13 de dezembro de 2012

Olhos de fogo por Helena Gomes


Autor(a): Helena Gomes; Kathia Brienza
Editora: Escrita Fina
ISBN: 9788563877093
Ano: 2010
Páginas: 176
Classificação:  

Em 1646, em pleno declínio da invasão holandesa ao Brasil, holandeses acuados invadem a vila de Tejucupapo, em Pernambuco, quando a maioria dos homens está fora, a trabalho. As mulheres de Tejucupapo arquitetam uma inteligente defesa (fato verídico). Mas, além disso, os habitantes do vilarejo ainda têm que se defender de um serial killer à solta. Fatos verídicos e ficção aliados num suspense emocionante.

Uma vez, um professor meu de literatura me disse que eu sempre deveria dar uma segunda chance aos autores que eu não gostava, pois eles poderiam vir a me surpreender no futuro. Segundo ele, eu não deveria julgar um autor por um único livro. O autor que ele tentava me persuadir a dar outra chance era Machado de Assis. Depois de ter uma vontade louca de chorar, porque tinha que fazer um trabalho valendo nota e não conseguia ler o bendito livro -  "memórias póstumas de brás cubas" - e conversar com ele, pedindo outro livro para o trabalho, eu decidi dar outra chance e ler "Dom Casmurro". 
Não deu outra. Me apaixonei por Machado e depois disso veio "O alienista", "A mão e a luva", entre tantos outros... Ainda bem que eu continuo seguindo este sábio conselho.


Este é o segundo livro de Helena Gomes que leio, justamente para tentar tirar a má impressão que eu tive ao ler "Sabor de sangue e chocolate", cuja a resenha você pode conferir aqui.


Neste livro, acompanhamos a história de Pim, um holandês cujo o pai é um cientista, e que estão no Brasil para estudar a fauna e flora do país; e de Jussara, uma índia potiguara catequizada. 


Pim, fugindo das disputas entre os luso-brasileiros, ou seja, os portugueses que viviam no Brasil com os holandeses que ocupavam Recife e adjacências acaba parando em Tejucupapo, uma cidade pequena, onde a população vive sobre a proteção de um senhor de engenho sem grandes problemas com as disputas territoriais que tem atormentado a região.

Porém, assassinatos começam a acontecer assim que eles chegam. 
As vítimas são sempre encontradas no mesmo local, no meio da mata, com os olhos queimados. Aparentemente, esta é a única coisa em comum entre as vítimas, já que a primeira é uma moça simples da vila; o segundo um escravo; e o terceiro o filho do senhor de engenho da região, ou seja, figuras completamente diferentes. 


Ninguém sabe quem poderia estar causando as mortes, mas os habitantes locais desconfiam de Anhangá, um ser das florestas, que protege os animais e que segundo a lenda, tem olhos de fogo. 

Jussara e Pim começam a investigar os assassinatos, mas o que Jussara não poderia imaginar é que Pim consegue ver os crimes antes deles acontecerem. Pim é sonâmbulo, e enquanto caminha por aí, ele vê o que vai acontecer e muitas vezes chega a acreditar que realmente esta vivenciando a cena que vê nos sonhos, e por isso se mete em várias enrascadas...

A história se passa na época da invasão dos holandeses na região nordeste do Brasil colônia, e mistura a história real com a ficcional de Helena Gomes, o que foi um dos pontos positivos deste livro. Acho muito interessante a valorização da história nacional e principalmente da cultura indígena. 

O livro tem um enredo bem amarrado, uma história que faz com que você tente juntar as peças do quebra-cabeça para encontrar o assassino (o que eu gostei muito) e não apresenta um monte de seres sobrenaturais (como em sabor de sangue e chocolate). O único ser místico é Anhangá, mas convenhamos... é parte do folclore indígena, logo, esta dentro do contexto e ela não participa diretamente da história, fica mais no imaginário. Como deve ser uma lenda. 

O único ponto negativo que encontrei neste livro é que ele não explica por quê de Pim sonhar com os assassinatos. Só. 
Todo o resto do roteiro, como eu disse anteriormente, esta bem amarrado. E quando o assunto é assassinato, eu entendo... afinal... fui treinada por Agatha Christie, né?


Definitivamente Helena Gomes se redimiu comigo. 



19 comentários

  1. Também procuro fazer como vc se não curto um autor de primeira tento de novo quem sabe néah?!Achei muito interessante a historia gosto muito da agatha tbm e fica difícil encontrar algo tão bom né!!Gostei tbm porque tem o lado indígena que acho que ainda pode ser muito explorados nos livros pois a cultura é bem interessante e o fato de ter um sonambulo que tem premonições é bem legal tbm..Gostei mesmo da resenha mas acho que tbm irei sentir falta de saber porque Pim tem esse sonhos..

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Esse não é meu tipo de livro, mas talvez se alguém me emprestasse eu daria uma chance porque a resenha me deixou curiosa kkk
    beeeijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi,

    serio que você não gostou de Sabor de sangue e chocolate? Eu amei o livro e queria ler Olhos de fogo justamente por ele ser da Helena Gomes! Ainda bem que você seguiu o conselho do seu professor, o que por sinal é um ótimo conselho! Sua resenha só me deu mais vontade ainda de ler Olhos de fogo! Ótima resenha por sinal!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. gente adorei tua resenha
    ainda mais o final: . E quando o assunto é assassinato, eu entendo... afinal... fui treinada por Agatha Christie, né?

    perfeito!
    é ruim quando encontramos algo que nao esta marrado.
    me incomoda demais isso na leitura

    ResponderExcluir
  5. Não faz muito o meu tipo de leitura ;P

    ResponderExcluir
  6. Bacana o livro, ainda não conhecia essa escritora, mas confesso que gostei muito da trama do livro, gosto muito quando em livros se mistura ficção e não-ficção.
    Achei a sinopse bastante interessante e a capa também chama bastante a atenção.
    Realmente esse parece ser um bom mistério, e que com certeza vai me agradar assim que tiver a oportunidade de ler.
    Valeu pela dica, adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Que bela lição o professor lhe deu. Serviu pra mim.
    Adoro livros que mesclam fatos históricos aos da ficção. Toda boa história precisa ter uma base pra ser contada e, como no caso de 'Olhos de Fogo', nada melhor que pegar o 'mote' da história brasileira para contar um suspense à brasileira.
    Bela capa, ótima escolha de título.

    ResponderExcluir
  8. Nao é meu estilo preferido, nao fico muito interessada em livros que envolvem indios e esses nomes esquisitos, mas ainda assim fiquei curiosa pra ler por conta do mistério

    Parabens pela resenha

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  9. Adorei sua resenha, adorei o enredo do livro, bem como eu gosto.
    E mostra ainda porque não dar uma nova chance a algum autor que não nos agradou e isso já aconteceu comigo também.

    ResponderExcluir
  10. Muitooo bom mesmo quando lemos outro livros de um autor e finalmente gostamos!^^ Aii...Nunca li nada da autora, mas esse livro me chamou muita atenção. Queroo ler.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma

    ResponderExcluir
  11. Jura que você não gostou de Sangue e chocolate? quero tanto lê-lo, será que também irei me decepcionar?
    Rafa
    Blog Melody
    http://rafaacarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nenhum livro dela, gostei bastante da resenha, me pareceu muito interessante..

    e é bom darmos uma segunda chance para autores dos quais não tivemos uma primeira impressão..

    ResponderExcluir
  13. Natalia
    Acho que não é a única que enfrentou esse conflito com Machado de Assis e hoje estou relendo muito de suas obras.

    Não li nenhum livro da autora e pela ótima resenha e sendo uma ficção com suspense é um gênero que me atrai.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns pela divulgação de autores nacionais.
    Nossa na época da invasão dos holandeses na região nordeste do Brasil colônia... Que interessante achei muito instigante a resenha.

    ResponderExcluir
  15. Agatha é ótima hehe, legla você dar chance aos autores eu nem gravo o nome deles então leio tudo o que tem na frente rsrs, interessante esse livro mas parece uma estoria bem forte

    bjos

    ResponderExcluir
  16. Gosto bastante quando fatos reais são misturados a ficção. E sabendo que a história é ambientada aqui em Pernambuco, fico ainda mais animado pra ler. Uma pena que rolou esse ponto negativo, mas mesmo assim, quero ler!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  17. Não gostei do tema... sei lá, não gosto nem um pouco de história, e o negócio desse cara ser sonâmbulo... só não gostei mesmo. Não senti nenhuma conexão com o livro, deixo para quem gosta do gênero.

    ResponderExcluir
  18. Devo confessar q Dom Casmurro é a minha obra favotita de Machado de Assis.

    E eu gostei da trama de Olhos de Fogo. É bem diferente quando você lê um livro onde a história se passa, sei lá, nos Estados Unidos e você nem sabe aonde fica os lugares. Mas quando eu leio um livro que a história acontece em algum lugar do Brasil, me envolvo mais na história e a deixo mais real em minha mente.

    ;)

    ResponderExcluir
  19. Bem interessante esse livro, meio diferente dos que estou lendo ultimamente. Parece ser bem legal .

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥