13 de agosto de 2012

O Monge e o Executivo por James C.Hunter


Autor: James C. Hunter
Editora: Sextante
Ano: 2004
Páginas: 144
ISBN: 8575421026
Classificação:  

Você está convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos. Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Se você tem dificuldade em fazer com que sua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, idéias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado. 
O Monge e o Executivo é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor. 

Eu leio muitos livros do gênero autoajuda, e em alguns desses livros, "O monge e o executivo" foi citado. 
Nele, um gerente de uma fábrica é enviado contra à vontade, a princípio, para um mosteiro. Neste mosteiro, ele passará uma semana tendo palestras com um guru das administrações de empresas, que se converteu e virou monge. Só que essa semana vem com pacote completo, e ele precisa entrar no ritmo dos monges, como por exemplo, acordar as cinco da manhã para fazer a oração do início do dia. Aliás...são cinco orações ao longo do dia!

Pra alguém que vive no ritmo dos negócios, ficar enclausurado com monges, orando diversas vezes ao dia deve ser enlouquecedor....mas tudo é compensado pelas aulas do guru. 
Nelas, são debatidas os fundamentos da liderança; o que é ser um líder; como se tornar um líder melhor e quais as falhas que apresentamos na tarefa de liderar. 
É um livro enriquecedor, pois mesmo que você não tenha um cargo de liderança na sua empresa (supervisor, gerente, etc.), você com certeza é uma liderança em algum outro setor da sua vida (se você é mãe ou pai, você é uma liderança para seus filhos, logo, esse livro também vai ajudar...entendeu?)
Eu recomendo, pois mais uma vez, eu encontrei um livro de autoajuda que realmente ajuda as pessoas a resolverem seus problemas!!! E eu adoro quando isso acontece.

O que eu aprendi com esse livro: 
  1. Para você ser um bom líder, você precisa aprender a servir. (veja os vídeos abaixo)
  2. Um líder deve satisfazer as necessidades de seus subordinados. Isso é diferente de satisfazer as suas vontades. Satisfazer suas necessidades é verificar o que eles precisam para melhorar profissionalmente e executar melhor o trabalho. Não fazer o que eles querem, pois senão vira anarquia. 
  3. Quando ocupamos um cargo de liderança, temos necessidade de sermos ouvidos; de falar. Porém, o líder precisa aprender a ouvir. É ouvindo que ele identifica as necessidades dos outros. 
Se você se interessou pelo conteúdo deste livro e quer se aprofundar na arte de servir, eu recomendo que veja o filme Gandhi e Madre Tereza de Calcutá (ambos disponíveis na íntegra no you tube, e ambos maravilhosos!). Eles são exemplos de como servir os outros é a melhor maneira de se tornar um líder. 




13 comentários

  1. Ahh adoreii a resenha. Não sou muito fã de livro de auto ajuda. Mas esse pareceu diferente e interessante. Quem sabe um dia eu leia. Beijoos, flor!

    Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga, gostei da resenha.... mais não é meu estilo de livro ^^
    E eu não sou lider e acho que nem quero ser hehe
    beijoss
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Li esse livro, gostei muito!
    Muitos aprendizados ao decorrer da leitura, mais do que recomendado!

    Bjoo.
    Nome de seguidora: Gladys Freitas.

    ResponderExcluir
  4. Pena que vocês não colocaram essa resenha antes, tive que ler esse livro pra fazer trabalho na facul, ainda bem que gostei da historia.
    Bjks
    Cacau

    ResponderExcluir
  5. Pra falar verdade , nao gostei , nao faz meu tipo ...

    ResponderExcluir
  6. Esse é um dos livros que não me chamam a atenção.... Mas, não que não seja bom, pois, pela a sinopse parece bem interessante. Contudo o assunto que o livro aborda não é de meu interesse.

    ResponderExcluir
  7. òtima dica, faço ADM,é um verdadeiro classico, li bem antes de começar o curso, mas agora volta e meia me pego voltando a pensar em questões que encontrei no livro, ele é bem fininho então vc lê bem rapidinho, te faz refletir bastante tbm..

    Muito bom..

    Tô coma Natalia nota 5 de 5..

    ResponderExcluir
  8. O que eu aprendi com esse livro:

    Para você ser um bom líder, você precisa aprender a servir. (veja os vídeos abaixo)
    Um líder deve satisfazer as necessidades de seus subordinados. Isso é diferente de satisfazer as suas vontades. Satisfazer suas necessidades é verificar o que eles precisam para melhorar profissionalmente e executar melhor o trabalho. Não fazer o que eles querem, pois senão vira anarquia.
    Quando ocupamos um cargo de liderança, temos necessidade de sermos ouvidos; de falar. Porém, o líder precisa aprender a ouvir. É ouvindo que ele identifica as necessidades dos outros.

    Você conseguiu captar a essência desse livro. Adoro livro de auto-ajuda e auto-conhecimento. Eles nos fazem nos compreender melhor, aceitar os defeitos (tanto os nossos como os dos outros) e nos ajudam a evoluir.
    Gandhi e Madre Teresa são meus ídolos. Num mundo materialista e capitalista no qual vivemos eles se tornaram o exemplo de que não é através das posses materiais que seremos seres humanos melhores mas do tempo que dispomos para ajudar o próximo.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Eu não gosto muito de livros de autoajuda mas esse me cativou. Tive de ler pra um trabalho da faculdade. Normalmente, odeio leituras obrigatórias mas esse foi diferente.
    Apesar de não me achar com qualidades de líder, me identifiquei muito com o livro. Recomendo.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley
    http://obsessionvalley.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei sua resenha e seu ponto de vista, mesmo esse tipo de livro não me interessando.. Mas uma amiga já me falou muito bem dele!

    beijos,
    Letícia - umceudeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito da sua resenha.. Mas, não é um livro que eu me interesse a ler...

    ResponderExcluir
  12. Sempre que eu vejo livros com essa temática eu fico meio paranóica.
    Desde que li A Arte da Guerra, parece que eles fazem uma lavagem cerebral na gente, e é impressionante (e assustador) como eles sempre falam algo que faz com que a gente se identifique!

    ResponderExcluir
  13. Eu não curto livros de auto ajuda não..Mas o monge e o Executivo me surpreendeu bastante!!Gostei muito e aprendi muito com ele*-*

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥