5 de maio de 2012

Cem anos de solidão por Gabriel García Márquez


Autor: Gabriel García Márquez
Editora: Record
Ano: 1982
ISBN: Este exemplar não possui.
Páginas: 364 
Classificação: 

Segue abaixo a  sinopse produzida pela Folha de São Paulo sobre o livro. 

"Um comboio carregado de cadáveres. Uma população inteira que perde a memória. Mulheres que se trancam por décadas numa casa escura. Homens que arrastam atrás de si um cortejo de borboletas amarelas.

São esses alguns dos elementos que compõem o exuberante universo deste romance, no qual se narra a mítica história da cidade de Macondo e de seus inesquecíveis habitantes.

Lançado em 1967, Cem Anos de Solidão é tido, por consenso, como uma das obras-primas da literatura latino-americana moderna. O livro logo tornou o colombiano Gabriel García Márquez (1928) uma celebridade mundial; quinze anos depois, em 1982, ele receberia o Prêmio Nobel de Literatura.

Aqui o leitor acompanhará as vicissitudes da numerosa descendência da família Buendía ao longo de várias gerações. Todos em luta contra uma realidade truculenta, excessiva, sempre à beira da destruição total.

Todos com as paixões à flor da pele. E o "realismo mágico" de García Márquez não dilui a matéria de que trata --no caso, a história brutal e às vezes inacreditável dos países latino-americanos. Pelo contrário: só a torna mais viva."


A saga da família Buendía é contada nesta fascinante história do escritor colombiano Gabriel García Márquez. A maneira como ele envolve o leitor através de reviravoltas e na brincadeira com os nomes dos familiares  ao longo do período de 100 anos é fantástico.  
(Todos os homens se chamam José Arcadio, Arcadio José, Aureliano, Aureliano José, e por aí vai... chega uma hora que você fica meio perdido com tantos nomes).
Não tem como você ler este livro e instintivamente ir anotando e montando a árvore genealógica da família.
O enredo é muito bem desenvolvido e é impossível parar de ler; não é à toa que o livro ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 1982.

Este livro é considerado uma das obras mais importantes da literatura latino-americana e recentemente foi escolhido para integrar a lista de 100 melhores livros da história
O livro que possuo, não tem sinopse, logo, vou tentar ser a mais precisa possível, e fazer uma sinopse/ resenha para vocês. 
(senta que lá vem 100 anos de história!) 

Tudo começa quando Úrsula Iguarán e José Arcadio Buendía decidem encontrar o caminho para o mar. Porém depois de muito procurar, eles não encontram o caminho e decidem fundar uma cidade aonde estavam. Úrsula tinha medo de ter relações sexuais com o marido, pois como eles eram primos, os filhos deles iríam nascer com rabo de porco. José Arcadio Buendía finalmente, consegue tomar a mulher para si, e nove meses depois nasce José Arcadio. Posteriormente, nasceria Aureliano Buendía e Amaranta. Algum tempo depois chega a menina Rebbeca carregando os ossos dos pais dentro de um saco e acaba sendo adotada por Úrsula e José Arcadio Buendía. (E aí? Já se perderam? Eu falei que era melhor fazer a árvore genealógica...). 

Os anos passam, uma cidade (Macondo) começa a surgir em volta da casa dos Buendías e os meninos José Arcadio Buendía e Aureliano José crescem. José Arcadio acaba se envolvendo com Pilar Ternera, uma mulher fogosa da aldeia (que mais tarde, viraria a dona do bordel da cidade) que acaba engravidando e dando a luz a Arcadio. José Arcadio, receoso com a gravidez de Pilar Ternera, vai a tenda dos ciganos que uma vez ao ano visitavam a cidade, e conhece uma cigana com quem foge no mesmo dia. Aureliano José (irmão de José Arcadio) também tinha encontros amorosos com Pilar Ternera e desses encontros nasce Aureliano José. 

Anos mais tarde, José Arcadio volta a Macondo, cheio de tatuagens conseguidas nos navios piratas e com o povo cigano, e esposa a própria irmã - Rebecca. Aureliano Buendia, por sua vez, apaixona-se pela menina Remédios, que ainda fazia xixi na cama quando ele já era um homem. Ele decide esperar que a menina cresça para poderem casar. Depois de perder sua amada Remédios, Aureliano José se envolve com a política, começa uma guerra e acaba virando Coronel. Enquanto estava na guerra, era comum as mães enviarem suas filhas à tenda do coronel durante à noite, logo, Aureliano José acabou tendo 17 filhos, que foram batizados por Úrsula conforme apareciam em sua casa. Todos receberam o nome do pai (Aureliano). 

Amaranta, apaixona-se por Pietro Crespi, um forasteiro que vem a cidade para ensinar Amaranta e Rebecca a dançarem. Porém Pietro apaixona-se por Rebecca. Amaranta passa a fazer tudo para impedir o casamento dos dois. Posteriormente Pietro se apaixona por Amaranta, mas essa não o dá esperança, e quando este se mata, ela queima as mãos em punição por ter renegado o amor de Crespin e passa a viver suspirando pela casa pelo amor perdido. Acaba tendo um caso com o sobrinho Aureliano José, mas permanece virgem até a morte.  

Arcadio casa-se com Santa Sofia de la Piedad e tem três filhos: os gêmeos José Arcadio Segundo e  Aureliano Segundo e Remédios, a bela (batizada em homenagem a Remédios).
Remédios, a bela, era uma menina tão pura que não entendia por que as pessoas precisavam andar vestidas. Um dia, ela simplesmente subiu aos céus para espanto de Úrsula e Rebecca. 
Aureliano Segundo casa-se com Fernanda, uma jovem que diziam-lhe ser uma princesa. Mesmo casado, ele possuía uma amante - Petra Cotes.  

Da união de Fernanda e Aureliano segundo nasce Renata Remédios, que se envolve com Maurício Babilônia e vai parar em um convento grávida de Aureliano Babilônia, que terá um caso com sua tia Amaranta, filha de Aureliano Segundo com Fernanda. Esta conceberá o último dos Buendías - Aureliano - que nasce com rabo de porco fechando o ciclo da família Buendía e a maldição de que duas pessoas da mesma família não poderiam ter filhos. Tem mais coisa no final, mas eu não vou contar...
Ufa!
Bem resumidamente é isso. Mas existem muitos outros personagens que compõem a história, e muitos outros dramas pessoais que não são tratados neste post. Sei que parece confuso, mas o livro é muito...muito legal!!!!

Pra ajudar a entender:



E ai? Entendeu? Conta pra mim quando foi que você começou a ficar perdido, ok?

8 comentários

  1. ahahah, me perdi quando começou a repetir Aureliano, já ouvi falar desse livro, quero ler ele no futuro.. hahahahah se eu não me engano li sobre ele no livro "1001 livros para ler antes de morrer"!!

    ResponderExcluir
  2. Oi..

    Gostei do livro parece uma novela mexicana... Gosto livros que misturam ficção com a história..
    É por ser um livro de 1982 que não estranhei nunca ter ouvido falar dele, mas fale a pena ler...

    ResponderExcluir
  3. Jéssica,

    Eu tenho esse 1001 livros para ler antes de morrer, mas nunca li ele.. Ele é bom??

    ResponderExcluir
  4. Oi
    Nunca tinha ouvido falar desse livro
    Bem interessante, cheio de coisas kkk
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Essa capa me lembrou uns livros antigo que tem lá na biblioteca onde eu trabalhava... E bonita a capa gostei.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da resenha muito boa.Cem anos de solidão é um romance com uma história é belíssima, os casos e personagens e a longevidade das pessoas também lembra as estórias contadas pelos mais velhos, nas cidades do interior.
    O tema central do livro é a solidão, pois parece que todos os integrantes da família, das mais diversas gerações, estão condenados a (con)viver com a solidão.

    ResponderExcluir
  7. Nossa que legal *-* A capa é linda >.< Romance histórico *-* Pela sua resenha ele me parece bem envolvente apesar de ter o drama todo da tão triste SOLIDÃO...Me interessei pelos personagens eles me parecem bem desenvolvidos, espero ler um dia!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Eu já li esse livro mas faz muito tempo. é simplesmente uma obra prima, que aconselho a todos que leiam. Vale a pena. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥