31 de janeiro de 2013

O Trio por Alane S. A. Brito


Autora: Alane S. A. Brito
Editora: Novo Século
ISBN: 97885767960000
Ano: 2012
Páginas: 511
Classificação:  

Davi ainda precisou de uns instantes para organizar mentalmente o enredo da história... De fato, para ele mesmo, seria muito bom expor suas lembranças e assim, após tantos anos, alguém mais saberia quão especial ele considerava ter sido a sua infância..." Davi achava que seus piores problemas seriam dividir o forte sentimento que ele e seus dois amigos, Nelson e Jordan, nutriam pela mesma menina e tentar tornar a conturbada vida de um deles menos sofrida. Até que ao completarem dezoito anos a pequena vila no meio do nada onde moravam é invadida por homens violentos. É quando começa o maior desafio de suas vidas... Davi e Nelson conseguem fugir com mais alguns e, após se deparar com o sofrimento do amigo, Davi sente-se obrigado a retornar ao palco do grande massacre para resgatar Jordan. Para levarem ajuda aos outros sobreviventes que estão aprisionados, os três terão que juntar forças com seus desafetos, a fazer difíceis escolhas, e acabam descobrindo que, no fundo de suas almas, guardam uma grande garra e coragem jamais experimentados por nenhum deles... Existem erros tão graves que jamais possam ser perdoados? Abriria mão de um verdadeiro amor por causa de uma grande amizade? Descubra nessa história que é uma grande lição de amor, amizade e perdão...

A sinopse já dá uma boa ideia da história, logo, vamos as minhas impressões sobre o livro. 
Primeiramente, devemos ressaltar a originalidade da autora que escolheu o interior de Goiás como cenário desta história. Quantos livros vocês já leram com esse cenário? Esse foi o meu primeiro. 
Apesar do livro ser bem extenso (afinal são 511 páginas!), a leitura não é maçante, pois nos sentimos como se estivessemos vendo um filme. Eu explico. 

A história é narrada por Davi; ele começa a contar a história dele para um menino que encontra na estrada e dessa forma somos conduzidos por toda a sua infância e adolescência. Como ele conta a história, você passa a assumir a posição do menino, logo, o texto é como se fosse uma "prosa" com um conhecido; o que deixa a leitura bem leve.
O ponto forte desta obra é a exploração que a autora faz do sentimento humano. Os personagens são muito bem descritos, mas não com detalhes físicos, e sim o lado psicológico. Você praticamente sente o que o personagem esta sentindo nos momentos de dor, de tristeza e etc. E como os personagens vão crescendo ao longo do livro, você se identifica com eles, pois você também passou por alguma situação que eles estão passando...  
É uma história sobre amizade, mas é principalmente uma história de perdão. 
Dando mais detalhes sobre a história, tudo começa em uma pacata vila do interior de Goiás, com uma população que vive basicamente do que planta. A tranquilidade dessa gente é abalada quando ocorrem pequenos incidentes (à princípio) que são atribuídos a Jordan, um dos três personagens principais da história. 
Davi e Nelson ficam do lado do amigo que vai sendo acusado de todos os desastres que ocorrem na vila, porém, ele afirma ser inocente de todos eles. Com o tempo, ele é excluído da vida social da comunidade e até seus amigos começam a suspeitar de sua inocência. Mas será que ele é mesmo culpado?  
Temos ainda os primeiros amores; uma briga que pode colocar toda essa amizade em risco; ou seja, o que não falta é emoção nessa páginas...
Se você gosta de uma leitura com pitadas de romance; um toque da ingenuidade das crianças; um pouco de aventura e uma bela lição: esse é o livro certo pra você. 


40 comentários

  1. Oi,

    tem selinho para você lá no blog:

    http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2013/01/selinho-premio-dardos.html

    Espero que goste!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. A sinopse dá uma boa ideia sim, mas sua resenha ficou perfeita.
    Gostei do enredo, parece ser uma história bem bonita e apesar do livro extenso não parece ser maçante.
    Nunca li um livro ambientado no interior de Goiás, gostei desse aspecto. Do restante, uma leitura com pitada de romance, ingenuidade de criança, aventura e um bela lição tá perfeito pra mim.

    ResponderExcluir
  3. Oi Natalia,Laisy

    Realmente é um cenário inusitado,nunca li uma história que se passasse no interior de Goiás,realmente original.Gostei muito do enredo,histórias de amizade e perdão acabam sempre nos colocando para pensar,mexendo com nossos sentimentos.
    Bjos
    Fabi
    http://www.roubandolivros.com

    ResponderExcluir
  4. Acho a capa desse livro lindona *-* E gostei muito da resenha me pareceu uma historia me intrigante!!Espero ter a oportunidade de ler em breve!!Bjus

    ResponderExcluir
  5. apesar do livro nao ter me chamando tanta atenção ,sei lá sahusahu eu leria ele. parece ser bom e tudo mais.
    leria pra dar uma chance sabe

    ResponderExcluir
  6. Ótima resenha, fiquei encantada com suas palavras, você colocou bem o que sentiu sobre o livro e isso me fez ficar com vontade de conhece-lo e me envolver com a estoria. Confesso que não esperava tanto, mas vejo que é um livro para emocionar o leitor =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  7. Ah fiquei morrendo de vontade de ler esse livro.. A sua resenha me fez desejar ter o livro em mãos para poder mergulhar de cabeça nele.

    ResponderExcluir
  8. Achei legal a resenha vô da um pesquisada melhor nesse livro ;)

    ResponderExcluir
  9. Interessante, também nunca li um livro em que a história se passa no interior de Goiás.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro e a capa não me chamou a atenção, mas gostei muito da sua resenha. Já estou com vontade de ler... ;)

    ResponderExcluir
  11. EU li esse livro e simplesmente amei!
    Gostei muito da escrita da Alana, e falou certo ela escreveu muito bem, com pitada de romances, suspense, perdão, amizade.... gosto de livros assim s2
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana


    ResponderExcluir
  12. Oi flor,

    Como vai?

    Amei o seu blog!
    Parabéns!!!
    Ansiosa para as próximas postagens.
    Já estou fazendo parte deste cantinho tão encantador, faça-me uma visita ao meu blog e se gostar será um imenso prazer em te-lá em meu cantinho.
    http://melbernardo.blogspot.com

    Bjok@s e sucessos







    ResponderExcluir
  13. Natalia,
    Sempre sou entusiasta no que diz respeito à literatura nacional. E, de fato, um livro que passa no interior de Goiás é, no mínimo, diferente. Mas nosso Brasil é extremamente plural para nos limitarmos a uma região, apenas.
    A história também me chamou bastante atenção.
    Bela resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Bacana esse livro heim? Gostei da história, acho que tem bastante a oferecer e deve ser um delícia de ler! Bem legal.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Meninas!!!! Amei demais a resenha!! Que coisa linda... Feliz demais por ter gostado tanto, Natália, por expor o que sentiu dessa maneira tão gostosa. Obrigada, palavras como as suas sempre servem para colocar meu ânimo lá em cima!! E por sinal, você escreve maravilhosamente bem, já dá pra escrever um livro - se é que já não escreveu... ;) Muuuuito sucesso para o blog de vocês!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  16. Adorei, gosto de todos os tipos de livros, mas atualmente esse tipo de historia. Os livros assim estão conseguindo me prender mais na leitura!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Eu também nunca li nenhuma história ambientada no interior de goiás.
    Gostei da sinopse. Me parece ser bem interessante. Intenso e delicado ao mesmo tempo. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    Seguidor: DomDom Almeida
    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  18. Já conhecia o livro e acho que a leitura deve ser recheada de emoções. Queria muito ler, só não sei quando isso será possível. Avaliação 5/5, uhuuul o/

    ResponderExcluir
  19. Esse é um dos livros que eu coloquei como livro DESEJADO no skoob.

    Quero muitooo esse livro e como você mesmo disse, encontrar um livro que a história acontece em Goias é bem difício, se não impossível.

    ;)

    ResponderExcluir
  20. Eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas parece ser bom.
    Eu gosto de romances e livros com crianças sempre deixam o livro mais gostoso de ler.
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi
    Gostei muito do livro, ele parece ser muito bom. Com certeza quero ler.

    ResponderExcluir
  22. É muito importante valorizarmos nossos escritores nacionais, por isso sempre leio livros nacionais também, mas ainda não li nenhum com o interior de Goiás como cenário.
    Quero muito ler esse livro!

    ResponderExcluir
  23. Olá. Você narrou de uma forma legal o estilo do livro. Parece uma amizade verdadeira e forte e sempre li livros em que isso se colocava em forma feminina, mas entre homens não lmebro de nenhum.

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    E tem um sorteio rolando pelo blog, se quiser participar: https://www.sorteiefb.com.br/tab/promocao/326217

    ResponderExcluir
  24. Não gostei do enredo! Não leria este livro!

    ResponderExcluir
  25. Esse livro mora na minha lista de desejos do Skoob.

    ResponderExcluir
  26. Confesso que a capa não me chamaria a atenção numa livraria, mas depois de ler sua resenha mudei de ideia rs
    Parabens, bjs

    ResponderExcluir
  27. O livro parece ser realmente gostoso de ler e por ter romance já me conquistou, mas essa capa é a coisa mais feia que já vi na vida parece ser feita no paint! às vezes a novo século peca com suas capas, principalmente quando se diz respeito aos novos talentos, isso me deixa bem chateada, afinal de contas, a capa é o primeiro contato que temos com o livro, eu pelo menos sou sempre atraída a um livro primeiro pela capa, depois o título e então a sinopse.

    Blog: http://worldbehindmywall.fanzoom.net/
    Twitter: https://twitter.com/Blog_WBMW

    ResponderExcluir
  28. Achei a estória encantadora e muito envolvente. Já estava querendo ler este livro a um tempo e agora com certeza vou querer ler. Obrigada por seus comentários na resenha. tiraram minhas dúvidas a respeito dele. Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Antes de mais nada: histórias que se passam no interior do Brasil podem ser raras hoje mas que tal dar uma olhadinha nos nossos autores "antiguinhos" como Jorge Amado ou Raquel de Queirós? Pelo ritmo parece que a querida Alane buscou inspiração bem por este caminho e pela sinopse, adorei! E imagino que ainda há uma pequena vantagem, deve ter escolhido uma linguagem bem mais acessível à todos!

    ResponderExcluir
  30. Não sou muito de ler livros brasileiros, mas tenho que começar a valorizar a leitura do meu país, então se tiver oportunidade eu o lerei com certeza!!

    ResponderExcluir
  31. O enredo não me parece muito legal, mas eu ainda leria esse livro! :D

    ResponderExcluir
  32. Que interessante o cenário escolhido pelo autor, realmente nunca li nada que se passasse lá, deve ser um livro bem cheio de aprendizado.
    Beijos ;*

    http://girlbeinggeek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. A sinopse do livro em si já deixa bem claro do que devemos esperar, juntando com a resenha fica impossível não se interessar.
    Parece ser um livro bom e tem um pouco de tudo o que eu gosto.

    Beijos da Lua!
    tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. A-D-O-R-E-I!
    Parece ser um livro emocionante, e levar uma estória em 500 páginas não é para qualquer um.
    Quero muito ler *o*

    Abraços, Mallú Ferreira
    semclichesporfavor.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Que resenha mais linda! Amei ela, muito bem escrita e me deixou morta de vontade de conhecer esses meninos, e gostei demais do tema sobre Amizade. Deve ser uma linda história.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  36. Esse é um livro que olha, faz-se decadas que eu quero ler, adorei a historia que a autoria criou sem duvida, é muito emocionante! Nao vejo a hora de poder ler!


    xx

    ResponderExcluir
  37. Gostei muito da sua resenha sobre o livro, e acho que você tem toda razão o cenário que é apresentado no livro é muito diferente dos que eu já li, também nunca li nada do tipo, o personagem começa a contar uma história dele para um menino que encontra na estrada e dessa forma somos conduzidos por toda a sua infância e adolescência, parece ser bem interessante isso, já que eu nunca li nada dessa forma.

    ResponderExcluir
  38. Um cenário tão inusitado, com uma leitura leve... esse livro tem tudo pra conquistar seus leitores! Pode ter certeza que vou me esforçar pra adquiri-lo e poder conhecer mais esse universo de fantasia :]

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥