14 de junho de 2013

Coração de Bicho: Fábulas Modernas por Angélica Lopes

Autora: Angélica Lopes 
Editora: Escrita Fina
ISBN: 9788563248060
Ano: 2010
Páginas: 103
Classificação:
Uma passeata de ácaros, um cachorro cosmopolita, um camaleão com talento para o show business. Esqueça o cenário selvagem e os dilemas das fábulas de antigamente: neste Coração de bicho, os protagonistas são criaturas urbanas por excelência, habitantes plenos do rebuliço contemporâneo. Não ganham as páginas para ensinar lições de moral. Pelo contrário: assim como os humanos, estão vulneráveis às incertezas e contradições do dia a dia. Por isso mesmo, são bichos cheios de carisma, às voltas com os melhores e os piores sentimentos. Com humor sutil e criatividade poderosa, a escritora e roteirista Angélica Lopes apresenta dez fábulas que se desenrolam como uma sitcom do mundo animal. Malandros, vaidosos, enamorados ou solitários, os bichos deste livro mostram o outro lado da vida. Como é, afinal, o cotidiano visto de dentro do aquário? Qual o impacto no mundo dos ácaros da chegada de mais um brinquedo de pelúcia? Como é a expectativa do mosquito nos instantes anteriores à picada? Será que um coelhinho, do alto de sua irresistível felpudez, pode virar um assassino em potencial? Sob pontos de vista assim, inusitados, a autora passeia até a sua fábula final, na qual o protagonista é ninguém menos que o bicho-homem, “bípede de porte médio” cheio de “sonhos de grandeza”.

Uma tartaruga complexada pois sua pele é toda enrugada; um coelho fofinho que se transforma em um frio assassino, mas sem muito jeito para o serviço; um cachorro viajado que perde "seu humano" em um aeroporto no Japão e se desespera ao perceber que o "pobrezinho" pode estar perdido; essas são apenas algumas das fábulas que encontramos neste livro que só pode ser definido como genial. 

Angelica Lopes coloca os animais vivendo sensações e situações humanas, porém, a grande sacada do livro é colocar a situação vivida pela ótica do bicho. 
No caso da tartaruga, por exemplo, ela faz tudo que pode para ficar com a pele lisinha, pois não quer que as pessoas saibam a sua idade. Sabe aquelas madames que enchem a cara de botox e fazem vários tratamentos estéticos anti-idade? Pois é. É a nossa tartaruga. A graça disso tudo esta no fato que a pele dela é assim! Afinal, ela é uma tartaruga!

Em outras fábulas, nós ficamos imaginando se os animais não pensam exatamente como é retratado no livro. Um bom exemplo disso é a primeira fábula, onde o cachorro perde o "seu humano" no aeroporto. Durante uma conversa com outro cachorro, onde ele conta que se não ficar de olho no humano ele apronta ou some (não parece uma mãe falando sobre o filho quando eles estão no supermercado ou em uma loja?), o outro cachorro pergunta como é a comunicação dele com o humano: 

" - Mas afinal, como você e seu humano se comunicam?
 - Muito simples. Eu abano o rabo, e ele me dá comida; eu deito, ele coça a minha barriga." 

Ou seja, na cabeça do cachorro, o pet é o humano! De certa forma, faz sentido. Afinal, nós nos matamos de trabalhar todos os dias pra trazer comida pra casa, enquanto o nosso cachorro fica descansando e ganha carinho e comida no final do dia. Mesmo chegando cansados, vamos lá e brincamos com nossos pets e lhe damos toda a atenção. Pensando assim... quem na verdade manda em quem? 

É um livro perfeito para distrair a mente... dar uma relaxada... e se tiver uma criança perto de você, não hesite em ler para ela! Vocês vão rir e se divertir muito juntos. 

A única coisa que me deixou triste neste livro é que ele é muito fino. Eu queria mais fábulas...
=(

13 comentários

  1. Adorei, eu adoro fábulas ainda mais com animais, fiquei bem curiosa e quero ler, ótima resenha!

    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  2. Parece ser fofa essa história. Não sei se leria mas gostei da resenha dele, é bem legal *-*

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro, mas confesso que fiquei bem curiosa, principalmente por ter papeis invertidos.
    E com certeza deve ser bem interessante.

    Bjok

    ResponderExcluir
  4. O livro parece ser muito fofo se for contar pela capa, mas achei super interessante a historia, pois ela conta o ponto de vista de outros seres, sabe como tudo é pra eles, eu adoraria ler ao livro parece ser muito legal e sera que vou pensar como você Natália que ele é muito fino?

    ResponderExcluir
  5. Amei, muito fofo, *--* quase nunca se vê livros de fábulas assim!
    Quero muuuito ler esse!! ^^

    ResponderExcluir
  6. awn esse livro deve ser mega fofo
    sou doida por ele.

    ResponderExcluir
  7. Ahh adorei, além da capa que é muito fofa!
    Já tinha pensado nisso com meus bichinhos aqui, acho o pet pra eles sou eu :D
    Peninha que é fino, esse livro tem gostinho de quero mais.

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto de fábulas engraçadinhas assim, até um tempo atrás li um livro que parece tão leve quanto esse chamado O Diabo se Diverte. Mas esse eu fiquei morrendo de vontade de ler para minha irmã mais nova! Ou até dar pra ela, porque ela tá mesmo precisando a começar a aprender a ler. :P Quem sabe não é um ótimo jeito de começar?

    ResponderExcluir
  9. Ainnn que fofo!!!
    Amei a ideia, não conhecia o livro mas achei bem legal a autora apresentar fabulas com animais em situações comum dos seres humanos.
    Bem criativo!!

    Amei mesmo!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Que diferente?
    E quando vc citou que é uma ótima pedida ler para uma criança adorei!

    Adorei!

    Beijos

    Nossa romance ardente com sobrenatural, vampiros... Muito bom!

    Com certeza merece ser lido!

    parabéns pela resenha querida!

    Beijos

    Livros... Eu quero ler sempre

    ResponderExcluir
  11. Vou indicar o livro pra minha irmã que é educadora infantil, já que não sou grande fã do gênero.

    ResponderExcluir
  12. Uma história diferente, haha.
    Achei interessante.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro e agora quero muito. Já coloquei na lista dos desejados. Adoro fábulas (sou louca pelos irmãos Grimm) e ainda mais quando tem animais.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥