5 de agosto de 2012

Atreva-se a mudar por Alessandra Assad


Autora: Alessandra Assad
Editora: Thomas Nelson
Ano: 2007
ISBN: 9788560303175
Páginas: 152
Classificação:  
A mudança e o aprendizado são companheiros contínuos nas vidas das pessoas. É preciso não só aceitá-los, mas recebê-los bem. Esse pode ser o grande diferencial para você chegar ao sucesso que tanto almeja.É a zona de conforto que priva as pessoas de ser, ter e fazer. Realizações sadias e significativas exigem que você dê um passo além. Não se permita ficar muito confortável, afinal um período de desconforto é muito melhor do que uma vida inteira de olhar desolador ao passado.Incentive seu futuro. Jamais se esqueça do seu potencial e não deixe que estereótipos ou exemplos de mercado e de pessoas moldem sua possibilidade, elimimando o potencial criativo de suas equipes, criar relacionamentos mediante a confiança ao longo do tempo e reconhecer as pessoas pelas influências em sua vida.Este livro permite uma mescla de prática cotidiana com estudo introdutório de gestão de pessoas e de mudanças, com dicas práticas que podem, facilmente, ser aplicadas em pequenas, médias e grandes empresas, mas principalmente na sua casa, na sua vida, para você. Ideal para pessoas que pretendem começar uma mudança significativa e não sabem por onde começar. O que quer que o fez ter sucesso no passado não o fará ter sucesso no futuro. Pense nisso e mude, antes que alguém faça isso por você. Atreva-se a mudar!

Recebi esse livro através da parceria com a Thomas Nelson Brasil para a nossa promoção do kit sucesso, e como trata-se de um livro de gestão de pessoas e desenvolvimento profissional, logo me interessei a ler. 
Existem duas maneiras de ler este livro: com o olhar de um gestor e com o olhar de um funcionário. 

Olhar de um gestor: O livro traz muitas dicas de como desenvolver uma mudança na empresa, seja ela para resolver problemas, como crises financeiras, unificação de empresas com perfis diferentes; ou mudanças positivas que visam alavancar o crescimento do seu negócio. 
Um dos pontos positivos (e o que mais gostei) são os estudos de vários casos de empresas conhecidas por nós que deram certo. O ponto negativo é que em muitas partes do livro, chega a ser repetitivo o discurso. A autora poderia ter dedicado um capítulo para abordar cada tema, em vez de dilui-lo ao longo do livro. Com isso, ela acaba repetindo a mesma ideia (com palavras um pouco diferentes) ao longo do livro, o que é meio chato. A vontade é de virar pra ela e falar: Ok! Eu já entendi!

Olhar de um funcionário: Entramos no mesmo dilema que foi posto quando houve a febre de O monge e o executivo. Alguns diziam que este livro era um grande manual de como derrubar o seu chefe. Pois bem... em Atreva-se, você começa a analisar o que ela fala e a comparar (é inevitável) com a empresa que você trabalha, e percebe que o seu chefe esta fazendo tudo errado! 
Pois é...
Se "O monge e o executivo" ensinava como derrubar o seu chefe, Atreva-se te ensina o que ele esta fazendo de errado e por que você não deve cometer os mesmos erros que ele!! 
O que posso dizer a mais sobre o livro, é que ele tem uma leitura fácil (eu terminei o meu exemplar em dois dias) e que os profissionais da área de gestão, comunicação e administração deveriam prestar atenção ao que Alessandra tem a nos dizer, pois todos passamos por mudanças e com as dicas dela, pode ser que a sua não seja tão ruim como você possa estar pensando. Afinal... há mudanças que vem para o bem. 

PS: Eu já li muitas críticas de "O monge e o executivo", por isso a referência ao livro neste post. Mas depois de tantas referências, eu me vejo obrigada a tomar uma decisão: Estou passando "O monge e o executivo" para o topo da minha lista de leituras!!


15 comentários

  1. Já li o monge e o executivo, é um livro bem rapidinho de se ler, gostei, dele, não que seja meu livro preferido, mas me fez pensar bastante, esse já coloquei na minha lista já que gestão de pessoas e desenvolvimento profissional, é bastante importante para mim, principalmente pela graduação que estou fazendo.

    Tá na lista.

    ResponderExcluir
  2. não curto muito livros dessa tipo não... essas leituras meio que auto-ajuda não me atraem :X
    mas eu li o monge e o executivo e achei excelente... quando misturam um pouco de "história" com os "conselhos", dá pra ler...
    tipo A Cabana também!


    beijos - Rascunhos e Borrões

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da sua resenha mas a temática não me fez querer ler esse livro. ):
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha!
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Concordo completamente com esse trecho :

    A mudança e o aprendizado são companheiros contínuos nas vidas das pessoas. É preciso não só aceitá-los, mas recebê-los bem. Esse pode ser o grande diferencial para você chegar ao sucesso que tanto almeja.


    Quem deseja mudanças na sua vida deve sair da zona de conforto, ir a luta, estudar e no final vencer. Não é fácil mas também não é impossível.


    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Meninas !
    Passando pra avisar que tem um selinho pra vocês lá no blog ... Espero que gostem ;)
    http://louca-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Uma das maiores dificuldades nas organizações hoje em dia é a Gestão de Pessoas.
    O ser humano é muito complexo, e a relação trabalhista mais ainda!
    Parece muito interessante, gostei!
    Bjoo.

    Nome de seguidora: Gladys Freitas.

    ResponderExcluir
  8. Nossa , esse titulo despertou mt curiosidade em mim , e adoro livros de estilo auto ajuda ... esse é pra mim...

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito da sua resenha.. O livro parece ser muito interessante.. Obrigada pela indicação!!!

    ResponderExcluir
  10. muito boa a sua resenha!
    nao conhecia esse livro.
    acho q nunca li nenhum livro dessa editora que eu me lembre.
    Não sou muito fã desse tipo de livro...

    http://lostgirlygirl.blogspot.com.br/

    bjos

    ResponderExcluir
  11. Mais um livro que eu não leria, eu tenho uma certa "revolta" com tudo que é sobre o mundo empresarial, e esse livro me lembra muito isso e me lembra meu ano de economia, mas achei interessante essa ideia de duas visões para ler o livro.

    beijos
    http://pepperlipstick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Acho que meu pai iria se interessar muito pelo livro, uma boa dica de presente pro dia dos pais! Mas não é muito a minha área.
    Beijos
    http://territorio-pop.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não gosto muito de livros assim U.U
    mas conheço uma pessoa aqui em casa que gostaria de ler. Meu papai ^^

    ResponderExcluir
  14. Não sou muito fã de livros assim. Mas parece ser bem interessante para quem gosta.
    Beijinhos!


    Camila.
    loucuradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Adorei esse livro e acho que vou ler... Não é um livro que estou normalmente acostumada a ler, mas mudar de fez em quando é bom...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥