28 de abril de 2012

O cavalo amarelo por Agatha Christie



Autor: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
ISBN: Sem informação
Ano: 1961
Páginas: 203
Classificação: 
Forças estranhas e perigosas, que aliam as velhas crenças aos novos conhecimentos científicos, são responsáveis por assassinatos a distância, por telepatia. Uma organização particular criminosa dedicada à eliminação de pessoas ricas, que não emprega assassinos profissionais, uma vez que suas vítimas morrem de "doenças". Deixando sempre, é claro, sobreviventes que lucram com as mortes.
E o inspetor Lejeune, um homem de imaginação, capaz de considerar  as possibilidades menos ortodoxas, consegue chegar ao terrível deslindamento de uma trama macabra, que arrebata a fantasia e a imaginação do leitor como só Agatha Christie, a grande mestra do gênero, logra fazer.

Esta é mais uma história de Agatha Christie que ficou famosa devido a produção de um fillme; porém há algumas diferenças significativas entre a história apresentada no livro e no filme.

No livro, cavalo amarelo é uma casa, tida como mal assombrada, e habitada por duas bruxas, que são banidas da comunidade de um cidade do interior da Inglaterra. Já no filme, cavalo amarelo é uma estalagem em decadência, devido a construção de uma nova estrada que desviou os clientes do caminho para a hospedagem.

Uma curiosidade sobre esse livro/ filme é que a tradução foi feita de forma errada: O título original é "The Pale Horse", ou seja, O cavalo pálido (branco). Essa seria uma alusão a um dos cavalos dos quatro cavaleiros do apocalipse - mais precisamente o cavaleiro que representa o anticristo. Mas isso nunca foi confirmado.

O ponto comum da história é a utilização dessas duas "bruxas" de forças ocultas para cometer assassinatos encomendados pelos parentes das vítimas, a fim de ficarem com a herança delas. O plano começa a apresentar problemas, quando uma das vítimas dessa organização é um padre, amigo de Miss Marple. Antes de morrer, o padre envia a velha senhora suas desconfianças de que algo de muito estranho esta acontecendo no Cavalo Amarelo.

Pronto! Isso já é motivo suficiente para nossa detetive correr para o cavalo amarelo a fim de descobrir o que realmente acontece por trás daquelas paredes e quem é a mente diabólica por trás dessa série de assassinatos. A história é envolvente, mas ainda não é o melhor livro da "dama do crime".  

Boa leitura!

Quer saber mais sobre outros livros e filmes da Agatha Christie? Então acesse o Especial Agatha Christie. E não se esqueça de deixar o seu comentário sobre este livro e sobre o especial, ok?

Se você gostou da história e quer comparar com o filme, aqui vai um aperitivo! (em francês)





8 comentários

  1. Eu não sabia da existência do filme... o assistirei!

    (Blog muito bem construído)

    ResponderExcluir
  2. Tenho certeza que você gostará muito do filme. Se tiver dificuldades para encontrar, entre em contato comigo e lhe indicarei uma locadora que talvez possua este DVD.
    Boa leitura e bom filme!!!
    =)

    ResponderExcluir
  3. Gosto bastante do gênero, romance polcail, mistérios é tudo de bom,sempre que vou assistir algum filme que tem sua história em um livro, fico com um certo receio,nem sempre são tão bons, é claro que existem sempre aqueles que superam nossas expectativas.

    ResponderExcluir
  4. Bah... nem me lembrava mais que li esse livro.. mas, também foi a muitos anos atrás..kkk
    Os livros da Agatha Christie são muito bons

    ResponderExcluir
  5. Não sabia que tinha filme !
    Com certeza vou assistir :)
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. E sua resenha ficou ótima !
    A Agatha tem livros muito bons :)

    ResponderExcluir
  7. A sua resenha ficou muito boa... que pena que só é um trecho do livro

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia o livro, nem o filme e só de saber dessa suposta "alusão" a um dos cavalos do apocalipse me deixa desinteressada.

    Na verdade eu nunc ali nada da Agatha e ainda não me interessei por nenhum livro dela.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥