18 de junho de 2013

Inferno por Dan Brown

Autor: Dan Brown
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580411522
Ano: 2013
Páginas: 448
Classificação: 
Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.

Robert Langdon esta de volta! Nosso simbologista mais querido retorna para mais uma aventura, mas desta vez será exigido mais do que apenas um cérebro brilhante... será exigido muito preparo físico e fôlego!
Eu explico...

Logo nas primeiras páginas, Dan Brown já mostra que não esta de brincadeira. Robert Lagdon acorda em um hospital na Itália sem saber como ele foi parar naquele local e pior, como ele foi para na Itália! A última lembrança dele era de estar na Universidade de Cambridge, onde ele dá aulas.
Ainda tentando se situar sobre o que aconteceu com as últimas 24h perdidas da vida dele, ele já se depara com uma assassina invadindo o hospital para mata-lo! É isso mesmo gente... você ainda está processando o que pode ter acontecido com Lagdon e já tem uma situação de perigo pra agitar as coisas.

Langdon é salvo por uma médica chamada Siena Brooks. Siena leva-o para o apartamento dela, onde lhe conta que ele esta sofrendo de amnésia pós traumática, pois ele levou um tiro de raspão na cabeça.
O.o

Mexendo nas roupas dele para tentar descobrir o que aconteceu, ele encontra um pequeno frasco com o símbolo de risco biológico gravado.

Imediatamente, ele fica assustado. Por que ele estaria carregando um agente infeccioso? Será que é por isso que estão atrás dele? Siena e ele decidem abrir o cilindro para verificar o que tem dentro, visto que o recipiente esta programado para abrir somente com a digital de Langdon. Dentro do cilindro, eles descobrem um mini projetor que quando apontado para a parede do apartamento de Siena revela uma pintura de Botticelli inspirada na Divina Comédia de Dante Alighieri, mostrando sua descida ao Inferno, guiado por Virgílio, e passando pelos 9 níveis do Inferno, cada nível sendo dedicado a um tipo de pecador.
Porém, Langdon logo descobre que a pintura foi modificada e que essa modificação foi feita para fornecer uma mensagem em código.

O Inferno de Dante - pintura de Botticelli que é apresentada a Langdon através do projetor. 


Langdon revela a Siena que desde que acordou no hospital ele esta tendo alucinações com uma mulher de cabelos prateados em um rio de sangue que fica repetindo: "- Buscas e encontrarás".
O cenário da alucinação se assemelha muito com uma parte da pintura projetada, o que mostra que Robert provavelmente já tinha visto aquela pintura antes de levar o tiro.
Sem memória e sem informações, só resta uma alternativa para Robert: seguir seus próprios passos para tentar descobrir por quê estão atrás dele e o que aconteceu.

Porém, vocês acharam que Langdon teria algum tempo pra assimilar tudo que esta acontecendo com ele? Nãoooooo! A assassina consegue localiza-lo e ele precisa começar a fugir novamente! E será assim durante todo o livro: Langdon tentando descobrir o que aconteceu refazendo seus próprios passos com a ajuda de Siena, e todo mundo tentando captura-lo.

Esse livro é um pouco diferente dos demais livros de Dan Brown. Nos outros livros da série Robert Lagdon, ele precisa decifrar códigos para revelar segredos de instituições seculares e repletas de mistérios. Neste livro, o perigo é um agente patológico, ou seja, o risco de uma peste se proliferar por todo o mundo!

Além disso, nos outros livros, Langdon não era exatamente perseguido... ele precisava correr contra o tempo para descobrir os segredos... pra salvar alguém, mas o alvo nunca era ele. Neste livro, ele literalmente corre pra salvar a própria pele!!

Isso causa um problema... antes ele chegava em um local, descobria o código e partia para outro local com um novo mistério, e assim por diante. Neste livro, ele demora a chegar nos destinos, pois precisa ficar se esgueirando por becos; se escondendo em jardins; logo, em alguns momentos a leitura se arrasta na fuga/ perseguição. Nada que comprometa a leitura, mas você fica pensando: "Assim ele não vai chegar nunca no local!!"
Por isso a nota 4. 

Uma coisa que eu amo nos livros de Dan Brown é o enriquecimento cultural que ele traz pra você. Vocês sabem por que a obra prima de Dante se chama A divina comédia se o texto esta bem longe de ser uma comédia? Vocês sabem a biografia deste escritor? Vocês sabem a história por trás da máscara dos Médicos da Idade Média durante a Peste Negra, que são as mais usadas no carnaval de Veneza? Vocês sabem a origem do termo "quarentena"?
Pois é... essas e muitas outras respostas estão no livro.

Fantasia do Carnaval de Veneza que reproduz a vestimenta
dos médicos da idade média durante a peste
Quando terminei a leitura, a minha vontade era pegar o primeiro avião e visitar todos os locais que são descritos no livro e reviver toda a história (mas sem alguém tentando me matar!). O enriquecimento cultural que esta obra traz para o leitor é impressionante!

Se você é fã de Dan Brown, este livro não vai te decepcionar. Se você ainda não conhece a obra do autor, pode ler sem medo de ficar perdido, pois a história não tem ligação com os outros livros, mas eu tenho certeza que depois você vai querer ler todos os livros da série; se você gosta de mistérios... quebra-cabeças e um pouco de ação, esse livro é feito pra você.

Boa leitura!

Pra saber mais: 

13 comentários

  1. Gosto muito dos livros deste autor, não me decepcionei com nenhum dos livros que tive oportunidade de ler. Este eu espero ler também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Olá meninas.... PAssando aqui para dizer que tem uma TAG láno blog para vocês... Eu particularmente não consegui ler os livros dele, mas amei os filmes... Xero!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Vamos roer dedos pra ler! ótima trama heim? Gostei demais de ver, resenhas ótimas dele e cada uma me deixando doida pelo livro. Da vontade de ir visitar esses lugares mesmo não dá? Sempre que terminei livro dele queria saber mais dos lugares ou do assunto. Prende atenção.

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha! Já deu vontade de comprar o livro. Já li muitos livros escritos por Dan Brown. São livros que me tomaram por horas inteiras porque praticamente eu não conseguia parar de ler enquanto não descobrisse todos os mistérios. Muito bom!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu amo o autor, e Inferno virou o meu queridinho dele. Achei muito bem escrito!

    Beijokas
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto bastante do autor e não perco de ler um livro. Gostei da resenha e pelo visto vou gostar desse também :)

    ResponderExcluir
  7. Sou louca por esta serie, não vejo a hora de ler esse livro. *-*

    ResponderExcluir
  8. Sou grande fã do Dan Brown, já li todos os livros dele, menos esse, mas sempre me incomodou como os livros seguem um roteiro, fico feliz que ele tenha mudado um pouco. O que amo nos livros do autor é exatamente o que você disse, os conhecimentos que ele passa. Toda vez que leio alguma coisa dele fico falando pra todos meus amigos todas as coisas que não sabia e que aprendi com o livro.

    Enfim, assim que tiver uma oportunidade comprarei esse livro, sua resenha ficou ótima e me instigou ainda mais a ler-lo.

    ResponderExcluir
  9. Ainnn que Delicia né!!
    Dan arrasa na escrita, amei a resenha e fiquei ainda mais curiosa sobre o livro..
    Parece que ele nos proporciona uma viagem deliciosa, cheia de misterios!!
    Amei mesmo
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Com certeza vou ler. Esse é imperdível.
    (:

    ResponderExcluir
  11. Eu quero ler esse livro, adoro o Dan Brown apesar de ter lido só um livro dele, mas foi o suficiente para que eu o respeitasse bastante, e tenho certeza que eu vou gostar muito.

    ResponderExcluir
  12. EU PRECISO DESSE LIVRO. Sou apaixonada pela escrita do Dan Brown e amo a Divina Comédia. Acho que esse vai ser o meu favorito

    ResponderExcluir
  13. Tinha que te uma continuação dele e Siena tão fofinhos...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o blog! Pois graças a ele, sabemos o que vem achando dos nossos posts. Se chegou até aqui para comentar, já agradecemos o seu carinho! Ah... E volte sempre! ♥