16 de maio de 2013

Alcatéia Prateada por Eddie Van Feu


Livro I

Autor(a): Eddie Van Feu
ISBN: 9788598428123
Editora: Linhas Tortas
Ano: 2009
Páginas: 300
Classificação:      

'Alcateia - Prateada' conta a história de uma cidade secreta de seres encantados que, de acordo com a Lua, podem se transformar em lobos ou bestas-feras. Acompanhamos a vida e a cultura desse povo mágico através dos olhos do jovem Philippe, um mestiço, fruto de um amor proibido entre uma humana e um dos membros do Clã dos Lobos Brancos, que vive marginalizado e perseguido, mas aguarda ansiosamente sua transformação para que possa ser aceito como parte da Alcateia.

Alcatéia Prateada gira em torno da vida de Philippe. Um jovem que nasceu fruto de uma relação entre uma humana e um ser encantado, um homem-lobo, e por conta disso, é considerado um mestiço. Este vive no Château das Vertentes, localizado entre as colinas Francesas numa época medieval, em que ainda era comum a convivência com seres mágicos como as fadas e elfos e a adoração à Deusa ainda era preservada. Este tenta a cada dia encontrar seu espaço em meio a tanto sofrimento e decepções após o falecimento de sua mãe. Isto porque, todos os lobos da Alcatéia que vivem neste Château são contra a existência de mestiços no meio do clã dos Lobos Brancos.

Philippe sempre foi apaixonado por Celine. Uma bela moça de uma linhagem renomada que sempre foi sua amiga desde que eram crianças, mas que por influência de todos da cidade e inclusive seu pai, Duque do Château, se permitiu ser influenciada por pensamentos maldosos após descobrir que Philippe era um mestiço e passou a pensar como todos os outros no Château: Que não deveria se misturar e muito menos ter uma amizade com um mestiço.

Durante a leitura, é possível presenciar tamanho sofrimento de Philippe e o quanto sua vida é difícil. Sentimos sua dor devido a maldade das pessoas ao seu redor, mesmo que este fosse um menino muito bondoso e de muito bom coração, mas que sofria por um preconceito imposto à sociedade em que vivia. Porém, em meio a tanto sofrimento e a angústia de se transformar logo para que possa finalmente parar de sofrer maus-tratos, ele possui amigos verdadeiros. Sua loba, que criou desde filhote chamada Prateada, e o Capitão Diderot. O único homem-lobo que não concorda que deve tratar Philippe da forma como todos tratam e tenta o proteger da melhor maneira possível.

Porém, quando Philippe acha que não pode mais sofrer o tanto que sofreu e que não pode perder mais nada por realmente não possuir nada, eis que uma determinada situação acontece e Philippe vê a possibilidade de perder a única coisa que tem em sua vida... Sua loba. E quando todos menos esperam, algo acontece pegando todo o Château de surpresa.

Alcatéia Prateada é um livro tocante. Posso inclusive dizer que é melancolicamente lindo, pois nele é possível encontrar beleza, amor verdadeiro e bondade em meio a tanta maldade e sofrimento.

As descrições de todo o sofrimento que Philippe passa nas mãos daqueles que querem o seu mal são angustiantes e muito intensas, e muitas das vezes tive que parar a leitura, pois me pegava com os olhos cheios de lágrimas e não aguentava continuar a ler tamanha maldade e dor de um personagem tão bom que não merecia nada daquilo. Porém, segui em frente com a leitura e digo: não me arrependi um único momento. A história é comovente e mesmo em meio a tamanho sofrimento consegue ser lindamente bela.

O livro é todo ilustrado com imagens belíssimas nos ajudando ainda mais na nossa imaginação, além de possuir em meio a um capítulo e outro o "Livro Queimado da Bruxa de Gévaudan". Um livro com vários ensinamentos sobre a vida e com fórmulas de magias a fim de te ajudar no que você precisa.

Alcatéia Prateada é simplesmente encantador e no final da leitura me vi me perguntando: Por que raios eu demorei tanto a lê-lo? Super recomendado.

11 comentários

  1. Opa, adorei sua resenha! Já conhecia o livro, mas nunca tive oportunidade de ler, mas sl, depois da tua resenha eu realmente quero ler! ahha
    Tem promoção de aniversário rolando lá no blog, participa ><
    Um beijo.
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro e quando comecei a ler a resenha pensei "Mais um sobrenatural como todos os outros", mas terminando a leitura percebo que não é assim. O livro parece lindo e emocionante, fiquei muito curiosa para lê-lo.

    ResponderExcluir
  3. interessante esse livro, a sinopse dele é bem boa. Pela resenha deu pra ver que é um livro que vale a pena, acho que iria gostar se lesse...

    ResponderExcluir
  4. Oi, Laisy! Obrigada pela resenha! Fico feliz que tenhas gostado e espero que possas curtir a continuação, Alcateia - Lua Carmesim, que acabou de sair! Para quem quiser ler os livros, há promos com combos incluindo os mangás que deram origem à série no www.linhastortas.com! Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro, gostei da capa, me lembrou um mangá. Eu fiquei bastante animada com a proposta de Alcateia, parece ser um livro fantástico.

    ResponderExcluir
  6. Oiee!!Não conhecia o livro e gostei bastante da resenha!Quanta magia ♥
    Adoro, sinto que vou me emocionar muito com a historia, ainda mais que é cheia de ilustrações o que instiga ainda mais a imaginação nos envolvendo mais e mais!!
    Fiquei super curiosa!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oiie
    Nao tinha visto esse livro ainda e pela capa eu nao daria muito por ele, parece meio infantil...
    mas do jeito q vc falou em sua resenha, vi que não é assim... adoro livros que emocionam e pelo visto esse tem de monte, né... =)

    Adorei a resenha e me deu muita vontade de ler! add na minha lista do skoob...

    bjinhos

    ResponderExcluir
  8. Se fosse apenas olha pela capa, iria imaginar uma trama completamente diferente. Apesar de ser uma história simples, ela surpreende por ser bem densa. Alguns desses temas abordados nesse livro são bem atuais e reais, infelizmente.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  9. Linda capa!
    Não conhecia o livro e achei super interessante, ainda mais tratando-se de livro único. Fiquei com vontade de ler. :)

    ResponderExcluir
  10. Eu sou suspeita, porque adoro fantasia. Mas eu realmente adorei a resenha, sobrenatural, personagem mestiço de lobo e homem, e ainda tem romance!!! Perfeito pra mim.

    ResponderExcluir
  11. Ah que livro fofo, fiquei bem curiosa para lê-lo, parece ser muito bom!
    Adorei a capa!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥