17 de maio de 2012

O incidente da bola de cachorro por John Curran



Autor: Agatha Christie e organizado com comentários de John Curran.
Editora: Leya
ISBN: 9788562936272
Ano: 2010
Páginas: 95
Classificação: 

Setenta e três diários pessoais. Dois contos inéditos de Poirot.
Uma vida inteira de msitérios.
O mundo de Agatha Christie
finalmente desvendado!
Quando Agatha Christie morreum em 1976, com 85 anos de idade, ela era a autora mais conhecida do mundo, com seus livros ultrapassando os dois bilhões de cópias vendidas e traduzidos em mais de cem países. Além disso, Christie alcançou o que se julgava impossível - a partir de 1920, publicou mais de um romance por ano: cada publicação um best seller.
Em 2004, um incrível legado foi revelado: descobertos entre outros objetos deixados na casa da família de Christie estavam seus diários - 73 cadernos escritos à mão com notas, listas e desenhos que apresentam seus planos para diversos livros, peças e contos. Entre as relíquias, observações, pistas e notas sobre seus famosos livros que fascinaram gerações de leitores.
Repleto de detalhes que a modesta autora jamais revelou, Os diários secretos de Agatha Christie inclui reproduções das páginas originais de seus cadernos e cartas e, ainda, a publicação de dois contos inéditos de Poirot. Imperdível. 

Este livro é bem melhor que A captura de Cérberos. 
Os dois livros tem o mesmo estilo: o conto inédito e depois os relatos sobre os diários indecifráveis de "Dame Agatha", mas este tem um diferencial. 
Como disse no post de A captura de Cérberos, o relato dos diários deixa a leitura bem cansativa, sendo interessante apenas para quem é realmente muito fã de Agatha e conhece um número considerável de publicações. Do contrário, você ficará perdido, pois ele cita essas publicações a todo momento tentando explicar o por quê de determinado lembrete em tal página de tal diário da Agatha. 
Agora vamos as coisas boas....

O conto deste livro não tem a aparência de que faltam pedaços, como no conto do livro anterior. É uma história de Poirot, com todos os elementos necessários para elucidar o caso, só que em tamanho reduzido. O conto é bom, de fácil leitura e não apresenta dificuldades para descobrir a solução do problema. Se você tem o hábito de ler Agatha, descobrirá fácil a resposta, ou pelo menos parte dela.
No conto Poirot recebe uma carta de uma senhora idosa, insistindo que ele investigue um acidente envolvendo a bola do cachorrinho dela. O problema, é que a carta foi enviada depois que a senhora já estava morta. A história é apresentada a partir de relatos do Capitão Hasting, companheiro inseparável de Poirot em diversas histórias. 
A surpresa do livro fica no o final, onde o autor/organizador das ideias da rainha do crime, conta como teve acesso aos diários. Seu relato, além de dar uma visão única da casa em que ela viveu, inclusive desvendando algumas inspirações que serviram de base para alguns livros, como por exemplo um piano na sala de estar que possui uma porta para o jardim (Um passe de mágica), o terraço amplo (O caso dos dez negrinhos), etc. 
Esse relato é muito bom, pois quem é fã da Agatha, sempre teve curiosidade de conhecer a casa dela. Mas como ela era muito reservada, poucos tiveram essa oportunidade...
Ele conta como começou sua pesquisa e como descobriu, por acaso, os dois contos inéditos. Conforme lemos o seu relato, somos transportados para a situação descrita e podemos realmente imaginar Agatha escrevendo; tomando uma xícara de chá no terraço; ou vendo seus familiares brincando no gramado enquanto observa a casa de barcos e prepara um novo assassinato...
Como ela escrevia, às vezes, mais de um livro por ano, pode-se imaginar que sua mente não parava de produzir nem mesmo nesses momentos de lazer.
Por fim, é isso. Se você é fã leia tudo. Se você só gosta das histórias, do estilo, leia apenas o conto e o relato no final do livro.

Boa leitura! 

5 comentários

  1. Oii ;D

    Passando pra conhecer o blog, e posso dizer que adorei, mto fofinho hehehe

    Qnto a resenha.. vc acredita que ainda nao conheço a escrita da Agatha?? Pois ééée #vergonha.. o fato é que tenho curiosidade em ler, mas suspense não é meu genero favorito, daí sempre acabou comprando algum romance ao invez de comprar um dos livros dela rsrs

    Beeeijocas!
    Rapha ~Doce Encanto

    ResponderExcluir
  2. Oi..

    Amo os livros da Agatha Christie... Eu lia ela quando tinha 12anos... Gostei bastante deste Livro dela...

    ResponderExcluir
  3. A Agatha é muito talentosa !
    Adoro os livros dela
    Ótima resenha :)
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Amei a sua resenha..
    O bom é fazer uma maratona de Agatha ler os livros dela até cansar..

    ResponderExcluir
  5. Gente, eu nunca li nada da Agatha e não sinto vontade. Esse livro parecer ser bom, mas ainda sim não senti aquela vontade de ler.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥