1 de junho de 2012

O jovem Sherlock Holmes: nuvem da morte por Andrew Lane


Autor: Andrew Lane
Editora: Intrínseca
Ano: 2011
ISBN: 9788580570625
Páginas: 282
Classificação:  

Você acha que o conhece? Pense duas vezes.
Dois cadáveres
Um herói extraordinário
A origem de uma lenda
Sherlock Holmes tem apenas catorze anos quando, ao caminhar por um bosque, descobre um cadáver. Trata-se de um homem. Está coberto por pústulas. É então que Holmes começa uma nova vida. Sua mente destemida e a sede de aventuras conduzem-no por uma jornada capaz de deixar qualquer um sem fôlego: da tranquilidade da vida no campo ao submundo das docas lonfrinas, enfrentando fogo, espionagem e sequestros, até o cerne de uma aterrorizante trama que poderá mudar o futuro da Grã-Bretanha.
O jorvem Sherlock Holmes precisará valer-se de toda a coragem, a determinação e a força que puder reunir para derrotar um inimigo tão requintadamente cruel.

Antes de mais nada, quero dizer que este não é um livro publicado por Sr. Arthur Conan Doyle, ou verdadeiro criador de Sherlock Holmes, mas um novo conto criado por Andrew baseado em Sherlock, e esse é o problema...
Neste livro, Andrew tenta retratar Sherlock ainda criança/ adolescente quando tinha apenas 14 anos. Até aí, tudo bem. O problema é que ele mostra um Sherlock que era uma criança normal, e que devido a diversos traumas passou a construir uma personalidade marcante como a que vemos nos livros publicados por Sr. Arthur Conan Doyle.

Pra quem acompanha as histórias de Doyle, imagina um Sherlock completamente diferente na infância. Ele não podia ser uma criança normal; para nós, realmente fãs, a versão de Sherlock criança deveria ser uma mistura de nerd (passando o dia inteiro entre livros e microscópios, sem amigos no colégio interno que estudou) com aquele olhar da Vandinha Addams (nada acontece ao meu redor...que tédio...bando de gente estúpida...), e um faro para mistérios como Tim Tim (mas sem o cachorro).

Wednesday ou como a conhecemos: Vandinha Addams.
Neste livro vemos um menino que quer passar as férias escolares com o irmão Mycroft (alô! Eles não se dão muito bem nos livros originais, logo, por que tanto amor fraterno neste livro?!) e fazer amigos (alô de novo! Sherlock não liga para as pessoas, ele só se interessa em desvendar as coisas, logo, por que ele se importaria em fazer amigos durante as férias?!).
Isso sem contar que eu encontrei uma falha no roteiro que não passaria despercebido por Sherlock. Imaginem a seguinte situação:
Você esta em um bote, navegando pelo rio, e este bote é puxado por um cavalo que esta amarrado por uma corda ao bote, e o animal vai andando a margem deste rio. A sua frente existe uma ponte, e você é atacado nesta ponte, mas consegue atravessa-la e escapar do perigo. O que há de errado neste história?
Pensem....
Resposta: Como você conseguiu atravessar a ponte sem ficar preso em uma das pilastras, já que o barco passa por baixo da ponte e você esta preso a uma corda no cavalo que esta na margem??? No mínimo, a corda enroscaria na pilastra da ponte, e você teria que soltar o cavalo cortando a corda. O personagem do livro fez isso? Não!! Nem mencionou o fato...
Vejam bem, a história não é ruim.... apenas não é uma história digna de Sherlock Holmes, e estampar o livro com o nome Sherlock, para fazer os fãs comprarem achando que encontrarão seu detetive favorito e descobrirem que foram enganados?! Tenha dó!!
Quer conhecer uma adaptação de Sherlock muito boa? Fidedigna ao livro e que realmente é a personificação do personagem criado por Sr. Arthur Conan Doyle? Então assista ao seriado produzido pela BBC!!
Isso sim é uma verdadeira adaptação de Sherlock!!!

O verdadeiro Sherlock Holmes (notem os olhares!!)
Sherlock e Watson pelo seriado da BBC
Sherlock e seu fiel companheiro (o violino).

Minha dica é: se você é fã de Sherlock Holmes, não leia. Você vai ficar irritado (a) como eu. Mas se você curte histórias de ação, com intrigas e mistérios e de fácil leitura, onde você consegue levar o livro sem problemas, então leia.

PS: Estou pensando se vou dar uma chance para o autor se redimir comigo, já que o segundo livro da série - Parasita Vermelho - já esta à venda. O que vocês acham? Dou mais uma chance????

Ler ou não ler? Eis a questão

19 comentários

  1. tava pensando em assistir a Série da BBC, parece ser muuito boa!

    ResponderExcluir
  2. A série da BBC é simplesmente fantástica!! O cuidado com o cenário, a adaptação dos contos de Sr. Arthur Conan Doyle para o presente, as caras e bocas de indiferença e sarcasmo do Sherlock são sensacionais!! Eu recomendo e muitooooooo que quem tiver a oportunidade assista!

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li nem assisti nada com o personagem Sherlock Holmes. Não gosto muito desse tipo de personagem. Mas eu acho que é legal conhecer as origens dos personagens.

    ResponderExcluir
  4. Não li nenhum dos livros do Sherloke,apesar de gostar de histórias de suspense...mas confesso que fiquei interessada na série do BBC!

    ResponderExcluir
  5. Eu sou fã dos livros de Sherlock Holmes (O cão dos Baskersville ^-^) vi esse livro e até pensei em comprar, mas fiquei com medo de odiar o autor. É mais ou menos a mesma coisa com o sexto volume da trilogia de cinco do guia do mochileiro das galáxias, os originais são bons mas vai que a continuação estraga a série, né?
    Então, obrigado pelo aviso.

    ResponderExcluir
  6. Ah, já ouvi criticas ótimas da série. Parece ser bem divertida e ao que me disseram, seguem a mesma linha dos mistérios presentes nos livros do Sr. Arthur Conan Doyle.

    ResponderExcluir
  7. Até agora eu só livros do Sherlock Holmes, nunca filme e sempre foram aqueles livros mais antigos e velhinhos :3
    gosto do personagem tal mas não sou la muito fanatica, tenho um amugo que so falta morrer por Holmes

    ResponderExcluir
  8. Ainda não vi a série, mas estou louca para ver. Mas acompanho muitas, então ... rs
    Agora os livros, sou apaixonada por Sherlock \o/

    ResponderExcluir
  9. Esse Sherlock Holmes é tão demais *-* Sempre gostei bastante dele, sempre tão interessante.

    ResponderExcluir
  10. Meu amigo já leu esses livros e ele super me recomendou, falou que amou demais.

    ResponderExcluir
  11. áh única coisa que conheço de Sherlock Holmes é o filme, mas ainda pretendo ler o livro, hehe

    ResponderExcluir
  12. Prefiro o LIVRO, o filme é ótimo e tal,mas ele tira muitas caracteristicas que o personagem tem,colocando em troca umas que não combinam muito com ele.

    No livro não tem toda a ação que é mostrada no filme, ele é muito mais atento aos detalhes,se preocupa com coisas minimas. E mão sai batendo em todo mundo. Gosto bastante do filme também, mas não me faz lembrar Sherlock Holmes

    ResponderExcluir
  13. Eu nem li e nem vi o filme.. Mas, pretendo começar com o filme e se gostar quem saiba eu leia o livro..

    ResponderExcluir
  14. Adorei !
    Parabéns pelo capricho, o post ficou ótimo !
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu ainda não li o livro, mas quero ler em breve, parece ser ótimo, e todos estão falando muito bem ! E o Sherlock é ótimo :)
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Esses dias vi o filme, que estava passando aqui na tv a cabo, e gostei muito dele.

    ResponderExcluir
  17. Sou apaixonda por Sherlock Holmes e ainda não tive coragem de lê esse livro. Tem também a nova série Elementary em uma versão moderna de Sherlock Holmes

    ResponderExcluir
  18. Até que é bem legal essa história dele, mas ainda prefiro os originais. Acho que tem mais graça...

    ResponderExcluir
  19. Eu AMO Sherlock, ele é simplesmente perfeito!! Eu ainda quero completar a minha coleção.

    E a série de tv também é maravilhosa.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥