9 de agosto de 2012

O mistério de Sittaford por Agatha Christie


Autor: Agatha Christie
Editora: Nova Fronteira 
Ano: 1931
ISBN: 8511512667
Páginas: 219
Classificação:  

O inverno enseja divertidos jogos de salão, Mas aquele inverno surpreenderia seis moradores de uma pequena localidade campestre que se entretinham com uma brincadeira curiosa: a levitação de uma mesa.
É anunciado um assassinato. O nome do capitão Trevelyan é pronunciado, e as batidas da mesa revelam as letras fatais da palavra MORTO.
O pânico se instala e cresce quando, uma hora depois, o velho capitão é encontrado morto em seu escritório com o crânio fraturado.
De que trama macabra Trevelyan, próspero proprietário da Casa de Sittaford e dos bangalôs da redondeza, teria sido vítima?
Em O Mistério de Sittaford, a velha dama do crime e do suspense lança um novo desafio ao leitor, que terá diante de si uma história que transcede os fatos policiais e salienta os segredos da própria vida. 

Sittafford é uma pequena cidade, com seis bangalôs e uma mansão, construídas pelo capitão Trevelyan. No bangalô numero 1 vive seu grande amigo o major Burnaby.
Durante uma noite de nevasca, os moradores dos bangalôs estão na mansão, que fora alugada para duas senhoras - mãe e filha - provenientes da Africa do Sul, e para passar o tempo, propõe um jogo de levitação de mesa. Após contactar os espíritos, eles descobrem através de batidas sucessivas na mesa que o Capitão Trevelyan fora assassinado. Mas como saber se isso não passa de uma brincadeira de mal gosto?

O major Burnaby, prontamente lança-se no meio da tempestade a fim de verificar como se encontra seu velho amigo, mas este, devido ao aluguel de sua casa para as duas senhoras, passou a viver em um casa na cidade vizinha há 2 horas de caminhada do local em que o major se encontra.

Ao chegar na casa de Trevelyan, o major encontra o amigo morto, com o crânio afundado. A janela do escritório estava aberta e as gavetas reviradas dando a impressão de que se tratava de um assalto; porém, por que a janela estaria aberta em um dia tão frio?

A polícia descobre que o sobrinho de Trevelyan esteve minutos antes com o tio e ele torna-se o principal suspeito do crime, visto que é um dos beneficiários do testamento.
Um jornalista e a noiva de Pearson (sobrinho de Trevelyan) serão os responsáveis por investigar o caso e tentar descobrir o verdadeiro assassino e livrar Pearson da prisão.

Muitos mistérios estão escondidos entre os habitantes dos bangalôs de Sittaford e principalmente nas duas mulheres que alugaram a mansão.

O final deste livro é realmente surpreendente. Começamos achando que a solução do mistério esta na solução do evento "sobrenatural" - como foi anunciada a morte de Trevelyan durante a levitação da mesa - mas acabamos por descobrir que o início de tudo, na verdade, é o final.
Não conseguiu entender? Uma dica. A chave para a solução deste mistério esta nos bangalôs de Sittaford. 


16 comentários

  1. Oi Laisy!
    Agatha Christie sempre nos proporciona uma boa leitura,recheada de suspense e com finais inimagináveis.

    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Agatha é realmente a Rainha do Crime! Eu ainda não tinha visto esse livro dela, e agora com sua resenha, fiquei me perguntando o que a Rainha deixou de tão misterioso nessa obra *-*

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  3. A Agatha é melhor escritora de suspense na minha opinião. Você fica tão envolvida na leitura que parece que está participando também da história. Estou curiosa para descobrir mais esse enigma.


    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. A ideia parece muito legal. A sinopse me fez lembrar da infância, quando brincava daqueles joguinhos do copo pra "falar" com espíritos, rs.
    Ótima resenha!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Agatha Christie sempre nos surpreende. Este livro eu ainda não li.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. A sinopse e a sua resenha me chamaram bastante atenção! Fiquei curiosa a respeito do livro,parece ser bem legal :)

    strawberrydelivrosefilmes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Uma pena só ter lido um livro da Agatha Christie, o 5 porquinhos e adorei.
    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Hum...
    Mais um livro da Maravilhosa Agatha.. Esse eu li a muito tempo atrás, mas é muito bom e vale a pena muito reler ele... =/

    ResponderExcluir
  9. Quanto mistério,rsrs.
    Fiquei curiosa.
    Não conhecia esse livro, parece bem interessante.

    Bjoo.
    Nome de seguidora: Gladys Freitas.

    ResponderExcluir
  10. Oi...

    Deixei um meme para vc no meu Blog
    http://viciadaemromancess.blogspot.com.br/2012/08/meme.html

    ResponderExcluir
  11. Gosto bastante de livros do genêro, e Agatha Christie sempre me proporciona uma ótima leitura, em todos os livros que eu li, eu sempre tento do começo ao fim descobrir quem é o vilão, mas são tantas pistas, que eu acabo só sabendo no final.

    ótima resenha, e um ótimo livro.

    ResponderExcluir
  12. gosto bastante dos mistérios da Agatha e esse não poderia ter sido diferente parabéns pela resenha :)
    beijos :*

    www.amostradelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. nossa , fiquei curioso com esse livro , kkk , apesar da capa ser feia kkk

    ResponderExcluir
  14. Nunca li nada da Agatha, mas todos falam que ela é ótima!
    adorei a resenha,

    beijos,
    Letícia - umceudeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto muito dos livros da Agatha, mas esse eu ainda não li, mas vou ler com erteza....

    ResponderExcluir
  16. Já li váriooos livros da Agatha e é impressionante a habilidade que ela tem de sempre surpreender o leitor. Todas as vezes eu acho que sei quem é o culpado, quando ela vem e me mostra tudo diferente.
    Gostei muito de Assassinato no campo de golfe e Treze a mesa.
    Adorooooo Hercule Poirot, acho ele charmosamente meticuloso e o bacana é que ele nunca releva nada até chegar o final do livro.
    Agatha sempre arrasa!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥