17 de abril de 2012

Angelologia - O Conhecimento dos Anjos por Danielle Trussoni


                                                       
Autor(a): Danielle Trussoni 
ISBN: 9788560280643
Editora: Suma de Letras
Assunto: Literatura Estrangeira / Romance
Ano: 2010
Número de páginas: 456
Classificação: 
No romance de estreia de Danielle Trussoni, best-seller do New York Times, anjos também vivem na Terra e escondem suas asas para não levantar suspeitas. No entanto, sua perfeição imaculada se desfaz quando se apaixonam pelos humanos, seres inferiores. Os descendentes dessa união, os chamados Nefilins, são criaturas híbridas que desejam dominar a humanidade semeando o medo, provocando guerras e se infiltrando nas mais poderosas e influentes famílias da história. "Os Nefilins do meu livro são totalmente modernos. Os Nefilins originais, mencionados como 'gigantes' no livro de Gênesis, foram a inspiração para as criaturas que eu imaginava. Eu queria inverter a ideia típica dos anjos enquanto seres exclusivamente responsáveis por atos beneficentes. Queria mostrar o seu lado obscuro, explorar a capacidade de sedução que sua imagem exerce sobre as pessoas e, com isso, criar uma perspectiva aterrorizante", explica Trussoni. Com uma narrativa complexa e inteligente, Angelologia - O Conhecimento dos Anjos consegue fundir elementos bíblicos, míticos e históricos e envolver o leitor da primeira à última página. Mas a autora conta que quando começou a escrever o livro não estava especificamente interessada na história dos anjos: "Na verdade, eu não estava nada interessada neles. Tudo que eu sabia é que queria escrever algo que se passasse em um convento, e então decidi que deveria me hospedar em algum deles durante um tempo. Foi nesse período de estadia que me deparei com uma coleção imensa de livros sobre anjos. Depois que comecei a ler, tive a nítida certeza de que os anjos são elementos onipresentes em nossa cultura." No livro, a irmã Evangeline era apenas uma menina quando seu pai a entregou à ordem das Irmãs Franciscanas da Perpétua Adoração, ocupantes do Convento de Santa Rosa, em Nova York. Agora, aos 23 anos, ela se vê subitamente jogada no centro de uma batalha pelo poder na Terra que já se estende por milênios. Os protagonistas desse confronto são os Nefilins e a reclusa Sociedade Angelológica, que, com seus conhecimentos ancestrais, parece ser a única capaz de detê-los. Quando Evangeline se envolve no conflito, sua vida é colocada em risco e o apocalipse parece estar próximo. Dos corredores austeros do convento à opulência da Quinta Avenida, de um cemitério em Montparnasse às montanhas da Bulgária, Angelologia - O Conhecimento dos Anjos é uma viagem pelos locais resguardados onde a História da relação entre os seres humanos e os anjos foi mantida a sete chaves.

Bom, começo a minha resenha com a descrição que o The New York Times fez dele, pois é exatamente como eu o descreveria e a melhor maneira de deixar vocês a parte de tudo o que contém nele: "Sensual e intelectual em igual medida, este é um thriller tremendamente inteligente. De que outra forma seria possível unir os anjos da bíblia e os dos textos apócrifos, o mito de Orfeu, a geografia da Bulgária, o monasticismo medieval, os Rockefeller, nazistas, freiras e a musicologia? E como é esplêndido que isso tenha sido feito".

Começo também, afirmando que este foi um dos livros mais fantásticos e mais inteligentes que já li até hoje. Desde a primeira vez que bati o olho nele, fiquei encantada com o título e muito mais com a sinopse, e tenho que dizer que meu encantamento só aumentou durante e após o término da leitura. 


Em Angelologia temos como protagonista a freira Evangeline. Ela foi entregue ao convento Santa Rosa em Nova York por seu pai quando tinha apenas 13 anos logo após a morte misteriosa de sua mãe e vive lá desde então, tendo agora 23 anos. Mesmo sendo uma freira, nunca teve muito interesse com relação aos assuntos relacionados aos anjos, pois sempre achava muito complexo entender esses seres tão divinos e não acreditava (ou pelo menos não queria acreditar) na existência dos Nefilins (Filhos de relacionamentos entre anjos e humanos). Ela vivia bem a sua rotina, até que tudo muda quando um jovem estudante e pesquisador entra em contato pedindo informações a respeito de assuntos que só o seu convento continha. Por conta disto, Evangeline descobre coisas que jamais pudesse algum dia imaginar, além de se ver no meio de  uma situação que muda por completo tudo o que ela acreditava até então.  

Não pensem, por um minuto sequer, que o livro é chato por se passar num convento e por ter uma freira como personagem principal. Pelo contrário. Evangeline é super mente aberta por ser jovem e por não ter vivido toda a vida em um convento. Por conta disso, em nenhum momento sofremos com algum tipo de devaneio que ela pudesse ter ao longo da história. Além disso, mesmo que o livro seja do gênero fantasia, possui estudos verdadeiros de angelólogos. Relatos verdadeiros do que eles acreditam e pesquisam a respeito. Para quem também curte histórias que envolvem Nefilins, este livro também é um prato cheio, pois eles aparecem da forma que mais gosto: como seres irresistivelmente atraentes  e extremamente perigosos, com sua frieza e implacável sede de poder. 

O livro engloba todos os assuntos que citei logo no início da resenha e da melhor forma possível. Com todos os pontos fechados de uma forma magnificamente inteligente e sem qualquer furo na história. Uma palavra que o definiria bem: Perfeito! Pois além de toda uma história minuciosamente encaixada, possui um final totalmente chocante. Foi tão chocante que logo após a sua leitura entrei numa ressaca literária e não consegui pegar um outro livro por uma semana, pois só conseguia pensar no que havia acontecido. Por ser um livro muito rico em assuntos, não vou falar muito mais, pois corre um enorme risco de soltar spoilers mesmo sem querer. Porém, mesmo possuindo muitos detalhes não é uma leitura difícil, mas também não é das mais fáceis e deve ser lido com calma e atenção.

Mais uma vez, deixo aqui a minha (quase) súplica para que leiam este livro absolutamente magnífico. Garanto que será um tempo muito bem gasto.

14 comentários

  1. Necessito ler esse livro com EXTREMA URGENCIA...estou apaixonada!

    Ameii, sua linda! beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei a sua resenha.. Achei o livro muito interessante ainda mais por eu amar tudo o que se refere a anjos..

    ResponderExcluir
  3. Resenha muito boa, esse livro parece ter uma história bem interessante, e tem uma capa linda !
    Gosto bastante de livros relacionados a anjos
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Meu Deus que arraso de capa é essa.. Mistura de Thor com anjo... Amei

    ResponderExcluir
  5. Anjos*-* Uma das minhas paixoes!!! ♥

    ResponderExcluir
  6. Eu comprei esse livro bem baratinho, ele tava de promoção, e lembrei de vocês meninas, mas especificamente da Laysi, uma pena não ter tido tempo de ler, ele é um pouquinho grandinho e também estava lendo outro livro que envolve anjos.
    Como eu tava com anjos,anjos e anjos na cabeça, decidi ler um outro, mas logo,logo, leio ele.
    Que ao que me parece é muito bom.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha,“Angelologia – O Conhecimento dos Anjos” é um romance incrível,principalmente porque foge do óbvio e fica surpreendente, é envolvente dá até vontade de repensar muitas coisa que sabemos ou conhecemos.

    ResponderExcluir
  8. Depois que li "Hush Hush" simplesmente me apaixonei por Anjos Caídos e Nefilins, tudo em relação a isto estou disposta a ler, principalmente quando pesquisei e encontrei "Angelologia – O Conhecimento dos Anjos" fiquei fascinada, li algumas sinopses, porém não dizia muita coisa, mas quando vi sua resenha devo dizer que fiquei mais que fascinada para ler, é algo que preciso ler urgentemente! rs.
    Amei sua resenha, o único problema é que me deixou muito curiosa, ainda mais se tratando de uma freira, deve ser uma combinação surpreendente! *-*

    ResponderExcluir
  9. Outro 5 de 5? Assim eu enlouqueço!
    Não leio livro de anjos, até agora só li: romance, romance e romance, mas tó tentando mudar minha condição. Por isso estou levando bem em conta essa recomendação! É bom expandir os conhecimentos...
    Foi tudo tão envolvente até agora, tenho que conhecer esse livro e tirar minhas conclusões sobre.

    ResponderExcluir
  10. Este livro parece ser incrível! Fiquei impressionada com a sinopse e sua resenha e... EU QUERO MUITO!!!
    kkk. Mas o fato é que o livro possui um assunto muito interessante (pelo menos para mim)e pelo que sua resenha diz, é escrito de forma muito inteligente. Uma combinação para lá de perfeita!!!

    ResponderExcluir
  11. Realmente incrivel! Amo anjos! Mas n me dou muito bem com as historias de anjos mas essa realmente me interessou muito espero poder le-lo! Indicação perfeita!

    ResponderExcluir
  12. Não curto muito livro de anjos, mas como eu nunca tinha lido resenha sobre esse livro e até que achei esse livro interessante.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥