14 de setembro de 2012

Problemas? Oba! por Roberto Shinyashiki


Autor: Roberto Shinyashiki
Editora: Gente
Ano: 2011
ISBN: 9788573127539
Páginas: 156
Classificação:  
O mundo dos negócios vive atualmente uma revolução tão grande que pode se tornar um inferno para quem não o entende, ou pode ser o paraíso para quem é capaz de aproveitar as oportunidades. Por isso, é muito importante compreender a nova lógica que rege os acontecimentos. Há muitos momentos em que, talvez, você sinta-se perdido, sem saber o que fazer para tornar sua carreira vitoriosa ou para fazer sua empresa crescer. Esse é o cenário deste novo livro de Roberto Shinyashiki. Nestas páginas, ele conta como orientou um antigo mentor que estava passando por um momento difícil em sua carreira, e todo o processo que, aos poucos, ajudou-o a ter uma nova visão profissional. A cada nova conversa, fica claro que, hoje, as empresas precisam de pessoas capazes de resolver problemas, tanto do negócio em si quanto de seus clientes. O autor mostra que os problemas que surgem todos os dias são, na verdade, grandes oportunidades para crescer, tanto pessoal quanto profissionalmente. As valiosas informações deste livro mostram como: - Ser um profissional melhor e mais valorizado. - Criar uma empresa sensacional. - Compreender o que é o sistema de marketing. - Implementar mudanças definitivas. - Usar o poder de uma Solução-Ouro. - Ficar rico ajudando as pessoas. - Fazer sua vida valer a pena cada vez mais. Esteja preparado para uma grande transformação na sua maneira de ver um negócio. Depois de ler esta obra, da próxima vez que você se deparar com uma dificuldade, em vez de evitá-la ou de se lamentar, certamente vai comemorar: Problemas? Oba!


Existem alguns autores que mantemos uma relação de amor e ódio. Se você não possui essa relação com ninguém, sorte sua; Eu tenho essa relação com Roberto Shinyashiki. 

Eu já havia lido uma obra dele - Tudo ou nada - e tinha odiado; mas como sempre dou uma segunda chance quando esses casos ocorrem, resolvi ler outra obra deste autor. 
Me sugeriram "Problemas? Oba!", e pra ser sincera...eu gostei!

Eu acho que um livro tem que cumprir o papel que ele se propõe, logo, se o livro é de fantasia, o mínimo que ele tem que fazer é te tirar alguns minutos da sua realidade e fazer sua mente viajar. 

Se um livro é de auto ajuda ou gestão de pessoa, o mínimo que ele tem que fazer é te ajudar!
O livro que tinha lido anteriormente (confira a resenha de Tudo ou Nada aqui) não cumpria esse papel na minha opinião; mas o autor se redimiu comigo com esse livro. 

Nele, somos levados a perceber que quando um problema aparece, não devemos ver como um obstáculo, mas sim, como uma oportunidade. 

Oportunidade de um novo negócio; de se superar; de melhorar nosso produto ou a nós mesmo. 

A primeira coisa que me chamou atenção foi o fato de ter um marcador na orelha do livro, o que é muito útil e um brinde para o leitor. Já gostei aí...

Depois ele vai apresentando os por quês de vermos os problemas como oportunidades; mas utiliza uma história pra fazer isso (como em O Monge e o Executivo...sempre ele...), deixando a leitura bem mais interessante, fácil e envolvente (afinal, eu quero saber como termina a história, não como termina o livro...sacou?!)

E no final você fica com aquele espírito empreendedor impregnado e tendo milhões de ideias. 
O livro é um grande manual de como começar a pensar como um empreendedor e a mudar sua visão sobre os problemas que irão surgir na sua jornada.

Muito bom pra quem quer começar um negócio ou pra quem dirige uma equipe e lida com problemas todos os dias.  

Se você se encaixa nessas categorias, leia. Você não vai se arrepender. 

Coisas que aprendi com esse livro: 
1. Todas as vezes que um problema aparecer, veja como uma oportunidade de mostrar o seu trabalho e desenvolver uma solução para o problema. Quem sabe essa solução não vira um produto e você ganha milhões com a sua ideia?
2. Preste atenção quando alguém vier te expor um problema. Ele esta te dando a oportunidade que você tanto procura. É através de conversas que percebemos quais os problemas que precisam de soluções e que surgem as melhores ideias. 
3. Um grande líder tenta sempre solucionar o problema de seus funcionários e de sua empresa; Uma grande empresa é aquela que soluciona os problemas de seus clientes de forma eficiente. 


17 comentários

  1. Não gosto desse estilo de livro sabe? Mas concordo com você, se um livro assume um gênero ele tem que ser bom 'no que faz', e ter uma serventia, ora nos fazer ir para outro mundo, ora nos ajudar com nossos problemas [que é o caso, haha] E fico feliz que ela tenha cumprido o seu propósito e que tenha lhe ajudado, assim como também trouxe ensinamentos, como pude perceber, haha.
    Beijos!
    Tô seguindo. :)

    ResponderExcluir
  2. oi nat, não sei se leria esse livro de cara, mas sua resenha me deixou curiosa! Adorei que tem marcador na orelha haha

    beeeijo,
    Letícia - umceudeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tb sou da opinião que nada que acontece é por acaso, e que tudo, independente de ser bom ou ruim, serve como experiência e aprendizado.
    Mas como o livro é voltado para negócios e eu não vou ter o meu tão cedo, acho que não seria interessante parar pra ler.
    Mas adorei a resenha e a forma como abordou o que aprendeu com o livro :)

    Parabensss!!

    ResponderExcluir
  4. Oi..

    Gostei da sua resenha achei o livro maravilhoso, mas não sei se leria ele de livre vontade. Pois, não gosto desse tipo de livro.

    ResponderExcluir
  5. Adorei o resumo que você fez das coisas que aprendeu com o livro! É muito útil!

    ResponderExcluir
  6. Ainda não conhecia este livro, gostei bastante, creio que para minha profissão vai ser muito bom.

    ResponderExcluir
  7. nossa um marcador na hora do livro é bem diferente né
    a leitura desse livro parece q irá me agradar mt se algum dia eu vier a ler. adorei

    ResponderExcluir
  8. Adorei a sua resenha.

    Para quem quer ser líder de alguma coisa, não só de um negócio próprio, esse livro me parece ser um professor.

    Vou recomendá-lo para algumas pessoas que não estão sabendo lidar com os problemas que surgem no dia a dia de suas empresas.

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Como dizia meu professor de Gestão da Qualidade: Problemas são oportunidades de melhoria!

    ResponderExcluir
  10. Não é o tipo de livro que eu leria normalmente, mas para algumas pessoas funciona. Mas é verdade, crises e obstáculos são oportunidades de crescimento e aprendizado.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não conhecia o autor.

    Mas eu sempre acreditei no que diz esse livro: problemas são apenas oportunidades. Mesmo que sejam também obstáculos. Porque quando vc consegue ficar forte o suficiente para transpor tal obstaculo, vc aprendeu com isso e atingiu um novo patamar na sua vida, né?

    ResponderExcluir
  12. Olá eu até gosto de livros assim mas no momento estou na fase de fantasias hehe

    bjos

    ResponderExcluir
  13. Esse livro tem a cara do livros que meus professores mandam ler na faculdade na área de gestão.

    UHASHDASHU
    beijos

    ResponderExcluir
  14. Não é o gênero de livro que gosto de ler, mas nada impede que esses "ensinamentos" possam ser usados em outras áreas da nossa vida. Basta apenas que nós façamos umas adaptações.

    DomDom Almeida
    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  15. Não gostei da capa e nem do tipo do livro, mas pra quem gosta boa apetite!

    ResponderExcluir
  16. Nunca ouvi falar do livro pra ser sincera, mas ele parece passar uma mensagem super legal. So não gostei muito da capa =**

    ResponderExcluir
  17. Adorei sua resenha, achei o livro interessante

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥