9 de maio de 2013

Jogada Mortal por Harlan Coben

Livro II - Série Myron Bolitar

Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580410464
Ano: 2012
Páginas: 256
Classificação:
Depois de ver sua carreira no basquete profissional chegar ao fim antes mesmo de começar, Myron Bolitar trabalhou para o FBI, formou-se em direito em Harvard e hoje está à frente de uma agência de representações esportivas, que toca com a ajuda da grande amiga Esperanza. Tudo parece ir bem até que Valerie Simpson, uma tenista que já foi a maior promessa do esporte, é morta durante um jogo do Aberto dos Estados Unidos. Ao que tudo indica, a jovem estava lá em busca de Myron, mas foi encontrada antes pelo assassino. Myron não imagina por que Valerie foi atrás dele, mas se sente culpado por não tê-la encontrado a tempo. Para piorar, seu cliente mais importante, o tenista Duane Richwood, se torna o principal suspeito do crime. Em busca da verdade, Myron descobre que a jovem vinha sendo assediada por um fã obcecado desde o início da carreira. Além disso, seis anos antes, ela estava prestes a ficar noiva do filho de um senador quando o rapaz foi morto sob estranhas circunstâncias. Enquanto tenta desvendar o assassinato da tenista, Myron se tornará um obstáculo para os interesses da máfia, de um político poderoso e de uma família influente. Agora ele e as pessoas que mais ama podem ser as próximas vítimas.

Em cada livro de Harlan, somos introduzidos a um cenário esportivo diferente. Se em Quebra de Confiança nós tínhamos o basquete como pano de fundo, neste livro iremos descobrir os segredos por trás do tênis. 

Duane Richwood é o novo prodígio do tênis. Negro; vindo das ruas; sem família; e uma assumidade quando o assunto é destruir seus adversários na quadra de tênis. Esse é o mais novo cliente de Myron Bolitar. 
Duane esta participando pela primeira vez do Aberto dos Estados Unidos, o maior campeonato de tênis da terra do tio Sam, quando o jogo é interrompido por um tiro. 
O disparo parece ter vindo da praça de alimentação do local dos jogos, e Myron, por já ter sido um agente do FBI conhece muito bem o som de um tiro. Ele corre até o local e encontra Valerie Simpson, uma estrela do tênis em decadência morta. 

Valerie havia o procurado alguns dias antes, pois queria retomar sua carreira e ser assessorada pela agência de Myron, mas não havia motivo para ela estar ali naquele momento. E quais seriam os motivos para alguém querer mata-la? Ainda mais em um local público?
Apesar de oficialmente ela não ser sua cliente, já que morreu antes de assinar qualquer contrato, Myron decide investigar o assassinato de Valerie e convoca seu melhor amigo e sócio, Windsor (meu psicopata favorito), para ajudar a descobrir por quê Valerie foi assassinada. Será que ela sabia de algo que não deveria saber? 

Durante as investigações, descobrimos que o passado pode voltar para assombrar algumas pessoas...
Há 6 anos atrás, Valerie havia sofrido um colapso nervoso depois que o noivo dela foi assassinado durante uma festa no clube de tênis que suas famílias frequentavam. A versão dos fatos mais divulgada é que Alexandre Cross, que era filho de um senador (ou seja, o rapaz tinha um pai poderoso!), fora assassinado enquanto tentava impedir que dois jovens negros roubassem o clube. Os ladrões foram perseguidos pela polícia, e houve troca de tiros. Um bandido foi morto e o outro fugiu, permanecendo desaparecido até hoje. 
Mas espera um minuto... roubar um clube de tênis? O que eles pretendiam levar? Raquetes e bolinhas?

O tênis tem a fama de ser um esporte elitista, e todos nós sabemos que a elite esta acostumada a guardar muitos segredos. Ao que parece, essa história esta cheia de segredos, mas Myron Bolitar é teimoso e não vai sossegar até descobrir cada um deles...

Estou cada dia mais encantada com a dupla Myron e Win. De um lado temos Myron, o intrometido sarcástico mais encantador de Nova York; Do outro temos Windsor, um playboy psicopata e que têm uma linha muito tênue entre o que é certo e errado. 
Juntos, eles são os responsáveis pelos melhores diálogos do livro. Eu confesso que prefiro o Win. Com seu jeito narcisista e ao mesmo tempo psicopata refinado no melhor estilo Hannibal (mas sem o canibalismo), ele me conquistou. 
Uma surpresa neste livro foi perceber que Jéssica, a namorada de Myron que nos foi apresentada em Quebra de Confiança, também forma uma boa dupla com Myron quando o assunto é humor ácido e sarcasmo. Ela teve bons momentos neste livro. 

Durante a leitura fiquei imaginando como deve ser realmente os bastidores desse estranho mundo das celebridades esportivas, e percebi que Harlan não estava apenas disposto a contar uma história com este cenário, mas também mostrar como os atletas, que muitas vezes começam a praticar duro ainda crianças, sofrem com a pressão da imprensa e o isolamento que isso causa nelas. 

Super recomendo a leitura, mas tente seguir a ordem dos livros. Assim você não fica perdido na história. Harlan até dá uns lembretes pra você, sobre o que aconteceu no livro anterior, mas lembretes não são explicações, logo, você ainda pode ficar sem entender alguma coisa se começar por esse livro. Nada que comprometa o final da história, mas eu não acho legal chegar ao final e ter alguma dúvida. 
Siga a série. Vale à pena!




13 comentários

  1. Eu adoro o autor, mas ainda não tive oportunidade de ler esse livro. Espero conseguir ler logo.
    E você está certa, os que li fora de ordem fiquei um pouco perdida.

    ResponderExcluir
  2. Só o Harlan para fazer uma particda de tênis ficar emocionante.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. gente esse livro deve ser mt eletrizante, curti a resenha viu.

    ResponderExcluir
  4. Adoro o Harlan, sou super fã.
    Jogada Mortal era o melhor livro, até ler Alta tensão, e agora estou lendo o Preço da Vitória e estou amando. A cada dia mais ele se supera.
    No meu blog eu tem a ordem dos livros, para vocês não ficarem tão perdidas.

    http://mimileitura.blogspot.com.br/2013/04/o-mestre-das-noites-em-claro.html

    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Oieeee!!!
    Eu simplesmente Amooooo os livros do Harlan principalmente os da série Myron Bolitar!! Já Li jogada mortal e gostei muito!!Win é muito divertido, e a amizade dele com Myron é muito intensa.
    Em meio a mistérios e sarcasmos Myron sempre desvenda os crimes brilhantemente!!Beijos

    ResponderExcluir
  6. Sou fã de Harlan, e esses ultimos livros dele tá demais, ainda não li, nenhum da série de Myron Bolitar, mas tá demais, misturando misterios, suspense e esportes, gosteiii demais... amei a resenha...
    :D

    ResponderExcluir
  7. Harlan é um ótimo autor..
    Nao faz muito meu estilo.. li apenas um livro dele...
    acho q foi o primeiro da serie... mas nao sabia q tinha uma ordem especifica..
    li "Quando ela se foi". acho q é esse o nome, ja tem um tempo q li..

    achei muito interessante e me surpreendeu muito positivamente!

    Entao acho q esse Jogada Mortal deve ser muito bom, mas só lerei quando precisar de algo diferente..

    bjihoos

    ResponderExcluir
  8. O primeiro l do harlan que livro foi "Alta tensão" e desde então me vicie na forma que ele escreve e principalmente quando tem o Myron como personagem me divirto muito com ele.
    Ainda não li Joga Mortal, mas gostei do enredo e sua resenha também me animou.

    ResponderExcluir
  9. Esse sabe escrever. Jesus, como amei ler! É muito boa essa história, cheia de mistério e investigação que não te deixa parar, é bom e bem escrito. Adoro esses livros do personagem e claro que amei esse *-*

    ResponderExcluir
  10. Tenho os três primeiros livros dessa série aqui em casa, mas ainda não os li. Sei que o Harlan manda super bem nesse gênero, e que essa dupla Myron e Win são ótimos. Gosto dessa mistura de investigação e bastidores do esporte.

    Seguidor: DomDom Almeida
    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  11. Sou super fã de Harlan Coben desde que li 'Não Conte a Ninguém'.
    Já li outros livros únicos do autor e essa série estou tentando ter todos os livros antes de iniciar a leitura... só não sei se a ansiedade vai deixar! hahaha

    ResponderExcluir
  12. Ainda não li nada deste autor, mas tenho muita curiosidade, já ouvi muitos comentários positivos em relação a sua escrita!

    ResponderExcluir
  13. Faz pouco tempo que descobri o legado desse autor por meio de resenhas.
    Todas foram positivas e confesso que estou me segurando para não adquirir nenhum no momento.
    Gostei muito da resenha e... lá se vai mais um pra estante de "desejados" do Skoob.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥