21 de outubro de 2012

Entrevista com Ana Carolina Ribeiro

O domingo chegou!!! E com ele veio uma nova entrevista! 
Hoje vamos conferir as respostas da autora Ana Carolina Ribeiro, autora da série Dama da Noite e de Abadia Lockwood. 
Entrevista Ana Carolina Ribeiro

Amanda: Gostaria de saber se tem um autor que te inspirou, que te inspira escrever?
Ana Carolina: Sinceramente, não há nenhum em específico. Gosto muito da literatura de autores como J.K. Rowling e Dan Brown, mas não diria que eles são a minha inspiração. 

Gladys Freitas: Qual foi a sua inspiração para escrever a Abadia Lockwood?
Ana Carolina: Não sei se vocês já ouviram falar do seriado britânico Downton Abbey, mas busquei parte da minha inspiração para escrever esse livro no seriado. Mas a minha maior inspiração veio de outro seriado britânico da qual uma amiga me apresentou que se chama The Promise. Gostei bastante da ideia de uma história ser contada a partir da leitura de uma carta. 

Fernanda Yano: Como surgiu a sua paixão pela leitura? Como descobriu que era isso que queria fazer?
Ana Carolina: Minha mãe diz que desde que aprendi a ler e a escrever eu tomei gosto pela coisa, mas acho que eu realmente comecei a gostar de ler quando ganhei meu primeiro livro “grande”; lembro como se tivesse sido ontem quando ganhei Harry Potter e a Câmara Secreta – não me recordo, mas acho que tinha em torno dos sete anos.


Perdidas: Qual foi o livro que você demorou mais para escrever? E o mais rápido?
Ana Carolina: Vou começar pela segunda pergunta. O livro que levou menos tempo para ser escrito foi Abadia Lockwood; comecei nas férias de fim de ano de 2011 e terminei em Fevereiro de 2012. Não me recordo qual foi o que mais demorou tempo para escrever, mas a trilogia Dama da Noite teve que ter todos os livros reescritos e mesmo antes disso a série já tomava um enorme tempo meu.

Perdidas: O tema da série Dama da Noite e de Abadia Lockwood são bem distintos, sendo o primeiro uma fantasia e o segundo um romance. Qual gênero você gostou mais de escrever?
Ana Carolina: Gostei bastante de escrever Abadia Lockwood, mas o que eu mais me dediquei foi Dama da Noite por sempre ter gostado do sobrenatural. Gostei bastante de trabalhar na construção de alguns personagens e, principalmente, nas partes de ação. 

Perdidas: Qual seu livro favorito? Por quê?
Ana Carolina: Orgulho e Preconceito de Jane Austen. Pode parecer um pouco clichê, mas eu simplesmente me apaixonei pelo modo como a história é desenvolvida e pelos conflitos que os personagens passam, eu sinto uma grande simpatia pela Lizzie Bennet – a protagonista – e gosto da personalidade forte e até certo ponto atrevida pelo ponto de vista da época. 

Perdidas: Qual dos seus personagens você mais se identifica?
Ana Carolina: Acho que com a protagonista de Dama da Noite, Jane Wanddington, e com Claire Thompson, uma personagem que tem sua primeira aparição apenas em Sangue Real, o segundo livro da série. Confesso que misturei a minha personalidade com a de pessoas que conheço para construir essas personagens e gostei do resultado. 

Perdidas: Esta se dedicando a algum novo projeto? 
Ana Carolina: Sim, com toda a certeza! Estou trabalhando em “Anjos Caídos”, mais um livro que envolve o sobrenatural. O nome já é bastante sugestivo e a capa já foi divulgada, mas ainda não tem previsão de térmico para ele. 

Perdidas: Já tem uma previsão de lançamento dos livros que já estão finalizados? 

Ana Carolina: Infelizmente não. Estou à procura de editoras que publiquem meu trabalho gratuitamente, eu estava prestes a fechar contrato com uma em especial, mas ocorreram alguns problemas no meio do caminho e eu tive que adiar. 

Perdidas: Algum personagem foi inspirado em alguém próximo a você? Qual personagem? 

Ana Carolina: Geralmente construo meus personagens baseados na personalidade e características físicas de pessoas conheço, mas eu gosto mesmo é de misturar essas características. Como Lua Cheia foi meu primeiro trabalho de verdade, creio que vários personagens desse livro – e da série em geral – tenham sido inspirados em alguém, pelo menos um pouquinho.

E ai? Ficaram ansiosos pra saber mais sobre "Anjos Caídos"?

15 comentários

  1. Dá pra ver mesmo que ela se inspira muito na História inglesa, que eu adoro *-* Tenho muita vontade de ler Abadia Lockwood, e vou ver se consigo nas férias de verão. A entrevista ficou ótima, adoro esses escritores jovens, me motiva a escrever mais também :D

    http://queridos-sapiens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Bom saber mais detalhes sobre Abadia Lockwood.

    Fiquei interessada em lê-lo.

    Bjo.

    ResponderExcluir
  3. gostei de ver nas coisas que ela se inspira, bem fofa ela *u*

    ResponderExcluir
  4. Gosto de Orgulho e Preconceito pelos mesmos motivos que ela por todo o drama que os personagens passam.
    Gostei da entrevista, a autora transmite realmente o quanto ela se dedica nos livros que escreve.

    ResponderExcluir
  5. Ótima entrevista, e o melhor poder participar.
    Muito bom conhecer um pouco mais da autora, adorei.

    ResponderExcluir
  6. que lindo, adorei !
    tenho vontade de ler Abadia Lockwood!

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a entrevista. É impressionante o quanto os livros de Harry Potter podem influenciar positivamente os leitores.
    Fiquei curioso pra conhecer os livros da Ana Carolina.

    Seguidor: DomDom Almeida
    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  8. Excelentes perguntas e maravilhosas respostas..
    Ameii

    ResponderExcluir
  9. Adoro ler essas entrevistas, dá pra perceber bem se o autor é simpatico e coisa assim.

    Ainda nao li nada dela, mas pretendo ler assim q possivel.

    =**

    ResponderExcluir
  10. Eu acabei de ler a serie Hush Hush então vou gostar de saber mais sobre anjos caídos hehe, não conhecia os livros da autora

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Olá eu não conhecia essa autora, vou procurar saber mais sobre os livros dela, me interessei

    ResponderExcluir
  12. Nossa o blog está de parabéns pela entrevista com mais um autor brasileiro,fiquei curiosa sobre o livro Abadia Lockwood.

    ResponderExcluir
  13. Muito legal essa divulgação de novos autores aqui . Quero muito le ro livro dela, dou o maior apoio a escritores nacionais. bjs
    naquelemomentoeujuro.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥