22 de março de 2013

A hospedeira por Stephenie Meyer


Autora: Stephenie Meyer
Editora: Intrínseca
ISBN: 9788598078595
Ano: 2009
Páginas: 560
Classificação: 

Nosso planeta foi dominado por um inimigo que não pode ser detectado. Os humanos se tornaram hospedeiros dos invasores: suas mentes são extraídas, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maior parte da humanidade sucumbiu a tal processo. Quando Melanie, um dos humanos "selvagens" que ainda restam, é capturada, ela tem certeza de que será seu fim. Peregrina, a "alma" invasora designada para o corpo de Melanie, foi alertada sobre os desafios de viver dentro de um ser humano: as emoções irresistíveis, o excesso de sensações, a persistência das lembranças e das memórias vívidas. Mas há uma dificuldade que Peregrina não esperava: a antiga ocupante de seu corpo se recusa a desistir da posse de sua mente. Peregrina investiga os pensamentos de Melanie com o objetivo de descobrir o paradeiro dos remanescentes da resistência humana. Entretanto, Melanie ocupa a mente de sua invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. Incapaz de se separar dos desejos de seu corpo, Peregrina começa a se sentir intensamente atraída por alguém a quem foi submetida por uma espécie de exposição forçada. Quando os acontecimentos fazem de Melanie e Peregrina improváveis aliadas, elas partem em uma busca incerta e perigosa do homem que ambas amam.

A sinopse já é bem detalhada, mas vamos montar melhor o cenário. Imaginem um mundo perfeito, onde não existem mais guerras; violência; corrupção; etc. A Terra agora é assim. Mas não houve uma grande guerra no estilo Guerra dos Mundos pra que isso ocorresse. Foi feito de modo pacífico e silencioso. Como? Uma raça de alienígenas se apoderou dos corpos dos humanos, tomando o controle do planeta. Eles agem como parasitas, mas são contra a violência. Pelo menos, a maioria deles. 

Eles acreditam que os seres humanos são uma raça bárbara, afinal, passaram toda a sua existência destruindo-se mutuamente em guerras e destruindo o planeta, e chegam a Terra para trazer estabilidade e harmonia. Quando Peregrina ocupa o corpo da humana Melanie, a mesma começa a escutar a humana; o que não deveria acontecer. 

Melanie convence Peregrina a procurar pelo irmão dela, Jamie, e pelo amor da vida dela, Jared. Porém, ela agora é uma alien e esse encontro pode não ser muito amistoso...
Sabem a expressão que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço? Pois é... duas mentes não podem ocupar o mesmo corpo! 
Esse é o drama principal do livro, pois Melanie quer deseperadamente seu corpo de volta e Peregrina quer ela fora da sua cabeça. À medida que Peregrina começa a aprender sobre as emoções humanas e percebe que nem todos os humanos são maus, Melanie começa a entender a alien também. As duas (Melanie e Peregrina) passam a entender melhor uma a outra e uma amizade começa a surgir. 

Ainda teremos um triangulo/quarteto amoroso entre Jared , Melanie/Peregrina e Ian. 
Eu explico: Jared ama Melanie; mas Melanie agora é Peregrina; Peregrina sente-se atraída por Jared devido a ligação que tem com Melanie, mas nutre sentimentos por Ian. Porém, Melanie não gosta de Ian, e consequentemente, não deixa Peregrina em paz quando ela esta perto do humano; Jared também não gosta de Ian, pois sabe que ele adoraria ficar com Peregrina, e isso significa desistir de trazer Melanie de volta. Mas Ian não esta nem aí pra nenhum deles e só pensa em preservar peregrina ao lado dele. 
Ou seja... a confusão esta armada!

O livro é bem grosso, mas a leitura flui com facilidade e a história envolve você desde o início. Eu confesso que quando percebi que o livro era sobre uma invasão alienígena, eu logo pensei que haveria muitas partes de ação, afinal, nós estamos em uma guerra, né? Mas não foi o que aconteceu. O foco do livro é o dilema psicológico da personagem principal e a interação entre ela e os humanos. O livro não é parado, mas não espere por sequências de batalha entre os humanos e os invasores.
As conversas mentais que rolam entre Peregrina e Melanie são muito boas e o triangulo amoroso também é muito divertido. Você realmente fica sem saber pra quem torcer. 
O final é meio previsível, mas traz uma bela mensagem.  

Agora é esperar pra ver como será a adaptação para o cinema...



24 comentários

  1. Eu fiquei torcendo pra Peg e pro Ian! *-* Gostei muito mais deles do que da Mel e do Jared. Mesmo assim, não deixei de gostar de ninguém.

    O Jared perdeu o encanto assim que conheci ele 'ao vivo'. Nas lembranças da Mel ele era bem 'melhor' do que foi assim que encontrou a Peg. Mesmo assim, ele conseguir ir me reconquistando aos poucos e voltei a gostar dele (:

    Estou super ansiosa para assistir o filme nos cinemas! Morrendo de vontade! *-*

    Também fiz resenha do livro essa semana! Acho que todo mundo teve vontade de ler antes de ir ao cinema assistir, né?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Então pelo trailer parece que vai ter muita ação embora não tenha no livro, amei a estoria sou apaixonada pelo Ian e o quarteto/triangulo amoroso é muito complicado mesmo mas o Ian não esta nem ai, ah eu não gosto do Jared não mesmo cara mala

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Natalia, eu gostei muito deste livro e tb acho que a leitura flui muito bem, eu amei este livro embora tenha me cansado somente um pouco no meio.. Mais depois foi só alegria, estou doida para ver o filme!!

    Olha, o Blog está simplesmente LINDO!!
    Parabéns..

    beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2013/03/resenha-linhagem.html

    ResponderExcluir
  4. Li esse livro há um tempo já. Também estou ansiosa para ver a adaptação do cinema. Sua resenha ficou muito boa!

    www.meuslivrosesonhos.blogspot.com.br
    Se puder fazer uma visita ao me blog, ficarei feliz.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do livro e agora que o filme está para sair, estou bem curiosa.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  6. Eu já li a Hospedeira e AMEI!!!Fiquei um pouco confusa no começo do fato de Melanie ficar o tempo todo na cabeça de peregrina confundindo a coitadinha!!É sério eu acabei gostando muito da alien peregrina rsrs até torci por ela em alguns momentos!rsrs Acho a historia bem envolvente e o final é muito bom deixa todo mundo feliz..Estou mega doida pela estreia do filme não vejo a hora de comparar pra ver se há muitas diferenças!!Bjus

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela resenha Natalia! Já li A Hospedeira e confesso não ter gostado. Achei o começo sem pé e sem cabeça. e o restante do livro, bastante confuso. Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oiee =)
    Confesso que gostei do livro, mas só depois que li as 150 primeiras páginas, antes disso estava achando chato, até parei uma vez e tive que retornar a leitura.
    Estou aguardando o filme que será em breve ^^
    Beliscões carinhosos da Máh-
    Felicidades nos Livros
    @Maaria_Silvana

    ResponderExcluir
  9. Desde que vi esse livro, fiquei com vontade de lê-lo, pois achei a sinopse bem interessante. Só fiquei um pouco confuso nessa parte que você explica o triângulo/quadrado amoroso. Bem complexo pra mim. Rsrsrsrs
    Super curioso pra ler e assistir o filme.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Oi Natalia!!! Fiquei com muita vontade de ler esse livro! Parece super bom...vou ter que ler logo para depois ver a adaptação!
    Parabéns pela resenha!
    Tem tag pra vocês no Magia!
    Beijos

    http://www.magialiteraria.com/2013/03/tag-alfabeto-literario.html

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha! Recentemente ganhei este livro num sorteio e estou esperando ele chegar. Agora fiquei muito ansiosa para lê-lo. E curiosa para ver a adaptação para o cinema.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Não sei.. li os outros livros da autora,mas não tenho vontade de ler esse não..

    ResponderExcluir
  13. Nat eu não li a resenha, pq estou lendo o livro. Tô adorando e fiquei muito feliz com a avaliação máxima que tu deu. Já to ansiosa para ir ao cinema assistir a adaptação. =D

    ResponderExcluir
  14. Eu amei A Hospedeira *-*, sou apaixonada pelo Ian apesar de toda a confusão haha, estou esperando ansiosamente pelo filme, espero que ele atenda todas as expectativas. Beijos

    ResponderExcluir
  15. Não tenho muita vontade de ler esse livro, mas quero assisitir o filme pra saber mais :D

    ResponderExcluir
  16. Eu li esse livro faz um tempinho e gostei, agora espero ansiosa pelo filme. Gostei mais da capa atual.
    bjs

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pela resenha!
    Eu AMO esse livro. Para mim o início foi um pouquinho monótono, as primeiras 100 páginas, mas depois a leitura fluiu muito bem.
    A Peg e o Ian são uns fofos! =)

    ResponderExcluir
  18. Eu ainda não li a hospedeira to meio que na duvida se leio ou não, mas com certeza o filme eu quero ver acho que deve ser muito legal, pelo mesmos as fotos deixam a entender isso.

    ResponderExcluir
  19. Esse livro tá na minha lista e quero ler antes,de ver o filme. Ainda não sei se gosto do tema da história mas parece ser legal.

    ResponderExcluir
  20. Faz m bom tempo que li o livro e acho que foi o melhor que a Stephenie Meyer escreveu o livro pode ser meio parado no inicio mais vai ficando cada vez melhor!

    ResponderExcluir
  21. Pensa num livro que eu estou louca para ler. Estou muito curiosa. Já li tanta coisa negativa e positiva que só lendo para eu mesma chegar a uma conclusão.
    Estou a procura de alguém que me presenteie. :p

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Não gostei desse livro....só porque é dela. Peguei pé atrás com essa autora e nem quero ler livros dela mais. A história até que é mais ou menos pra mim, mas se for pra conferir só vendo o filme mesmo...

    ResponderExcluir
  23. A minha mae é doida por este livro! E eu axei ele bem diferente e interessante mas não me dou bem com esses trens de alienígena, e depois de muitos comentarios ruins eu não o leria..

    ResponderExcluir
  24. Eu li logo quando foi lançado eu amei.
    O início é um pouco cansativo mas depois a história começa a fluir melhor.
    beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥