29 de setembro de 2012

Formaturas Infernais


Autor: Meg Cabot, Stephenie Meyer, Michele Jaffe, Kim Harrison e Lauren Myracle. 
Editora: Galera Record
Ano: 2009
ISBN: 9788501085368
Páginas: 318
Classificação:  
Sua festa nunca mais será a mesma

Longe de vestidos de gala delicados e cor-de-rosa, estes cinco contos são estranhos, surreais, assustadores, e povoados por criaturas terríveis como vampiros, monstros e zumbis. Em Formaturas Infernais, você vai descobrir que a formatura pode ser tão divertida quanto ameaçadora...

Esse livro provocou um debate entre eu e minha companheira de blog, Laisy. Isso porque eu gostei do livro e ela não (detalhe: ela é a especialista em histórias de fantasia; meu negócio é desvendar crimes!)

Enfim..
São cinco contos, cada um escrito por uma das autoras citadas acima, e todos têm como temática histórias de terror que acontecem ou envolvem uma festa de formatura. Como todo conto, eles não tem  muito tempo para desenvolver uma história, logo, alguns contos terminam sem apresentar um final claro, deixando a critério da nossa imaginação completar ou entender o final nas entrelinhas do texto. Entenderam? Vamos conhecer os contos?

  • A filha da exterminadora (Meg Cabot)
Eu gostei muito deste conto. Nele uma menina fica enfeitiçada por um vampiro (simplesmente o filho de Drácula... pouca coisa o menino...), porém a melhor amiga dela na verdade é uma caçadora de vampiros, e quando percebe que a amiga esta enfeitiçada, decide matar o acompanhante dela para o baile de formatura. 
Para executar esse plano, ela contará com a ajuda do ex-namorado da amiga (rejeitado depois que ela conhece o vampiro) e o melhor amigo dele (que tem uma queda pela nossa exterminadora de sanguessugas). 
Os diálogos da nossa caçadora com o pretendente a ajudante apaixonado são muito bons!!
  • O buquê (Lauren Myracle)
Uma menina esta obcecada com a possibilidade de que seu melhor amigo (e sonho de consumo secreto) não a convide para ir ao baile de formatura. Por isso, ela decide consultar uma cartomante para que essa médium dissesse algo que o incentivasse a tomar a iniciativa. Para isso, ela arrasta o amigo/pretendente a namorado e sua melhor amiga para essa consulta. 
Durante a consulta, ela escuta uma história sobre um buquê que concede três desejos a quem o possuir, porém os desejos não saem exatamente como se espera...
Ela decide ficar com o buquê, e qual o desejo que ela faz primeiro?
Que o menino que ela ama a convide para o baile.
Só que, como eu disse anteriormente, as coisas não saem exatamente como o planejado, e enquanto ele escreve um pedido para ela no alto da torre de água da cidade, ele cai e morre. Pois é...
Depois de algum tempo, sorumbática pelos cantos, ela tem a "brilhante" ideia de fazer o segundo pedido, solicitando que seu amor seja ressuscitado e assim, possa leva-la ao baile! (Momento sem noção!!)
Ela faz o pedido e ele volta, porém, mais uma vez, não como ela esperava... visto que ele já estava em decomposição, afinal é isso que acontece quando as pessoas MORREM!
Ela se desespera e faz o terceiro pedido, onde ela finalmente parece ter entendido que deve-se ter cuidado com o que se deseja...
  • Madison Avery e a morte (Kim Harrison)
Madison é uma menina comum que veio passar um tempo na casa do pai para ajudá-lo a superar alguns problemas, e acaba tendo que participar do baile de formatura em uma nova escola e tendo como par o filho do patrão do pai, ou seja, um encontro arranjado. 
Depois de discutir com seu par ela conhece um garoto tudo-de-bom na festa que não só provoca ciúmes no seu ex-par, como flerta com ela e ainda dirige um carro conversível! (Pausa para fechar a boca)
O garoto perfeito se prontifica a leva-la em casa, mas durante o trajeto ele muda radicalmente de personalidade, afirmando que estava ali para matá-la (O quê?!) e que ele na verdade é uma espécie de anjo da morte! (Lógico...ele tinha que ter algum problema meninas...). 
Ele joga o carro de uma ribanceira e ela morre. 
No necrotério ela acorda e é recepcionada por dois anjos, que estão discutindo de quem é a culpa por ela ter morrido. Ela, logicamente, não acredita que morreu. Mas o pior ainda esta por vir, pois o anjo da morte decide que ela é dele e volta para busca-la mesmo depois da morte! (Menino possessivo, né?!)  
Ela rouba uma pedra dele que a mantém visível e sólida, logo, uma pedra que lhe fornece uma espécie de vida após a morte (literalmente)
Ela foge loucamente, e depois de conseguir atrasar o anjo da morte, descobre através do Cronus (pois é...o tempo literalmente aparece neste conto) que dá um ano de "vida" a ela, e pede que ela continue fugindo do anjo da morte, deixando um anjo da guarda ao seu lado para protegê-la. 
Esse anjo da guarda acaba se tornando um grande amigo, mas vemos no final do conto que ele pode ser bem mais do que isso no próximo ano...
  • Salada mista (Michele Jaffe)
Imaginem o super-homem na versão mulher. Essa é a nossa personagem principal, cuja a missão no conto é entregar uma menina que só pensa em conseguir o maior número de beijos da maior quantidade de meninos diferentes em um dia. 0.o
Miranda, apesar de possuir esses super poderes trabalha como chofer de limosines e tem um sério problema de autoestima, lendo todos os livros de autoajuda que caem no colo dela. 
Ao deixar sua passageira no endereço combinado, ela percebe que algo de muito estranho acontece naquela casa e decide investigar. 
Ela descobre que sua passageira esta em cárcere e que seus carcereiros pretendem matá-la para conseguir a informação que desejam. O que ela faz? Salva a garotinha! Lógico!
No decorrer da história, descobrimos que a garotinha aparentemente maluquinha é na verdade uma grande profeta e que os seus amigos podem na verdade ser o seu pior inimigo...
  • Inferno na Terra (Stephenie Meyer) 
Neste conto, temos um demônio participando da festa de formatura. A presença de um ser desses na festa, logicamente, não poderia terminar em coisa boa. 
Ela esta lá para instigar a intriga, a inveja, a traição e toda coisa suja e podre que puder extrair dos humanos da festa, ou seja, está a fim de confusão. Para colocar seu plano em prática, ela manipula alguns convidados de forma a causar brigas, traições sentimentos de infelicidade, que culminariam com um grande massacre, visto que um dos convidados manipulados trouxe uma arma para a festa e esta sendo tentado a usá-la...
No meio da festa, outro demônio aparece para bater papo e desejar boa sorte com o plano, mas toda essa bondade entre demônios é muito esquisito, logo, tem algum "caroço neste angu". 
Quando o plano esta prestes a ser concretizado, eis que surge, um meio anjo para bagunçar com os sentimentos da demôniazinha. Mas peraí?! Demônios tem sentimentos?
Ao que parece tem... só resta saber se o ódio dela será tão forte a ponto de resistir aos poderes de benevolência do meio anjo...



21 comentários

  1. Faz um tempinho que quero ler esse livro, adoro histórias de terror e acho que elas, na maioria das vezes, ficam melhor em forma de contos. Me interessei principalmente pelos "A filha da exterminadora" e "Madison Avery e a morte". E, como sempre, uma história da Stephenie Meyer tinha que ter algo de "ridículo", por favor né hahahah. Então, eu provavelmente não leria o conto dela com muita esperança.

    http://queridos-sapiens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. eu já fui muito louca pra ler esse livro, hj em dia sou apenas afim sahuhuas
    mas quem sabe eu leia ele daqui pro final do ano né
    adorei a psotagem ;)

    ResponderExcluir
  3. Só posso falar que sou fã desse gênero. Gosto também de contos. Outra coisa importante é a questão dos nomes de peso escolhidos para essa publicação. Afinal, não é todo livro que temos os nomes de Meg Cabot e Stephenie Meyer em um mesmo volume, não é?!?!

    Seguidor: DomDom Almeida
    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  4. Não é a minha praia... não gosto de contos e essa temática sobrenatural não me agrada.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  5. Adorei suas definições para os contos.Para os fãs do gênero é realmente uma salada de fantasias.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Eu não gostei muito deste livro, esperava mais.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse livro! Achei os contos bem sinistros! Mas gostei.

    ResponderExcluir
  8. O conto que mais gostei foi o do Buque... mas confesso que ele, assim como todos os outros, com exceção do último, não tem nada a ver com formatura direito.. Só a Meyer mesmo que seguiu a risca a proposta do livro e fez um conto mais plausivel rsrsrs
    Mas nao curti taanto assim esse livro... Nem os outros 2 infernais depois desse.
    Gostei da resenha!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  9. Oi..

    Eu comprei esse livro, mas ainda não li.. Mas, depois deste post vou colocar esse livro lá em cima na minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  10. Oi Nat, tenho vontade de ler esse livro, mesmo que não tenha ouvido falar muito bem :T

    beeijo
    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  11. Sinceramente eu esperava muito + deste livro, antes de ler já havia criado em minha cabeça o que queria encontrar, achei muito sem sal, o que foi proposto o que a sinopse e a capa nos propuseram não foi coerente com os textos.

    ResponderExcluir
  12. Eu não sou muito de gostar desses livros que tem demônios, tocam o terror, mas achoo que esse eu leria, pois amei a capa.

    ResponderExcluir
  13. Adorei esse livro!
    Pra mim, A Filha da Exterminadora e Maddison Avery e a Morte deveria virar livros porque não me conformo com o final deles. Acabou e eu fiquei: COMO ASSIM TERMINA AQUI?!
    O Buquê achei o mais fraco de todos.
    Salada Mista e Inferno na Terra também são ótimos.

    Luiza Helena Vieira
    Obsession Valley

    ResponderExcluir
  14. Já tinha ouvido falar desse livro, mas acho q nao estou doida pra ler nao.
    Bjks

    ResponderExcluir
  15. Eu realmente nao tinha esse livro em altas expectativas e nem fazia questão de ler....Que bom que eu estava certa o-o

    A maior parte dos contos parece meio chatinha, o que mais se salva é o da Meg Cabot! xD

    ResponderExcluir
  16. Já conhecia o livro mas ainda não li minhas amigas falam mal dele ai perdi a vontade hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  17. Uma amiga minha tem esse livro e falou q é bom... eu vi q os autores sao ótimos, mas nao é muito meu estilo.. qm sabe um dia me animo e leio, ja q tem o conto da Meg, de repente um dia vai....rs

    ResponderExcluir
  18. Recebi proposta de troca com esse livro. E pelo que li aqui, vou gostar sim. Adoro contos e de terror e suspense então!:)

    ResponderExcluir
  19. Nossa gostei desse livro porque traz escritoras interessantes:Meg Cabot,Lauren Myracle,Kim Harrison,Michele Jaffe,Stephenie Meyer.Boa dica para ler durante esse Halloween e ficar atento ao moral da história de cada conto: a vingança tarda mas não falha e ainda traz alguns benefícios,cuidado com o que deseja pode se realizar e talvez você não goste do resultado, nunca pegue carona com estranhos,não leve a vida tão à serio e um pouco de diversão não faz mal à ninguém,às vezes você procura uma coisa pra te fazer feliz e de repente algo acontece e muda completamente seus planos, e então você encontra o amor e a felicidade.

    ResponderExcluir
  20. formaturas infernais é super legal, teve alguns contos que eu realmente fiquei com medo, como o primeiro.

    ResponderExcluir
  21. esse livro é super legal, a historia do buque me deixou ate com um medinho ja li 3 vezes acho demais

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥