7 de maio de 2013

O Roubo do Punhal Sagrado por Amâncio Leão

Autor: Amâncio Leão
Editora: Escrita Fina
ISBN: 9788563248053
Ano: 2010
Páginas: 95
Classificação:
No Rio de Janeiro, um punhal muito antigo é roubado de um colecionador. Mas não se trata apenas do roubo de uma relíquia de valor histórico. Através do punhal, uma milenar e cruel divindade pode ressurgir e dominar o mundo. Perseguidos por um grupo de fanáticos que deseja o místico objeto, quatro adolescentes tentam assim mesmo impedir a reencarnação da sinistra entidade. Mas o que pode um grupo de garotos contra o poder das trevas?



André, Bruno, Caio e Diana são muito amigos. Certo dia, voltando para casa, André e Diana decidem parar em uma praça pra namorar mais um pouco, longe dos olhares zombadores dos amigos. Eis que uma cigana se aproxima e ao ler a mão de Diana, prevê que ela irá correr grande perigo em breve. 

Ninguém leva a sério o que essas ciganas de rua falam, não é? Mas deveriam... porque essa daí é boa em ler a sorte dos outros...
Quando Diana chega em casa, verifica que tem um recado estranho do namorado francês da mãe dela, pedindo que elas fugissem. Se possível, que desaparecessem do mapa!
Tudo muito estranho, não é? E fica pior quando o tal francês é encontrado morto no banheiro do aeroporto internacional do Rio de Janeiro. 
Nesse momento, vocês devem estar pensando: "Alguma esse francês aprontou..."
E vocês estão absolutamente certos!! O cara simplesmente roubou um punhal milenar que é disputado por uma seita muito perigosa, e estava numa mansão (quase) impenetrável de um colecionador de relíquias.

Agora o negócio ficou bom! É a polícia correndo atrás dos assassinos do francês; a turminha de amigos correndo atrás da verdade por trás do tal punhal e da seita; e a seita despistando e se livrando de todos que atravessam o caminho deles! Está bom, ou querem mais? 

Esse livro tem uma leitura muito rápida, pois ele é bem fininho e a narrativa é bem ágil. Eu li em duas horas. Um dos problemas que percebi foi na diagramação das páginas/capítulos. Dentro de um mesmo capítulo existem vários sub-capítulos, e para separá-los apenas uma linha vazia.

Acho que a editora ao diagramar as páginas poderia ter colocado alguma coisa entre os sub capítulos, de forma a melhorar a visualização do leitor. Ainda mais quando você esta no ritmo de leitura muito rápida, pois como o livro tem poucas páginas e a narrativa é muito agitada, você acaba entrando nesse ritmo e lendo bem mais rápido e algumas vezes acabava juntando um sub capitulo com outro na leitura, como se eles fossem um só. 

Outro problema foi uma falha no enredo. Em determinado momento, ocorre o assassinato de um outro personagem, praticamente na frente dos adolescentes. André, o líder do grupo, imediatamente reconhece a vítima de te-lo visto anteriormente na delegacia que esta cuidando do caso do roubo do punhal e do assassinato do francês; acontece que ele não estava na delegacia quando a vítima nos é apresentada pelo autor. Ele já havia ido embora. 
Como então ele reconheceu a vítima? Falha no roteiro. 

O final é bem previsível, e segue o clichè dos filmes de sessão da tarde onde a turminha se envolve em um mistério, a donzela do grupo corre perigo, mas pode contar com os amigos para ajudá-la a se salvar. 

Diverte. Distrai. Mas não traz nada de excepcional a leitura. 

Por esses motivos a nota para este livro foi 3. 

10 comentários

  1. Esse é o mês dos autores nacionais e eu não tô sabendo? Praticamente todos os blogs que passei até agora estão resenhando livros nacionais.

    Sobre o livro. Não conhecia a obra tampouco o autor, mas parece que ele não foi tão empolgante assim, não é? Eu acho que dispenso.

    ResponderExcluir
  2. Adorei toda sua introdução ao livro, divertida e tenho que dizer que me deixou curiosa. Pelo amor de Deus, que livro curto o.O
    Talvez se tivesse umas páginas a mais ele poderia ser melhor desenvolvido ou o final mais elaborado. Mas parece ser uma ótima distração :]
    Gostei!

    Beijo flor!

    -Amigas Entre Livros-

    ResponderExcluir
  3. confesso,eu acho que não gostaria do livro sabe

    ResponderExcluir
  4. Oieeee!!!
    Olhando a capa desse livro imaginei uma historia totalmente diferente =S
    Gostei da cigana bem criativo e diferente.Uma pena ter erros no roteiro isso destrói o coração do leitor néah!!
    Confesso que não me empolguei muito!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Não consegui me interessar, mais ainda sabendo que é clichê e a história previsível. rsrs
    Mas fico feliz de observar cada vez mais autores brasileiros se destacando. :)

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o livro e não gostei muito do enredo. E acho falhas no roteiro assim imperdoáveis, como passou pela revisão?

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nada do autor e nem conhecia esse livro..

    Pela capa parece interessante, mas desanimou depois de td q vc falou...
    falha no roteiro ninguem merece..

    nao senti muito intusiamo na resenha... mas acho q vc foi certissima em ser sincera!!!

    bjihos

    ResponderExcluir
  8. Eu estou fugindo de histórias assim.. e pra falar a verdade acho elas sempre previsíveis...
    Gostei de ver é que este é mais um livro de autor brasileiro, adoro que eles estão cada vez mais tendo espaço!

    ResponderExcluir
  9. Já tinha visto esse livro, mas sei lá se gostaria de ler. Meio estranha pra mim, não gostei muito :S

    ResponderExcluir
  10. Adoro esses livros com cara de filmes da sessão da tarde. Rsrsrs
    Uma pena que rolou esse errinho de roteiro, mas até que me parece bem legal, e cheio de aventura. Pelo menos a narrativa é ágil, e isso eu gosto muito.

    Seguidor: DomDom Almeida
    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥