18 de fevereiro de 2016

Um Carioca na Rússia - Dicas de sobrevivência

Catedral São Basílio - Moscou
  Em Dezembro de 2015 fiz uma escolha pouco provável para um carioca. Troquei meus 40 graus positivos por -17 graus russos. Conclusão, valeu cada calafrio.
  Vamos começar pelas respostas rápidas: Continuo com as minhas duas orelhas, apesar do frio que passei; Não, eu não vi ninguém dirigindo um tanque na rua (infelizmente rs); Sim, eu bebi vodka; Não encontrei nenhum urso, nem briga de rua ou atropelamentos; E em 23 dias, eu vi 22 negros (não sei se repeti alguém na contagem), somando os 2 que eu vi em São Petersburgo durante os 5 dias na cidade. E por último, mas não menos importante: Sim, eu voltaria com certeza.

Após a viagem eu pude perceber o quanto é escasso o nível de informações que temos sobre a Rússia. Nos 23 dias que passei no país conheci duas cidades, São Petersburgo e Moscou, sendo a última a que eu passei mais tempo, no total de 18 dias. Fui em um período pouco recomendado, mas não menos fascinante, o Inverno. Nunca na minha vida eu podia me imaginar comentando sobre o dia estar um pouco mais quente e após verificar o celular, descobrir que encarava -20 graus (por incrível que pareça, aconteceu..).
  Gostaria de destacar um ponto positivo de ter encarado Moscou nos seus dias mais gélidos. Ter conhecido a cidade nos períodos de Natal/Ano Novo! As decorações são simplesmente magníficas e andar pelas ruas a noite te faz se sentir dentro de um filme. Além de ter chegado em 2016 cinco horas antes de qualquer carioca, tive a oportunidade de comemorar duas vezes o ano novo (Na Russia se comemora o ano novo do dia 31 de dezembro para o dia 1 de janeiro e do dia 14 para o dia 15 de Janeiro) e passei o Natal lá também, que é comemorado no dia 7 de Janeiro! Palmas para mim, isso mesmo, eu comemorei o Natal e o Ano Novo duas vezes. Diferente do Brasil, o ano novo é comemorado em família e cinco minutos antes da virada, todos assistem ao discurso do presidente Putin. Você consegue se imaginar usando os seus últimos cinco minutos do ano ouvindo a Dilma?
O Natal tem bem menos força do que no Brasil, sendo comemorado apenas pelos mais religiosos.

Relógio esculpido em Gelo, exposto na Red Square.
Nesse post, vou tentar não falar apenas dos meus vislumbres, mas também dar algumas dicas que podem fazer diferença aos que também desejam se aventurar.
  Primeiramente. Aprenda algumas palavras em russo antes da viagem. Assim como no Brasil, não é tão simples encontrar pessoas que falem Inglês. Decorar o alfabeto é uma outra saída, que não é tão simples, mas vai te ajudar com palavras que possuem uma fonética fácil de identificar como por exemplo туалет , que se lê "Tualiet" = toalete/banheiro. O mesmo serve para ресторан (restoran=restaurante) ou кофе (kofe=café). Algumas letras embora pareçam as mesmas que usamos, tem sons completamente diferentes como P com som de R ou H com som de N. Mas segue uma tabela abaixo ajuda e muito ao leigos. Abaixo de cada letra, tem a tradução fonética.


 Eu sou um apaixonado por comida e embora tenha sentido falta do tempero brasileiro, não tive o que reclamar da comida. Experimentei a "Salada Russa", borsch, caviar vermelho, Blini (Panquecas bem finas) e Pelmeni (Bolinhos de massa recheados com carne e molho). E os doces... Aaaah os doces!! Sem exagero nenhum, acho que eu trouxe por volta de 3Kg de doces, que não duraram duas semanas na minha casa. Opções de restaurantes também nunca faltou, não só russa, mas de todo tipo de culinária. Até restaurante com comida brasileira eu achei. Eu consegui comer bem e pagar entre 30 e 40 reais, o que não é caro se você considerar a qualidade dos restaurantes.
  
Meu pedaço favorito da Rússia
  A referência que eu tinha de russos era de pessoas extremamente sérias, pouco amigáveis com desconhecidos e que não conheciam sorriso. Como de costume, quebrei minha cara. Fui extremamente bem recebido. Em toda minha viagem, fui acompanhado da garota mais incrível que eu já conheci, seja no Brasil ou na Rússia, o que tornou possível sobreviver todos esses dias. Ela mora em Moscow, e realmente não sei dizer se o fato de eu conhecê-la foi um fator determinante para que eu fosse recebido tão abertamente. Conheci pessoas incríveis, com códigos culturais completamente diferentes, mas ainda assim incríveis e que deixam saudade todo dia.

Eu usando infinitas camadas de roupas.
O dia mais frio que enfrentei chegou aos 28 graus negativos, em São Petersburgo. Sou a prova viva de que com a roupa certa dá pra sobreviver. "Segunda-pele" ou "Termical Underwear" é o nome do segredo. Por diversas vezes, eu usei tantas camadas de roupas, que eu parecia o nosso amigo Joey na ilustração ao lado. Lembro de ter passado a semana inteira após minha viagem, apenas usando camiseta e bermuda pra ir pra qualquer lugar que fosse (exceto o trabalho, mas ainda levei um tempo pensando nisso). Com o tempo você se acostuma e começa a combinar melhor as roupas, mas no final das contas, sempre serão infinitas camadas de roupa. Existe nos apartamentos, uma espécie de sacada, em que é possível deixar a janela aberta e usar o ambiente como um "Freezer". Isso mesmo, você deixa a janela aberta para o lado de fora e fechada para o interior do apartamento, e ali dentro você coloca o que você gostaria de congelar. Eu deixei uma caixa de suco nesse ambiente por volta de uma hora e foi o suficiente para ele quase congelar. Uma lembrança engraçada que eu tenho, foi quando eu deixei uma calça que tinha acabado de lavar nesse lugar para secar. A calça passou a noite toda do lado de fora, e no dia seguinte ela era simplesmente uma pedra de gelo. Bizarramente engraçado.

Vista no topo da Catedral de Santo Isaac - São Petersburgo
Catedral do Sangue Derramado - São Petersburgo

Com relação ao transporte, o metrô é indescritível. Cada estação parece uma obra de arte, algumas delas sendo bem profundas, até porquê algumas passam por debaixo de rios. Com suas 200 estações distribuídas por toda Moscow, a sensação é de que nenhum lugar é longe. Principalmente para cariocas como eu, acostumados a gastar uma hora e meia até o trabalho todos os dias. Outra alternativa, é o uso do Uber. Utilizei por diversas vezes e paguei muito barato. Por exemplo, uma vez fiz uma corrida de 17,44 Quilômetros e 32,33 minutos, paguei 448 rublos, que convertendo para reais, sai por um pouco mais de 25 reais! Consegui usar o App com o mesmo cartão que uso no Brasil (desbloqueado para uso internacional).

Estação Mayakovskaya (Metrô em Moscow)

Em resumo, foi uma viagem cheia de desafios. Se você pegar o Rio de Janeiro e tudo nele, e colocar completamente ao avesso, o resultado vai ser próximo dessa experiência. Mas para mim, valeu cada segundo. Se possível, tente não ir no inverno. Mas se for no inverno também, tenho certeza que você irá se encantar com a cidade. Visitar todos os lugares históricos e museus é uma tarefa para mais de um mês. Todas as catedrais são magníficas e é difícil de acreditar que foram feitas por mãos humanas. Visitei diversos lugares que foram reconstruídos após a segunda guerra mundial e o resultado continua sendo espetacular.


Palácio de Catarina antes da guerra

Palácio de Catarina depois da Guerra

Palácio de Catarina reconstruído - São Petersburgo

Monumento da corrida até o espaço




Eu e a causadora dessa viagem - Red Square, Moscow

Nenhum comentário

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥