Editora: Giostri
ISBN-10: 8581087426
Ano: 2015
Páginas: 190
Classificação:
As obras da Usina de Belo Monte, no Estado do Pará, Região Norte do Brasil, correm a todo vapor. Uma grande área de terra será inundada, provocando inúmeros prejuízos à natureza e aos povos indígenas da região. A recusa dos índios Kambebas, de saírem de suas terras ameaça a conclusão da obra. Ligados à questão da desocupação do espaço estão o militar Capitão Marcos, a bela Sofia e o ambicioso Jorge, cujos destinos se entrelaçam.
Se tem uma coisa que eu gosto, é quebrar a cara por ter um preconceito de um livro. Confesso que comecei a ler o livro com uma ideia pré-moldada e esperando um livro previsível. Nunca foi tão bom estar errado.
Vamos começar explicando um pouco do cenário do livro, já que a sinopse é bem curta. Prometo não comprometer sua leitura com spoiler. Em "As Sete Luas" vemos um cenário que se mistura com a realidade, fazendo um paralelo com o impasse que ocorreu para a construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte no Pará, projeto que até hoje é discutido devido ao impacto social e ambiental. A trama principal é: Para prosseguir com as obras da Usina, é necessário que uma tribo indígena saia da região. Como esperado, o índios não querem abandonar as terras. Após um longo debate é proposta uma solução. Se um "homem branco" passar "sete luas" convivendo com a tribo e seguindo suas regras e costumes, ele irá decidir se a tribo deve ficar ou partir.
O primeiro ponto que eu gostaria de destacar é a narração do livro. Salustiano Souza já tem também em seu currículo o livro "O Eterno Barnes", e se você ler "As Sete Luas", assim como eu vai perceber que não se trata de uma obra inexperiente. Os diálogos do livro são bem desenvolvidos e nem um pouco forçados. Você lê o livro sentindo a preocupação do autor em tornar tudo o mais natural possível.
O desenvolvimento dos personagens também é muito bom. Se você perceber, o autor distribui cada personagem para um ponto de vista. Brilhante. Fica nítido que o autor, além de escrever um romance, está preocupado em mostrar todos os efeitos da construção também. Em alguns momentos eu achei que a reação dos personagens não condizia muito com o normal deles, o que desconstrói um pouco o perfil, mas são poucas as situações. Por exemplo, tem uma ocasião em que o Capitão Marcos está junto com a tribo e repara em algumas índias brincando com os filhos. Comovido com a cena, o capitão "chora de soluçar"! Talvez eu citando assim, isoladamente, não pareça ser nada demais, mas a medida que você vai lendo o livro, na sua cabeça você monta o perfil daquele personagem. Quando li esse trecho, aquilo me pareceu muito fora do que seria uma reação normal dele.
Eu particularmente não consegui me apegar ao protagonista da história, Capitão Marcos. Mas foi um preço a se pagar tendo em vista um cenário tão grande. Mas todos os personagens possuem suas peculiaridades e visto em um contexto geral, cada um tem uma história que faz peso nos conflitos centrais.
Pra falar a verdade, o livro me conquistou por abordar tão bem o quanto deixamos de valorizar as coisas simples. Uma crítica sutil e inteligente à corrida desenfreada por lucro. O romance em si do livro não é dos melhores, não fugindo muito do clichê, com direito a triângulo amoroso estilo novela mexicana.
Então vamos a pergunta principal! Vale a pena a leitura? VALE. Uma excelente crítica à um fato real, combinando ficção e realidade sem parecer fantasioso demais. Um livro curto (190 páginas), sem muita enrolação e bem desenvolvido. Classifiquei como 4 estrelas por pecar um pouco na construção de alguns personagens.
Então vamos a pergunta principal! Vale a pena a leitura? VALE. Uma excelente crítica à um fato real, combinando ficção e realidade sem parecer fantasioso demais. Um livro curto (190 páginas), sem muita enrolação e bem desenvolvido. Classifiquei como 4 estrelas por pecar um pouco na construção de alguns personagens.
Olá, Gabriel.
ResponderExcluirA premissa do livro é bem diferente. Pela capa, não apostaria em um enredo tão rico.
É bom surpreender-se às vezes, né? rs
Vou querer ler a obra, com certeza. Mesmo correndo o risco de não se apegar a alguns personagens, quero ler a obra. Parece ser ótima.
Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de novembro. Você pode ganhar um livro incrível!
Super vale a pena.. Se possível comente aqui o que achou :D:D
ExcluirParece ser um livro interessante é legal quando mistura realidade e ficção, deve também nos passar conhecimento em relação a cultura indígena devido ao tempo que o capitão passa com a tribo. Nossa até aí tem que ter triângulo amoroso rs.
ResponderExcluirFoi uma combinação muito bem feita mesmo. O livro está recheado de detalhes da cultura indígenas. Uma leitura interessante.
ExcluirSobre livros nacionais: s2222
ResponderExcluirQue bom que você gostou da leitura, mas que pena que os personagens não foram bem trabalhados, mas ainda assim aposto que dá pra tirar um ótimo proveito do livro já que ele retrata bem a realidade, e ainda por cima aqui no Brasil. <3
Mas vale a pena a leitura Sara. Os personagens são até desenvolvidos sim, mas geralmente quando eu leio um livro, eu gosto muito de entender o personagem. Eles não são muito complexos, mas não invalida o livro. O enredo continua sendo mt bom :D:D
ExcluirSe você gosta se livro nacional, fique de olho na minha próxima resenha. Tô com um candidato a 5 estrelas
é por isso que eu sempre leio as resenhas de livros que me interessam pois descubro muitas coisas interessantes que a sinopse a a capa escondem, gostei da sinceridade na tua resenha e apesar de não ter vontade de lero livro no momento, achei ele bem interessante.
ResponderExcluirObrigado Emanoelle!! Pela sinopse realmente não dá pra captar 100% o quanto que esse livro vale a pena.. Quando ler, me conte o que achou :D
ExcluirGabriel1
ResponderExcluirTemos de estar sempre com a mente aberta para novas leituras.
Dito isso, devo dizer que gostei demais de o autor misturar fatos históricos reais com ficção e ainda com direito a romance clichê que gosthxo muito.
“Sem a música, a vida seria um erro.”(Friedrich Nietzsche)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!
Acho que pra você será um livro cinco estrelas então..rs Vale a pena a Leitura. Gostaria mt de saber o que você achou também. Se possível comente :D
ExcluirSua resenha está muito boa, mas lendo um pouco mais sobre a história desse livro vi que ele não faz muito meu estilo de leituras, então por esse motivo no momento não pretendo lê-lo, quem sabe futuramente.
ResponderExcluirObrigado Mariele! Fique de olho na minha próxima resenha.. Estou lendo um excelente. Logo logo término. Qual gênero você curte?
ExcluirObrigado Mariele! Fique de olho na minha próxima resenha.. Estou lendo um excelente. Logo logo término. Qual gênero você curte?
Excluir