16 de abril de 2013

O Eterno Barnes por Salustiano Luiz de Souza

Autor: Salustiano Luiz de Souza 
Editora: Novo Século 
ISBN: 9788576798750
Ano: 2013
Páginas: 248
Classificação:

Doutor Barnes, um famoso neurocirurgião, começa a desenvolver na Universidade onde trabalha uma pesquisa científica tentando transformar os dados do cérebro em arquivos de dados, codificando-os de modo que possam ser copiados. Com o avanço da pesquisa, acaba conseguindo copiar para o computador todos os dados de memória que formam o ser humano, como suas experiências, suas emoções, suas recordações, enfim, sua vida. Deslumbrado com a descoberta, começa a perceber que estes arquivos possuem uma estrutura totalmente diferente e uma sinfonia divina, e começa a ficar obcecado pela ideia de que seja possível copiar cérebros de um paciente para outro. Ao contrário do que deveria ocorrer, Barnes, cada vez mais, esconde suas pesquisas, pois seu objetivo passa a ser implantar seu próprio cérebro em outro paciente, mais jovem e sadio, pois está acometido de uma séria doença. Busca, desta forma, alcançar a tão almejada eternidade. Para isto, não mede as consequências de seus atos, que passam a ser justificados pela ambição que lhe domina. Conseguirá Barnes o seu intento?

Até onde você iria para escapar da morte?
É exatamente isso que este livro aborda. Barnes é um neurocirurgião que sofre de câncer no estômago, já em estado avançado. Apesar de ser um médico brilhante, sua ética é no mínimo questionável.
Procurando uma alternativa para escapar da morte, ele arquiteta um plano dos mais ousados: transferir suas memórias; sua vida e seus conhecimentos para outro corpo.
Mas como fazer isso? Eu explico.
Seu cérebro emite ondas cerebrais, assim como a voz humana (que emite ondas sonoras) consegue ser transcodificada em uma sequência binária que possibilita que você fale pelo telefone, Skype e tantas outras plataformas de telecomunicações. As suas ondas cerebrais poderiam ser transcodificadas nessa mesma sequência binária (linguagem de computadores) e assim, ser armazenada, transportada, feito o download ou upload de todas as informações contidas no seu cérebro.
Imagine, por exemplo, ter todas as suas memórias; todo o seu conhecimento, em um simples pen drive!
É exatamente essa a teoria do Dr. Barnes. E ele pretende transformar essa teoria em prática.

O livro é bem fino e a história é bem interessante. Como sou formada em Telecomunicações, me identifiquei logo com a história, com todos esses negócios de transferir informações para outro cérebro usando computadores para isso.

Achei interessante o fato do Dr. Barnes ser um brilhante neurocirurgião negro. Convenhamos! A grande maioria dos personagens nos livros são brancos, e quando o personagem principal é negro, ele é normalmente pobre.
Quantos livros vocês já leram onde o personagem principal era negro e rico?
Inclusive, eu encontrei um infográfico na internet que demonstra exatamente isso.


Vocês notaram bem? 7,9% dos personagens são negros, ou seja, ter um livro onde o personagem principal faz parte da minoria já ganha a minha simpatia por sair da mesmice.

Um ponto que algumas pessoas podem considerar positivo e outras negativo é que o personagem passa grande parte do livro filosofando sobre a ética da profissão médica e sobre a vida. Ele cita milhares de referências da literatura, religiosos e pensadores das mais diversas áreas (cientistas, filósofos; psicólogos), levantando a discussão sobre até que ponto existe o certo e o errado.
Ex: Torturar um terrorista é certo ou errado? Se a tortura dele vai possibilitar salvar milhares de vidas, é certo? Mas ele é um ser humano, logo, não deveria ser considerado errado?
Lendo este livro eu me lembrei imediatamente de um clássico da literatura: Frankestein.

Pra quem gosta de uma literatura que traga mais do que uma história, o livro vai agradar em cheio. Mas, pra quem gosta mesmo de saber o que vem em seguida, que não gosta de enrolação, os debates filosóficos do Dr. Barnes podem tornar a história bem monótona.

Outra coisa que gostei do livro é que ele instiga o leitor logo no primeiro capítulo, pois ele utiliza o recurso de começar a contar a história pelo meio. Na verdade, você no início acha que ele esta começando pelo final, mas depois percebe que ainda tem muita história pra contar....

Eu recomendo a leitura pra quem gosta de livros que fazem a gente pensar, e não somente se distrair com a leitura. Se você se encaixa neste grupo... este livro foi feito pra você!

14 comentários

  1. achei que ele tem uma sinopse interessante, gostei bastante da capa parece ser uma leitura construtiva!!

    ResponderExcluir
  2. Que legal, vc falar sobre a predominância de brancos como personagens principais. Parabéns pela resenha.
    Aliás, tem selinho lá no meu blog pra vc (http://sucessoparaseublog.blogspot.com.br/2013/04/selinho-1.html)

    ResponderExcluir
  3. se fosse pra julgar pela capa, eu não não compraria o livro HAHAH mas a sinopse é bem interessante!!gostei da resenha!

    beijos

    Livro de Capa Dura

    ResponderExcluir
  4. Será que ateoria de Barnes funciona??? Transferir minhas memórias para outro corpo??? :o

    Premissa muito interessante e mesmo não curtindo muito a capa eu ainda vou ler esse livro. :D


    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu até que gosto de leituras que nos fazem pensar, mas desde que essas divagações tenham um limite tolerável em uma obra de ficção. Achei essa abordagem de codificar e transferir todos os seus conhecimentos bem interessantes, e arrisco a dizer que em um futuro isso pode acontecer. Fiquei bem curioso pra ler esse livro.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Sou da área de ciências biológicas e achei super interessante esse debate ético sobre a profissão e a vida. Além disso, adoro livros de ficção científica!
    Achei a premissa bastante interessante, sobre essa possibilidade de vc fazer download de td que vc sabe e transferir para outra pessoa.
    Com certeza vai para a minha lista de desejados!

    ResponderExcluir
  7. Curioso o tema desse livro, eu gosto quando vai além da história e faz pensar.
    Achei legal também, vc citar a respeito da predominância de protagonistas brancos, eu realmente não consigo lembrar um livro que tenha lido que o personagem principal fosse negro.
    A capa não agradou muito, mas interessei pelo livro.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nati adorei o post,principalmente quando é sobre Autores nacionais,parabéns para o Blog!
    A capa impressiona pela lembrança da obra "A criação de Adão” do grande artista Michelangelo,a sinopse é interessante,porque arquitetar um plano para escapar da morte realmente é brilhante,ainda mais pela condição de doente do neurocirurgião, e a teoria do Dr. Barnes já foi vista em alguns filmes.
    Interessante Vc mencionar que "Ele cita milhares de referências da literatura, religiosos e pensadores das mais diversas áreas".Provavelmente ele deseja ter explicações plausíveis para sua teoria.

    ResponderExcluir
  9. tenho muuita vontade de ler esse livro, a capa é linda e o conteudo interessante

    ResponderExcluir
  10. Oieee!!!!Achei bem interessante a historia do livro, confesso que pela capa também não me interessaria pelo livro mas parece ser bem diferente.
    Apesar de haver partes em que o personagem fica filosofando o que eu acho que vai me cansar um pouco me parece mesmo que vale a pena tentar lê-lo, livros que me faz pensar muito me interessa!!E o fato do autor ser nacional aguça ainda mais minha curiosidade *-*

    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Então esse é meu livro! Adoro livro que saiam da mesmice. Prefiro livros que te fazem pensar que os meros clichês. Pela capa do livro não daria nada. Mais ma vez não julgue o livro pela capa.

    Beijos,
    http://www.devoradoradelivros.com.br/

    ResponderExcluir
  12. É um livro bem bacana pra quem curte mais o gênero...não sei se leria, não achei muito a minha cara. É bom e tudo mais mas não é pra mim =/

    ResponderExcluir
  13. Quanto vale a eternidade.. pensar nesse tipo de coisa me parece interessante..

    ResponderExcluir
  14. Nunca tinha ouvido falar desse livro. Parece ser muito legal
    Será que a teoria de Barnes funciona???
    beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥