5 de outubro de 2012

A Profecia de Hedhen por Cristina Aguiar


Livro Um

Autor(a): Cristina Aguiar
ISBN: 9788565588300
Editora: Modo
Ano: 2012
Páginas: 451
Classificação:

UMA MULHER, a Herdeira, que deveria surgir e unir os povos na luta para expulsar o mal e trazer de volta a luz que existia antes da queda dos Primeiros Tronos. A Guardiã e o Rei, fato que coincide com o nascimento de duas meninas, ambas portadoras de sinais de luz em seus corpos. A lua e a estrela. A missão individual e a trajetória que os portadores dos sinais irão seguir propiciarão a mudança tão esperada na terra de Hedhen.
O livro é ambientado em um fictício mundo matriarcal, onde homens e mulheres vivem de forma igualitária, exercendo as mesmas funções. A discussão religiosa que engloba a rivalidade entre a deusa que exige sacrifícios e o Pai-Criador, é um ponto importante que ajuda a ilustrar o enredo. Sem a intenção de criar um debate teológico, esse fato vem apenas complementar o cenário épico próprio de um mundo fantástico onde se desenvolve uma luta eterna do Bem contra o Mal. Uma história épica, a qual a presença da "mulher guerreira" é constante.

Vou tentar encontrar as palavras para descrever o quão maravilhoso é este livro. As vezes é muito difícil tentar passar através de uma resenha como o livro te tocou, e A Profecia de Hedhen me tocou demais. Mas juro que tentarei me expressar da melhor forma possível e da maneira que esta verdadeira obra-prima merece ser descrita.

No início, somos apresentados à Terra de Hedhen. Um mundo que no início era cheio de paz e governado por três seres de luz chamados: luminares. Estes viviam no mundo físico através de corpos materiais. Eles foram criados pelo Pai-Criador e possuíam a mesma essência dos astros do céu, enchendo o mundo de luz, sabedoria e paz. O luminar maior trazia consigo a marca do sol, possuindo assim o poder da luz solar. O luminar médio trazia em si a marca da estrela, possuindo assim a força e a luz estelar, e o luminar menor trazia consigo a marca da lua, possuindo assim o brilho e a força lunar. Sendo o luminar médio e o luminar menor, irmãs gêmeas das luzes noturnas e o luminar maior um homem.

Porém, o mal alcançou o mundo através de uma pedra negra que caiu do céu, e a luz que emanava dos luminares começou a ser sugada, levando-os em direção a morte e ao fim de uma era abençoada, tornando Hedhen um mundo infestado pelas trevas. Porém, antes de seu total fim, os luminares criaram uma profecia. A profecia que garantiria que a essência da luz voltaria àquele mundo, exterminando todo o mal e trazendo de volta a sabedoria do Pai-Criador para aquele povo. A profecia falava de uma herdeira. Uma mulher que surgiria e uniria os povos para que juntos pudessem exterminar as forças do mal trazendo novamente a luz ao mundo. Com isso, para garantirem o cumprimento da profecia, a fonte de luz dos luminares foi guardada em um objeto conhecido como "O Cetro do Rei", que foi escondido para que pudesse ser recuperado no tempo certo, devolvendo assim a luz à Terra de Hedhen.

Logo no início do livro somos apresentados a rainha Cirene. Rainha de Salema. Cidade principal da terra de Hedhen. Uma rainha muito amada pelo seu povo e que está dando a luz a sua filha, A Herdeira, que recebeu o nome de Deborah, e que carrega em si a marca do luminar menor, a lua. Porém, a rainha sabe que o mal aguarda o nascimento de sua filha para exterminá-la, a fim de que esta não possa cumprir a sua missão na profecia e salvar o mundo da escuridão. Para que isto não aconteça, a rainha pede a Hulda, sua melhor amiga e conselheira, que fuja com Deborah e a leve a um local seguro para que esta possa crescer em segurança e garantir o cumprimento da profecia. Sem exitar, pois após o parto a rainha não resistiu, Hulda foge com Deborah nos braços a fim de lhe assegurar a vida e o futuro de Hedhen.

No caminho, ao pedir ajuda a um velho amigo para manter a Herdeira em segurança, Hulda descobre que no mesmo instante em que Deborah nascia, nascia também um outro bebê que carregava em si a marca da estrela, sendo esta a luminar médio. Hulda, sabendo que a profecia precisava de ambas para que fosse cumprida, decide também levar este outro bebê chamada Jael, ao mesmo local seguro em que deixará Deborah, e assim as duas conseguem crescer em segurança até os seus 23 anos de idade.

Durante todos esses anos, Atalia, irmã de Cirene e adoradora das forças do mal, procurou por Deborah a fim de matá-la e assim acabar com a profecia, mas não obteve sucesso. Porém, durante todos esses anos, governou Salema mesmo sabendo que o trono não lhe pertencia, e sim a Deborah, e espalhando o mal e escuridão por toda a terra de Hedhen.

Quando Deborah e Jael completam 23 anos, sabem que já estão prontas e que a hora de começar a cumprir a profecia havia chegado, e é a partir daí que toda a história se inicia.

Somos presenteados com ação desde a primeira página do livro até a última (e isso literalmente tá gente, sem exageros). São 451 páginas de pura aventura, emoção e ação sem um único momento de enrolação ou descrições desnecessárias.

Eu ficava encantada a cada página. A história conseguiu despertar em mim todos os sentimentos. Fiquei maravilhada, angustiada, feliz, triste, desesperada, aliviada, chorei e sorri em muitos momentos. Não houve um único momento em que eu tenha ficado entediada com a leitura. Pelo contrário! Cada página era uma surpresa e eu não acreditava o quão surpreendente ele se tornava a cada momento. Eu sentia um verdadeiro desespero para ler logo a próxima página e saber o que aconteceria depois, depois e depois, e assim foi até o final do livro.

Os personagens são incríveis e você aprende a amá-los a cada página virada. As protagonistas Deborah e Jael são verdadeiras guerreiras e não há como não amá-las e admirá-las. Deborah com sua sabedoria e habilidade com a espada, e Jael com sua coragem e habilidade com o arco (detalhe para a minha pessoa que ama todos os personagens que têm habilidade com o arco). O livro é rico em personagens e cada um deles é muito bem construído e possui sua característica marcante. Ao longo do livro, também somos apresentados ao luminar maior, e este é um momento muito especial da história.

A profecia de Hedhen entrou para a minha lista como um dos melhores livros que já li em toda a minha vida. E olha que esta minha lista possuía apenas 2 livros. Hoje, digo com muito orgulho que o li e tive o prazer de lê-lo, e vou sempre recomendá-lo à todos os que me perguntarem qual livro ler.

Ele é digno de ser lido por todos os amantes da fantasia e aventura. Digno de ser lido e conhecido não só em todo o Brasil, mas em todo o mundo. É digno de ser traduzido para várias línguas a fim de que as pessoas possam ter o prazer de se maravilharem com tal história.

Quem acompanha o blog, sabe o quanto somos sinceras em nossas resenhas, principalmente por uma questão de respeito tanto às editoras e autores parceiros, quanto à vocês, nossos leitores. Independente de serem livros de parceria ou não, damos sempre nossa mais sincera opinião sobre o que achamos, sem desrespeitar ninguém. Saibam que essa é a minha mais sincera opinião sobre esse livro. Tive o prazer de lê-lo através de um book tour, mas sofri muito ao ter que enviá-lo ao próximo blog. De verdade. Este é um livro digno de se ter na estante e dizer que leu.

Desculpem-me a resenha um tanto longa, mas precisava explicar cuidadosamente a essência do livro pra vocês, e tentar passar o que eu senti ao lê-lo. Espero ter conseguido me expressar da melhor forma possível. Inclusive tenho uma notícia super legal pra compartilhar com vocês: a Cristina me convidou para ser a consultora crítica dela. Preciso dizer o quanto me emocionei com tal pedido? Será uma honra analisar os originais antes mesmo de irem para a editora. Ahh meu coração gente! Rs...

Pra quem ainda não conhece o livro, o mesmo possui uma fanpage em que é possível vermos imagens que lembram a terra de Hedhen e seus personagens. As imagens são lindas e servem como uma ótima fonte de inspiração para a nossa imaginação na hora da leitura. É possível curtir a fanpage aqui.

Já pra quem curte RPG, a Cristina criou um RPG interativo adaptado para o facebook baseado no livro, chamado: Os tronos de Ariel. Ele foi feito especialmente para os fãs do gênero fantasia e aberto para todas as idades. Pra quem quiser se aventurar numa terra cheia de fantasia, perigos e magia, é só clicar aqui. Inclusive, o jogo também possui um blog. Pra quem quiser conferir, clique aqui.

Um beijo pessoal!

50 comentários

  1. Joguei um tempo RPG, e bom a galera viaja no jogo, e é exatamente essa impressão que eu tenho desse livro.. me pareceu bastante interessante apesar de já fazer um bom tempo que não leio nada neste estilo.

    ResponderExcluir
  2. o livro me pareceu bem interessante, adorei a resenha e eu nem conhecia ele viu
    gostei :)

    ResponderExcluir
  3. Eu estou louca para ler esse livro.
    Sempre vejo divulgações dele pelos blogs e sempre com comentários positivos.
    Estou ansiosa para conferir :)
    Beijinhos,
    http://fulanaleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tai, não conhecia o livro, fiqui curiosa, gosto de cenários assim, alias acho que todo leitor curti isso neh

    ResponderExcluir
  5. Isso não foi uma resenha mas sim um prólogo que deveria ser inserido ao livro numa próxima edição. Adorei.É tão bom quando a gente pega um livro para ler e se surpreende com a qualidade a ponto de nos deixar apaixonadas por ele. Você transmitiu a sua paixão nessa resenha.
    Essa leva de autores nacionais está dando um show. São livros dignos de best sellers internacionais.
    Agora é mais um que preciso ler.
    Alguma candidata a ser minha madrinha literária? Ou um candidato a ser meu padrinho literário?
    Acho que vou passar uma férias prolongadas na casa da Laisy kkkkkkkkk

    Um leve bater de asas para todos!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Tenho que ler esse livro paresse ser bom *-* só oque me falta e dinheiro e tempo pra ler ;p amei sua resenha só deu vontade de ler mais ainda ;p

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar desse livro, mas sinceramente não me interessou e até tinha me esquecido dele. Mas, sua resenha é a pior crueldade para com os fãs de fantasia E RPG. Sempre leio livros do gênero e nunca me canso, apesar de a maioria seguir a mesma linha e alguns se tornarem até clichês. Agora, "A Profecia de Hedhen" vai para a minha lista de desejados (que só aumenta, diga-se de passagem).

    http://queridos-sapiens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Uaaaauu...
    A D O R E I !!!
    O livro parece SENSACIONAL! Fiquei com muita vontade de ler!
    Entrou para a minha lista de desejados!

    Beijão
    Pri - Baú de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Hahahhah... Muito legal seu comentário Khrys! Rs... E está convidadíssima a vir aqui! Rsrsr... Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. Ohhhhhhh!!! Vocês tão achando que isso aqui é bagunça?!
    Khrys Anjos, saiba que a estante da laisy tem senha; carteirinha de sócio e fila!!! E eu sou a primeira! hahahahahaha
    Afinal, de onde vocês acham que saem as resenhas de fantasia que eu faço? É tudo livro dela!
    Hahahahaha
    Mas fique tranquila Khrys...o que não falta é livro pra gente dividir, tá?!
    =)

    ResponderExcluir
  11. Oi Amigaa... nossa, amei a resenha.
    Não conhecia este livro. Mas caramba, sua resenha me deixou louca pra ler. Gosto de livros que contam historias marcantes assim e sabemos que não são tantos assim. Parabéns pela resenha.

    Beijokass!

    Jaque - Meus livros, meu mundo.

    ResponderExcluir
  12. Gosto de livros assim, que prendam a minha atenção, que me fascine.
    Ultimamente tenho sentido muito isso nos livros que venho lendo, é muito bom!
    Escolha dos Leitores #06.
    Passa lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece ser ótimo, a capa é bem interessante :)

    Guilherme.
    http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda nao conhecia esse livro, mas que bom que vc me apresentou!!!

    Ele parece ser excelente e é meu tipo preferido de leitura! Acabei de marcar ele aqui xD

    E só um comentário chato: não acessei a página do fb, mas tenho quase certeza que é um mmorpg e não um RPG...Quero dizer..é bem diferente e como jogadora não gosto quando confundem os dois! UAHSiuAHSiuaHSuihAS (desculpa a chatice, mais uma vez)

    =*

    ResponderExcluir
  15. Nossa, que livro interessante!! já tinha ouvido falar, mas não tinha me interessado muito! agora fiquei curiosa haha

    beeeijo!

    Letícia - Céu de Letras

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro, mas a história não é uma das que me chamem atenção, porém a capa é muito linda.

    http://cantinhodasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. É a primeira vez que ouço falar desse livro, a capa me ganhou e o modo como você descreveu a história também, já está na lista de desejados ^^

    ResponderExcluir
  18. Expulsar o mal e trazer o bem de volta é bem clichê mas gostei da capa e a estoria parece boa, amei a parte do RPG

    bjos

    ResponderExcluir
  19. A apresentação da historia feita pela propria autora me conquistou e assim que me vi sozinho no ônibus de volta para casa comecei a ler...
    Não me decepcionei. "A Profecia de Hedhen" me apresentou uma visão nova para os livos de fantasia. Nele a mulher apresenta um papel dominante em toda a narrativa, seja com as protagonistas, seja com as personagens secundarias.

    ResponderExcluir
  20. Alem disso, fugindo do usual padrão dos livros de fantasia, a historia não se passa em um mundo medieval, mas em uma antiguidade semelhante aos dos povos que habitavam o antigo "Crescente Fértil". É bastante perceptível a forte inspiração bíblica da autora, o que não tira o mérito do livro...

    ResponderExcluir
  21. Gostei do título do livro, do universo que a autora criou, os personagens, mesmo sendo só pela resenha ja cativam. O fato de ser escrito por brasileira melhora mais, graças que a literatura brasileira tem se mostrado mais presente.

    ResponderExcluir
  22. Meninas,
    Parabéns pela resenha, isso sim, a gente lendo já fica literalmente por dentro da história, quero muito esse livroo.
    Bjks

    ResponderExcluir
  23. Adorei sua resenha.
    Fantasia não é minha leitura favorita, mas esse livro parecer ser muito bom.
    Adoro RPG vou dar uma olhada.

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pela resenha,fiquei muito contente em saber que é de um autor nacional.Achei a resenha interessante e em divulgações pelos blogs alguns comentários são positivos.
    O livro parece bom! Fiquei com vontade de ler!

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia esse livro, mas posso dizer que essa resenha me deixou muito curioso pra lê-lo. Sou fissurado em livros desse estilo, e espero te a oportunidade de ler em breve.

    Seguidor: DomDom Almeida
    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  26. Adorei a sua resenha..
    E achei o livro interessante, só não gostei muito foi da capa dele..

    ResponderExcluir
  27. Sensacional! fiquei com vontade desse livro.
    Vi pelo post Eventos literários e vim conferir a resenha.
    E como gosto de RPG vou olhar tb.
    bjs

    ResponderExcluir
  28. Não conhecia esse livro ainda mas achei muito interessante e já vai pra minha listinha de leituras a serem feitas!
    Muito boa a resenha :D
    Beijos
    neversaynever-believe. blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. achei o livro interessante, adorei a resenha

    ResponderExcluir
  30. Eu gostei muito dessa história!!!

    ResponderExcluir
  31. Esse livro deve ser muito bom, cheio de aventura e fantasia.

    ResponderExcluir
  32. Muito curiosa para ler esse livro...
    Sempre me interesso por enredos assim, sem contar que essa parte de mulheres guerreiras é show.

    ResponderExcluir
  33. Amei a resenha e a sinopse do livro. Com certeza entrou para a minha (imensa) lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  34. Livros desse gênero simplesmente me prendem a leitura.

    ResponderExcluir
  35. Nossa que resenha incrível.. preciso ler o livro, achei demais *-*

    ResponderExcluir
  36. Uma estória fascinante e envolvente. Fiquei apaixonada por seus comentários a respeito do livro. Não esperava gostar tanto assim. Obrigada por me apresentar esta obra. Com certeza vou querer ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  37. Eu sei exatamente como é isso de fazer uma resenha de um livro que você gostou muito, que te tocou, eu sempre sinto que nunca consigo colocar na resenha o quão forte realmente fui atingida pelo livro, acabo apagando a resenha umas mil vezes antes de finalmente sair da forma que eu acho "apresentável".

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  38. Amei a resenha!
    O livro não parece ser bom a primeira vista, a capa não é daquelas chamativas, mas depois da resenha fiquei totalmente apaixonada; vai para minha lista!!

    ResponderExcluir
  39. Sua resenha foi bem apaixonada mas a aventura me pareceu normal demais, mas como você mesma disse vale a pena ser conferido por amantes de fantasia e aventura. Creio que daria uma chance pra ele.

    ResponderExcluir
  40. Com certeza eu leria A profecia de Hedhen! E ótima resenha.

    ResponderExcluir
  41. Já nutria grandes expectativas com relação a este livro, depois dessa resenha então.. suas palavras captaram sim Laisy, toda a sua emoção de ter lido e a de descrever o livro, de verdade. Parabéns, espero poder ler em breve a obra e confirmar suas maravilhas ;)

    ResponderExcluir
  42. Adorei a resenha, e o livro mais ainda, com certeza eu leria!!

    ResponderExcluir
  43. Adorei a resenha, e o livro mais ainda, com certeza eu leria!!

    ResponderExcluir
  44. Não conhecia esse livro e fiquei curiosa e tentada a comprá-lo! Adoro livros nesse gênero e com a sua resenha fiquei bem interessada neste!
    Beijos ;*

    http://girlbeinggeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Eu sempre tive um interesse enorme pra ler esse livro, e a resenha só aumentou.
    O livro é recheado de coisas que tem tudo pra pender, e apesar de você ter falado bastante sobre o livro na resenha não deu nenhum spoiler e deixou uma curiosidade enorme.
    Vou tentar comprar o livro o mais rápido possível.

    Beijos da Lua!
    tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. Nunca havia ouvido falar desse livro, mas achei ele bem interessante. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  47. Noossa ainda não tinha visto falar dessa obra, mas ela parece ser encantadora, amei o fato de na história ser as mulheres que brilham, sem dizer que amooo enredos que estão ambientados na monarquia. Esse livro deve ser muito bom!!!

    ResponderExcluir
  48. Já gostei da autora! Gostaria de poder ler esse livro o mais rapido possivel pois a ideia dela é muito boa sem duvida nenhuma!

    ResponderExcluir
  49. Nossa você deve ter mesmo amado muito esse livro pra coloca-lo como seus livros favoritos que só tinha 2 rsrsrs, gostei muito da sua resenha e também amo de paixão personagens com habilidades com arco e espada (não sei mais acho que sou mais a espada), pretendo lê-lo se um dia eu tive a oportunidade, mais eu realmente adorei sua resenha.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥