14 de novembro de 2012

Legna por Alexandre Apolca


Autor(a): Alexandre Apolca
ISBN: 9788582180112
Editora: Dracaena
Ano: 2012
Páginas: 496
Classificação:  

Este livro conta a história de Legna Philps, uma garota que larga sua pacata vida em Miami para viver em Paris, onde ela começa um grande romance com Sayed Nasser, um garoto conhecido pela internet. Com o passar do tempo, ela percebe que ele não é normal! Sayed a abandona sem nenhuma explicação, a partir disso, sua vida muda completamente. Em meio à profunda depressão, ela descobre o misterioso segredo dele, e mais, descobre que há algo terrível amaldiçoando essa relação. A perturbação de Legna poderá levá-la a vícios, distúrbios psicóticos, e até a morte... Será que esta maldição é verídica ou apenas uma mera confusão? Legna irá superar tudo para viver ao lado do homem que ama? De onde vem esse intrínseco sentimento entre eles? Qual a explicação para os fatos sobrenaturais que a acompanha desde criança? As respostas estão neste livro, que envolve alquimia, romance, e a fascinante Atlântida...

Legna Philps é uma garota aparentemente comum, com o dia-a dia como o de qualquer outra pessoa. Vive em Miami com seus tios, e por conta de sua rotina comum até demais, sente um grande vazio, pois acha sua vida extremamente monótona. 

Legna sempre teve o sonho de cursar aromas e essências, mas como este curso não é encontrado em nenhuma universidade de Miami, se conforma em cursar administração. Legna também vive se perguntando como seria sua vida se morasse com seus pais, já que os mesmos a deixaram aos cuidados dos tios para que pudesse ter uma vida tranquila e conseguisse estudar, já que estes viajam todo o tempo por conta do trabalho de seu pai.

Além deste grande vazio, Legna sempre sentiu que faltava algo em sua vida, pois não conseguia se sentir completa e mesmo que soasse estranho, nunca sentiu como se pertencesse a este mundo. Além de sempre ouvir vozes falando em línguas estranhas e ter sonhos estranhos que nunca conseguiu decifrar.

Após vários acontecimentos inesperados ocorrerem em sequência em sua vida, Legna se vê obrigada a morar com seus pais em Paris, e é lá que sua vida começa a mudar. Legna finalmente consegue realizar o sonho de cursar a faculdade que sempre sonhou, além de inesperadamente encontrar o amor de sua vida, Sayed. Um garoto que conheceu pela internet. Após inúmeros acontecimentos inexplicáveis ocorrerem após conhecer Sayed, Legna descobre que sua vida nunca mais será a mesma.

Legna possui uma história diferente de tudo o que já li. É um livro em primeira pessoa e rico em detalhes. Além de conseguir retratar lendas e seres que ainda não são muito explorados nos livros. O autor é Alexandre Apolca e este é seu primeiro trabalho como escritor.

Os personagens são bem construídos e com o tempo, toda a história é bem explicada e bem amarrada. Não possui furos e não nos deixa com o sentimento de que falta alguma coisa. Alexandre Apolca conseguiu criar uma bela história envolvendo um mito pouquíssimo explorado e de uma maneira única. Porém, devem estar se perguntando por que Legna recebeu nota três, então detalharei:

Não fui surpreendida em nenhum momento durante a leitura. Não pelo fato da história ser previsível. Pelo contrário. Como havia dito, como a história possui um tema pouquíssimo explorado, é extremamente surpreendente, mas o que "matou" toda a minha surpresa com relação a leitura foi a sinopse. Não a sinopse que se encontra neste post, mas a sinopse que se encontra na parte de trás do livro. Esta não é a sinopse que se encontra no livro e sim a sinopse que o próprio autor pediu que fosse usada neste post.

Como acabei lendo a sinopse que se encontra no livro, já sabia tudo o que iria acontecer e infelizmente foi assim até o final. Com isso, faço questão de deixar uma observação aqui: caso tenham contato com o livro em algum momento e se encantem, pois a capa é lindíssima, não leiam a sinopse. Não recomendo, pois na minha opinião é spoiler. Pelo menos para mim foi, pois não havia o elemento surpresa no momento da minha leitura. Tive a oportunidade de conversar com o autor a respeito, que confirmou também achar que a sinopse que se encontra no livro revela mais do que deveria, mas foi super simpático e sincero ao dizer: "É errando que se aprende". E eu super concordei, afinal, este é seu primeiro trabalho.

Outro ponto, foi que achei que a história demorou muito a se desenvolver e por ser um livro em primeira pessoa, me senti presa durante muito tempo nas lamentações de Legna sobre a vida.

Por conta destes dois detalhes, o livro recebeu nota três. Principalmente por conta da sinopse que me privou de todos os momentos de descoberta durante a leitura. Mas a história em si é incrível e única, e acho muito difícil conseguir encontrar um outro livro num curto espaço de tempo que fale dos seres e lugares citados em Legna.

Beijos pessoal!


59 comentários

  1. Conselho acatado!! ;) Qndo encontrar com Legna não lerei a sinopse!!Adoro ser surpreendida =) Gostei muito da resenha o te ma fantasia é o meu forte,espero ler em breve!! *-*

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sinopse e a resenha está ótima. Única coisa que me desanimou no livro foi o fato da história demorar a desenvolver, isso acaba deixando a leitura menos atrativa. De resto tá ótimo.

    ResponderExcluir
  3. A resenha foi muito bem escrita, achei a capa muito bonita, mas não senti um interesse grande.. achei meio fraquinho.

    ResponderExcluir
  4. IHHHH não sei se vô encarar esse não gostei da resenha só não do livro não faz minha cara ;(

    ResponderExcluir
  5. Li a sinopse e gostei. a capa também linda. Sua resenha está muito boa.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sinopse e já tinha lido os mesmos pontos positivos que vc colocou amiga, mas achei legal saber que o livro demorar pra se desenvolver, o que me desestimula muito haha

    beeeijo!

    ResponderExcluir
  7. gente D: eu li a sinopse to lascada ahushuauh
    falando sério, a capa me chama muito a atenção.
    mas uma amiga minha leu e disse quase a mesma coisa
    e fiquei sem vontade de ler sabe

    ResponderExcluir
  8. Acho a estória desse livro bem interessante, e adoro assuntos místicos! Se comprar o livro jamais lerei a sinopse rs ótima resenha, bem esclarecedora.

    beijos!

    Jéssica - Strawberry de livros e filmes

    ResponderExcluir
  9. Olá esse autor é parceiro do meu blog e também conversei com ele sobre a sinopse ela conta os segredos do livro mas tudo bem é só pular ela rsrs

    Gostei da resenha e estou louca pra ler o livro

    bjos

    ResponderExcluir
  10. Que tipo de "lendas e seres"??
    Você esqueceu de falar isso..

    ResponderExcluir
  11. Oi David! Não esqueci não. A idéia é vc descobrir durante a leitura! Mas no livro vc encontrará alquimistas e a lenda de Atlântida. ;)

    Bjos

    ResponderExcluir
  12. A capa chamou minha atenção,muito bem redigida a resenha,parabéns ao blog pela divulgação de autores brasileiros.Curiosidade para acompanhar Legna na história,parabéns ao Alexandre

    ResponderExcluir
  13. Laisy... estou terminando Legna... e estou tendo as mesma impressões que você... pensei: " porque fui ler aquela sinopse" kkkkk ... mas concordo plenamente com você quando você disse que Legna é ótimo, muito descritivo sim.. mas uma história incrível...

    ResponderExcluir
  14. Gostei bastante da resenha, eu sou super curiosa e quando vejo um livro ou um filmo, vou logo procurar sinopse, e depois me arrependo, mas eu não aguento esperar. Eu acho que ler os spoilers atiça minha curiosidade pra ler o livro ou ver o filme, mas enfim isso tem seus pro e contras.

    ResponderExcluir
  15. Esse foi um dos piores livros que li. legna é fraco, sem atrativo, até porque como você mesmo disse, a sinopse conta tudo. Quem leu Diário de um Vampiro sabe que Legna é a cópia da Elena. Essa história de pessoas idênticas, e super galãs que namoram as duas é puro Diário de um Vampiro... Para mim foi muito sem criatividade, foi um livro que me deixou pasmada em relação as cenas de sexo. Pois o autor narrava tudo com um grandíssimo exagero que eu fui obrigada a rir. O livro é na maioria das vezes, meloso e muito chato. E a parte em que Legna desmorona por pensar que é filha do seu grande amor? Affs. Muito tosco! Infelizmente minha nota seria 1. Acho que o autor tem muito a desenvolver ainda e a aprender no ramo literário. Beijinhos, o blog é incrível! Parabéns.

    ResponderExcluir
  16. Que pena que a leitura não flui de forma interessante, mas mesmo assim fiquei curiosa para saber que tema não muito explorado em outros livros é esse. Parabéns pela resenha!!!

    ResponderExcluir
  17. história que demora a desenvolver me desanima...
    tô com esse livro para ler, mas são tantos livros que tenho na fila, q esse vai demorar um pouco

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  18. HAHA Amei a resenha *-*
    Estou me roendo,mas não lerei a sinopse! rs
    Beijo*
    http://brunnavieeira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Muito boa a resenha, gostei bastante. Espero ganhar esse livro na promoção

    ResponderExcluir
  20. Gostei da resenha é bastante direta a respeito do livro.

    ResponderExcluir
  21. Já conhecia esse livro, mas é a primeira vez que li uma resenha sobre ele. Gostei muito, me deixou bastante interessada "nos seres e lendas poucos explorados" e foi aceitar sua sugestão de não ler a sinopse.Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  22. Nossa, nao conhecia esse livro ainda!!!

    Parece ser meio louco, mas de uma maneira muito boa! Gosto desses livros meio malucos!

    =**

    ResponderExcluir
  23. Acabei de ler o post sobre a entrevista com o escritor Alexandre e não podia deixar de ressaltar o quanto a resenha de "Legna" me deixou curiosa, gostei muito da história, a capa também e muito linda, mas acatarei sua dica, Laisy, e não lerei a sinopse.
    Fico muito feliz de ver livros tão bons sendo escritos por jovens e melhor por brasileiros.

    ResponderExcluir
  24. A capa realmente é muito bonita. Essa sinopse também é bem instigante. Uma pena que houve esse incidente com você em relação à sinopse que está no livro. Achei a história bem interessante e como gosto de livros nesse gênero, coloquei na minha listinha de futuras leituras.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  25. Adorei a resenha, querendo muito ler o livro!

    ResponderExcluir
  26. Que pena parecia que o livro era tão bom.. Achei a capa divina..

    ResponderExcluir
  27. Adorei a capa desse livro, tambem gostei da ideia do livro porem acho que nao irei ler o livro agora porque a minha lista ta muito grande e nao posso aumenta-la no momento.

    ResponderExcluir
  28. Quem não leu o livro não está perdendo nada. Terminei a leitura e senti que fui roubada no final... Faltou alguma coisa... Não gostei.

    ResponderExcluir
  29. Adorei todo a trama ser envolvido em mistério, sendo escrito em primeira pessoa, onde vamos descobrindo as coisas juntas com os personagens.. mas caso leia esse livro, vou lembrar do seu conselho de não ler a sinopse. È uma pena mesmo, isso estraga a magia da leitura.

    ResponderExcluir
  30. Eu li a resenha e me chamou a atenção e a capa também é linda.Fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  31. Achei a capa linda, eu gosto de livros em primeira pessoa tambem sabe? Pena que a sinopse conta mais da metade da história e que Legna se lamenta muito como voce disse, mas como no inicio ela é como uma garota comum, da pra muita gente se identificar e se envoltar com a personagem. Fiquei muito curiosa pra ler esse livro agora.

    ResponderExcluir
  32. Amei a resenha... O livro parece ser muito bom, estou louca para lê-lo...
    Beijos
    Tífany - http://osamantesdaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Noossssssssa. to querendo muito ler esse livro. me apaixonei pela capa dele. muuuito linda, amei a resenha.
    http://ligandodelondres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Pela sinopse parece uma boa história e alquimia junto a um romance mostra ser de pura emoção.
    Escrever em primeira pessoa sempre limita um pouco o autor se não souber manter um ritmo envolvente nas cenas e seus personagens.
    Muito boa a sua resenha.

    ResponderExcluir
  35. A capa é muito linda. Gostei da sinopse, é um livro bem diferente.

    ResponderExcluir
  36. Esse livro tem uma capa muito bonita!
    Estou muito curiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  37. Eu também achei que as coisas demoraram a acontecer. Acabei com a sensação de que esperava mais da leitura.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  38. Ainda não li e estava bem curiosa para ler.
    Mas depois da sua resenha, que foi a primeira que li, fiquei sem vontade de ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Uouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu! Já coloquei o Legna nos meu livros desejados no Skoob. E li também sobre a sinopse. Infelizmente tem isso no livro que pode estragar né, mas esta que o autor escreveu é intensa e eu gostei bastante.

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    E tem um sorteio rolando pelo blog, se quiser participar: https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/326217

    ResponderExcluir
  40. Sinceramente?! Não me convenceu... acho que não leria este livro se tivesse algum outro por perto.... sei lá... não sou fã de histórias fantásticas e tals....

    ResponderExcluir
  41. Sinceramente?? Não me convenceu.... não sou muito chegada em livros de histórias fantásticas e só o leria se não houvesse mais nada por perto...

    ResponderExcluir
  42. Legna faz o tipo de romance que agrada todo mundo, vale muito a pena ler.

    ResponderExcluir
  43. Não sei se leria o livro, mas a capa é interessante e sua resenha está ótima..

    ResponderExcluir
  44. Então a dica é: não leiam a sinopse!! haha!
    Eu leria, apesar de achar que há temas demais em uma única história, fiquei curioso pra conferir a competência do autor ao desenvolve-los.

    ResponderExcluir
  45. Existe um curso chamado aromas e essências?
    Nunca ouvi falar!
    Eu adorei o que o enredo tem para oferecer, estou realmente curiosa sobre o tema que será abordado!
    Pode deixar que quando eu tiver o livro não vou de forma alguma ler a sinopse u.u

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  46. A capa é maravilhosa!!
    Se eu chegar a ter o livro não lerei a sinopse que vem atrás!
    Eu não gosto de personagens principais que se lamentam muito, então espero que ela não seja assim.

    ResponderExcluir
  47. O livro realmente tem uma capa linda. Agora a estória me parece ser interessante, mas não me cativou. Mesmo assim vou aceitar o convite e tentarei ler o romance. Quem sabe lendo eu o aprove? Beijos.

    ResponderExcluir
  48. Não conhecia esse livro, e ah um ótimo conselho viu? Tem alguns livros que a sinopse que vem atrás quebra toda a emoção de ler, por isso parei de ler, só leio no final HAHAHA.
    Beijos ;*

    http://girlbeinggeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  49. Ser original sempre conta muitos pontos!
    Acho que as pessoas deveriam escrever mais sobre lendas pouco conhecidas, algumas são extremamente interessantes. Ainda não tinha ouvido falar do livro, agora já quero ler.
    Uma pena a situação da sinopse :/

    Abraços, Mallú Ferreira
    semclichesporfavor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  50. Sabendo do spoiler na sinopse que há no livro, caso consiga o mesmo em algum momento não irei ler. Apesar disso a tua resenha é realmente ótima, o livro parece ser muito bom e o fato de ter coisas que não são muito exploradas pelo mundo literário ainda é super bem-vindo.

    Beijos da Lua!
    tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  51. Que capa linda *o* Gostei mais da capa do que da história uashuash Mentira, gostei bastante da história, pretendo ler em breve. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  52. A resenha foi boa! Mas no momento acho que nao leria esse livro nao, ele nao me chamou tanto atenção com a trama.

    ResponderExcluir
  53. Nossa nunca li um livro que tinha uma sinopse com spoiler rsrs, gostei muito da sua resenha sobre o livro, e acho que deve ser normal errar de vez em quando ater porque é seu primeiro livro, gostei da resposta dele, mais eu não gosto muito de personagens que passam a maior parte do livro lamentando de suas vidas.

    ResponderExcluir
  54. Obrigada por sua sinceridade Laisy, que bom que o autor recebeu a dica de bom grado. A capa realmente é belíssima e o fato do livro tratar de um universo pouco explorado incentiva bastante a leitura!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥