessou. Mesmo sabendo que preciso de uma forcinha.

    ResponderExcluir
  10. eu não curto muito livros nesse estilo, tá tenho problemas com organização( ou talvez não tanto pq quando vc tem uma irmã mais velha com TOC seus parâmetros fica meio complicados.)
    no dia a dia eu sou bagunçada, mas eu sempre tiro um dia a cada 6 meses p fazer a "terapia do desapego" e me organizo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu faço essa mesma terapia a cada seis meses, mas com roupas. Hehehe
      Livros é só no final do ano, ou quando o espaço nas prateleiras acabam.
      =)

      Excluir
  11. Eu acho que é um livro bem interessante para ler,apesar de achar que não é meu estilo de leitura,mas eu acho que seria um livro que lhe ajudaria a organizar melhor o seu dia e eu acho que deve ter umas dicas legais.

    ResponderExcluir
  12. Nat, mesmo eu não curtindo livros de autoajuda, o que esse fez-me parecer foi isso pelo menos, me encantei pelas dicas da autora para esta obra. Creio que seria uma autoajuda que poderia ser de leve ou demorada leitura, mas que ajudaria bastante em nossas organizações, além da capa ser uma fofura.

    ResponderExcluir
  13. Livros de auto-ajuda não fazem parte dos meus gêneros literários favoritos, na verdade evito totalmente esse gênero, então ja deu pra ter uma noção que não vou ler esse livro mas tenho que admitir que fiquei tentada a mostrar esse livro pra uma amiga minha que parece estar precisando dessa leitura kkk Que bom que gostou da leitura.

    ResponderExcluir
  14. Saudações Lady Natália,
    Eu PRE-CI-SO desse livro! Urgentemente
    Sério, preciso principalmente organizar o meu tempo, porque do jeito que está não vai dar nada certo


    Venha visitar o Castelo
    Att
    Ana P. Maia ♛

    The Queens Castle

    A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison

    A Chave do Mundo –Livro I: As Torres de Phart Halor

    Tudo que você queria saber sobre Mitologia

    ResponderExcluir
  15. esse livro seria uma boa p mim, já que não sou muito organizada mas tento ser. Só que quando vem de natureza... Ih... Mais difícil ainda.
    Não gosto de ler livros assim, mas achei a ideia bem interessante.

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Não é o tipo de leitura que faço sempre, mas esse me interessou por conta das dicas, já que se organizar nunca é demais, né? Ajuda na vida e a manter tudo dentro do controle em casa e na vida. Já quero esse para aplicar tudo aqui em casa. Minha mãe vai amar!

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Mesmo não sendo o tipo de livro que gosto de ler achei muito interessante já que não sou uma pessoa muito organizada !!

    ResponderExcluir
  18. Obrigada pela tua resenha esclarecedora ! Estava procurando uma que me explicasse exatamente o livro, pois fiquei preocupada de comprar mais do mesmo. Me parece ser um livro completo, porque abarca um pouco de tudo o que é necessário, porém, pra mim já são técnicas conhecidas. Não vai servir como eu gostaria.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥