23 de maio de 2012

Raquel Recuero publica novo livro: A conversação em rede

O mundo mudou. E como era de se esperar, essas mudanças também passaram a influenciar a maneira como interagimos com os outros em sociedade.
O que antes era expressado em uma conversa de bar com os amigos, hoje é feito através das redes sociais na internet.
Pensando nessas mudanças de comportamento que se apresentam nesta sociedade moderna, Raquel Recuero, uma das maiores pesquisadoras de cibercultura do país lançará seu novo livro: A conversação em rede pela editora Sulina. A previsão é que a publicação chegue nas livrarias esta semana.
Eu fiquei super interessada neste livro e assim que chegar na Saraiva eu tô comprando!!

A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na Internet é o novo livro de Recuero que, com acuidade acadêmica, demonstra que as ferramentas computacionais há muito deixaram de ser apenas isso: ferramentas. Elas evoluíram para serem “espaços conversacionais” importantes, já que os usos que fazemos delas reelaboram a conversa, e esta passa a ter outras feições. Este livro tem mérito acadêmico por ser muito bem escrito e reunir elementos que certamente despertarão o interesse amplo de pesquisadores da área de Linguística Aplicada, da Comunicação Social, da Educação e de outras áreas afins. Isso se justifica na medida em que a autora oferece contribuições teóricas, metodológicas e empíricas para que se entenda melhor a conversa em rede à luz da Pragmática Linguística e da Análise de Redes Sociais. Graças aos distintos fios teóricos que o tecem, o livro mostra com lucidez que a conversação em rede não é somente aquela conversa tão antiga quanto a linguagem, mas, no contexto das ferramentas digitais, ela é uma “conversação emergente” que, em função dos usos das ferramentas computacionais, passa por vários processos de reelaborações. Como bem conclui Recuero, “o ponto fundamental é aquele onde essa conversação reconstrói práticas do dia a dia, mas que, no impacto da mediação, amplifica-se e traz novos desafios para a compreensão de seus impactos nos atores sociais”.

6 comentários

  1. Parece ser bem interessante, mas to evitando comprar livros pela Saraiva. Além de não ter frete e combrarem um absurdo ainda demoram semanas pra entregar.
    Quem ia gostar desse livro é meu irmão.
    Nova resenha: Os Vampiros de Morganville - Casa Glass
    Passa lá!
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Até o momento, eu não tive problemas em nenhuma compra que fiz na Saraiva. É bem verdade que nos últimos tempos, devido a minha busca incessante por Agatha Christie, tenho dado mais chances ao Estante Virtual, mas minha última compra foi tranquila.

    ResponderExcluir
  3. Um ótimo livro...
    Eu adoro comprar na Saraiva meninas.. Não tenho queixas dela...

    ResponderExcluir
  4. Parece ser bem interessante !
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o livro.. Ele me lembrou uma amiga.. Sempre quando ela vem aqui em casa ficamos as duas com seus nots uma do lado da outra viciadas...

    ResponderExcluir
  6. Adorei o livro e vou compra-lo, vai me ajudar no TCC.

    Obrigada pela dica.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥