23 de fevereiro de 2016

O Vendedor de Sonhos - O chamado por Augusto Cury

Autor: Augusto Cury
Editora: Academia
ISBN: 8560096272
Ano: 2008
Páginas: 295
Classificação: 
Um homem desconhecido tenta salvar da morte um suicida. Ninguém sabe sua origem, seu nome sua história. Proclama aos quatro ventos que a sociedades modernas se converteram num hospício Global. Com uma eloqüência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos. Ao mesmo tempo em que arrebata as pessoas e as liberta do cárcere da rotina, arruma muitos inimigos. Será ele um sábio ou um louco? Este é um romance que nos fará rir chorar e pensar muito.


Já faz um tempo que eu acompanho as obras de Augusto Cury, mas "O vendedor de Sonhos" foi o livro que me iniciou. Eleita a melhor obra de ficção de 2009, pela Academia Chinesa de literatura e inspiração para o filme de mesmo título, com data marcada para dezembro de 2016, não preciso tentar te convencer de que é um bom livro. Primeiro vou dizer um pouco do Autor. Eleito o mais lido da ultima década segundo o jornal Folha de S. Paulo e revista Veja, Augusto Cury é o formador da teoria "Inteligência Multifocal". Pode parecer que estou fazendo propaganda do autor, mas pensa comigo: A especialidade do cara é estudo sobre a construção de pensamentos. Dá pra você imaginar a habilidade dele em construir personagens, com linhas de pensamentos diferentes? fez sentido agora?
Tenho que confessar um fato engraçado. Quando eu li esse livro, meu interesse por leitura era, vamos dizer que, bem baixo. Então optei pelo áudio-livro. Essa é a minha oportunidade de parabenizar tal trabalho. Se você nunca tentou um audiolivro antes, fica aí uma excelente dica, válida até mesmo para quem já leu o livro. Se tiver a oportunidade, compre! Vale a pena.

A Narrativa é simplesmente incrível. O protagonista é um homem com a identidade desconhecida, mal trajado e despojado de qualquer bem material, desde comida à morada, o que sugere ser um mendigo. Mas quando o personagem entra em cena, se revela um profundo conhecedor do ser humano, repleto de paz e inspirador, que não só demonstra isso com facilidade, mas inspira aos seus seguidores à uma mudança radical de vida: Largar tudo que têm e aderir o estilo de vida do andarilho, que materialmente possui apenas o suficiente para o "hoje", mas que interiormente é tão rico que por onde passa transforma a maneira das pessoas de se enxergarem. E toda história é narrada por um dos seus seguidores.
Esse é o primeiro livro de uma trilogia. tendo como subtítulo "O Chamado". Como o próprio nome diz, esse volume conta como o grupo revolucionário foi formado. Entre os integrantes temos ex-suicidas, golpistas, bêbados e outros componentes que não fazem nem um pouco o tipo de pessoas queridas pela maioria, mas o tipo de pessoas perfeitas para o líder Anônimo, que se revela especialista em lidar com essas mazelas, que até mesmo seus portadores já desistiram de tentar mudar.
Embora o livro tenha 295 páginas, a leitura é extremamente leve. Os primeiros capítulos você simplesmente não sente. Todos os personagens são bem apresentados e desenvolvidos, cada um com sua particularidade e com linhas de pensamento completamente diferentes. E é aí que vem a parte interessante. Pra mim, o mais cativante no livro é como o autor não ignora a diferença entre os personagens. Brigas e discordâncias no grupo são comuns, mas guiados pelo "vendedor de sonhos" seus aprendizes desenvolvem a habilidade de lidar com o outro, reconhecendo que todos têm suas fragilidades e que nem sempre se erra conscientemente.
O livro flerta bastante com a história de Jesus na sua essência. Em ambas histórias os lideres não possuem riquezas, fazem inimigos devido ao seu posicionamento, fogem dos holofotes e preferem o anonimato, possuem seguidores desprovidos de qualquer reconhecimento social e integrantes das classes menos queridas, e principalmente, são tão humanos que não se enquadram na sociedade atual. Mesmo com essas semelhanças, não há nenhuma ligação direto do livro com religião, exceto algumas citações.
O vendedor de sonhos é uma obra não apenas para ser lida, mas sim para ser absorvida. Avaliei como 4 estrelas (embora o ideal seja 4,5 estrelas) pelo fato de ter o segundo volume "O Vendedor de Sonhos - A revolução dos Anônimos" como favorito. Se quiser alterar a ordem, lendo o segundo livro e em seguida o primeiro, não há problema algum. Todos os personagens são reapresentados na sequência, embora não tão profundamente. Um não exclui o outro, no primeiro volume os personagens são muito bem detalhados, enquanto no segundo o foco está mais na trama. Pode se aventurar nesse livro sem medo e tendo certeza que você mudará seu modo de entender as pessoas. Se você já se acha psicologo dos seus amigos, leia esse livro e receba seu diploma.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥