24 de julho de 2012

Os relógios por Agatha Christie


Autora: Agatha Christie
Editora: Record
Ano: 1989
Páginas: 253
ISBN: Sem informação
Classificação:  


Um homem morto que parece não ter identidade. No local do crime, quatro relógios parados na mesma hora: quatro e treze. Na esteira desse crime, mais dois outros, também misteriosos. Eis um dos mais complexos enigmas da literatura policial para Hercule Poirot, em cuja opinião o caso, "se parece tão complicado, deve ser simples". Mas logo ele veria que não era bem assim. 



Esse é um caso difícil. Eu leio muitos livros da Agatha e quando chegou a "hora da verdade" eu não tinha a mais remota ideia do que tinha acontecido. 
No conto, uma jovem datilógrafa é convocada para um serviço na casa de uma senhora. 
No telefonema são dadas instruções de que ela entre na casa sem bater, pois a porta estará destrancada, e vá para a sala de estar, onde estarão aguardando ela. 
Na hora marcada, próximo às 16:15h, ela se encaminha até o local. 
Ao chegar, segue as instruções e eis que encontra o corpo de um senhor de 55 a 60 anos no meio da sala de estar. Onde esta a moradora da casa que ligou pedindo os serviços dela? Ninguém sabe. 
Ela se desespera e sai correndo da casa, literalmente, trombando com um rapaz que passava no local. O rapaz entra na residência, confirma que o homem esta morto e chama as autoridades. Começa mais um suspense de Dame Agatha!

Durante as investigações, algumas informações vão sendo apresentadas, como por exemplo, o fato de que a dona da casa é cega; nunca ligou pedindo datilógrafa alguma; nunca "viu" aquele homem na vida (ou melhor, ao tocar sua feições, não reconheceu o cadáver) e nenhum dos vizinhos viu nada. Ah! Por falar em vizinhos, a casa fica numa rua em forma de meia-lua, onde o quintal de trás das casas dão umas para as outras, ou seja, no seu quintal você consegue ver os fundos da casa dos seus outros vizinhos, e logicamente, pode passar de uma casa para a outra por esses quintais. Inclusive as crianças da região fazem muito isso, caçando os gatos de uma das vizinhas... 
Como todo mistério da Agatha, tem que ter alguma coisa que faça você se perguntar: Por que raios isso existe? Onde isso se encaixa na trama?, você ainda tem que lidar com o fato que existem 4 relógios na sala que o homem foi encontrado; os quatro marcando 16:13h e que a dona da casa nunca, isso mesmo, NUNCA, "viu" aqueles relógios na vida!!!
Pra completar essa salada, uma das meninas que trabalha com a principal suspeita (a datilógrafa que encontrou o corpo) também é assassinada. 
Tá bom, ou quer mais?!
Eu confesso...Não consegui decifrar esse enigma e tive que me render a explicação de Hercule Poirot no final do livro. 

E ai? Vai encarrar o desafio?

Boa tentativa...



7 comentários

  1. Agatha Christie sempre nos dá essa sensação! Li quase todas suas obras, mas não essa em específico! Fiquei com vontade de ler!
    A verdade é que sua trama é tão "enrolada" que eu nunca descubro o assassino!
    Beijos
    http://luenealves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Se a pessoa quiser ler um livro de suspense penso logo na Agatha Christie para indicar porque ela é especialista nesse gênero e escreve maravilhosamente.. Eu li esse livro e amei..

    ResponderExcluir
  3. Nossa amei esse livro !
    Pelo jeito que você descreveu na resenha parece ser muito bom ! Puro suspense e a Agatha é sempre demais com os livros dela né !
    Beijos

    Letícia Giollo
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já lii varios livros de Agatha Christie e se ñ ler até o finall eu nunca saberia quem é o assassino... Gosto bastante de livros do gênero.. e já faz um tepinho que eu ñ leio.. tá na horaa já.. de ler algoo do tipo..

    Alguma indicação??

    ResponderExcluir
  5. E as capas dos livros dela são uma mais linda do que a outra..

    ResponderExcluir
  6. Eu amo os livros da Agatha, tenho a impressão que nada nadinha mesmo passa sem ser percebido pela massa cinzenta do Poirot!! *-* Li 6 livros dela até agora e gostei muito da resenha deste tbm fiquei curiosa para ler mais esse mistério!!*-* ELA É DEMAIS ♥

    ResponderExcluir
  7. Olá, também gosto desse livro. Já li todos os livros da Agatha e sempre que sinto saudades releio algum. Ultimamente tenho visto filmes baseados na sua obra são bem legais. Há inclusive um dos Relógios no canal hiperdaniela no Youtube.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥