3 de maio de 2012

Um Pressentimento Funesto por Agatha Christie


Autor: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira
ISBN: Sem informação
Ano: 1987
Páginas: 228
Classificação: 

Autora de mais de oitenta obras de ficção, "Dame Agatha" se notabilizou por uma incrível capacidade de criar enigmas humanos aparentemente indecifráveis, num mundo dinamizado pela antinomia de duas forças: o bem e o mal, forças eternas, a essência do maniqueísmo. Em sua ficção, há uma espécie de transgressão às regras do jogo da vida, e a morte sempre leva uma vantagem inicial até encontrar um oponente à altura. Aqui, este oponente surge nas figuras de Tommy e Tuppence, simpático e incansável casal que, junto com o leitor, desafia a argúcia que todo romance de Agatha Christie impõe. 

É muito raro encontrar um livro da Agatha que o personagem principal não seja Miss Marple ou o detetive belga Hercule Poirot. 

Confesso que quando comecei a ler este livro, e percebi que não encontraria meus queridos detetives de sempre, fiquei um pouco triste; mas conforme a história se desenrolava, mais eu gostava. 
Na história, o casal Tommy e Tuppence possuem uma tia que vive em uma casa de repouso com outras simpáticas velhinhas (se bem que a tia deles não é muito simpática). 

Durante uma visita, Tuppence esta na sala de esperas do asilo e começa a conversar com uma das velhinhas, que repentinamente, pergunta se a menina que esta enterrada atrás da lareira era a filha de Tuppence. 

Tuppence se assusta com aquela pergunta, mas encara como se fosse o devaneio de uma mente já idosa. Porém, mais tarde, quando a tia de Tommy morre, eles descobrem que ela pode ter descoberto alguma coisa no asilo que culminou com seu assassinato, e que a velhinha que havia perguntado sobre a menina atrás da lareira foi abruptamente retirada do asilo e desapareceu, deixando para trás apenas um quadro com a imagem de uma casa, que dera de presente para a tia de Tommy dias antes desta morrer.
Tuppence suspeita que quem matou a tia de Tommy tenha raptado a velhinha simpática e começa a pesquisar onde fica a casa pintada o quadro, na esperança que aquela imagem fosse o lar da velhinha antes dela ir parar na casa de repouso. 

Porém, quando ela encontra a casa, num povoado muito distante, onde todos os moradores se conhecem e guardam muitos segredos, ela descobre que o perigo pode estar muito mais perto do que ela imaginava e que existem muitos "lobos em pele de cordeiros".

O livro é realmente fantástico. Eu adorei e recomendo a todos os fãs de Agatha, que abram o seus corações para esse casal de detetives (se bem que quem fuça tudo é a Tuppence; Tommy não acredita nas desconfianças da mulher e acha que ela só esta inventando tudo por estar entediada...depois ele descobre que não era bem isso...), que além de fofos, são muito audaciosos. 

Boa leitura! 


Se você gostou do livro, não deixe de assistir o filme! (em francês com legendas em português)



4 comentários

  1. Esse livro da Agatha Christie eu já li.. E tenho que dizer que amei cada segundo da leitura e recomendo ele.. Excelente resenha.. =/

    ResponderExcluir
  2. Esse livro é bom, porém não é o melhor !
    Mas enfim, ótima resenha, ficou muito boa !
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Que pena que os livros dela nunca tem um filme em português...

    ResponderExcluir
  4. Vou assistir o filme legendado mesmo fazer o que...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥